Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com gelatina: Como fazer, Passo a Passo!

As receitas caseiras estão cada vez mais em alta, conquistando tudo quanto é mulher quando o assunto é tratamento de beleza. As receitas, que em sua maioria, utilizam ingredientes naturais facilmente encontrados na despensa de qualquer cozinha, vão desde maizena no cabelo, abacate no cabelo, hidratação com café, hidratação com açúcar até azeite no cabelo. Tudo simples e baratinho! Mas, a bola da vez é a hidratação com gelatina.

Ela chegou com tudo e fez a cabeça da mulherada, pois conta com o poder do colágeno e do açúcar, duas substâncias essenciais para a saúde dos fios na sua composição, capazes de fortalecer, reconstruir, hidratar e dar brilho aos cabelos, além de devolver a elasticidade e estimular o crescimento. Tudo isso, principalmente para os cabelos cacheados e crespos, ressecados e sem vida, precisando de uma maior definição nos cachos.

Dessa forma, a hidratação com gelatina é ideal para ser incorporada no cronograma capilar, na etapa de reconstrução, que ao contrário da queratina líquida, não oferece o risco de endurecer os fios. O melhor de tudo, é que ela não tem contraindicação, podendo ser feita por todos os tipos e cores de cabelo, do loiro ao ruivo, lisos ao crespo, seco ou oleosos.

A frequência também vai depender do estado do seu cabelo, podendo ser repetida até a cada dez dias. Ficou curiosa para saber mais sobre hidratação com gelatina? Então, continue lendo o artigo abaixo para saber como se beneficiar com o tratamento.

Hidratação com gelatina: quais os seus benefícios?

A hidratacao com gelatina no cabelo tem poder de hidratar e definir os cachos.
A hidratação com gelatina no cabelo tem poder de hidratar e definir os cachos.

Por conta do colágeno e do açúcar presentes em sua composição, dois ativos importantes para a saúde dos cabelos, a gelatina quando em contato com os cabelos é capaz de conceder mais elasticidade, força e resistência aos fios.

Além disso, uma hidratação com gelatina pode alinhar os fios, deixando-os mais macios e maleáveis, definir os cachos e, ainda, favorecer o crescimento saudável do cabelo.

O colágeno, assim como na pele, fica responsável pela recuperação da elasticidade dos fios, por reter a sua umidade para evitar que ressequem, e fortalecê-los, proporcionando mais maciez aos cabelos.

Enquanto que o açúcar tem a função de fechar as cutículas dos fios, dando mais brilho e protegendo contra as agressões de agentes externos, como umidade, vento, exposição solar, poluição, água do mar e piscina, além de produtos e tratamentos químicos.

Além disso, a gelatina contém também um alto poder de absorção, facilitando a penetração desses ingredientes na fibra capilar para que os cabelos obtenham todos os seus benefícios. Isso porque a gelatina é rica em proteína animal, e quando hidrolisada, recebe uma partícula de água. Por este motivo, é solúvel em água, conseguindo penetrar facilmente nos cabelos, mantendo a sua hidratação e elasticidade.

Sem falar que a gelatina é formada por uma série de aminoácidos que possuem ação hidratante e função construtora de elasticidade, como a prolina e a glicina, nutrientes são capazes de manter a umidade dos fios por mais tempo, criando uma camada protetora para evitar o ressecamento.

Por esta razão, a hidratação com gelatina é muito utilizada na etapa de reconstrução capilar, sendo também aliada a outros ingredientes para potencializar os seus efeitos, como a queratina líquida.

Hidratação com gelatina: Principais Indicações

A hidratacao com gelatina noc abelo pode ser usada por todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados e crespos.
A hidratação com gelatina no cabelo pode ser usada por todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados e crespos.

Além de ser um produto muito acessível e facilmente encontrado, a gelatina não tem nenhuma contraindicação, podendo ser utilizada no cronograma capilar, tanto nas etapas de hidratação como de reconstrução, semanalmente.

Os cabelos cacheados e crespos podem se beneficiar bastante para recuperar o brilho dos fios danificados, a elasticidade, alinhar e definir os cachos. Além disso, o crescimento capilar é bastante estimulado, tornando a hidratação com gelatina uma excelente opção para quem se encontra em transição capilar.

Apenas um saquinho de gelatina que vende no mercado já é o suficiente para a hidratação com gelatina. No entanto, os cabelos claros, como os tons de loiro e platinados devem usar apenas a gelatina incolor, já quem tem cabelos escuros, seja ele liso ou cacheado, o produto pode ser de qualquer sabor, pois o efeito é o mesmo. Mas, para garantir, opte pela incolor sempre, até porque ela tem menos aditivos químicos.

Cabelos com fios danificados, pontas duplas e sem brilho, podem aplicar a hidratação com gelatina semanalmente nos fios, juntamente com a máscara hidratante de sua preferência e outros ingredientes para potencializar os seus efeitos. Veja abaixo como utilizar!

Como fazer hidratação com gelatina: Passo a passo

A hidratação com gelatina é excelente para dar brilho e força aos cabelos.
A hidratação com gelatina é excelente para dar brilho e força aos cabelos.

Agora que você já sabe todos os benefícios que a hidratação com gelatina é capaz de trazer aos seus cabelos, aprenda como utilizá-la para hidratar e recuperar a força, o movimento, a elasticidade e brilho dos fios em casa mesmo, de forma simples e sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Se você achava que ia ter que preparar a gelatina e esperar endurecer antes de aplicar nos cabelos, se enganou. A hidratação com gelatina é ainda mais fácil, basta misturar o conteúdo do sachê à sua máscara de hidratação e outros ingredientes e pronto! Siga o passo a passo abaixo:

  • 1º passo: Lave primeiro os cabelos cabelos apenas com shampoo anti resíduos para abrir bem as cutículas para receber os nutrientes. Depois, retire o excesso de água com uma toalha.
  • 2º passo: Em um recipiente, misture 1 sachê de gelatina incolor à 2 colheres de sopa de máscara de hidratação com 1 colher de chá de açúcar (cristal, orgânico ou mascavo) e 1 colher de óleo vegetal de sua preferência ou uma ampola de reconstrução, como a queratina líquida ou vitamina E.
  • 3º passo: Adicione um pouco de água morna para facilitar a mistura e dissolver todos os ingredientes.
  • 4º passo: Aplique a mistura nos cabelos, enluvando mecha por mecha, e depois deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos, cobrindo com uma touca plástica.
  • 5º passo: Terminado o tempo de pausa, enxágue bem com água fria, aplique apenas o condicionador e finalize com um creme para pentear ou um leave-in.
  • 6º passo: Por fim, deixe os fios secarem naturalmente ou, se preferir, use um secador passando um produto termoativado antes para proteger os fios.

Algumas dicas importantes

A hidratação com gelatina não tem contraindicação mas deve ser incolor para não manchar os cabelos.
A hidratação com gelatina não tem contraindicação mas deve ser incolor para não manchar os cabelos.

Como dissemos, a hidratação com gelatina não tem contraindicação e pode ser usada por todos os tipos de cabelos, do liso ao crespo, seco ao oleoso e de todas as cores e nuances possíveis.

No entanto, no caso das loiras, é fundamental não esquecer de utilizar apenas a gelatina incolor na hidratação para que o pigmento dos sabores não interfiram na sua cor de cabelo e manche os fios.

Já no caso de quem tiver cabelos cacheados, a gelatina também pode ser usada para substituir o modelador de cachos. Para isso, basta lavar os cabelos e aplicar neles ainda úmidos a mistura indicada acima, e deixando agir por uns 20 minutos.

Você pode também usar nos cabelos secos, borrifando a mistura nos fios, amassando levemente, deixando secar normalmente. A gelatina vai prolongar a definição dos cachos por muito mais tempo. Só não adicione a colher extra de açúcar, os óleos e a queratina para não pesar.

Viu como é tudo muito simples e prático? A hidratação com gelatina, além de baratinha e fácil de fazer, vai garantir mais vitalidade, movimento, força e saúde ao seus cabelos. Experimente já e volte para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.