Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com café: Saiba como obter todos os seus benefícios

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro, e os brasileiros não dispensam um bom cafezinho. Dono de propriedades únicas, além de trazer diversos benefícios para a saúde, pode também fazer muito bem para os cabelos. Não é à toa que muitas mulheres já aderiram às diversas receitas naturais de hidratação com café.

Curiosa? Sim, o café é capaz de hidratar os cabelos, pois seus componentes, como a cafeína por exemplo, promovem o crescimento dos fios e facilita a absorção da hidratação, já que a substância a ajuda na limpeza do couro cabeludo, agindo como esfoliante. Além disso, a cafeína inibe a queda capilar e mantém os cabelos macios e nutridos.

A hidratação com café é também uma excelente opção para quem está na transição capilar e querem que os cabelos cresçam mais rápido. Sem falar que por ser natural, qualquer uma pode fazer, até gestantes.

Assim, se os seus cabelos, lisos ou cacheados, estiverem ressecados, opacos e sem vida, a hidratação com café vai te ajudar a cuidar deles, devolvendo a beleza, força e o brilho natural que eles precisam para se manterem saudáveis, sem pesar no bolso. Confira!

Quando devo fazer a hidratação com café?

A hidratação com café deve ser feita no caso de cabelso ressecados e quebradiços.
A hidratação com café deve ser feita no caso de cabelso ressecados e quebradiços.

A hidratação é fundamental para manter os cabelos saudáveis, principalmente se os seus cabelos costumam passar por procedimentos químicos com frequência ou são crespos e cacheados, que já são naturalmente ressecados.

Como qualquer receita caseira com ingredientes naturais, seja uma hidratação de abacate no cabelo ou a hidratação com café, para facilitar a sua aplicação e potencializar os seus efeitos, será preciso uma boa máscara concentrada. No entanto, no caso da hidratação com café, o pó e suas propriedades ali concentradas vão fazer toda a diferença no tratamento.

A hidratação com café é tão poderosa que pode ser feita uma vez por semana, podendo ser inserida tranquilamente no seu cronograma capilar durante a etapa de hidratação. Junto a outros ingredientes naturais, como mel e óleos essenciais, o tratamento pode ser ainda mais potencializado e benéfico.

Tudo vai depender do seu tipo de cabelo e o grau de ressecamento dos seus fios. Por exemplo, se você tem cabelos cacheados, crespos ou quimicamente tratado, a hidratação com café pode ser feita semanalmente, devido aos fios naturalmente mais ressecados. Mas se os seus cabelos forem lisos, a frequência pode ser menor.

Além disso, misturar duas colheres de café com uma de mel dá um ótimo esfoliante para o seu rosto. Pois o café também possui propriedades antioxidantes, que além de ajudar a hidratar e retirar as impurezas da sua pele, vai melhorar a aparência das olheiras e evitar o aparecimento das rugas.

Agora vamos às receitas de hidratação com café, abaixo!

1 – Hidratação com café para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados exigem mais cuidados para se manterem hidratados. Isso porque o formato dos fios dificultam a passagem dos óleos naturais do couro cabeludo até as pontas, fazendo com que os fios fiquem naturalmente mais ressecados.

Aliado a outros fatores externos, como química, poluição, exposição solar, mar e piscina, os cabelos mais danos e ressecam mais facilmente. No entanto, a hidratação com café pode ajudar a reverter esse processo, pois o café também estimula o crescimento dos folículos capilares, trata o couro cabeludo e devolve a umidade. Por isso, é ideal também para quem está passando pela transição capilar.

O tratamento é bem fácil de fazer e rápido. Basta misturar em um recipiente, 2 colheres de pó de café, 1 colher de mel e 3 colheres da máscara concentrada de hidratação de sua escolha, até ficar uniforme.

Com os cabelos previamente lavados e ainda úmidos, separe os cabelos em mechas para facilitar a aplicação, e passe a mistura, enluvando mecha por mecha e massageando bem o couro cabeludo suavemente, descendo até as pontas.

Após a aplicação, deixe agir de 30 a 40 minutos, depois enxágue em abundância, retirando todos os resíduos e aplique o condicionador para selar os fios. Finalize da forma que preferir.

2 – Hidratação com café para cabelos lisos

Hidratação com café e azeite para cabelos lisos e ressecados.
Hidratação com café e azeite para cabelos lisos e ressecados.

Não é porque os cabelos são lisos que eles também não sofrem com o ressecamento, principalmente se forem bem fininhos e frágeis. A água do mar, cloro da piscina e exposição solar,além do secador, chapinha e outros procedimento químicos, tudo isso contribui para que eles ressequem e fiquem porosos, opacos e sem vida.

A hidratação com café e azeite vai restaurar a saúde dos fios e ajudar na manutenção da umectação do cabelo. Para reverter o processo, basta misturar em um recipiente, 2 colheres de café em pó e 1 colher de azeite de oliva com 3 colheres de máscara concentrada de hidratação. Com os cabelos lavados e ainda úmidos, aplique a mistura, enluvando mecha a mecha, massageando suavemente.

Após a aplicação, deixe agir de 10 a 30 minutos, dependendo do grau de ressecamento, e depois lave até retirar todos os resíduos. Depois, finalize aplicando o condicionador.

Leia mais: Hidratação com leite de coco: 8 receitas incríveis!

3 – Hidratação com café para cabelos secos

Apenas a ação do clima ou das químicas são o suficiente para os fios ficarem ressecados, principalmente nas pontas, por isso essa receita de hidratação com café é excelente para reverter esse quadro.

Para fazer, junte duas colheres de pó de café e 4 colheres de água morna, mexendo bem para ativar as propriedades da cafeína. Depois, adicione 2 colheres de máscara de hidratação e algumas gotas de vitamina A e óleo de rícino, para potencializar a hidratação.

Em seguida, lave os cabelos apenas com shampoo (de preferência anti resíduo) e depois retire o excesso de umidade com uma toalha. Aplique a mistura mecha por mecha, e finalize colocando uma touca térmica. Deixe agir por 30 minutos a 1 hora e meia, e depois lave normalmente, finalizando como quiser.

Leia mais: Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços! Veja aqui!!

4 – Hidratação com café para cabelos crespos

Por promover a limpeza do couro cabeludo, retirando as impurezas dos fios, o café é excelente para garantir a hidratação dos cabelos. Assim, como todo cabelo crespo costuma ser naturalmente mais seco, ele vai precisar de uma manutenção redobrada.

Portanto, se você quiser deixar os fios mais definidos, maleáveis e leves, a hidratação com café solúvel é a mais indicada, pela sua fácil absorção. Ela é capaz de devolver o brilho natural, além de hidratar os fios.

Para a mistura, junte 3 colheres de máscara hidratante, 2 colheres de óleo de coco, 2 colheres de açúcar e 2 colheres de café solúvel. Misture tudo até obter uma consistência bem homogênea e vá aplicando nos fios pré lavados e ainda úmidos por partes.

Prenda o cabelo e mantenha a mistura no cabelo por pelo menos, 15 minutos ou até achar necessário. Coloque uma toalha ou touca na cabeça, se achar necessário. Depois, é só enxaguar até retirar todos os resíduos.

E se quiser, aplique vinagre de maçã no momento da lavagem para retirar o cheiro e dar um brilho extra. Lave novamente e finalize com o condicionador.

Leia mais: Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

5 – Hidratação com café para soltar os cachos

Para evitar que os cachos percam volume e definição, além do brilho, a hidratação com café aliada a outros ingredientes naturais poderosos, como o abacate, pode ajudar a hidratar e ainda soltar o cachos.

Ela é simples e perfeita para quem estiver em período de transição para o cabelo cacheado ou crespo. Nessa fase, é muito comum os fios ficarem danificados.

Para fazer a mistura, junte em um recipiente 3 colheres de qualquer máscara hidratante de sua preferência, 2 colheres de óleo de abacate ou a polpa de ½ abacate maduro amassado, com uma colher de pó de café.

Após misturar tudo, aplique em todo o cabelo, da raiz às pontas, começando pela parte de trás da cabeça e vá movendo para o topo. Aguarde 30 minutos com uma touca de banho, e depois lave tudo, retirando todos os resíduos.

Leia mais: Cabelos Quebradiços: Como Recuperar? Hidratação?

6 – Hidratação com café para cabelos ruivos

Os cabelos ruivos também precisam de hidratação e podem se beneficiar e muito dessa receita com café. O pigmento vermelho costuma deixar os fios mais porosos, por isso a hidratação para mantê-los com a aparência saudável é essencial.

Os grãos de café são ótimos para esfoliar o couro cabeludo e selar as cutículas capilares. Aliado ao mel, a receita fica rica em ceramidas, essencial para o cabelo forte e saudável.

Para a mistura você terá que usar a borra do café já passado, ou misturar água fervente a uma colher de pó de café, misturando bem até obter uma massa. A água vai ativar as propriedades da cafeína.

Depois, junte 2 colheres de creme hidratante, 1 colher de mel e mexa bem. Aplique nos cabelos previamente lavados e deixe agir por uns 10 minutos. Em seguida, lave novamente apenas com água para retirar a máscara.

7 – Hidratação com café para crescer os cabelos

A hidratação com café é excelente para estimular o crescimento rápido dos cabelos.
A hidratação com café é excelente para estimular o crescimento rápido dos cabelos.

Além de hidratar os cabelos, deixando-os macios e brilhantes, o café também pode ajudar no crescimento mais rápido dos folículos, além de promover a limpeza do couro cabeludo. Você pode fazer isso de duas formas diferentes, um shampoo estimulante ou uma hidratação.

Para o shampoo, misture três colheres de pó de café em um shampoo sem sal transparente, e lave os cabelos massageando bem o couro cabeludo, e deixe agir por 3 minutos, depois enxágue completamente.

Para a hidratação com café, misture 2 colheres de café em pó com 2 colheres de qualquer máscara e uma colher de óleo de coco. Em seguida lave os cabelos com shampoo e condicionador normalmente, e depois aplique a máscara deixando agir por uns 15 minutos. Depois lave com água em abundância e finalize apenas com o condicionador.

Leia mais: Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

Pronto! Viu como é fácil fazer hidratação com café nos cabelos? Agora teste em casa e volte aqui para nos contar o resultado! Até mais!

Leave A Reply

Your email address will not be published.