Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Azeite Funciona? Veja aqui 10 Dicas!

Todo cronograma capilar costuma incluir basicamente uma sequência de três tratamentos, sendo que cada um deles deve ter uma finalidade. A umectação ou nutrição protege os fios das agressões diárias, a reconstrução restaura os fios e repõe a massa perdida, e a hidratação devolve a umidade natural dos cabelos. A boa notícia é que tudo isso pode ser feito com ingredientes naturais. A hidratação com azeite, por exemplo, é tão poderosa que pode desempenhar até dois papéis diferentes: nutrir e hidratar.

Além de ser um ingrediente natural, o azeite de oliva tem propriedades nutricionais e hidratantes incríveis capazes de reparar as cutículas e revitalizar os fios de cabelos ressecados trazendo de volta o brilho, a força e a maciez perdidos ao longo do tempo.

Assim, a hidratação com azeite de oliva funciona também como tratamento de umectação, sem que você precise usar qualquer outro produto químico nos cabelos. Além disso, o ingrediente é bem acessível e pode ser facilmente incorporado no seu cronograma capilar.

Pensando nisso, o portal AMulher reúne nesse artigo todos os benefícios do azeite para o seu cabelo e ainda receitas maravilhosas de hidratação com azeite para que você possa aproveitar todos esses benefícios e deixar os seus cabelos saudáveis sempre.

Aproveite!

Conheça os benefícios do azeite para o cabelo

A hidratação com azeite pode trazer inúmeros benefícios aos cabelos.
A hidratação com azeite pode trazer inúmeros benefícios aos cabelos.

Por séculos o azeite de oliva tem sido usado como ingrediente não apenas na culinária, mas também em cosméticos para hidratação da pele e cabelos e em medicamentos para curar feridas e doenças variadas.

Isso porque o azeite possui inúmeras propriedades hidratantes, tonificantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas que promovem a saúde da pele e do couro cabeludo. Por isso, o azeite de oliva é ideal para ser usado como tratamento dos cabelos.

Veja abaixo todos os seus benefícios:

Promove o crescimento

Devido ao seu alto teor de vitamina E, o azeite de oliva é um poderoso antioxidante, responsável por promover o crescimento do cabelo forte e saudável. Além disso, suas propriedades calmantes e regenerativas também ajudam a estimular esse crescimento, especialmente em cabelos danificados.

Evita a queda de cabelo

O azeite é capaz de evitar e até de impedir a queda dos cabelos, pois fortalece os folículos pilosos e bloqueia a ação dos hormônios responsáveis pela sua contração (hormônio DHT). Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas também combatem e também evitam a caspa e alivia a coceira no couro cabeludo.

Promove a regeneração celular

O azeite é rico em vitamina C e ácidos graxos monoinsaturado, que promovem a formação de colágeno e vitamina A que controlam a regeneração celular, ajudando a reduzir a perda de proteínas do cabelo danificado, nutrindo e reparando também o couro cabeludo.

Restaura a umidade dos cabelos

A hidratação com azeite de oliva pode ajudar a restaurar a umidade natural dos fios de cabelos e repor os nutrientes necessários para combater os problemas causados pelo ressecamento. Ele penetra profundamente umidificando a fibra capilar, favorecendo a maciez dos fios, devolvendo o brilho e fechando as cutículas e pontas duplas.

Como fazer uma hidratação com azeite nos cabelos?

hidratação com azeite caseiras
A hidratação com azeite pode ser feita de diversas formas e ingredientes diferentes para potencializar os seus benefícios.

A hidratação com azeite de oliva vai deixar os cabelos muito mais sedosos, nutridos, macios e brilhantes. No entanto, o tratamento é mais indicado para cabelos bastante danificados e ressecados, especialmente por procedimentos químicos, como a descoloração, coloração com tintura frequente, alisamentos ou permanentes.

É tão versátil que você tem várias opções para utilizá-lo, como por exemplo através de shampoos e máscaras que contenham o azeite como ingrediente ou optar por hidratações caseiras com o ingrediente puro ou adicionado na receita junto a outros ingredientes dependendo das necessidades dos fios. Faça um teste e descubra qual das opções vai se adaptar melhor aos seus fios.

Para as receitas caseiras, a melhor opção é utilizar o azeite de oliva extra virgem 100% natural com acidez entre 0,1% a 0,5%, pois essa versão do produto garante todas as suas propriedades benéficas ao cabelo. Não se recomenda outra forma de aplicação que não seja esta.

No caso dos cabelos oleosos, uma hidratação com uma máscara de restauração de brilho é mais recomendada para não aumentar a oleosidade dos cabelos.

1 – Hidratação com azeite puro

hidratação com azeite puro
A hidratação com azeite puro de oliva extra virgem é uma das mais tradicionais.

A hidratação com o azeite de oliva extra virgem puro é bem simples. Basta aplicar 1/4 de xícara de azeite no cabelo seco, mecha por mecha, desde da raiz.

A cada aplicação, friccione uma pequena quantidade nas mãos para aquecê-lo levemente e ativar todas as suas propriedades, deslizando as mãos sobre os fios e massageando bem. No couro cabeludo, massageie levemente com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Há quem prefira aquecê-lo em banho maria e/ou no microondas.

Depois, cobrir com uma touca plástica ou térmica e deixar agir de 40 minutos à até duas horas. Em seguida, é só lavar com shampoo e aplicar o condicionador apenas nas pontas, enxaguando bastante com água, preferencialmente fria ou bem morna.

2 – Hidratação com azeite e máscara

O azeite de oliva pode também ser usado constantemente junto à sua máscara hidratante preferida. Basta adicionar duas colheres de sopa ao creme de sua escolha e deixar agir por 40 minutos ao natural ou com touca plástica ou térmica. Em seguida é só lavar normalmente e finalizar como de costume.

3 – Hidratação com azeite e mel

A hidratação com azeite e mel é excelente para hidratar e nutrir os fios.
A hidratação com azeite e mel é excelente para hidratar e nutrir os fios.

Para fazer a hidratação com azeite e mel nos cabelos, basta misturar oito colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem a quatro colheres (sopa) de mel. Em seguida, aqueça a mistura no microondas por cerca de 15 a 20 segundos.

Com os cabelos devidamente limpo e úmidos, divida-os em mechas e aplique a mistura nos fios, em todo o comprimento evitando a raiz e massageando bem. Em seguida, coloque uma touca plástica e deixe a mistura agir por 30 minutos.

Depois é só lavar normalmente e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

4 – Hidratação com azeite e ovo

A hidratação com azeite e ovo hidrata e nutri os fios.
A hidratação com azeite e ovo hidrata e nutri os fios.

Para fazer a hidratação com azeite e ovo, basta misturar de 2-5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem (dependendo do comprimento dos cabelos) com dois ovos e meio copo de água, até que todos os ingredientes se dissolvam e obtenham uma consistência homogênea.

Em seguida, divida o cabelo ainda sujo e seco em mechas e aplique a máscara em todo o comprimento, evitando a raiz, e deixando agir por 05 minutos. Passado esse tempo, esfregue a mistura vigorosamente por mais 5 minutos e deixe agir por 30 minutos finais.

Depois é só lavar normalmente retirando todos os resíduos e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

5 – Hidratação com azeite e maizena

Hidratação com azeite e maizena recupera os fios ressecados.
Hidratação com azeite e maizena recupera os fios ressecados.

Para fazer a hidratação com azeite e maizena, basta dissolver duas colheres (sopa) de maizena em uma xícara e água e levar ao fogo até obter uma consistência mais espessa.

Em seguida, desligue o fogo e reserve para esfriar. Depois, acrescente na mistura uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem e três colheres (sopa) da máscara de hidratação de sua preferência.

Divida o cabelo úmido em mechas e aplique a mistura em todo o comprimento, massageando bem.  Em seguida, coloque uma touca plástica e deixe a mistura agir por 20 minutos.

Depois é só lavar normalmente retirando todos os resíduos e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

6 – Hidratação com azeite e babosa

Hidratação com azeite e babosa é excelente para repor os nutrientes dos cabelos.
Hidratação com azeite e babosa é excelente para repor os nutrientes dos cabelos.

Para fazer a hidratação com azeite e babosa, devemos primeiro preparar o óleo de babosa. Para tanto, lave uma folha de babosa bem grossa e seque bem com um pano de prato ou papel toalha.

Em seguida, corte as extremidades da folha retirando os seus espinhos. Feito isso, corte a folha de babosa em pedaços de cerca de dois centímetros cada e abra a parte de cima da folha expondo o gel.

Retire o gel de cada pedaço com uma colher e coloque em um recipiente de vidro com tampa, adicionando 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem e misturando-os bem.

Tampe o recipiente e armazene-o em um local fresco, de temperatura ambiente e fora da exposição solar, por cerca de 15 dias. Durante esse período, vá agitando o pote pelo menos uma vez ao dia para facilitar a união dos ingredientes.

Depois disso, use uma colher (sopa) da mistura do óleo de babosa com duas colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência, e aplique no cabelo lavado apenas com shampoo.

Para tanto, divida os cabelos em mechas e aplique em todo o comprimento, massageando bem. Em seguida, coloque uma touca térmica ou de banho e deixe agir por cerca de 40 minutos.

Depois é só enxaguar os fios e aplicar o condicionador como de costume e deixar os cabelos secarem naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

7 – Hidratação com azeite e açúcar

A hidratação com azeite e açúcar hidrata enquanto esfolia o couro cabeludo.
A hidratação com azeite e açúcar hidrata enquanto esfolia o couro cabeludo.

Para fazer a hidratação com azeite e açúcar, misture duas colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência com uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem até obter uma mistura homogênea.

Com os cabelos lavados apenas com shampoo e divida-os em mechas e aplique a mistura em todo o comprimento. Em seguida, coloque uma touca térmica ou de banho e deixe agir por cerca de 20 minutos.

Depois é só lavar normalmente com água fria e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

8 – Hidratação com azeite e abacate

Hidratação com azeite e abacate devolve o brilho aos cabelos.
Hidratação com azeite e abacate devolve o brilho aos cabelos.

Para fazer a hidratação com azeite e abacate, bata no liquidificador um abacate maduro, com um gema de ovo e duas colheres de sopa de azeite de oliva, até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos úmidos, massageando suavemente o couro cabeludo, descendo por todo o comprimento para facilitar a penetração. Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe agir por cerca de 35 minutos.

Depois é só lavar normalmente com água fria e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

9 – Hidratação com azeite para pontas duplas

Para fazer a hidratação com azeite para acabar com as pontas duplas, misture um ovo, uma colher de sopa de vinagre e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Em seguida, aqueça a mistura sem deixar ferver.

Depois de aquecida, deixe esfriar e aplique sobre as pontas duplas, deixando agir por 30 minutos. Depois é só lavar normalmente com água fria e deixar secar naturalmente. Evite usar o secador ou chapinha.

10 – Hidratação com azeite para cabelos cacheados e crespos

Hidratação com azeite e queratina líquida ajuda a recuperar os fios crespos e cacheados.
Hidratação com azeite e queratina líquida ajuda a recuperar os fios crespos e cacheados.

Para fazer a hidratação com azeite para os cabelos cacheados, ondulados e crespos, basta misturar 2 colheres de sopa de creme de hidratação preferido, com 1 colher de chá de azeite de oliva extravirgem, 1 colher de chá de queratina líquida e 1 ampola de vitamina E, até obter uma mistura bem homogênea.

A queratina vai potencializar esse tratamento e devolver as proteínas que o seu cabelo precisa e a vitamina E vai potencializar os resultados em cabelos crespos.

Em seguida, aplique a mistura nos cabelos lavados apenas com shampoo, massageando suavemente o couro cabeludo, descendo por todo o comprimento para facilitar a penetração.

Coloque uma touca térmica ou de banho e deixe agir por cerca de 15 minutos. Depois é só lavar normalmente com água fria e deixar secar naturalmente. Caso queira usar o secador ou chapinha para modelar os fios, passe antes um bom protetor térmico para não danificar os fios com o calor.

Conclusões finais

Viu como é fácil? O ideal é fazer a hidratação com azeite de oliva a cada 15 dias ou uma vez por semana, caso o seu cabelo esteja mesmo muito ressecado. Como parte de um cronograma capilar, a hidratação com azeite pode ser intercalada com outros tratamentos dependendo da necessidade dos fios.

Se o seu cabelo é normalmente saudável, a hidratação com azeite pode ser realizada apenas uma vez por mês. Todos esses cuidados irão ajudar a garantir que o seus cabelos se mantenham sempre saudáveis e mais brilhantes.

O segredo é sempre otimizar o azeite com bons ingredientes auxiliares para obter os melhores resultados possíveis sempre!

Leave A Reply

Your email address will not be published.