Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação com Açúcar para Cabelo: Para que serve? Funciona?

As hidratações caseiras estão fazendo a cabeça de várias mulheres, literalmente. É receita para todo tipo de tratamento que você nem imagina, seja para cuidar da pele, unhas ou cabelos. O mais bacana é que, além da maioria utilizar ingredientes naturais, todas elas são fáceis de fazer, simples, práticas e pesam quase nada no bolso. É o caso da hidratação com açúcar, que promete ser a solução para os cabelos opacos e ressecados, pois além de hidratar, ainda serve como esfoliante para o couro cabeludo, eliminando resíduos e estimulando a regeneração celular da região.

Embora o açúcar seja o inimigo número um das dietas, ele pode ser um grande aliado no tratamento capilar para recuperar a maciez e devolver o brilho natural aos fios, além de diminuir o frizz e a porosidade. Sua textura também vai ajudar a selar as cutículas e acabar com as pontas duplas. Tudo isso porque possui várias substâncias benéficas em sua composição.

Sendo assim, continue lendo o artigo abaixo para aprender como fazer hidratação com açúcar no cabelo e obter todos esses benefícios de uma forma natural, simples e bem prática. São várias receitas, confira!

Os benefícios do açúcar para o cabelos

A hidratação com açúcar promove o brilho e a maciez aos cabelos.
A hidratação com açúcar promove o brilho e a maciez aos cabelos.

O açúcar pode ser benéfico aos cabelos, desde que ele seja menos refinado possível, como os açúcares orgânico, mascavo ou cristalizado. Isso porque esses tipos de açúcar não passam por muitos processos químicos comparado ao açúcar branco refinado tradicional.

Sendo assim, ele consegue manter as suas propriedades, como as vitaminas B1, B2, C, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo, nutrientes essenciais à saúde do organismo, assim como dos cabelos.

Embora você ainda encontre muitas receitas que usam o açúcar branco como base, procure sempre optar por essas opções mais saudáveis, só assim você vai conseguir garantir os bons resultados e obter mais força, brilho e maciez nos fios.

Além de nutrir, o açúcar também possui em sua composição o ácido PCA (pirrolidona carboxílico), altamente umectante, capaz de hidratar o cabelo e combater o frizz e as pontas duplas. Além disso, ele também é capaz de controlar o pH dos fios, selando (fechando) as cutículas, deixando-os mais alinhados.

Sem falar que, por conta da sua textura cristalizada, o açúcar ainda vai agir como um esfoliante capilar, retirando todos os resíduos acumulados dos fios, ativando a circulação sanguínea da região e promovendo a regeneração celular, dando mais vida, brilho e força para o crescimento saudável.

Para quem se indica a hidratação de açúcar?

A hidratação com açúcar pode ser feita nos cabelos ressecados e danificados, com frizz e pontas duplas.
A hidratação com açúcar pode ser feita nos cabelos ressecados e danificados, com frizz e pontas duplas.

De uma forma geral, a hidratação com açúcar é mais indicada para quem está com os cabelos altamente ressecados, com a aparência sem vida, danificada, opaca, com frizz e pontas duplas.

Mas quanto ao tipo de cabelo, não há qualquer contraindicação, todos podem se beneficiar com a hidratação com açúcar, sejam cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Por outro lado, no caso de cabelos muito finos, recomenda-se trocar o açúcar pelo mel, apenas para não agredir a textura.

O açúcar não é capaz de afinar os fios, apenas químicas muito agressivas são capazes de alterar as fibras internas dos fios e a sua estrutura, como é o caso das escovas progressivas com formol e outros procedimentos de alisamento.

Essa impressão de que o açúcar “afina” os fios é devido ao seu poder de regular o pH do cabelo, selar as cutículas e hidratar, que acaba diminuindo volume e deixando os cabelos mais alinhados.

Leia mais: Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços! Veja aqui!!

Como fazer hidratação com açúcar

Para fazer a hidratação com açúcar opte pelo açúcar cristal, orgânico ou mascavo.
Para fazer a hidratação com açúcar opte pelo açúcar cristal, orgânico ou mascavo.

A hidratação com açúcar nada tem à ver com apenas esfregar o ingrediente nos cabelos. Você vai precisar ajudar na aplicação com uma máscara de hidratação, de sua preferência, depois é só seguir os seguintes passos abaixo:

  • 1º passo: Misture 3 colheres (sopa) do creme de hidratação com mais 2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou orgânico ou apenas 1 de açúcar mascavo, até obter uma consistência homogênea e reserve.
  • 2º passo: Lave os cabelos, de preferência com um shampoo antirresíduos, para remover qualquer resquício de produtos que ficam impregnados nos fios e no couro cabeludo. O shampoo vai abrir as cutículas e preparar os cabelos para receber melhor a hidratação.
  • 3º passo: Depois, enxágue e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, dividindo os cabelos em mechas. Em seguida, aplique a mistura em cada uma delas, enluvando-as e massageando-as de cima para baixo, prendendo as mechas à medida que for aplicando a mistura para não grudar no pescoço.
  • 4º passo: Depois, é só deixar a mistura agir por 20 minutos, enxaguando bem apenas com água morna ou fria, sem usar shampoo ou condicionador.
  • 5º passo: Por fim, finalize como de costume. Mas se optar pelo secador ou chapinha, não se esqueça de aplicar um protetor térmico para não ressecar os fios.

Leia mais: Hidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

Como potencializar a hidratação com açúcar: Diversas receitas

A hidratação com açúcar pode ser aliada a outros ingredientes para potencializar os seus efeitos.
A hidratação com açúcar pode ser aliada a outros ingredientes para potencializar os seus efeitos.

Se o seu cabelo estiver mesmo muito ressecado e precisando de uma receita mais poderosa, você pode potencializar a hidratação com açúcar adicionando outros ingredientes como óleos vegetais, entre outros.

No caso dos óleos vegetais, basta acrescente uma colher (chá) ou duas de algum óleo vegetal de sua preferência (coco ou oliva) à receita. Além disso, vários outros ingredientes podem ajudar e começar a fazer parte do seu cronograma capilar na etapa da hidratação. Veja alguns exemplos de receitas de hidratação com açúcar, super simples de fazer:

1 – Hidratação com açúcar e banana (cabelos cacheados)

A banana é um ingrediente muito rico em vitaminas benéficas para os cabelos, aliada ao óleo de coco, a receita rejuvenesce e trata os fios, enquanto o açúcar garante o brilho e a hidratação que eles precisam. Ela é mais indicada aos cabelos cacheados secos, opacos e indefinidos.

Para a receita, basta cortar meia banana em rodelas e misturar a 2 colheres de açúcar com 2 colheres de óleo de coco, e bater tudo no liquidificador até incorporar todos os ingredientes.

Em seguida, coe tudo e junte à 2 ou 3 colheres de máscara de tratamento adequada ao seu tipo de cabelo. Depois, aplique sobre os cabelos previamente lavados com shampoo e desembaraçados.

Por fim, prenda os cabelos em um coque, deixando a mistura agir por 30-60 minutos, depois é só enxaguar. Seus cabelos cacheados vão ficar super hidratados.

Leia mais: Hidratação com café: Saiba como obter todos os seus benefícios

2 – Hidratação com açúcar e Bepantol (cabelos lisos)

O açúcar é capaz de selar as cutículas do cabelo e esfoliar o couro cabeludo, deixando-os mais alinhados, com balanço e muito brilho.
Para a receita, misture 2 colheres de açúcar com 2 de máscara e uma tampinha de Bepantol líquido. Em seguida, divida os cabelos em partes e aplique a mistura, enluvando bem as mechas, depois prendendo-as em um coque e cobrindo com uma touca. Por fim, deixe agir por 20-30 minutos e enxágue.

Depois da aplicação, você pode deixar os cabelos secando ao natural ou secar com um secador, lembrando de aplicar um protetor térmico antes.

3 – Hidratação com açúcar e maizena

Essa receita vai devolver o brilho e a maciez aos cabelos. Para a receita, basta dissolver 2 colheres de maizena em ½ xícara de água, levando ao fogo baixo até virar uma pasta. Em seguida, acrescente 1 colher de açúcar e 2 colheres do seu creme de hidratação preferido.

Por fim, aplique a máscara nos cabelos, do meio do cabelo para baixo, evitando as raízes. Depois, deixe agir por 15 minutos e enxágue, secando os fios para finalizar.

Leia mais: Maizena no cabelo: benefícios da hidratação e receitas!

4 – Hidratação com açúcar e mel

Essa receita é excelente para recuperar os cabelos secos e porosos. O mel é capaz de fortalecer e trazer brilho, o açúcar esfolia e o D-pantenol potencializa o efeito da hidratação, para cabelos ultra hidratados.

Para a receita, basta misturar 2 colheres de máscara hidratante com 2 de açúcar, 2 de mel e 2 tampinhas de D-pantenol. Em seguida, lave os cabelos apenas com shampoo para a hidratação penetrar melhor nos fios.
Aplique a mistura mecha por mecha, deixando agir de 20 a 30 minutos, depois enxágue e condicione, finalizando os cabelos como quiser.

5 – Hidratação com açúcar e ovo

Essa hidratação com açúcar e ovos dá força e brilho. A gema do ovo ajuda a repor as proteínas e hidratar os fios, enquanto a clara reduz a oleosidade do cabelo. Já o açúcar, traz brilho e maciez que eles precisam.

Para a receita, basta bater o ovo com 2 colheres de açúcar mais duas colheres de máscara hidratante e aplicar em todo o cabelo, enluvando bem cada mecha. Depois, é só deixar agir por aproximadamente meia hora e enxaguar em seguida, finalizando como quiser.

6 – Hidratação com açúcar e azeite

Essa receita de hidratação com açúcar e azeite é tão poderosa que durante a sua aplicação os efeitos já são notados. Você pode potencializar ainda mais a receita com mel. Basta misturar 3 ou 4 colheres da sua máscara preferida com 2 colheres de açúcar, 2 colheres de azeite e uma tampinha de Bepantol.

Depois, aplique em todo o cabelo, mecha por mecha, colocando uma touca plástica ou térmica, deixando agir por 20-40 minutos. Para finalizer, enxágue bem e condicione, finalizando como quiser.

7 – Hidratação com açúcar e babosa

A babosa e o açúcar são ingredientes excelentes para dar brilho e reconstruir os fios danificados. O resultado é um cabelo mais definido, brilhante e muito mais macio. Para a receita, você vai precisar retirar a polpa da babosa e misturar com 2 colheres de açúcar, 1 de óleo de coco e 3 colheres de máscara hidratante.

Depois, lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água e separe-o em mechas. Em seguida, aplique a mistura, enluvando bem cada mecha. Por fim, coloque uma touca térmica, deixando agir por 30 minutos. Depois, é só enxaguar e finalizar como desejar.

8 – Hidratação com açúcar, creme de leite e mel

O creme de leite é rico em gordura, o mel é umectante, hidratante e faz muito bem para o couro cabeludo. Já o açúcar, traz brilho, diminui a porosidade e age como um esfoliante capilar. Tudo isso junto faz dessa hidratação uma das melhores para os cabelos altamente ressecados.

Para a receita, basta combinar 2 a 3 colheres de cada ingrediente e aplicar em todo o cabelo, mecha a mecha, enluvando bem os fios. Em seguida, deixe agir por 30 minutos e enxágue, finalizando como de costume.

9 – Hidratação com açúcar e leite de coco

Esta hidratação com açúcar e leite de coco é excelente, pois seus ingredientes têm propriedades emolientes, que deixam os fios muito macios, além de brilhantes, leves e definidos.

Para fazer a receita, basta misturar tudo em um recipiente, adicionando 2 colheres de máscara hidratante, 2 colheres de leite de coco e 1 colher de açúcar. Em seguida, deixe a mistura descansar por 10 minutos para que o açúcar se dissolva bem.

Depois, é só aplicar nos fios, enluvando cada mecha, e prendendo em um coque. Por fim, deixe agir por uns 20 ou 30 minutos, e depois enxágue com água abundante, finalizando como quiser.

Prontinho! Agora você já sabe como fazer excelentes receitas de hidratação com açúcar, basta escolher a que mais lhe agrada. Volte depois para nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.