Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação Caseira para Cabelos: Lisos e Crespos

A hidratação caseira aliada a outros tratamentos periódicos é essencial para manter a saúde e a beleza dos cabelos. Isso porque os cabelos também sofrem com as agressões de muitos fatores externos que podem influenciar e prejudicar a saúde a beleza deles.

A exposição solar, poluição, água do mar, cloro da piscina, tudo tem influência direta na raiz e nos fios de cabelo, fazendo com que a fibra capilar perca água e nutrientes importantes. Sem falar que os produtos químicos como tintura e alisamentos e o calor dos secadores e chapinhas vão estragando ainda mais os cabelos. Os fios ficam ressecados, quebradiços, sem brilho, perdem a maciez, param de crescer e podem até começar a cair.

Estes são apenas alguns dos sinais de que os seus cabelos estão precisando ser socorridos. Mas, calma, não há razão para se descabelar. Hoje, mesmo com um orçamento curto é possível manter uma rotina de cuidados para manter os cabelos saudáveis. E você nem vai precisar marcar hora em salão de beleza, nem sair de casa.

A hidratação caseira salva os seus cabelos sem prejudicar o seu bolso!

Com sua ação nutritiva, ela é capaz de repor os nutrientes perdidos e a umidade do fio, mantendo o cabelo bonito e alinhado e evitando que o cabelo fique danificado e sem vida.

Assim, com ingredientes naturais e poucos produtos você consegue fazer uma hidratação caseira para cabelos nível salão de beleza totalmente personalizada para o seu tipo de cabelo e finalidade. A grande vantagem de hidratar os fios em casa é que, além de todas as receitas serem baratinhas e simples de fazer, você vai poder escolher a que melhor se adapta ao seu bolso, à sua dispensa e aos seus cabelos.

Pensando nisso, separamos várias receitas de hidratação caseira para todas as finalidades (disciplinar, modelar e definir cachos, acabar com frizz), e todos os tipos de cabelos: lisos, ondulados, cacheados, crespos, com ou sem procedimentos químicos. Além disso, vamos explicar por que a hidratação caseira é importante, como identificar quando é necessária e como fazê-la da maneira correta. Confira abaixo!

Para que serve a hidratação caseira?

mulher com cabelos hidratados por hidratação caseira
Hidratação caseira é essencial para a rotina da saúde capilar.

É provável que a maioria das mulheres já tenha feito diversas hidratações nos cabelos, mas é preciso entender porque esse tipo de tratamento é tão necessário.

A hidratação capilar é um tratamento capilar de reposição da umidade (água) e nutrientes (queratina) perdidos pelos fios no decorrer dos dias. Fatores externos, como vento, poluição, incidência solar, mar, cloro de piscina, entre outros; são os principais responsáveis por danificar os fios.

Sem falar que a ação de agentes mecânicos e químicos, como secador, chapinha, babyliss, shampoos com pH ácido, alisamentos, relaxamentos, permanentes, colorações, entre outros, que fazemos ao longo da vida, também prejudicam a saúde das fibras capilares.

Por esta razão, a hidratação caseira deve ser feita com produtos à base de queratina, extratos de seda, proteínas, óleos vegetais, vitaminas, ceramidas, silicone, lanolina e biotina. Todos nutrientes fundamentais para devolver a maciez, brilho e a saúde de todos os tipos de cabelos.

Para cabelos cacheados ou crespos, a hidratação caseira é ainda mais importante, pois devido ao formato dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue atingir todo o comprimento do fio e acaba prejudicando a barreira lipídica, responsável por manter a umidade e os nutrientes selados na fibra capilar.

Quem tem o cabelo loiro platinado ou fios clareados por mechas, reflexos ou luzes, também precisam da hidratação caseira, pois, durante a descoloração, o cabelo perde água e nutrientes importantes que devem ser repostos para evitar o ressecamentos dos fios.

Como identificar a necessidade da hidratação caseira?

mulher penteando os cabelos hidratados pela hidratação caseira
O cabelo pede hidratação caseira quando mostra sinais de resecamento e sem brilho.

Quando a gente abusa, do mesmo jeito que corpo sinaliza quando algo vai mal, o cabelo também pede socorro. Seja pelos fatores externos ou mecânicos e químicos já citados, essa nossa rotina também deixa suas marcas nos fios.

O resultado é fios de cabelos ressecados e quebradiços, sem brilho e sem vida, cheios de frizz, embaraçando com facilidade. Tudo isso é sinal de que está na hora de fazer uma boa hidratação.

Porém, a hidratação não é a única forma de tratar o cabelo quando esses sinais aparecem. Às vezes é preciso entender o que o seu cabelo realmente precisa, fazendo um rápido teste de porosidade.

Para fazer o teste, é necessário arrancar um fio de cabelo seu e colocá-lo dentro de um pote transparente com água (vidro ou plástico). Agora observe: se o fio de cabelo afundar, seus cabelos precisam de reconstrução; se ele ficar no meio termo (sem boiar ou afundar), ele precisa de nutrição; mas se o fio de cabelo boiar, a necessidade é de hidratação.

Assim ficou fácil, não?! Você agora pode escolher o tratamento certo, alternar ou aliar um ou mais tratamentos na sua rotina de hidratação caseira. Os tratamentos de nutrição e reconstrução, devolvem o óleo natural e a massa dos fios, respectivamente.

Qual a frequência de uma hidratação caseira?

Para garantir a saúde das dos fios e manter os cabelos sempre brilhantes e sedosos, o ideal é fazer a sua hidratação caseira semanalmente (casos mais críticos) ou a cada 15 dias. Para melhores resultados, caso você costume abusar de procedimentos químicos ou secador e chapinha, ainda fazer mais uma por mês, mais profunda no salão de beleza.

Além da hidratação caseira, você pode ainda criar um cronograma capilar para os cabelos seguindo uma rotina de tratamentos com nutrição e reconstrução para repor os lipídios e a queratina perdidos no dia a dia, principalmente os fios cacheados e crespos. Isso costuma beneficiar todos os tipos de cabelos.

No entanto, sempre que o cabelo passar por um processo químico mais agressivo, a hidratação ou os outros tratamentos tornam-se ainda mais necessários.

No que investir para uma boa hidratação caseira?

Para realizar um boa hidratação caseira é necessário fazer uso de máscaras de hidratação que contenham ativos essenciais para a saúde dos fios e ingredientes que contenham os nutrientes necessários (como óleos, vitaminas, etc.).

Alguns dos principais ativos são D-pantenol, que proporciona hidratação de longa duração, brilho e maciez; azeite de oliva, que hidrata profundamente e garante que a água e os nutrientes ficarão selados na fibra capilar; babosa, que hidrata, regenera e ajuda no combate à quebras; e aminoácidos funcionais, que proporcionam mais emoliência e fortalecem os fios.

Há também ampolas de vitaminas que podem turbinar as máscaras de hidratação e as receitas ou serem aplicadas diretamente nas mechas dos cabelos. O importante na hora de fazer a hidratação caseira é optar por produtos ou receitas adequadas ao seu tipo de cabelo, e seguir o tempo de ação do produto indicado na embalagem ou na receita.

Hidratação caseira com máscaras

A maneira mais comum de fazer hidratação caseira no cabelo é utilizando as máscaras hidratantes prontas. Esses produtos, normalmente em cremes mais espessos, vendidos em farmácias ou lojas de cosméticos, dão conta de restaurar a beleza e a saúde dos fios.

A aplicação também é muito fácil, basta seguir as instruções da embalagem. Normalmente, cada produto vem com uma especificação exclusiva na embalagem de como deve ser usado. Assim, é importante seguir essas instruções, especialmente o tempo que o produto deve permanecer nos cabelos.

Passo a passo para aplicação da máscara:

Quando a hidratação caseira é feita da forma correta, os resultados podem ser tão bons quanto as hidratações feitas no salão. A diferença está em pequenos detalhes que devem ser seguidos para atingir esses resultados. De um modo geral, o passo a passo para a aplicação de uma máscara de hidratação em casa é o seguinte:

  • Lave o cabelo com shampoo anti resíduos à sua escolha para abrir as cutículas;
  • Enxágue bem e retire bem o excesso de água com uma toalha;
  • Desembarace os fios com uma escova ou pente e vá separando o cabelo em diferentes partes usando piranhas;
  • Aplique a máscara no cabelo ainda úmido, começando pela parte de baixo do cabelo, mecha por mecha e de cima para baixo, evitando passar pela raiz;
  • Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem (normalmente 20 minutos);
  • Para potencializar o efeito da máscara, enrole uma toalha na cabeça ou use uma touca térmica;
  • Enxágue com água abundante e, se quiser, borrife um pouco de soro fisiológico nos fios (isso vai fechar as cutículas e ajudar a selar os nutrientes na fibra capilar);
  • Penteie e finalize como de costume.

Existem muitas opções de máscaras de hidratação no mercado, para todos os tipos de cabelo, e preços bem diferentes. Fique de olho na indicação do fabricante e escolha a mais adequada ao seu tipo de cabelo. Além disso, várias máscaras têm mais de uma função além da hidratação e reagem de formas diferentes de acordo com cada tipo de cabelo. Faça testes!

Hidratação caseira com ingredientes naturais

Além das máscaras hidratantes há a possibilidade de fazer uma hidratação caseira com ingredientes totalmente naturais. Nesse caso, a vantagem é obter o mesmo efeito, mas gastar bem menos (ou nada!) utilizando aquilo que você já tem na despensa de casa.

Existem milhares de receitas de hidratação caseira com os mais diferentes tipos de ingredientes. Entre os ingredientes naturais mais usados para esta finalidade estão o mel, o abacate, o amido de milho (maizena) e o azeite.

Muitas dessas receitas de hidratação caseira vão além da ação de hidratar e possuem também ação nutritiva. Nesse caso, além de repor a umidade do fio, a receita irá ajudar na reposição dos lipídios, mantendo o cabelo brilhante e alinhado. As receitas que levam óleos, por exemplo, têm essa dupla ação.

O passo a passo para a sua aplicação é praticamente o mesmo que na hidratação com máscaras, a diferença estará no preparo de cada receita de acordo com os seus ingredientes, e talvez no tempo em que a máscara deverá ficar no cabelo.

Receitas de hidratação caseira para diferentes tipos de cabelo

hidratação caseira para todos os tipos de cabelo
Há várias receitas de hidratação caseira para todos os tipos de cabelos

Cada tipo de cabelo tem as suas próprias necessidades de hidratação, e por isso existem diversas receitas de máscaras naturais para fazer uma hidratação caseira.

Nesse caso, a hidratação dos fios é garantida pelos ingredientes naturais como o amido de milho (maizena), o abacate, mel e iogurte, por exemplo, combinados à alguns óleos naturais, como o azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de côco, que hidratam e nutrem profundamente os fios de cabelo.

Por fim, um detalhe final. Para conseguir uma hidratação profunda e profissional em casa, evite aplicar a máscara durante o banho para não diluir a mistura, e siga os passos recomendados em cada receita, mecha por mecha, sempre de cima para baixo, evitando as raízes.

1. Hidratação caseira para cabelo cacheado

hidratação caseira para cabelos cacheados
A hidratação caseira para cabelso cachoeados é essencial para desenvolver a umidade aos fios.

O cabelo cacheado tem a tendência a ficar mais seco porque a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de chegar até as pontas. Por isso, recomenda-se fazer a hidratação caseira 2 a 3 vezes por semana, com a seguinte receita caseira de amido de milho (Maizena), preparada do seguinte modo:

Máscara caseira de Maizena:

Ingredientes:
  • 2 colheres de máscara hidratante à sua escolha;
  • 2 colheres de sopa de Maizena;
  • 200 ml de leite ou 1 xícara de água;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco.

Como preparar: Misture a água ou o leite com a Maizena em uma panela e leve ao fogo até dissolver e engrossar. Retire do fogo e deixar esfriar. Adicione o azeite ou o óleo de côco e a máscara hidratante de sua preferência. Por fim, misture o açúcar, que ajuda a fechar as cutículas e dá mais brilho aos fios. Siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 1 hora.

2. Hidratação caseira para cabelo crespo

hidratação caseira para cabelos crespos
Os cabelos crespos precisam de hidratação caseira para devolver vida aos fios

Geralmente, o cabelo crespo é mais seco e quebra mais facilmente, por isso ele necessita de um tratamento de hidratação diária. Assim, para hidratar este tipo de cabelo, a máscara de abacate e maionese é uma ótima opção, e deve ser aplicada 1 a 2 vezes por semana. Sendo preparada da seguinte forma:

Máscara caseira de abacate e maionese:

Ingredientes:
  • 3 colheres de sopa ou 1 abacate maduro bem amassado;
  • 2 colheres de sopa ou 1 xícara de maionese;
  • 1 colher de sopa de creme de leite;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas ou azeite de oliva.

Como preparar: Corte o abacate ao meio e retire a semente. Com uma colher retire toda a polpa e amasse com um garfo em um recipiente. Em um liquidificador, adicione o creme de leite, o açúcar, o abacate, a maionese e o óleo de amêndoas, misturando bem todos os ingredientes. Para aplicar, siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 30 minutos.

Veja tambémHidratação com Maionese Capilar. Funciona?! Passo a Passo!

3. Hidratação caseira para cabelo seco

hidratação caseira pra cabelos secos
A hidratação caseira é essencial para a saúde dos cabelos secos

Os cabelos secos necessitam de hidratações que devolvam a força e o brilho aos fios para que eles sejam hidratados de forma suave. Para isso, a máscara de mel e abacate é uma excelente opção, que pode ser preparada da seguinte forma:

Máscara caseira de mel e abacate:

Ingredientes:
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de óleo de argan.

Como preparar: Corte o abacate ao meio e retire a semente. Com uma colher retire toda a polpa e amasse com um garfo em um recipiente. Em seguida, adicione o mel e o óleo de argan, misturando bem todos os ingredientes. Para aplicar, siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 40 minutos.

4. Hidratação caseira para cabelo pintado

Os cabelos pintados também precisam de bastante atenção, pois se não forem hidratados regularmente têm tendência para secar e quebrar. Para isso, uma máscara de banana com mel é uma boa opção:

Máscara de banana com mel e iogurte

Ingredientes:
  • 1 banana madura amassada;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 6 colheres de sopa de leite;
  • 1 colher de açúcar;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Como preparar: Descasque as bananas e amasse, adicionando em seguida o mel, o iogurte, o leite, o açúcar e o azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Se quiser bata tudo no liquidificador. Para aplicar, siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 30 minutos.

5. Hidratação caseira para cabelo quebradiço e ressecado

Os cabelos quebradiços e sem vida necessitam de cuidados diários e devem ser hidratados 1 a 2 vezes por semana. Nestes casos o mais indicado é a máscara de glicerina, que pode ser preparada do seguinte modo:

Máscara de glicerina e mel

Ingredientes:
  • 2 colheres ou 1 tampa de glicerina líquida bi-destilada;
  • 2 colheres de máscara hidratante de sua preferência;
  • 2 colheres de mel;
  • 2 colheres de azeite.

Como preparar: Misture todos os ingredientes com a máscara hidratante de sua escolha. Para aplicar, siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 40 minutos.

6. Hidratação caseira para cabelo loiro platinado ou com reflexos

hidratação caseira para cabelo loiro
Os cabelos loiros precisam de hidratação caseira para realçar a cor e a vida dos cabelos

O cabelo loiro, principalmente o tingido ou com mechas, necessita não só de hidratação mas também de produtos que ajudem a reativar e manter a sua cor, sendo por isso indicada a utilização de uma máscara de camomila e maizena.

Máscara de camomila e maizena

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de flores secas de camomila ou 2 sachês de chá;
  • 2 colheres de sopa de Maizena;
  • 1/4 de copo de azeite ou um óleo de sua preferência;
  • 2 colheres de creme hidratante.

Como preparar: Ferva 1 xícara de água e adicione as folhas de camomila ou os sachês. Tampe e deixe em repouso durante 10 a 15 minutos. Depois, coloque o chá em uma panela e adicione a maizena e leve ao fogo durante alguns minutos até que a mistura adquira uma consistência de máscara de cabelo. Deixe a mistura esfriar e misture com o creme hidratante e o óleo. Para aplicar, siga o passo a passo da aplicação da máscara hidratante e deixe agir por 40 minutos.

Outras receitas para todos os tipos de cabelo

hidratação caseira com babosa
A babosa é um excelente ingrediente para hidratação caseira

Existem muitas outras receitas de hidratação caseira que podem ser utilizadas em todos os tipos de cabelo. Basta aplicar da mesma forma que as receitas acima e seguir as instruções de preparo e de duração da máscara.

1. Hidratação caseira com iogurte:

Misture uma colher de chá de vinagre de maçã a uma colher de mel em meio pote de iogurte. Aplique em toda a extensão do cabelo até as pontas, mecha por mecha, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue com água morna. É possível usar a máscara apenas com o iogurte, basta deixar agir por cerca de 30 minutos.

2. Hidratação caseira com leite de coco:

Misture duas colheres (sopa) de máscara hidratante de sua escolha a três colheres (sopa) de leite de coco em um recipiente. Em seguida, divida o cabelo já lavado em mechas e aplique a mistura, massageando bem os fios. Feito isso, coloque uma touca térmica e espere agir por cerca de 15 minutos. Enxágue o cabelo e finalize como de costume.

Veja também: Hidratação com leite de coco: 8 receitas incríveis!

3. Hidratação caseira com babosa:

Retire o gel do miolo de uma folha de babosa e misture a um copo de água, batendo tudo no liquidificador. Aplique a solução aos cabelos lavados. Deixe agir por alguns minutos, enxágue e finalize a lavagem com condicionador.

Veja também: Babosa no Cabelo: Como Usar? Benefícios, Antes e Depois!

4. Hidratação caseira com cenoura:

No liquidificador, bata meia cenoura média com quatro colheres (sopa) de leite, mais meia colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem ou outro óleo de sua preferência. Em seguida, adicione uma máscara de hidratação de sua preferência e aplique a mistura nos cabelos já limpos e ainda úmidos, massageando bem os fios. Aguarde 30 minutos até a mistura agir e enxágue bem, finalizando como de costume.

5. Hidratação caseira com suco de uva:

Em um recipiente, misture 40 ml de suco de uva orgânico e 100% natural, uma tampinha de glicerina destilada, uma tampinha de Bepantol líquido, duas colheres (sopa) da máscara hidratante de sua preferência e uma colher (chá) de mel. Em seguida, aplique a mistura aos cabelos já lavados e ainda úmidos mecha por mecha, massageando bem os fios na direção do comprimento às pontas, evitando a raiz. Para finalizar, coloque uma touca térmica e deixe agir por 5 minutos. Enxágue em água morna ou fria e finalize normalmente.

6. Hidratação caseira com gelatina:

Aqueça um copo com água e acrescente um pacote de gelatina sem sabor, mexendo até diluir e formar uma espécie de gel. Aplique a gelatina nos fios e no couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos antes de enxaguar em água morna.

7. Hidratação caseira com mamão e banana:

Amasse um mamão e uma banana juntos, e acrescente um copo de iogurte natural, uma colher (sopa) de mel e uma colher (sopa) de óleo de coco. Bata tudo no liquidificador até formar uma pasta. Aplique nos fios e cubra com uma touca de banho, deixando agir por 30 minutos. Em seguida lave os cabelos e finalize como de costume.

8. Hidratação caseira com abóbora:

Cozinhe uma abóbora fatiada por cerca de 20 minutos e depois amasse-a até formar um purê, acrescentando um copo de iogurte natural sem sabor, misturando até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos e deixe agir por 15 a 20 minutos, enxaguando em seguida e finalizando como de costume.

Dicas para manter os cabelos mais lisos e disciplinados

Agora que você já sabe como aprendeu a fazer as receitas de hidratação caseira e vai conseguir hidratar os seus cabelos da forma correta, está na hora de aprender a manter os cabelos lisinhos e disciplinados.

Para tanto, recomenda-se investir em uma linha de produtos para o seu tipo de cabelo, desde o shampoo até o creme de pentear e finalizadores. Normalmente, todos os produtos para cabelos lisos possuem uma composição que ajuda a deixar os fios mais disciplinados.

Quando pentear os cabelos use pente de madeira com dentes largos, para evitar quebrar os fios. Ao secar os cabelos com secador, use um protetor térmico antes de começar a secar os fios. Lembre-se que a temperatura do secador deve ser sempre entre o morno e o frio, nunca o ar quente.

A chapinha também deixa o cabelo mais liso e disciplinado após a escova, mas use silicones e óleos modeladores antes e depois de usá-la. Por fim, sempre proteja os fios dos seus cabelos com produtos com filtro solar.

Para manter os cachos modelados

Para manter seus cachos modelados, use sempre um creme próprio para o seu tipo de cabelo, em uma pequena quantidade. Espalhando pelos cabelos ainda úmidos e massageie os fios de cima para baixo com o auxílio de uma toalha, isso vai evitar o secador e agredir menos os fios.

Para manter os cabelos mais brilhantes

Use água de coco, vinagre de maçã ou soro fisiológico pelo menos uma vez por semana no último enxágue depois de lavar os cabelos. A água de coco, o vinagre e o soro são capazes de deixar o cabelo com o brilho bem mais intenso. A técnica pode também ser utilizada em cabelos coloridos.

Para acabar com o frizz

Para atenuar fios elétricos ou o efeito de frizz, você pode utilizar uma pomada e obter um efeito mais rápido. Basta pegar uma pequena quantidade de pomada com os dedos e esfregar na palma da mão para aquecer o produto e passar nos cabelos de forma uniforme, mesmo com os fios secos. Isso ajudará a reduzir o frizz e diminuir o volume.

Para manter o volume controlado

Normalmente, os cremes para pentear ajudam e muito na redução do volume dos cabelos. Além disso, costumam manter os cabelos mais lisos e disciplinados. Para tanto, basta aplicar sempre depois do condicionador. Caso o cabelo seja muito volumoso, as ceras, produtos mais pesados, são capazes de controlar melhor o volume e o frizz.

Incluir a hidratação caseira na sua rotina capilar vai ajudar muito a manter seus cabelos saudáveis. Seja utilizando todas essas receitas caseiras ou as máscaras prontas de sua escolha, a hidratação é um tratamento necessário e essencial, muito fácil de ser feito.

Aproveite as receitas e comece hoje mesmo a fazer a sua hidratação caseira!

Leave A Reply

Your email address will not be published.