Take a fresh look at your lifestyle.

Hidratação para Cabelos Ressecados e Quebradiços! Veja aqui!!

Toda mulher sofre com o ressecamento dos cabelos, principalmente após passar por procedimentos químicos. E não é só isso, a própria higiene regular ao lavar e secar os cabelos já danifica os fios e promove o seu ressecamento. Agentes externos como raios solares, poluição, vento e frio também contribuem para o mesmos danos. Assim, a hidratação para cabelos ressecados é tão necessária quanto qualquer outra rotina de beleza e cuidados.

Ao hidratar os cabelos, você estará não só contribuindo para a restauração dos fios, como também os estará protegendo de todos esses possíveis danos. Qualquer tipo de cabelo, sejam lisos, cacheados ou crespos, necessita de um cronograma capilar específico em que a hidratação semanal esteja incluída para garantir que os fios se mantenham fortes e brilhantes.

Assim como existem necessidades diferentes para cada tipo de cabelo, há também várias formas de hidratá-los. Você pode optar por uma hidratação para cabelos ressecados caseira com ingredientes naturais de sua preferência ou escolher produtos comerciais com ativos igualmente poderosos.

Para tanto, basta identificar o que o seu cabelo precisa, determinar as suas prioridades e escolher o seu tratamento. Um bom profissional ou dermatologista pode ajudar, caso você tenha dúvidas ou um problema específico, como fios tingidos ou quimicamente danificados, problemas de queda, caspa entre outros.

Para ajudar, escolhemos alguns tratamentos de hidratação para cabelos ressecados mais populares da internet que poderão facilitar a sua decisão. Confira abaixo!

Por que a hidratação é necessária?

A hidratação para cabelos ressecados é essencial para manter a saúde da fibra capilar.
A hidratação para cabelos ressecados é essencial para manter a saúde da fibra capilar.

As glândulas sebáceas são as responsáveis por produzir e secretar o sebo, substância que lubrifica e impermeabiliza a pele, inclusive do couro cabeludo. São as raízes dos cabelos que ficam em contato com essa substância e encumbidas de distribuir o sebo para o resto dos cabelos.

No entanto, nem sempre essa quantidade de sebo produzida no couro cabelo é suficiente para atingir todo o comprimento dos fios. Principalmente, se os cabelos forem cacheados, crespos ou muito longos, pois eles dificultam ainda mais a distribuição dessa substância até as pontas, fazendo com que os cabelos fiquem mais ressecados.

Para agravar a situação, os shampoos convencionais podem até parecer resolver o problema à princípio, mas acabam ressecando ainda mais os fios. Isso porque a formulação desses shampoos incluem substâncias químicas extremamente abrasivas (lauril e laureth sulfato de sódio) que removem a umidade natural dos fios e danificam as fibras capilares.

Já os condicionadores contêm silicones em suas composições, que revestem os fios criando uma barreira tão forte que os nutrientes não conseguem penetrar na estrutura capilar interna.

Além disso, muitos agentes externos, mecânicos e químicos, como poluição, vento, raios solares, secador, chapinha, babyliss, alisamentos, colorações, entre outros, também prejudicam a saúde das fibras capilares.

A hidratação salva a fibra capilar

Assim, para acabar com o ressecamento, é essencial fazer uma boa hidratação que respeite a umidade natural dos fios, repondo a água perdida pelo ressecamento e deixando que os nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos penetrem nos fios da raiz ao comprimento.

Para tanto, a hidratação para cabelos ressecados eficaz deve estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo para que os nutrientes cheguem até o bulbo capilar a fim de manter os óleos naturais do próprio cabelo distribuídos até as pontas por meio de massagens.

Como escolher o shampoo e o condicionador ideal?

shampoo ideal para hidratação para cabelos ressecados
Antes da hidratação para cabelos ressecados, lave os cabelos com um shampoo ideal.

O primeiro passo até antes de fazer a hidratação é garantir que durante as lavagens você utilize os produtos mais adequados. Senão, haja hidratação para cabelos ressecados toda semana! Vai ser um tal de hidrata e resseca que ninguém aguenta – nem os cabelos!

Para escolher o melhor shampoo, não há como fugir do seu ingrediente principal, o detergente. Mas podemos escolher um produto que seja menos agressivo, capaz de interagir com a água e remover a sujeira e o óleo apenas da superfície sem danificar os fios.

O pH do shampoo é outro fator importante. O ideal é que ele tenha um pH básico ou normal (entre 5 e 7). Shampoos antirresíduos, por exemplo, costumam ter pH entre 7 e 8, pois quanto mais alto for o pH, mais ele abrirá as cutículas para limpar de forma mais profunda.

Quanto mais abertas as cutículas, mas vulnerável fica o fio. Por isso, a aplicação do condicionador logo em seguida tem papel importante.

O condicionador ideal possui pH sempre mais baixo (ácido, entre 3,5 e 4,5) para poder selar as cutículas e proteger os fios. O pH baixo permite uma maior troca de hidrogênio entre as escamas de queratina (proteína naturalmente presente nos fios), para que a estrutura capilar se mantenha unida e firme.

Assim, com as cutículas e escamas seladas, os fios são capazes de reter os nutrientes e a água por muito mais tempo, impedindo o seu ressecamento.

Como fazer hidratação para cabelos ressecados corretamente?

A hidratação para cabelos ressecados deve ser feita da maneira correta com os ingredientes adequados.
A hidratação para cabelos ressecados deve ser feita da maneira correta com os ingredientes adequados.

Agora que você já sabe como utilizar o shampoo e o condicionador a seu favor, vai poder escolher a hidratação para cabelos ressecados mais conveniente com as suas necessidades.

Primeiro de tudo, lave os cabelos normalmente com uma pouca quantidade de shampoo para não ressecá-los enxaguando bem depois do condicionador, a fim de eliminar todos os resíduos.

Normalmente, o tratamento de hidratação para cabelos ressecados utiliza uma boa máscara de hidratação. Ele possui uma textura mais densa que o condicionador e composição mais nutritiva que ajuda a repor a água perdida dos fios e os seus nutrientes (queratina), diminui o efeito frizado e evita o seu ressecamento.

Essa hidratação pode ser potencializada com vários ingredientes e ativos para ajudar na recomposição da estrutura capilar e devolver a maciez, brilho e a saúde dos cabelos, de acordo com as suas necessidades. Como por exemplo, vitaminas C e E, D-pantenol, queratina, extratos de seda, proteínas, óleos vegetais, ceramidas, silicone, lanolina e biotina.

O ideal é fazer a hidratação para cabelos ressecados semanalmente, caso a situação dos fios esteja crítica, ou a cada 15 dias para mantê-los saudáveis e protegidos. Caso você costume abusar de procedimentos químicos ou secador e chapinha, tente agendar uma hidratação mais profunda uma vez por mês no salão de beleza.

É fundamental criar um cronograma capilar para os cabelos seguindo uma rotina de tratamentos com nutrição e reconstrução para repor os lipídios e a queratina perdidos no dia a dia, principalmente se os seus cabelos forem cacheados e crespos.

Após a hidratação ou toda lavagem, aplique um sérum nos fios já secos para finalizar e proteger ainda mais os fios e evitar o frizz e as pontas duplas.

Técnicas de hidratação para cabelos ressecados de salão

Hidratação para cabelos ressecados no salão de beleza é fundamental.
Hidratação para cabelos ressecados no salão de beleza é fundamental.

A maneira mais simples de se fazer uma hidratação para cabelos ressecados é utilizando as máscaras hidratantes comerciais, normalmente vendidas em farmácias ou lojas de cosméticos ou fazer a sua própria em casa com receitas caseiras que daremos mais adiante.

No entanto, os salões de beleza possuem técnicas muito eficazes de hidratar, restaurar e proteger os fios, que beneficiam e muito todos os tipos de cabelos. Em geral, recomenda-se aliar essas técnicas, pelo menos uma vez por mês, à sua rotina de beleza capilar caseira.

São elas:

1. Cauterização capilar

A cauterização capilar é uma técnica de hidratação para cabelos ressecados mais profunda capaz de fechar a estrutura dos fios e acabar com o frizz, reduzir o volume e devolver a sedosidade e o brilho dos fios.

O procedimento utiliza queratina e calor para promover a reconstrução e selagem da cutícula dos fios danificados, frágeis e quebradiços, podendo ser feito a cada 3 ou 4 meses.

2. Reconstrução capilar

A reconstrução capilar é uma técnica de hidratação para cabelos ressecados mais profunda para repor a queratina do cabelo, especialmente os quimicamente tratados. Ela pode ser realizada a cada 15 dias ou apenas uma vez por mês, dependendo da quantidade de química que os fios são submetidos. Lembrando que o excesso de queratina pode tornar os fios de cabelo mais rígidos e quebradiços.

3. Botox capilar

O botox capilar é uma técnica de tratamento intensiva que além de hidratar o cabelo, também alisa e dá brilho.

4. Selagem capilar

A selagem capilar é uma técnica de hidratação para cabelos ressecados muito parecida com a cauterização capilar, que além de deixar os fios totalmente selados, também alisa o cabelo. A técnica consiste em aplicar produtos específicos, secar o cabelo com secador e passar a chapinha para selar os fios.

Como fazer hidratação para cabelos ressecados caseira

A hidratação para cabelos ressecados caseira é excelente e muito fácil de fazer.
A hidratação para cabelos ressecados caseira é excelente e muito fácil de fazer.

Caso você não tenha o costume ou nem possa arcar sempre com os custos de um salão de beleza, é possível fazer hidratação para cabelos ressecados em casa da mesma forma. A grande vantagem é poder utilizar os ingredientes naturais que preferir.

As receitas são muito fáceis e super práticas de fazer, podendo ser feitas com uma variedade enorme de ingredientes, todos acessíveis. E o melhor de tudo, você vai poder variar as receitas de acordo com as suas prioridades do momento.

Mas antes de fazer as receitas ou sair misturando tudo por aí, conheça alguns ingredientes e o que eles podem fazer pelo seus cabelos. No caso dos cabelos ressecados, a hidratação pode conter os seguintes ingredientes naturais:

Manteiga de Murumuru

A manteiga de murumuru é cheia de vitaminas e ideal para proteger os fios da perda de água. É melhor utilizada como finalizadora nas pontinhas dos fios.

Óleo de mamona

O óleo de mamona (também conhecido como óleo de rícino) é excelente para os cabelos quebradiços e sem vida. Assim como a manteiga de murumuru, é ideal para ser usado como finalizador, turbinar o condicionador ou fazer uma umectação. No entanto, evite o produto misturado com óleo mineral (derivado do petróleo) e essências sintéticas.

Vinagre de vinho branco

O vinagre pode ser usado como condicionador para equilibrar o pH dos fios, selar as cutículas e dar brilho. O problema é o seu cheiro, mas que pode ser resolvido misturando chá de gengibre e óleo essencial de lavanda.

Abacate

O abacate é um velho conhecido das receitas de hidratação para cabelos ressecados, pois é cheio de colágeno e aminoácidos. Há várias receitas com abacate fáceis de fazer (veja abaixo). Até a sua semente pode ser aproveitada ralada e acrescentada à máscara de hidratação.

Hidratação para cabelos ressecados com abacate e mel

Bata no liquidificador três colheres de abacate (meio abacate maduro) com mais três colheres de mel e uma colher de sopa de óleo de argan ou um óleo vegetal de sua preferência.

A receita não precisa levar máscara hidratante, mas você pode acrescentar três colheres de creme, se preferir. Em seguida, peneire a mistura em um recipiente, e aplique a máscara em todo o cabelo.

Cubra com uma toca plástica de banho ou térmica e deixe agir por 20 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados com babosa

Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de máscara hidratante (de sua preferência) com uma colher de sopa de gel de babosa e uma colher de chá de óleo vegetal à sua escolha (azeite de oliva, óleo de coco, argan) até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, cubra com uma toca plástica de banho ou térmica e deixe agir por 20 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados com Maizena

Em um recipiente, misture duas colheres de sopa de Maizena com 250 ml de água, levando  ao fogo até dissolver e obter uma consistência semelhante ao mingau. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.

Adicione à mistura uma colher de sopa de máscara hidratante (de sua preferência), 10 ml de Bepantol líquido e 10 ml de óleo vegetal à sua escolha e aplique em todo o comprimento do cabelo.

Cubra com uma toca plástica de banho ou térmica e deixe agir por 30 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados com mel e Yamasterol

Em um recipiente, adicione uma colher de óleo de coco, uma colher de creme Yamasterol, duas colheres de máscara hidratante e uma colher de sopa de mel, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, deixando agir por 30 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados com café

Em um recipiente, adicione duas colheres de pó de café, duas colheres de máscara hidratante, uma colher de sopa de mel e uma colher de sobremesa de óleo vegetal, misturando até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, deixando agir por 20 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume. Lembrando que os cabelos muito claros podem ter a sua cor alterada pela ação do café.

Hidratação para cabelos ressecados com banana

Em um recipiente, misture seis colheres de leite integral, uma colher de açúcar, uma banana prata madura amassada, uma colher de máscara de hidratação (de sua preferência) e uma colher de café de óleo vegetal, até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, deixando agir por 30 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados com maionese

Em um recipiente, misture uma colher de creme hidratante (de sua preferência), duas colheres de maionese e uma colher de sopa de creme de leite. Você pode também adicionar 3 colheres de sopa ou 1 abacate maduro bem amassado, ao invés do creme. Para hidratar ainda mais, inclua 1 colher de sopa de óleo de amêndoas ou azeite de oliva à mistura.

Misture bem todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea, e aplique a máscara em todo o cabelo, deixando agir por 30 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados cacheados

Em um recipiente, misture cerca de três colheres rasas de açúcar com três colheres de máscara de hidratação, duas colheres de azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco e uma tampinha de Bepantol líquido, até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, deixando agir por 20 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços

Em um recipiente, misture uma colher de mel, uma colher de queratina líquida e uma tampinha de Bepantol líquido com três colheres de máscara hidratante de mandioca, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, e cubra com uma toca térmica deixando agir por 15 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados e com pontas duplas

Em um recipiente, passe uma gema na peneira, acrescente duas colheres de iogurte, uma colher de azeite de oliva e uma colher de máscara de hidratação (de sua preferência), até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, e cubra com uma toca térmica deixando agir por 20 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Hidratação para cabelos ressecados por química

Em um recipiente, misture 1 banana madura amassada, 1 pote de iogurte natural, 3 colheres de sopa de mel, 6 colheres de sopa de leite, 1 colher de açúcar e 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, aplique a máscara em todo o cabelo, e cubra com uma toca térmica deixando agir por 40 minutos. Lave normalmente em seguida retirando todos os resíduos e finalize como de costume.

Gostou? Agora que você já sabe porque e como fazer uma hidratação para cabelos ressecados eficaz não terá mais desculpas para não ter cabelos hidratados, sedosos e brilhantes!

Todas as receitas aqui publicadas podem ser utilizadas nos cabelos tingidos ou naturais, lisos, crespos ou cacheados. O objetivo de todas elas é restaurar a fibra capilar e devolver a umidade e os nutrientes aos fios perdidos com o tempo. Caso o seu cabelo seja muito oleoso, é só diminuir a frequência da hidratação.

Escolha a sua hidratação para cabelos ressecados e seja feliz!

Leave A Reply

Your email address will not be published.