Take a fresh look at your lifestyle.

Gravidez sem Sintomas: Como ter certeza? É perigoso?

A maioria das mulheres descobre que está grávida aos primeiros sinais, porém nem sempre isso acontece. Neste caso, a confirmação da gravidez é mais difícil por conta da ausência desses primeiros sinais. Mas, a verdade é que algumas mulheres podem muito bem vivenciar uma gravidez sem sintomas.

Sério! Isso existe! Ao contrário que muita gente pensa, os sintomas não são obrigatoriamente presentes no início da gestação, nem a mulher tem que sentir algo para saber que está grávida.

Apesar dos sintomas ser a forma mais simples do corpo avisar que algo novo está por vir, eles variam de mulher para mulher a cada gravidez. De fato, os sintomas não são uma regra geral para todas.

Enquanto algumas mulheres vivenciam muitos ou todos os sintomas da gestação logo nos primeiros dias, outras podem não sentir nada durante a gravidez inteira. Há até quem não apresente sintoma algum até o segundo ou terceiro trimestre.

E isso é considerado perfeitamente normal. Portanto, se você está grávida e não está sentindo nada, não há motivos para se preocupar. De certa forma, uma gravidez sem sintomas pode ser até uma grande vantagem, já que a mulher não sofre com os desconfortos típicos da gestação como os enjoos matinais, sono, prisão de ventre, inchaços, entre outros.

Apesar disso não apresentar risco algum, também pode ser uma desvantagem, pois descobrir gravidez o quanto antes significa poder começar com os cuidados pré-natais, como exames ginecológicos e ingestão de vitaminas.

Se você ficou curiosa ou está vivendo uma gravidez sem sintomas no momento, continue lendo o artigo abaixo que vamos explicar como tudo acontece. Confira!

Por que os sintomas ocorrem ou não na gravidez?

A gravidez sem sintomas é perefeitamente normal.
A gravidez sem sintomas é perfeitamente normal.

A maior parte dos sintomas de gravidez que as mulheres sentem ocorre em decorrência das alterações hormonais que acontecem desde os primeiros momentos da fecundação.

Isto é, após a implantação do óvulo no colo do útero, há um aumento significativo de hormônios como a progesterona e estrogênio e o organismo começa a liberar o hormônio HCG em maiores quantidades.

Com isso, o corpo entra em alerta e começa a preparar-se para gestação. Nesta altura, muitas mudanças hormonais começam a ocorrer, então é normal começar a sentir os primeiros sintomas como sono, cansaço e sensibilidade nos seios.

Até os enjoos, náuseas matinais e as dores das costas são consequências dessas mudanças e do desenvolvimento do feto no corpo da gestante.

Leia mais: Quanto tempo demora para engravidar depois da ejaculação?

Por que não percebemos os sintomas?

Nem todas as mulheres são tão sensíveis ao hormônio HGC, apresentando uma tolerância maior à essas alterações hormonais. Isso porque algumas mulheres já convivem com altas doses de hormônios, principalmente durante o período menstrual durante toda a vida.

Por isso, elas ficam menos suscetíveis aos sintomas mais fortes causados por esse pico e não percebem as alterações. Além disso, apesar dos primeiros sintomas surgirem no primeiro mês de gravidez ou partir da 6ª semana, eles podem aparecer mais tarde também, após a 12ª semana gestacional.

Assim, uma gravidez sem sintomas pode ser explicada pela maneira como o próprio corpo responde a estas alterações hormonais. Por isso, há mulheres que não têm sintomas no início da gravidez ou mesmo em toda a gestação.

Há até quem só descubra a gravidez ainda mais tarde, poucos meses ou horas antes do parto, principalmente mulheres com ciclos irregulares e muito obesas, mas estes são raríssimos.

Outro fator que pode contribuir para uma gravidez sem sintomas é a questão emocional, como nos casos de gravidez psicológica. Os motivos para que isso aconteça são muitos, como gravidez não planejada, repressão por parte da família, excesso de trabalho, entre outros.

Há também casos em que os sintomas estão presentes, mas não são associados à gravidez, seja por conta da recorrência no dia a dia ou pela intensidade que surgem. Como por exemplo, quando a mulher não está esperando a gravidez ou toma anticoncepcional, e não presta atenção nestes incômodos.

Leia mais: Com Quantos Dias Posso Saber se Estou Gravida? Guia Completo!

Como é uma gravidez sem sintomas

Uma gravidez sem sintomas é igual a qualquer outra gravidez só que sem os incômodos iniciais, como enjoos, tonturas, etc.
Uma gravidez sem sintomas é igual a qualquer outra gravidez só que sem os incômodos iniciais, como enjoos, tonturas, etc.

Cada gravidez é de uma forma, pois cada mulher é diferente e experiencia a gestação de modos variados. Alguns sintomas são bem mais comuns que outros, podendo um ou outro estar presente, todos eles ou nenhum.

Assim, durante uma gravidez sem sintomas, por exemplo, não se pode sentir alguns dos desconfortos mais comuns, como por exemplo:

Tonturas:

Apesar de muita mulher achar que as tonturas são um sintoma muito comum no início da gravidez, elas não costuma aparecer com frequência.

Vômitos e enjôos:

Os enjôos matinais são os primeiros sinais de uma gravidez em curso. Algumas mulheres chegam até ter ânsias de vômitos. Mas uma gravidez sem sintomas pode não apresentar esses desconfortos desagradáveis, no caso de um organismo mais tolerante ao aumento hormonal.

Dores abdominais:

As dores abdominais, principalmente na lombar e na região do útero são muito frequentes no início da gravidez. Mas tratam-se de sintomas que podem ser facilmente confundidos com os do período menstrual ou de ovulação, como as dores na zona dos ovários, dores de costas e de rins, sensação de inchaço.

No entanto, nem todas as mulheres sentem isso, especialmente quem toma anticoncepcional por muito tempo, que amenizam esses sintomas. Assim, uma gravidez sem sintomas pode até ter algum deles, mas nem sempre percebidos.

Aumento dos seios:

Outro sinal muito comum no início da gravidez é o aumento dos seios. No entanto, é um dos sinais que podem ser facilmente despercebidos ou, simplesmente, não ter efeito algum.

Além destes sintomas, existem muitos outros como urinar com mais frequência, cansaço, sonolência ou a sensação de pressão nas ancas, mas que nem sempre acontecem em uma gravidez sem sintomas.

Leia mais: 7 Meses de Gestação – O que você precisa saber?

Sintomas de gravidez mais evidentes

Uma gravidez sem sintomas pode apresentar sinais mais evidentes, como crescimento da barriga e amenorréia.
Uma gravidez sem sintomas pode apresentar sinais mais evidentes, como crescimento da barriga e amenorréia.

Apesar de todos esses sintomas serem muito comuns em uma gravidez em curso, podendo ou não surgir, por outro lado, há outros sintomas mais evidentes e dificilmente ignorados, após um período. Como por exemplo, a ausência de menstruação ou amenorreia e o crescimento da barriga.

Ausência de menstruação

Essa ausência de menstruação é chamada de amenorréia, sendo um dos primeiros sintomas claros de uma gravidez em curso, principalmente se consentida sem preservativos. Normalmente, mulheres com ciclos menstruais regulares logo percebem a falta da menstruação e decidem fazer um teste para a confirmação.

No entanto, a falta de menstruação se dá lá pela 4ª ou 6ª semana. Portanto, caso os ciclos sejam irregulares, a situação muda de figura completamente. Assim, algumas mulheres podem ficar meses sem menstruação, por diferentes motivos, como ovários policísticos ou quistos.

Assim, a gravidez passa a ser assintomática, principalmente se não apresentar os outros sintomas mais comuns. Por isso, há quem não perceba que está grávida nos primeiros meses. Além disso, é comum durante o primeiro trimestre de gravidez apresentar pequenos sangramentos que se podem ser confundidos com a menstruação.

Crescimento da barriga

O crescimento da barriga é a evidência mais clara de uma gravidez em curso. No entanto, algumas mulheres podem ficar até ao quinto mês de gravidez sem que a barriga apresente grandes aumentos.

Assim, a gravidez sem sintomas como esses pode passar despercebida. No entanto, a partir do quinto mês a barriga começa a ficar mais evidente, assim como o formato, dureza e até pequenos movimentos.

Por outro lado, há casos excepcionais de mulheres que chegaram ao final da gravidez sem saber que estavam grávidas. Embora muito raros, isso costuma acontecer com mulheres muito obesas que, mesmo apresentando sintomas de gravidez, podem confundi-los com problemas hormonais, de estômago, etc.

Leia mais: Teste de gravidez com pasta de dente funciona? Como fazer?

Riscos de uma gravidez sem sintomas

Não há riscos em uma gravidez sem sintomas.
Não há riscos em uma gravidez sem sintomas.

Uma gravidez sem sintomas pode ser maravilhoso, mas também pode se tornar preocupante nas primeiras semanas, principalmente se a mulher espera por essa confirmação.

Nesse caso, a mulher só sossega fazendo um teste de gravidez e após o primeiro ultra-som. No entanto, o saco gestacional só é avistado a partir da sexta semana de gravidez ou com beta HCG a partir de três mil. Por isso, o ideal é segurar a ansiedade nas primeiras semanas.

Embora a gravidez sem sintomas seja perfeitamente normal e não apresente nenhum risco para a futura mamãe ou o bebê, é importante marcar logo uma consulta médica informando o médico sobre o seu estado e começar logo com o pré natal.

A melhor forma de se confirmar uma gravidez é ainda pelo teste de urina de farmácia ou de sangue beta hCG. Depois, o médico fará uma análise da situação, despistar qualquer outro problema, confirmar a gravidez ou não, tranquilizando a todos.

No caso da gravidez confirmada, os riscos de não apresentar sintomas, em um primeiro momento, são apenas por conta de maus hábitos corriqueiros que podem prejudicar a saúde do bebê.

Como por exemplo, se a gestante costuma fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso, que podem trazer problemas para a gestação e o desenvolvimento do feto, caso ela não tome consciência da gravidez.

No mais, não há motivos para grandes preocupações, afinal os sintomas costumam aparecer mais cedo ou mais tarde ao longo da gravidez.

O importante é realizar todos os exames periódicos durante a gestação, a fim de garantir que o feto está se desenvolvendo normalmente, independentemente dos sintomas. Assim, tente aproveitar ao máximo a sua gravidez, apenas se preocupando em casos de uma estagnada da quantidade de HCG ou sangramento vaginal.

Uma gravidez sem sintomas é normal como qualquer outra!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais