Take a fresh look at your lifestyle.

Grávida pode tomar chá de capim santo?

Respondemos uma das maiores dúvidas que envolvem o universo da gravidez.

A gravidez é uma fase realmente maravilhosa na vida da mulher. No entanto, depois que você faz o anúncio, amigos e familiares passam a ter e dar opiniões sobre como você deve lidar com diversos aspectos do seu estado gravídico. Uma das questões que mais se debate é: grávida pode tomar chá de capim santo?

De sugestões de dieta, dicas de saúde e meditação, para ter menos estresse e fazer Yoga, você parece estar enterrada sob uma pilha de informações.

Agora, em um momento tão delicado e confuso, se você quiser incluir o capim santo em sua dieta, ou está pensando sobre isso, considere a leitura do post abaixo.

Aqui, compilamos algumas informações essenciais sobre a ingestão desta erva durante a gravidez e sua segurança para as mamães que aguardam a chegada de seus bebês.

O que é o capim santo?

O capim santo é uma planta perene também chamada de capim limão ou capim cidreira. Suas folhas são finas e longas e é encontrada em diversas áreas no Brasil.

A erva tem um cheiro de limão, mas tem um sabor mais doce e suave do que a fruta. É comumente usada como ingrediente herbário em diferentes cozinhas pelo mundo e também como agente aromatizante.

O capim santo é uma ótima fonte de ácido fólico, zinco, magnésio, cobre, ferro, cálcio, manganês, vitamina A, fósforo e vitamina C. É também um ótimo:

  • Sedativo;
  • Analgésico;
  • Anti-inflamatório;
  • Adstringente;
  • Carminativo;
  • Antipirético;
  • Antisséptico;
  • Diurético;
  • Antibacteriano;
  • Antifúngico;
  • Agente anti-câncer.

Herboristas costumam usar as folhas e caules de capim santo para preparar diferentes medicamentos fitoterápicos.

Antes de iniciar o consumo, verifique com seu médico se é seguro.

A grávida pode tomar chá de capim santo com segurança?

Quando você está grávida, é certo dizer que sempre é preciso ter uma cautela extrema sobre o que se come. Embora o capim santo tenha muitos benefícios para o organismo, os médicos especializados na área podem recomendar que você evite consumir a erva durante a gravidez.

Altas doses de capim santo podem desencadear o fluxo menstrual, o que, por sua vez, pode levar ao aborto espontâneo. Você também deve evitar o consumo desta erva quando estiver na fase de amamentação do seu filho, uma vez que é possível que se desencadeie algumas reações adversas no seu bebê.

Se você tem dúvidas se a grávida pode tomar chá de capim santo, é melhor consultar o obstetra e obter informações precisas de caso para caso, assim como as doses certas que não afetarão a saúde da mãe e do filho.

Benefícios para a saúde proporcionados pelo capim santo

Alguns benefícios comuns do capim santo incluem:

1. Promover a digestão

O capim santo melhora o funcionamento digestivo durante a gravidez e os compostos antissépticos da erva matam as bactérias prejudiciais no trato gastrointestinal.

A destruição de parasitas e bactérias prejudiciais ajuda a superar problemas de ordem digestiva como:

  • Constipação;
  • Indigestão;
  • Espasmos estomacais;
  • Cólicas;
  • Inchaço;
  • Diarreia.

O chá de capim santo possui propriedades antimicrobianas que auxiliam no tratamento da gastroenterite.

Para uma ótima saúde digestiva, você pode beber uma xícara de chá da erva por dia. No entanto, na dúvida se a grávida pode tomar chá de capim santo ou não, é preferível diminuir a dosagem e consultar um médico.

2. Controlar os níveis alterados de colesterol

As propriedades anti-aterosclerose e anti-colesterol do capim santo ajudam a absorver o excesso de colesterol do organismo.

Além do mais, a erva auxilia na oxidação do colesterol LDL presente na corrente sanguínea que supera o acúmulo das placas ateroscleróticas.

Como o capim santo é uma rica fonte de potássio, ele reduz e regula o nível de pressão arterial.

Quando você sofre de hipertensão durante a gravidez, é possível tentar beber um pouco de chá desta erva ferventada. Ela vai reduzir rapidamente o seu nível de pressão arterial ao normal.

Mas você só deve fazer o consumo do chá depois de consultar seu ginecologista. Isso permitirá que a ingestão não ofereça riscos para a sua saúde nem para a saúde do seu filho.

O capim limão é ótimo para ajudar a controlar o colesterol.

3. Desintoxicar e limpar

Consumir chá de capim santo auxilia na limpeza e desintoxicação do seu corpo. Sua propriedade diurética elimina o ácido úrico indesejado, toxinas e colesterol ruim do corpo.

A propriedade de limpeza da erva purifica o pâncreas, a bexiga, o fígado e os rins e regula um fluxo saudável de sangue para os órgãos vitais.

4. Curar os resfriados e gripes

A propriedade antifúngica e antibacteriana do capim santo cura um resfriado comum, a tosse e os sintomas incômodos da gripe. Sua concentração de vitamina C aumenta a resistência do sistema imunológico para que seu corpo possa resistir a infecções.

É possível também aplicar óleo de capim santo às articulações para obter alívio rápido da dor intensa.

Esta erva também solta o muco e o catarro acumulados em seu trato respiratório. Pessoas que sofrem de bronquite ou asma devem tomar regularmente o chá de capim santo para superar problemas respiratórios.

5. Auxílio no combate ao câncer

O composto citral no capim santo pode combater os radicais livres e restringir o crescimento inicial das células cancerígenas.

6. Reduzir o estresse

O óleo essencial desta poderosa planta medicinal possui um calmante eficaz e um cheiro suave. Isso é de grande ajuda no alívio da depressão, ansiedade e humor.

A propriedade sedativa do óleo de capim santo promove um bom sono.

7. Propriedade antibacteriana

A presença de limoneno e citral no capim santo inibe o crescimento indesejado de bactérias e leveduras no corpo, tanto externamente quanto internamente.

O agente antibacteriano combate micróbios nocivos e trata infecções da pele como pé de atleta e micose.

Nota: os médicos irão, muitas vezes, aconselhá-la a evitar o chá desta planta medicinal durante a gravidez. No entanto, alguns deles dirão que a grávida pode tomar chá de capim santo em determinada dosagem para fins de obter os benefícios descritos acima.

Efeitos colaterais do capim-limão durante a gravidez

A grávida pode tomar chá de capim santo conforme a recomendação médica e a dosagem indicada. Contudo, aqui estão alguns dos efeitos adversos que a erva possui.

Entenda também por que você deve evitar beber esse tipo de chá enquanto estiver em estado gravídico, salvo sob estrita ordem de um profissional.

Riscos de alergias

O capim santo é uma erva que pode provocar diversos tipos de alergias. Reações comuns geralmente apresentam sintomas como:

  • Erupções cutâneas com comichão e vermelhidão intensa;
  • Dor no peito variando de grau leve a moderado;
  • Dificuldades respiratórias leves a intensas;
  • Inchaço considerável da garganta.
Algumas alergias podem surgir do consumo de chá de capim santo.

Estimulação do fluxo menstrual

As mulheres que possuem os ciclos menstruais dolorosos ou irregulares podem e devem beber o chá de capim santo. A planta, quando tomada no início do fluxo menstrual, pode diminuir os sintomas incômodos.

No entanto, quando você está grávida, os compostos ativos deste tipo de bebida são passíveis de levar a rupturas repentinas na membrana fetal, provocando, assim, um aborto espontâneo.

Queda acentuada de açúcar no sangue

A grávida pode tomar chá de capim santo, mas precisa estar ciente de que, durante a gravidez, ele pode reduzir os níveis de açúcar no sangue abruptamente.

Mulheres com diabetes gestacional ou até mesmo hipoglicemia não devem tomar suplementos ou fazer uso dessa bebida abusivamente. Ela reduzirá negativamente a glicose na corrente sanguínea, culminando em problemas graves.

No caso, se você tomar o chá e os níveis de glicose caírem repentinamente, procure a ajuda de seu ginecologista de imediato. Ele poderá prescrever medicamentos necessários para elevar seu nível de açúcar no sangue e fazê-lo voltar ao normal novamente.

Como você pode usar o óleo de capim santo durante a gravidez?

Marcas cosméticas frequentemente infundem o óleo de capim santo em diferentes produtos como sabonetes, shampoos, loções, desodorantes e tônicos devido ao seu aroma potente.

Ele também funciona como um purificador de ar. Você pode apenas misturá-lo com óleos essenciais como bergamota ou gerânio e colocá-lo em um difusor ou vaporizador.

O óleo de capim santo é popularmente conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Ele age como um repelente de insetos, além de matar formigas e mosquitos que morrem devido ao seu conteúdo geraniol e citral.

O aroma calmante e refrescante do óleo terapêutico também auxilia a obter alívio de:

  • Enxaqueca;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Sonolência;
  • Estresse;
  • Insônia.

O óleo aromático ajuda a relaxar os músculos e a aliviar:

  • Tensão muscular;
  • Dor de estômago;
  • Dor de dente;
  • Cólica menstrual;
  • Reumatismo.

Aqui estão algumas maneiras de usar o óleo essencial de capim santo durante a gravidez:

  • É possível fazer o preparo de um refrescante banho de pé adicionando algumas gotas de óleo de capim santo a uma banheira de água morna. Mergulhe seus pés na água por 10 a 15 minutos. Para dores severas nessa área, talvez seja mais conveniente adicionar uma colher de sopa de sal Epsom à água;
  • Tente fazer um óleo de massagem aromático diluindo o óleo de capim santo com óleo de amêndoa ou jojoba. Aplique a mistura nas regiões afetadas da dor, como articulações ou cabeça;
  • Você pode diluir o capim santo com outro óleo essencial e borrifá-lo em sua casa, pois ele serve como um ótimo repelente de insetos e efetivamente mata mosquitos e outros bichinhos do tipo;
  • Tente adicionar algumas gotas de óleo de capim santo à água do seu banho para conseguir se beneficiar dos seus efeitos calmantes.

 

É seguro usar óleo de capim santo durante a gravidez?

Embora a grávida pode tomar chá de capim santo em pequenas quantidades sem causar sérios danos à saúde materna e da criança, o óleo concentrado deve ser evitado.

Se não for diluído e aplicado diretamente sobre a pele, pode queimar ou irritar, devido aos altos níveis de citral. É recomendado que você dilua o óleo aromático com um óleo transportador. Alguns dos melhores óleos transportadores que você pode usar para estes fins são:

  • Manjericão;
  • Funcho;
  • Rosa;
  • Lavanda;
  • Sândalo;
  • Madeira de cedro;
  • Gerânio.

Efeitos colaterais do óleo de capim santo durante a gravidez

Se você é alérgica a essa planta medicinal, pode sentir algum dos seguintes desconfortos após aplicar o óleo em sua pele:

  • Irritação cutânea;
  • Uma sensação de queimação;
  • Erupções cutâneas ou urticária com vermelhidão acentuada;
  • Inchaços indesejados.

Como preparar chá de capim santo caseiro?

A preparação da bebida pode ser feita tomando como base a infusão do capim santo seco na xícara de água quente e ferventada. Aqui está um guia completo para preparar o chá caseiro da erva poderosa e degusta-lo da melhor maneira possível.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • Porção de capim santo (dosada conforme queira o chá mais forte ou mais fraco);
  • Açúcar ou mel para dar sabor;
  • Leite (opcional).

Modo de preparo

  1. Descasque a superfície externa das folhas de capim santo, pois ela pode deixar seu chá amargo e sem sabor;
  2. Adicione uma xícara de água a uma panela e coloque-a no forno em fogo médio;
  3. Agora, adicione os pedaços de folhas descascadas à água fervente;
  4. Deixe que as folhas fiquem de molho na água de infusão e, em seguida, abrande a chama do fogo. Cubra a panela com uma tampa por cerca de 20 minutos, assim o sabor aromático das folhas será liberado no chá;
  5. Adicione mel ou açúcar para dar sabor. Se quiser, pode adicionar leite se gostar de chás com acréscimos de ingredientes variados;
  6. Coe a mistura e despeje a bebida em um copo;
  7. Experimente também o chá gelado de capim santo, adicionando alguns cubos de gelo à sua bebida. A receita continua a mesma e a única coisa que você precisa fazer é deixar o chá esfriar e evitar a adição de leite.

Nota: você só deve beber chá de capim santo com maior frequência depois que seu filho tiver passado da fase de amamentação.

Uma palavra de cautela

Você pode usar pequenas quantidades de óleo de capim santo diluído para obter alívio de dores e enxaqueca. No entanto, você deve fazer a recomendação do teste na pele antes.

A alta concentração citral de óleo da planta medicinal pode não só queimar e prejudicar sua pele, mas trazer riscos de alergias crônicas. Isso não é bom durante o estado gravídico.

Uma paciente com distúrbios hepáticos ou renais deve consultar seu médico antes de usar a erva.

Leave A Reply

Your email address will not be published.