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Frutas que Ajudam a Emagrecer: Conheça as 15 melhores!

Algumas frutas possuem propriedades que agem especialmente no combate ao excesso de peso.

As mulheres vivem constantemente lutando para perder peso. Quanto mais o verão se aproxima, mais essa batalha diária se intensifica e ganha importância para quem busca eliminar os quilinhos extras e ficar com o corpo mais enxuto para aproveitar a praia e a piscina. Durante esse processo, qualquer ajuda natural é bem-vinda e pode ser incluída nos hábitos alimentares, como é o caso das frutas que ajudam a emagrecer. Afinal, você não quer viver o resto de sua vida usando cinta modeladora, não é mesmo?

Como elas apresentam nutrientes importantes e que exercem papel fundamental para equilibrar o metabolismo, essas frutas se tornam essenciais e devem entrar no cardápio daquelas que querem começar uma dieta para perder peso (porém, é importante ressaltar que outros alimentos e hábitos devem ser associados, uma vez que o consumo de frutas ajuda, mas não faz milagre).

A boa notícia é que algumas frutas possuem propriedades que agem especialmente no combate ao excesso de peso. É o caso daquelas que são diuréticas, como o abacaxi, ajudando a acabar com a retenção de líquido, ou então as ricas em fibras, como o mamão, que dão a quem consome a sensação de saciedade, além de favorecer a queima de calorias ao longo do dia.

Elas são potentes quando consumidas entre os intervalos de uma refeição e outra, auxiliando a perder peso corporal, mas também a manter a saúde conforme deve ser. A única atenção deve ser às quantidades que são ingeridas. Afinal, as frutas que ajudam a emagrecer e todas as outras são ricas em frutose, o açúcar natural característico deste tipo de alimento e que, se consumido em excesso, pode fazer mal para a saúde e engordar.

Por outro lado, esses carboidratos (frutas), gorduras e proteínas são absorvidos plenamente quando estão na presença dos minerais e das vitaminas que existem neste tipo de alimento, dando ao organismo o que é necessário para fortificar o sistema imunológico.

A melhor maneira de se manter uma reeducação alimentar e uma dieta saudável com frutas que ajudam a emagrecer é consultando um nutricionista. Ele possui propriedade para indicar quais alimentos devem estar presentes no cardápio ao longo do dia, quando devem ser consumidos e quais os tamanhos das porções de cada um deles.

Quais frutas que ajudam a emagrecer?

São muitas as frutas que ajudam a emagrecer. Abaixo, confira quais são elas e os motivos que as fazem dignas de estarem em nossa lista para te auxiliar a perder alguns quilos e ficar mais satisfeita com o seu corpo para aproveitar a estação mais quente do ano. Veja!

São muitas as frutas que ajudam a emagrecer.

Banana

A banana tem entre 100 e 150 calorias, dependendo do tamanho dela. Ela é uma boa fonte de potássio, magnésio e triptofano, que dão à fruta uma propriedade importante na luta contra a balança: diminuição da sensação de fome.

A banana é uma fruta indispensável para quem realiza exercícios físicos, já que ela condensa açúcares e carboidratos. Por isso, é perigoso comê-la e não se exercitar. A frutose tende a se acumular no organismo e resultar em ganho de peso.

Mesmo que você seja uma pessoa que pratica atividades físicas, a banana deve ser comida com moderação. O ideal é comer uma logo no café da manhã, porque isso dará energia o suficiente para passar as primeiras horas do dia sem sentir fome novamente.

Aliada a outras frutas ou a alguns grãos ou iogurte, a banana se torna mais atrativa e saborosa.

O triptofano presente na fruta diminui o desejo de comer doce. Mesmo assim, se ele aparecer, faça sem medo banana assada com canela, uma sobremesa mais nutritiva e menos calórica do que um chocolate, por exemplo.

Outra fruta semelhante nas propriedades e características e que pode substituir a banana é o kiwi.

Morango

O morango varia de 30 a 45 calorias a cada 100 g. Ele é rico em oxidantes e fibras que colaboram com a digestão e, por isso, já que ele desacelera a digestão de amidos, acaba atuando também no controle do nível de açúcar no sangue.

Mais do que isso, o morango também estimula a produção de alguns hormônios que aceleram o metabolismo, saciam o apetite e ajuda a fazer funcionar corretamente os hormônios leptina e adiponectina, que queimam gorduras e acabam com o excesso de peso.

Se, por um lado, o morango tem pouquíssimas calorias, por outro ele é recheado de elementos importantes para o funcionamento do metabolismo, como vitamina C, potássio e magnésio, que não permitem que o corpo armazene açúcar.

É muito comum que morangos sejam adicionados a receitas de sobremesas. Cuidado, pois aliado aos ingredientes que normalmente estão presente nesses doces o morango perde a sua propriedade emagrecedora.

A framboesa, o mirtilo e a amora também são outras opções com as mesmas características do morango.

Cada 100g de morango tem cerca de 40 calorias.

Maçã

Maçã é uma das frutas que ajudam a emagrecer que você deve colocar na sua dieta a partir de agora. Ela varia de 60 a 120 calorias por unidade e é rica em dois dos mais importantes elementos no combate ao peso: pectina e fibra.

A pectina faz com que o metabolismo desacelere e que a digestão ocorra de maneira mais lenta, o que mantém a fome distante por umas boas horas. E não para por aí! Esse elemento reduz a absorção de açúcar, impedindo que o corpo aumente o estoque no organismo.

Já as fibras exercem papéis fundamentais para acabar com a sensação de fome. Sem ela, diminui-se a frequência e a quantidade de alimentos que são ingeridos por dia, tese que já foi comprovada por cientistas norte-americanos através de uma pesquisa com várias pessoas.

Mais do que somente modelar seu corpo, a maçã também ajuda no controle do colesterol, sendo fundamental para a manutenção da boa saúde a médio e longo prazo.

Limão

Faz algum tempo que tomar água com limão em jejum se tornou um hábito popular. Se você ainda não colocou isso em sua rotina, não perca mais tempo. A fruta é poderosa e tem efeito detox no corpo.

São dois pontos importantes que fazem com que a bebida ajude a desintoxicar o organismo.

O primeiro deles é o seu efeito adstringente, que consegue eliminar gases e dissolver gorduras. O segundo é o seu efeito depurativo, capaz de limpar sangue e células.

Ainda existem outros benefícios, como o efeito digestivo. Ao ser ingerido, o limão aumenta a salivação e ajuda o organismo a se preparar melhor para realizar a digestão. Isso faz com que o processo aconteça previamente na boca, onde proteínas, carboidratos densos e gorduras são quebradas antes de chegarem ao estômago.

Ele deve mesmo ser tomado em jejum, pois desta maneira consegue eliminar do corpo restos de metabólitos que são produzidos durante o sono. Basta espremer meio limão em um copo com água e tomar a mistura de 15 minutos a meia hora antes de fazer a primeira refeição do dia.

O limão é ótimo para ajudar a eliminar gorduras.

Abacaxi

Na lista de frutas que ajudam a emagrecer está o abacaxi por vários motivos. O primeiro deles, por ser um alimento com quase nada de gordura, o que, por si só, já é uma vantagem para quem quer perder peso.

A fruta é rica em fibras que estimulam o organismo a produzir hormônios que queimam gordura. Essas fibras também fazem com que você perca a sensação de fome, se mantendo satisfeito por mais tempo. Isso só é possível pois há muita concentração de água no abacaxi.

Ele também é rico em vitamina C. Ainda que não se tenha uma comprovação científica, estudos indicam que dietas cheias desta substância acabam com a retenção de gordura corporal por sintetizar um aminoácido responsável pelo transporte de alguns ácidos graxos.

Por fim, o abacaxi facilita a normalizar o nível de açúcar no sangue, diminuindo o apetite. Ao se alimentar menos, a tendência é emagrecer mais facilmente.

Ainda que a melancia não seja rica em vitamina C, ela tem composição quase que 100% de água e, por isso, desempenha as mesmas funções que o abacaxi.

Mamão

O mamão possui poucas calorias, cerca de 80 a cada 100 g. Por ser diurético, ele ajuda a acabar com a retenção de líquido no corpo. Como também tem muitas fibras, a união destes dois elementos melhora o trânsito intestinal e ajuda a diminuir a sensação de que se está com a barriga inchada, estufada.

Por ser rico em muitos nutrientes, o mamão é completo e exerce papel fundamental para o funcionamento perfeito do metabolismo – entre elas, acabar com a prisão de ventre. Eliminando os resíduos que não serão utilizados pelo corpo regularmente, fica mais fácil acabar com a gordura localizada e emagrecer.

O mamão ainda tem muita água em sua composição (cerca de 89% do seu peso). Isso ajuda a controlar os níveis de toxina no organismo, evitando que o seu acúmulo interfira no metabolismo e faça com que seu mau funcionamento resulte em aumento de peso.

Ótimo para regular a função intestinal, o mamão é uma fruta excelente para a perda de peso.

Pera

Definitivamente, a pera é uma das frutas que ajudam a emagrecer. Um estudo realizado em 2010 pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro mostrou que é possível perder quase o dobro de peso em dois meses do que numa dieta com maçã, que já é saudável por si só.

São vários os fatores que explicam isso. Primeiro é a baixa quantidade de calorias, somente 96 em uma unidade de aproximadamente 150 g. Outro ponto que já abordamos bastante é em relação às fibras. Como ela contém muitas, a sensação de saciedade é maior e faz com que se consuma menos alimentos durante o dia.

Ela ainda apresenta um baixo índice glicêmico, ou seja, os níveis de açúcar no sangue mudam pouco após uma pera ter sido consumida, um fator muito positivo e que só traz benefícios à saúde.

Por último, a pera é recheada de vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o metabolismo funcionando perfeitamente, mas que possuem característica exclusiva de auxiliar na queima de gordura e evitar o seu acúmulo no corpo.

Tangerina

Mais uma das frutas que ajudam a emagrecer que possuem pouquíssimas calorias, somente 38 a cada 100 g. Assim como a maioria dos alimentos desta lista, a riqueza em água, vitaminas e fibras faz dela um grande aliado que contém propriedades necessárias para a perda de peso.

Porém, há um diferencial na tangerina: a presença de nobiletina. Esse flavonóide poderoso traz benefícios incontáveis para a sua saúde. A começar pela redução dos níveis de glicose, insulina, triglicérides e colesterol. Depois, por impedir que gorduras sejam produzidas e se concentrem no fígado.

Por apresentar sabor doce, ela ajuda a saciar a vontade de comer sobremesas mais calóricas, ajudando que menos calorias sejam ingeridas diariamente. Isso sem contar a pectina e outras fibras dietéticas, que colaboram com a sensação de saciedade.

Para quem preferir, a laranja pode ser um belo substituto, uma vez que mistura características da tangerina com as do limão.

Abacate

Ao descobrir que uma unidade de abacate possui 322 calorias, pode parecer loucura que ela seja considerada uma das frutas que ajudam a emagrecer. Mas a verdade é que ela está nesta lista porque é comprovadamente eficaz para a perda de peso.

A começar pelo tipo de caloria que ela apresenta, conhecida como gordura boa, responsável por diminuir as chances de doenças do coração e a controlar o colesterol. Segundo, por ser rica em todas aquelas propriedades que já cansamos de falar.

Um estudo na faculdade de Medicina de Harvard apontou que essa gordura que o abacate possui também age contra o desenvolvimento de síndrome metabólica que, entre outras coisas, é responsável pelo aumento de peso.

Além disso, o abacate tem glutationa, um componente que limita a liberação do hormônio cortisol, conhecido por resultar no estresse quando encontrado em altas concentrações. Os elevados níveis dessa substância no organismo dificultam a perda de peso.

Essa delícia é rica em gorduras boas e contribui para a perda saudável de peso.

Frutas não fazem todo o trabalho sozinhas!

Como você reparou, é inegável que existam uma série de frutas que ajudam a emagrecer e que devem entrar imediatamente na sua dieta. Porém, se engana quem pensa que basta consumi-las em porções adequadas que os resultados aparecerão. Na verdade, elas apenas auxiliam a acelerar o processo quando este é feito de maneira correta.

Por isso, é preciso que se mantenham hábitos diários saudáveis e que não sejam consumidas mais calorias do que a quantidade que é necessária ao longo do dia. Cada metabolismo é diferente e somente a ida a um especialista poderá determinar o quanto deve ser ingerido e qual a melhor forma disso acontecer.

Aliadas a uma dieta balanceada e a exercícios físicos, as frutas que ajudam a emagrecer podem diminuir o seu peso e fazer com que o organismo trabalhe de forma mais eficiente e melhor.

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