Take a fresh look at your lifestyle.

Filtro dos Sonhos: Significado, Comprar, Como Fazer, Tatuagem!

Certamente você já ouviu falar em Filtro dos Sonhos. Caso desconheça ou não se lembra, tenho certeza que já viu a sua representação simbólica tatuada na pele de alguém ou como objeto de decoração em algum outro local.

O Filtro dos Sonhos é um amuleto artesanal típico da cultura indígena norte-americana, com uma simbologia especial. Segundo lendas nativas, o amuleto serve de proteção espiritual com o poder de purificar as energias do ambiente, afastar o mal e libertar da escuridão, livrando a pessoa dos pesadelos. Além disso, o filtro dos sonhos é capaz de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

Existem muitas lendas nativas americanas quanto ao seu surgimento, mas o Filtro dos Sonhos, tem sua origem na América do Norte, mais precisamente entre os nativos da tribo dos Ojibwa ou Chippewa. Esse povo indígena tinha como principal missão de vida, aprender a decifrar sonhos, que acreditavam ser reflexos do nosso inconsciente.

Hoje em dia o objeto se tornou muito popular pela sua simbologia, e adquiriu muitos outros nomes também (Apanhador de Sonhos, Espanta Pesadelos, Cata Sonhos, entre outros). Assim, o Filtro dos Sonhos pode ser facilmente encontrado em diversas culturas como objetos de decoração, estampas de roupas e tatuados pelo corpo.

Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre o Filtro dos Sonhos. Qual o seu significado e função, a lenda por trás de tudo e ensinar a fazer o seu – assim você fica protegida de sonhos ruins e tem mais sorte na vida.

Confira tudo abaixo!

O que é Filtro dos Sonhos?

Filtro dos sonhos é um amuleto de proteção para filtrar sonhos ruins.
Filtro dos sonhos é um amuleto de proteção para filtrar sonhos ruins.

O Filtro dos Sonhos é um amuleto místico indígena artesanal, confeccionado originalmente pela tribo norte-americana Ojibwa, que habitavam a região dos grandes lagos da América do Norte. É um símbolo dos costumes e da cultura indígena norte-americana, muito popular entre aqueles que acreditam na tradição e na espiritualidade do mundo dos sonhos, o inconsciente.

Chegaram ao Brasil com o nome original de “Dream Catchers”, e logo adquiriram inúmeras outras traduções: “Caçador de Sonhos”, “Espanta Pesadelos”, “Teia dos Sonhos”, “Apanhador de Sonhos” ou “Catasonhos”.

Tradicionalmente, o Filtro dos sonhos tem o formato circular feito com fibras de salgueiro-chorão, revestidas de tiras de couro. Nesse círculo são amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Por fim, penduram-se penas de aves e outros adereços debaixo da teia.

Por aqui, o objeto é produzido com os mais diversos materiais e serve como amuleto de proteção, seja incorporado como objeto de decoração na casa ou tatuado na pele. Acredita-se que o seu formato de círculo com suas teias no interior tem o poder de purificar as energias, evitando que os pesadelos invadam a sua mente durante a noite, e trazer bons sonhos, sabedoria e sorte.

Qual o significado do Filtro dos Sonhos?

O filtro dos sonhos filtra as energias ruins e captura os pesadelos.
O filtro dos sonhos filtra as energias ruins e captura os pesadelos.

Os membros da tribo Ojibwa, que criaram o amuleto, acreditavam que uma das principais missões de seus homens era decifrar o significado dos sonhos. Pois, eles acreditavam que os sonhos traziam importantes mensagens sobre a nossa existência, vida passada e ligações com a natureza e o universo, através do nosso estado inconsciente.

Assim, os Ojibwa acreditavam que durante a noite o ar se enchia de energia boas misturadas à más, transformando-se em sonhos bons e ruins. O filtro, então servia como uma proteção para filtrar as energias e os sonhos negativos, separando-os de tudo que era ruim.

Segundo a crença, apenas os sonhos bons que possuíam mensagens importantes teriam a capacidade de passar pelo círculo no centro da teia, enquanto que todas as outras energias ruins ficariam presas nos fios da teia.

Pela tradição, o Filtro dos sonhos deve ser colocado em um local iluminado, para receber os raios de luz solar, para que todos os sonhos negativos, supostamente presos aos fios da teia, desapareçam em contato com a luz.

Assim, o Filtro dos Sonhos tem o poder de nos proteger e nos livrar das más vibrações que invadem nossos pensamentos durante as noites de sono.

O significado de cada um dos seus elementos:

Cada componente do filtro dos sonhos tem um significado.
Cada componente do filtro dos sonhos tem um significado.

O Filtro dos Sonhos pode até ser considerado por muitos uma espécie de mandala devido a sua forma circular com os desenhos dos fios emaranhados no centro, numa representação do universo. Tradicionalmente, o Filtros dos Sonhos é composto dos seguintes elementos:

O Círculo do Filtro dos Sonhos

O círculo é o elemento principal do Filtro dos Sonhos, e seu formato circular é dado por vara de salgueiro-chorão revestida de tiras de couro, que simboliza o círculo da vida, remetendo à eternidade e o sol.

A Teia do Filtro dos Sonhos

A teia é um elemento que representa a alma, o livre arbítrio, as nossas escolhas, as nossas relações interpessoais, o caminho. Por esta razão pode ter inúmeros designs diferentes e tramas. Nenhum filtro dos sonhos é igual ao outro, assim como cada história é única.

O Centro do Filtro dos Sonhos

O centro no meio do círculo deixado livre dos fios da teia, representa a força do universo, o princípio de tudo. O criador, mas também o nosso eu interior. É o nosso centro, ponto de equilíbrio, a porta da nossa alma.

As Penas do Filtro dos Sonhos

As penas representam o ar ou a respiração, dois elementos essenciais para a vida. Tradicionalmente, a pena deve ser de coruja fêmea, e simboliza a sabedoria. Caso seja de uma águia macho, representa a coragem.

Outros elementos do Filtro dos Sonhos

Outras penas e adereços podem ser adicionados ao Filtro dos Sonhos, que tenham significados pessoais, como cristais de energia, para dar ao amuleto uma característica mais individual.

As Cores do Filtro dos Sonhos

A sua cor é uma característica que o que torna ainda mais particular, e pode ser escolhida de acordo com a sua preferência. Sendo que cada cor pode ter o seu significado e transmitir diferentes reações, tendo forte influência psicológica.

Toda cor depende da luz que absorve e reflete em uma determinada superfície. Nossos olhos são capazes de captar as ondas eletromagnéticas refletidas, que dependendo dos comprimentos de onda, distinguimos cores diferentes. Já o cérebro detecta essas cores e transmite sensações diferentes, dando às cores os seus significados.

Todos nós sabemos diferenciar uma cor da outra, mas seus significados podem ser diferentes para cada pessoa. Mas de um modo geral, as cores significam:

1. A cor Azul:

A cor azul é constantemente relacionada à nobreza, e por ser uma cor fria, às vezes é associada à monotonia e depressão. Ela transmite confiança, verdade, harmonia, tranquilidade, serenidade, intelectualidade, e ideia de espaço (liberdade).

2. A cor Verde:

A cor verde é associada à natureza, frescor e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada aos conceitos como bem-estar, saúde, tranquilidade, segurança, equilíbrio, crença, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

3. A cor Amarela:

O amarelo passa a sensação de luz e calor, estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo, conforto, alerta, esperança, euforia e jovialidade.

4. A cor Branca:

O branco representa a paz, a purificação, inocência, limpeza, pureza, divindade, infância clareza, transmite calma e ajuda a atingir equilíbrio. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.

5. A cor Cinza:

O cinza corresponde à estabilidade, solidez, seriedade, sabedoria e ausência de emoções, representa elementos sofisticados. Apesar disso, para algumas pessoas associam o cinza à solidão, tédio, depressão e tristeza.

6. A cor Preta:

O preto está relacionado à morte, solidão, tristeza, mal, dor, temor, melancolia e isolamento. No entanto, é considerada uma cor sóbria, sofisticada e elegante.

7. A cor Roxa:

O roxo está associado à espiritualidade, mistério e misticismo, e transmite melancolia.

8. A cor Rosa:

O rosa está associado ao romantismo, delicadeza, amor, inocência, sendo mais associada ao mundo feminino.

9. A cor Vermelha:

O vermelho transmite muita energia e simboliza a paixão, amor, força, poder e violência, estimula a circulação e melhora a autoestima.

10. A cor Laranja:

O laranja transmite entusiasmo, alegria e vitalidade, pode significar sucesso e prosperidade, em exagero pode causar ansiedade e desgosto.

11. A cor Marrom:

O marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade, relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

Com funciona o Filtro dos Sonhos?

O filtro dos sonhos funciona como amuleto de proteção para proteger dos pesadelos e trazer sabedoria.
O filtro dos sonhos funciona como amuleto de proteção para proteger dos pesadelos e trazer sabedoria.

Como o Filtro dos Sonhos é uma espécie de mandala de cura ou amuleto de proteção com teias para filtrar a energia e caçar sonhos ruins, ele deve ser pendurado sobre as janelas, portas ou sobre as camas da pessoa.

O Filtro dos sonhos quando utilizado no quarto, protege a pessoa de pesadelos, ideias e pensamentos ruins. Mas, o ideal é que o local tenha boa luminosidade, de preferência luz solar, para que consiga apanhar os sonhos ruins e prendê-los até o nascer do sol, quando são destruídos pela luz do sol na manhã seguinte.

Sobre a cama, o amuleto deve ficar e ficar pendurado pairando no ar, sob a cabeça de quem está dormindo, para que todo o mal vá embora, deixando espaço livre para os bons sonhos e pensamentos entrarem.

Assim, os bons sonhos são filtrados, conseguindo passar pelo centro do Filtro dos Sonhos e escorregando pelas suas penas, chegando à alma da pessoa que está adormecida. Dessa forma, o amuleto protege a pessoa das energias negativas que costumam invadir nossas casas na escuridão da noite, transmitindo sorte e sabedoria enquanto enquanto de posse dele.

O filtro dos sonhos é bastante indicado para bebês também como proteção e distração, pois enquanto se distraem e ficam protegidos, aprendem sobre a importância do ar para a vida deles e de todos no mundo.

A Lenda do Filtro dos Sonhos

A lenda do filtro dos sonhos é antiga e muito popular.
A lenda do filtro dos sonhos é antiga e muito popular.

A tribo Ojibwa ficou conhecida em todo o mundo por acreditar que uma das principais missões dos seres humanos na Terra, não só dos integrantes da tribo, era decifrar o significado dos sonhos.

Pois, segundo os nativos dessa tribo, os sonhos são veículos que trazem mensagens importantes sobre a nossa existência, o funcionamento da vida, da natureza e de todo o universo.

Existem muitas lendas que remetem à origem do Filtro dos sonhos, mas uma das que ficaram mais conhecidas fala sobre um velho Xamã da tribo que subiu ao cume de uma montanha em busca da sabedoria, pois queria entender o que se passava com a sua tribo.

O espírito mágico: Iktomi, a aranha

Segundo os nativos dessa tribo que criou o amuleto, quando o mundo foi criado só havia escuridão. E, as pessoas que nele habitavam na época viviam constantemente aterrorizadas e batendo uma nas outras.

Para resolver isso, um antigo espírito mágico, em forma de aranha chamado Iktomi, um dia desceu à Terra para trazer o fogo e o sol para que as pessoas pudessem enxergar o mundo.

Iktomi e o Xamã

Segundo a lenda, teria sido atrás desse mesmo espírito que o Xamã teria ido à montanha. Foi então, que lá no alto da montanha o velho índio se encontrou com Iktomi, que por sua vez, aproveitou para ensinar ao Xamã a sua língua sagrada.

Os dois conversaram muito, e Iktomi passou importantes conhecimentos sobre o nascimento, a morte e as energias boas e más que existem espalhadas pelo ar em todo o Universo.

Enquanto conversavam, o espírito mágico teria tecido uma teia com pelos de cavalo em volta de um aro feito de cipó. Ele então entregou o círculo ao velho índio, dizendo que o objeto simbolizava o ciclo da vida e que deveria ser utilizado pelo seu povo a fim de enxergar melhor os seus próprios sonhos, visões e ideias.

De acordo com a lenda, Iktomi teria dito ao velho Xamã que se ele trabalhasse com as forças boas e positivas, ele sempre seria guiado na direção certa, entrando assim em harmonia com a natureza. Do contrário, ele iria para a direção errada que causaria muita dor, preocupações e infortúnios.

O Filtro dos Sonhos do Espírito do Mundo

Segundo Iktomi, o Filtro dos Sonhos vem de um lugar especial chamado Espírito do Mundo e que possui o poder de se apropriar do ar da noite, tomando conta dos sonhos bons e ruins.

É através de suas teias que o filtro dos sonhos consegue captar todos os sonhos e energias que pairam pelo Universo, mantendo tudo que é ruim preso na teia. Segundo a lenda, os sonhos bons são capazes de encontrar o caminho entre as teias, passar pelo orifício no centro do círculo até chegar aos homens, deslizando para a mente de quem está dormindo.

Assim, o espírito Iktomi ensinou o Xamã a usar as boas energias e sonhos bons à seu favor através do amuleto. Dessa forma, o Xamã foi capaz de ajudar o seu povo a conquistar os seus objetivos, ouvir e prestar atenção em suas visões, sonhos e ideias que o Filtro dos Sonhos os transmitiam.

Xamanismo e o Filtro dos Sonhos

No Xamanismo, o Filtro dos Sonhos é considerado uma espécie de mandala para inspirar a imaginação, a criatividade e auxiliar na transformação dos sonhos e objetivos em realidade.

O Xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade, desde as primeiras tribos aqui surgidas. É todo um um conjunto de crenças ancestrais que tem por objetivo estabelecer o contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio e saúde.

Para quem pratica, o xamanismo propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual. Hoje pessoas das mais variadas crenças estudam e aplicam as práticas do Xamanismo em suas vidas.

O sacerdote do Xamanismo é o Xamã, podendo ser homem ou mulher. É uma espécie de mago, curandeiro, bruxo, médico, terapeuta, conselheiro, contador de estórias, líder espiritual, etc.

Ele é o explorador da consciência humana, que normalmente é levado a sair do convencional, reconhecendo os seus limites e limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.

Em geral, a comunicação com estes aspectos da vida são processados através de estados alterados de consciência durante transes em rituais xamânicos, manifestando poderes incomuns, invocando espíritos, através de objetos rituais, do próprio corpo ou do corpo de assistentes e pacientes.

O xamanismo é constante em diversas manifestações indígenas brasileiras. No Brasil, apesar da tradição multi-étnica dos ameríndios, observa-se a presença dessas práticas médicas-religiosas em comunhão com rituais católicos e espiritualistas de origem africana.

Atualmente no Brasil existem várias vertentes de neo-xamanismo ou xamanismo urbano, entre estas linhas diversos grupos se reúnem para estudar e trocar conhecimentos sobre o tema.

Filtro dos sonhos na decoração

Da mesma forma que a sua simbologia se tornou tão popular e muita gente incorporou o amuleto em seus lares, muitos decoradores também se apaixonaram pelo objeto.

A decoração de estilo Boho, por exemplo, que utiliza-se de elementos mais rústicos em suas composições tem usado bastante o objeto de diversas formas e em inúmeros ambientes, não apenas nos quartos.

O Filtro dos sonhos então, ganhou proporções maiores, aros extras, muitas penas e ornamentos. Muitos deles até utilizam diferentes materiais como o macramê, crochê e são pendurados em paredes, nas plantas no jardim, nos quartos, todos juntos ou separados.

O efeito é maravilhoso, e para quem acredita que o amuleto tem mesmo poder de filtrar as boas e más energias, isso é ainda mais maravilhoso poder utilizar o objeto pela casa inteira e se beneficiar da sua proteção.

Veja abaixo algumas inspirações:

Filtro dos sonhos espalhados pela parede.
Filtro dos sonhos espalhados pela parede.

Filtro dos sonhos como painel de parede.
Filtro dos sonhos como painel de parede.
Filtro dos sonhos colorido.
Filtro dos sonhos colorido.
Filtro dos sonhos turquesa e rosa.
Filtro dos sonhos turquesa e rosa.
Filtro dos sonhos feito de crochê.
Filtro dos sonhos feito de crochê.
Filtro dos sonhos com penas coloridas para a su sala de lareira.
Filtro dos sonhos com penas coloridas para a su sala de lareira.
Filtro dos sonhos na parede do quarto em branco e preto.
Filtro dos sonhos na parede do quarto em branco e preto.
Filtro dos sonhos adesivado na parede.
Filtro dos sonhos adesivado na parede.

Tatuagem de Filtro dos Sonhos

Tatuagens de filtro dos sonhos estão super em alta.
Tatuagens de filtro dos sonhos estão super em alta.

Toda essa simbologia transformou o amuleto em um dos símbolos mais cotados para serem tatuados nos dias de hoje. Por ser capaz de filtrar e prender os pesadelos, a tatuagem do Filtro dos Sonhos é escolhida, principalmente, por quem busca proteção, espantar males, prender as energias negativas e aproveitar apenas as boas energias.

Como a tradição do Ojibwa diz que é melhor colocar o Filtro dos Sonhos em um local que possa receber luz solar constantemente, as pessoas que desejam tatuá-lo, devem escolher bem esse local e protegê-lo com filtro solar, por causa da incidência do sol.

Assim, acredita-se que tatuando o Filtro dos Sonhos, todos os pesadelos e energias negativas capturadas durante a noite, ficarão presas nas suas teias, e serão depois queimadas pelo sol, desaparecendo para sempre. Da mesma forma que o amuleto, a tatuagem de filtro dos sonhos irá trazer boas vibrações à pessoa tatuada.

Em geral, a tatuagem é escolhida por mulheres, feita nas costas ou nas costelas e costuma ser grande devido aos detalhes que o design do símbolo pede.

Como fazer o seu próprio Filtro dos Sonhos

Se você curtiu a lenda e o significado por trás do símbolo do Filtro dos Sonhos, aprenda agora mesmo a fazer o seu para colocar na sua casa, no quarto dos seus filhos ou no seu. Afinal, proteção, boas vibrações e sabedoria não fazem mal à ninguém.

É muito fácil de fazer e não requer grandes habilidade e nem muito custo com material. Você pode encontrar tudo isso em lojas de material de costura ou que vende material para fazer bijuteria. Veja a seguir o passo a passo para confeccionar o amuleto:

Materiais:

  • Alicate comum ou de bijuteria (para aro de arame);
  • Pedras (cristais ou de acrílico);
  • Aro de arame ou bastidor de madeira;
  • Fitas decorativas;
  • Agulha;
  • Fio encerado, barbante ou linha de crochê (escolher a cor);
  • Miçangas variadas;
  • Tesoura;
  • Argola de chaveiro;
  • Cola universal;
  • Penas.

Como fazer o Filtro dos sonhos:

Passo 1: Vá enrolando toda a fita no aro de arame até cobri-lo por completo. Passe a cola na ponta da fita, pressionando por um tempo até que seja fixada.

Passo 2: Escolha um ponto e comece a dar voltas com o fio em volta do aro, formando elos. A dica é conservar a mesma distância entre os elos e lembrar de deixar o fio um pouco solto. Para finalizar, deixe um espaço de 1 cm de onde começou e continue a sequência.

Passo 3: Continue passando a linha por dentro dos elos que foram se formando, fazendo sempre novos elos cada vez mais perto do meio do elo anterior e assim por diante. Em seguida, dê um nó e arremate o fio que sobrou. Continue da mesma forma até a completar todo o aro.

Passo 4: Prenda a argola no aro para poder pendurar o seu Filtro dos Sonhos. Aumente a altura com uma linha maior ou fio de nylon.

Passo 5: Amarre outros fios com as miçangas, pedras e penas na parte do aro que ficará para baixo para decorar. E pronto!

Ou você pode seguir o DIY abaixo de Filtro dos sonhos de coração:
filtro dos sonhos de coração

Leave A Reply

Your email address will not be published.