Take a fresh look at your lifestyle.

Como Fazer Luzes Sozinha em Casa com Resultados Maravilhosos!

Fazer luzes sozinha em casa pode parecer uma tarefa impossível, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. As luzes é uma técnica clássica de clareamento dos fios de cabelos super atual, capaz de iluminar e repaginar o visual.

Sejam as mechas loiras, platinadas, vermelhas ou coloridas, a grande vantagem é não precisar de tantos retoques, além de poder ser tudo feito em casa, precisar recorrer aos profissionais no salão de beleza.

Existem várias formas de fazer luzes sozinha, tudo vai depender da sua habilidade. As luzes com touca são mais rápidas e práticas, evitando erros no clareamento. No entanto, há outras técnicas, inclusive com escova de dentes, super fáceis. Basta escolher a cor, comprar o material necessário e mãos à obra!

Confira abaixo todos os detalhes e as dicas que separamos para você aprender como fazer luzes sozinha em casa!

Principais cuidados antes de fazer luzes sozinha

É preciso tomar alguns cuidados antes de começar a fazer luzes sozinha em casa.
É preciso tomar alguns cuidados antes de começar a fazer luzes sozinha em casa.

Antes de começar a fazer luzes sozinha em casa, é preciso garantir que os seus fios estão saudáveis o suficiente para receber a coloração. Isso porque tanto a coloração quanto o clareamento costumam ressecar os fios, por isso os cabelos devem estar fortes.

Caso você já tenha química no cabelo, como tinturas, escovas progressivas ou outros tipos de alisamentos, é importante se certificar se a tinta que você vai usar é compatível à química que você já tem nos fios.

Dessa forma, esse cuidado vai evitar maiores danos nos fios, como a quebra total ou ressecamento após o clareamento levando ao corte químico. Uma opção é fazer uma hidratação profunda alguns dias antes para fortalecer os cabelos.

Outra dica de profissional é fazer uma preparação nos fios, passando talco nos cabelos ainda secos e completamente desembaraçados antes de colocar a touca de borracha. Isso vai ajudar os fios deslizarem na agulha na hora de puxá-los na touca, evitando que eles enrosquem.

Depois disso, você vai precisar separar todo o material que vai usar para fazer luzes sozinha no cabelo. O ideal é comprar um kit básico, normalmente encontrado em lojas especializadas de beleza. Em geral, os principais materiais utilizados incluem:

  • Touca para luzes de borracha
  • Toalha seca ou avental plástico
  • Pincel de plástico
  • Uma agulha de crochê da espessura que você quer suas mechas
  • Uma ou duas caixinhas de tinta, dependendo do tamanho e volume de cabelo
  • Solução reveladora
  • Um recipiente de plástico para misturar

Agora é só seguir as dicas abaixo para fazer luzes sozinha em casa, sem medo e de forma bem prática!

Defina qual será a tonalidade base

O primeiro passo antes de começar a fazer luzes sozinha em casa é escolher a tonalidade base para o resultado que você está buscando. O ideal é escolher uma tonalidade mais próxima da cor base do seu cabelo natural, ao invés de partir direto para a cor das mechas que você deseja ter no final.

Isso porque quanto maior for a diferença entre as tonalidades das mechas de luzes e dos seus cabelos, maiores são as chances de você obter um resultado que não vai lhe agradar.

Por exemplo, existem kits de clareamento e luzes desenvolvidos especialmente para cada tonalidade de cabelo. Dessa forma, quem tem cabelo escuro é melhor escolher um kit para cabelos castanhos do que um para luzes platinadas.

Outra coisa, não importa se o kit virá com touca e espátula ou pincel, pois todos são capazes de remover pigmentos do cabelo e clarear os fios cada vez que forem usados. Até porque, o correto é clarear os fios aos poucos, e não sair do cabelo preto para o loiro da noite pro dia, para evitar danificá-los.

Faça um teste de mecha

Normalmente, os cabelos vão clareando gradualmente. No caso dos cabelos mais escuros, eles vão clareando descendo para tons mais baixos de marrom, seguindo para os avermelhados, laranja e, por fim, amarelo.

O ideal é poder descer dois tons ou mais, mas sempre de forma gradual. Por isso, o teste de mecha é muito importante, porque clarear de uma tonalidade à outra pode ser rapidinho. Então, antes de aplicar o kit no cabelo inteiro, o correto é fazer o teste de mecha para ver se você vai gostar do resultado e quanto tempo leva para chegar nele.

Caso o seu desejo seja clarear mais ou não deixar que clareie tanto assim, basta variar o tempo do produto nos cabelos para mais ou para menos. Só não repita o procedimento mais de duas vezes no mesmo dia, para não danificar os cabelos.

Pode dispensar a touca e espátula

Às vezes, puxar os fios pela touca pode bagunçar os cabelos ali embaixo ou dificultar a sua visão para saber se está puxando os fios dos locais corretos. Os furinhos na touca podem também facilitar a entrada do produto clareador nos cabelos ali debaixo dela, manchando os outros fios.

Muitas vezes, a espátula também não é capaz de cobrir perfeitamente a circunferência do fio de cabelo, criando um resultado desigual nas luzes criadas. Por conta desses pequenos detalhes, tem gente que prefere usar escovas de dente: uma adulta para mechas mais grossas e uma infantil para mechas mais finas.

Se não quiser usar uma escova de dente, uma outra opção seria o pincel de 1 a 2,5 centímetros de largura. Na falta da touca, opte por envolver as mechas em papel alumínio, que ainda permite fazer as luzes em cores diferentes, já que consegue isolar as mechas, impedindo elas se misturem.

Organize a distribuição das mechas

Antes de fazer luzes sozinha em casa você vai ter que arrumar o seu cabelo como costuma usar no dia a dia. Só assim você vai conseguir ver de forma clara quais serão as mechas que mais vão estar expostas à incidência da luz.

Isso porque o brilho do cabelo fica diferente de acordo com a quantidade de iluminação externa que ele recebe. Comece com mechas de 2,5 centímetros de largura da frente do seu cabelo e a 1 centímetro de distância de sua raiz.

Gradualmente, as mechas devem ir afinando até mechas de 1-1,5 centímetro de largura no meio da cabeça, depois mechas de 0,5 centímetro de largura para a parte de trás da cabeça e para as camadas internas dos seus cabelos.

E não se preocupe, as luzes não precisam estar perfeitamente espaçadas e simétricas, você pode ir alternando os tamanhos delas.

Leia mais: Luzes em Cabelos Escuros: Como Fazer, Melhores Técnicas e Cores

Aplique um tonalizante

Produtos tonalizantes são capazes de suavizar a cor das luzes e equilibrar o seu brilho. Existem tonalizantes nas mais variadas cores, dependendo do resultado final que você deseja manter.

Existem também shampoo tonalizantes que mantém a cor, platinam e desamarelam, excelentes para manter a cor viva e duradoura.

Hidrate os fios para devolver a umidade aos cabelos

Sabemos que todo procedimento químico é capaz de danificar as fibras capilares. Para evitar que os danos sejam maiores e minimizar o ressecamento, o ideal é fazer uma hidratação para recuperar os fios.

Você pode lavar os cabelos como de costume, com shampoo e condicionador, depois aplicar uma máscara hidratante e nutritiva para devolver a umidade e nutrientes aos fios. Siga depois com um bom cronograma capilar para manter os cabelos sempre saudáveis.

Leia mais: Melhor Creme de Hidratação para Cabelos Cacheados

Passo a passo para fazer luzes sozinha em casa

É possível seguir um passo a passo para fazer luzes sozinha em casa.
É possível seguir um passo a passo para fazer luzes sozinha em casa.

Agora que você já tem as melhores dicas para fazer luzes sozinha em casa sem medo de errar, siga o passo a passo abaixo para saber como aplicar a sua tintura clareadora:

  • Desembarace os cabelos secos e aplique um pouco de talco nos fios para que eles não enrosquem ao serem puxados com a agulha através da touca;
  • Coloque a touca de na cabeça, de modo bem firme, sem despentear os cabelos;
  • Com a agulha de crochê, vá puxando os fios de cabelo pelos furinhos da touca, começando pelos fios da nuca, depois os laterais e termine com os fios do topo da cabeça;
  • Misture a tinta com a solução reveladora ou água oxigenada do kit, apenas minutos antes de aplicar nos fios;
  • Aplique a mistura com o pincel da raiz às pontas. Mas no caso do cabelo virgem, comece pelas pontas que demoram mais para clarear;
  • Deixe a mistura agir pelo tempo exato indicado na embalagem, sempre massageando os cabelos para misturar bem e cobrir todos os fios;
  • Fique de olho no clareamento, checando sempre a tonalidade clareada para não passar;
  • Para retirar o descolorante, enxágue com água em abundância e aplique um tonalizante da cor das suas mechas, deixando agir por alguns minutos;
  • Remova o tonalizante enxaguando com água fria e aplique um condicionador para a touca deslizar melhor na hora de retirar;
  • Por fim, retire a touca e lave os cabelos como de costume, com shampoo e condicionador.

Principais cuidados com os cabelos após as luzes

Como todo mundo sabe, após a aplicação de química nos cabelos, é preciso seguir com uma rotina de cuidados. Assim, os cabelos coloridos ou descoloridos precisam de cuidados extra para não desbotar rápido ou ressecar os fios.

A dica é sempre lavar os cabelos com shampoo e um condicionador específico para cabelos coloridos, para não deixar as luzes desbotar ou amarelar, no caso dos loiros. Uma boa dica é intensificar as hidratações e nutrições, principalmente quem tem cabelos crespos e cacheados, que já são naturalmente secos.

Os retoque das luzes podem ser feitos a cada 60 dias da raiz às pontas, mas se quiser deixar crescer a raiz naturalmente, pode retocar as luzes a cada 90 dias.

Por fim, cuidados redobrados para quem tem alisamento nos fios e pretende manter as luzes. É preciso atentar para a ordem das químicas. A forma correta é aplicar a tinta primeiro, para depois de 15 dias fazer o alisamento, sempre fazendo hidratação neste meio tempo, para que os fios consigam suportar o calor e os produtos usados na escova progressiva.

Viu como é fácil fazer luzes sozinha em casa? Escolha a sua cor favorita e experimente! Depois volte aqui para nos contar se você gostou do resultado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais