Take a fresh look at your lifestyle.

Estilo Tomboy: Conheça e se apaixone pelo conforto e a beleza

Que a moda é cíclica, você já cansou de saber, e convenhamos que uma das melhores características desse mundo é como ela pode se reinventar e voltar de uma maneira completamente nova e reformulada para o nosso cotidiano. Nessa mesma onda uma grande tendência que surgiu e de tempos em tempos retorna ao auge, é o estilo tomboy.

Ele preza pela androgenia e está presente nas maiores passarelas do mundo, sendo sucesso entre boa parte das fashionistas, seja em sua forma total, ou em partes, já que ele é super versátil, democrático e permite um mix bem interessante e divertido entre os universos femininos, masculinos e unissex.

Quer conhecer mais sobre esse estilo extremamente confortável, casual, descolado, com toques interessantes de beleza e sofisticação, ele é perfeito para quem curte mesclar estilos e ter muitas possibilidades, deixando a criatividade fluir com algumas peças cruciais. Criando visuais modernos, lindos, fluidos e bem conceituados.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse estilo e aprender como inseri-lo em sua vida? Então acompanhe esse post!

O que é o estilo toomboy? Como surgiu?

O estilo surgiu a muito mais tempo do que se imagina, e é extremamente representativo no universo feminino. Ele começou a existir desde a época em que Gabrielle “Coco” Chanel, revolucionou o mundo da moda, que começou a adaptar roupas tidas como masculinas em seu cotidiano, introduzindo alfaiataria em produções femininas na década de 20. Uma das primeiras peças “masculinas” a ser incrementada de maneira confortável ao universo feminino, quebrando os paradigmas da época e sendo um ícone nas conquistas das mulheres, foram as calças, que propiciavam mais conforto e mobilidade.

Como Chanel era uma grande influenciadora da região onde morava, as moças tendiam a copiar seus estilos, o que ajudou a propagar a normalidade das calças no guarda-roupa feminino.

Outro fator importante que influenciou esse estilo a aparecer e existir até hoje foi a segunda guerra mundial, onde as mulheres começaram a ter uma participação mais ativa na sociedade, trabalhando, dirigindo e sendo independentes, criando um novo lifestyle, com conforto e estilo, até então abordado apenas no universo masculino.

Como já falamos, o estilo é cíclico, depois de seu surgimento, ele começou a se abranger um pouco mais a cada década, lá por 1930, Marlene Dietrich, uma famosa e renomada atriz e cantora alemã também contribui para o avanço do vestuário, criando looks boyish (que é quase um antecessor do tomboy, com característica da época em que surgiu).

Na década de 1950 o estilo Rockbilly, com suas calças cigarretes e oxfords, entraram em cena. Depois disso em meados de 1960, surgiram os primeiros smokings femininos (que foram adaptados até chegarem ao nível dos blazers que conhecemos).

Mas o estilo se consagrou na arte da moda, pelo cinema (o que é muito comum nesse meio). Um grande exemplo disso é o filme Annie Hall de Woody Allen – feito em 1977 – que consolidou o estilo tomboy, em uma época propicia a isso, onde as pessoas buscavam inovação.

Ele foi ainda reinventado muitas vezes até chegar ao que conhecemos atualmente, que tem uma grande parte de sua essência inspirada em tendências inglesas, mas consegue agregar a si diversas influencias.

Tomboy retornou ao auge nas passarelas de outono-inverno de 2012, com uma pegada andrógena, de cortes retos e peças unissex, com uma quebra da concepção de gênero no vestuário, desde então ele se manteve e hoje em dia, muitas celebridades e fashionistas são adeptas do estilo, o que o populariza bastante e o torna acessível em diversas lojas de departamentos.

Para entrar nessa ondam não é difícil, o segredo esta em misturar peças chaves como camisas, blazer e calças de alfaiataria com peças distintas. Implicando assim numa combinação de irreverencia e elegância interessante, perfeito para ambientes menos formais ou profissional.

Carregado de autenticidade e androgenia o segredo para usa-lo esta em saber como fazer a junção do coeso e descolado, tradicional e contemporâneo, vintage e moderno, ou seja, contrapondo um pouquinho de cada característica ao seu visual e manter tudo harmônico, passando uma proposta só.

Parece difícil? Fique tranquila que a seguir vamos dar algumas dicas preciosas sobre como alcançar esse visual tão confortável, cool, lindo e interessante.

Como usar o estilo Tomboy no seu cotidiano

Se você quer colocar um pouco dessa moda aconchegante e audaciosa em sua vida, fique atenta para algumas percepções simples mais muito úteis na hora de se produzir.

Aqui você tem a permissão de deixar sua imaginação solta, podendo criar um visual todo inspirado no Tomboy, ou com apenas algumas referencias, optando por peças pontuais. E não precisa ficar com medo tá, mesmo com a proposta de androgenia ainda dá para ficar feminina e adicionar as características que você preferir.

O estilo em si tem uma proposta voltada para o irreverente e pouco formal, mas é possível partir para um outro modo se esse for o desejo. Para isso, opte por conjuntos com blazers, calças e sapatos de salto ou mocassim e oxford.

Algumas peças nesse visual são tidas como coringas, então atente-se para saber adiciona-las ao visual. Elas são: coletes, bonés, boinas, gravatas, blazers, calças de alfaiataria ou moletom, jardineiras, oxford, mocassim, camisas sociais, gravatas borboletas, entre outras. Você verá alguns exemplos de colocação para elas na seleção maravilhosa de imagens que fizemos para você, acompanhe!

Estilo Casual somado a moda fitness

Como você já sabe, a moda fitness se expandiu para muito além da academia. E ela fica ótima quando composta a nossa proposta, demonstrando muita irreverencia e conforto.

Veja mais em: Look fitness: Como arrasar na academia e no seu dia a dia

O estilo acima é muito bom em projetar isso, visto que combina um moletom que tem detalhes interessantes, com uma calça justa ao corpo (mas que mantem as características de maleabilidade), tênis branco e um boné para fechar o visual, tudo em cores neutras que se fundem muito bem.

Note que a composição opta por um visual total no estilo, mas que alguns detalhes, como o fato do moletom ter um comprimento mais cropped, permite que no final haja um toque de feminilidade.

Tomboy californiano

Outro look que esta em auge é combinar camisetas longas com calças justas e um boné. Essa produção tem uma proposta bem inspirada no estilo skatista e tem fortes tendências da moda californiana da década de 80 e 90. Aqui a ideia é muito estilo, basicamente ser uma pessoa totalmente descolada.

Casualidade em alta

Os gorros também ajudam bastante na construção desse visual. Note que as peças dele tendem ao tom mais neutro, indicando já sua proposta de versatilidade e conforto, e detalhes como o gorro e a galocha determinam a autenticidade da produção, bem na linha do street style.

Aqui nos deparamos com algumas composições, ainda do mundo casual, mas que apresentam um pouco de requinte e charme a mais.

Observe que as sobreposições são auxiliadoras constantes nisso, e que a produção como um todo é importante, sendo que os sapatos, acessórios, maquiagens e cabelos podem ser o diferencial que harmoniza tudo.

As calças destroyed também são uma proposta bem coerente ao estilo, principalmente quando falamos de casualidade, conforto e praticidade. Elas acrescentam uma boa dose de atitude e ficam ótimas com camisetas, camisas ou top cropped, te dando uma vasta gama de possibilidades.

Estilo tomboy elegante

Se você prefere roupas que passem mais elegância do que uma imagem meio largada, o estilo também pode ser usado nessa perspectiva.

Aqui temos uma calça destroyed e um chapéu, mas a composição com um sobretudo, tênis branco, blusa e lenço de pescoço, traz uma graciosidade notória, que só aumenta quando acrescentamos a bolsa ao look.

Os detalhes propiciados pelos acessórios são certamente um toque que faltaria para ornar toda a proposta e adicionar mais requinte a ela.

Veja mais: Lenço de Pescoço: Dezenas de look para você se inspirar e usar esse adereço!

Visual profissional

Uma boa composição clena entre uma calça de cortes retos, uma camisa e um tênis, podem criar um visual perfeito para o seu ambiente de trabalho, e ainda para uma extensão de happy hour após ele.

Moda vintage ou retrô

Se você curte os estilos das épocas anteriores, da para criar muita coisa interessante e sofisticada com a proposta do tomboy, os suspensórios por exemplo, acrescentam um ar nostálgico muito interessante aos conceitos e fica bem integrado a composição.

Combina-los com camisas e oxford é a pedida perfeita para criar estilo e beleza. Um blazer aqui pode ser aquele toque final no quesito harmonização.

Um pouco mais para você

É claro que mesmo com essas dicas mais básicas, o estilo se estende muito além. Mesmo para as pessoas mais conservadoras, é possível que algum viés dele te agrade. Para ajudar você a entender mais dessa concepção e se inspirar na hora de montar a sua produção, fique com mais algumas imagens ótimas!

Jaquetas são sempre uma boa pedida

 

 

 

 

 

 

Sobreposições sempre ajudam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acha que vale a pena se atrever nessa tendência? Gostou um pouco mais de algo? Ainda tem algum questionamento? Comenta aqui embaixo! Queremos saber mais sobre suas preferencias, para melhor ajuda-la nesse mundo da moda!

Gostou do post? Compartilha com as amigas!!! Vocês são muito importantes para nós.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais