Take a fresh look at your lifestyle.

Estilo Romantico Feminino: Como Usar? Veja +99 Looks!

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre o famoso estilo romântico, aquela composição clássica, que é bastante graciosa e delicada.

Mas se por um acaso você não conhece bem sobre ela e quer entender mais e aderi-la a sua vida, segue com a gente, porque hoje nós do blog A Mulher vamos te explicar tudinho!

O que é o estilo romântico?

O estilo romântico – como tudo na moda- não tem uma definição concreta, trata-se de um conceito que engloba leveza, suavidade, doçura, graciosidade.

Muitas vezes ele usa de elementos retrô, que funciona muito bem já que ele é uma mistura de várias ideias que surgiram ao longo dos anos.

Veja mais conteúdo: Moda Estilo Vintage Feminina: Como Usar? +56 Looks!

Enfim, ele é composto de vários itens que dão essa sensação de delicadeza. Ele também é chamado de girlie e ladylike.

Mas não confunda o estilo romântico com a ideia de sexo frágil e ingenuidade! O estilo romântico é apenas uma maneira de se vestir, mas ele também pode ser muito empoderador.

Um pouquinho da história

Ninguém tem uma data concreta de como o estilo nasceu, mas é um fato que ele é uma mistura de diferentes épocas.

Seu primeiros registros são de meados de 1820, onde começou um período da arte romântica, focada em sentimentalismo.

As mulheres eram então influenciadas por isso e almejavam ser e parecer como as damas e as donzelas retratadas nos livros e no teatro.

Tudo lembrava um conto de fadas, ou seja, um mundo encantado de fantasias e lendas.

Algumas coisas que ficaram marcadas desse período foram: cintura marcada, mangas bufantes, saias rodadas (com enfeites como laços e babados), cores alegres (em tons claros ou vibrantes), estampas florais, etc.

Anos depois, a nova influência que surgiu foi o estilo ballet, que por sua vez trouxe: sapatos baixos, pedrarias nas roupas, uso de pérolas, etc.

Anos depois na era vitoriana começou-se a usar cores claras nas estampas floridas, dando o máximo de delicadeza possível ao visual, além disso, rendas e tule foram adicionados aos vestidos.

E então veio a Belle Époque, que continuava com muito desses elementos mas acrescentou a moda novas coisas como: plumas, penas, lantejoulas e mais diversos adereços que destacavam o visual.

Depois disso, o estilo romântico e sofisticado foi deixado de lado em decorrência da primeira Guerra Mundial, onde com a escassez de recursos, tudo se tornou menos prestigioso.

Após essas difíceis décadas, já na segunda guerra, em meados de 1947, Christian Dior surgiu, influenciando todas as décadas seguintes.

Aqui a principal proposta era repaginar a moda, com uma aparência mais simples e prática mas que conseguisse manter os aspectos românticos.

Ou seja, temos novamente cinturas marcadas e saias volumosas, de maneira que as formas da mulher fossem bem valorizadas.

Tecidos mais finos e elegantes começaram a se destacar, assim cetim, lã e tafetá estavam em seu pleno auge.

Já quanto as estampas, as flores se mantiveram, mas passaram a compartilhar o título de queridinha com as listras e o xadrez.

Ou seja, aquela famosa e conhecida imagem de sonho encantado, com roupas de princesa também retornou e dessa vez vinha companhada de luvas claras.

O conceito que temos de girlie hoje em dia, nada mais é do que uma poderosa junção disso tudo, com algumas repaginadas e acréscimos, como o nude e o bege.

Ao longo de todos os anos o que sempre ajudou o estilo a se popularizar pelo mundo foram as grandes celebridades e fashionistas que adotavam a moda e a tornavam extremamente desejada.

Elementos principais

Como já comentamos e vimos anteriormente, alguns adornos são essenciais na hora de tornar seu estilo romântico.

Então para ajuda-la a imaginar seu look ideal, vamos citar alguns dos elementos mais importantes:

  • Vestidos longos
  • Saias rodadas
  • Cintura marcada
  • Sapatilhas
  • Acessórios delicados e discretos
  • Estampas florais
  • Tons pastéis
  • Rendas, bordados, babados, pregas
  • Laços
  • Maquiagem leve
  • Tons de rosa

Como usá-lo

Com todas essas características em mente vale a pena agora ver algumas imagens com dicas de combinações para você não fazer feio no seu visual né?

Então aproveite essas fotos incríveis e esse conteúdo ótimo que criamos para você!

Blusinhas

Uma das principais características dessa peça são as golas. Elas sempre aparecem com algum detalhe diferencial como rendas e laços, assim ela dá um belo destaque ao pescoço e acrescenta delicadeza ao visual.

Os tecidos podem variar bastante, o que importa é que sejam fluídos e transmitam a ideia de graciosidade.

Para isso tons mais claros como rosa, azul, creme, branco e nude podem ser a melhor escolha.

Detalhes como uma pequena transparência ou algum diferencial no decote – como na segunda imagem -, ajudam muito a trazer uma sensualidade sutil ao mesmo tempo que dão destaque e adicionam personalidade.

Ou seja, mesmo sendo romântico ele pode ser autêntico e ter pitadas de ousadia.

Saias

Outro item muito diverso no guarda-roupa do estilo romântico são as saias.

Sejam elas longas ou curtas, o importante é manter o volume, a cintura marcada e o movimento.

Note que estampas floridas são bem vindas e combinações com renda também.

Além disso é interessante a composição de saias com detalhes com blusas lisas e blusas de renda com saias mais discretas.

Para finalizar, os acessórios tem que ser escolhido a dedo, relógios e cintos estreitos são uma receitinha básica de sucesso.

Os vestidos

Eles também podem variar de comprimento, dependendo da ocasião ou de como você preferir se vestir.

Enquanto os curtos tendem a seguir a linhagem das saias mais rodadas, é importantíssimo lembrar da fluidez quando optar pelos longos e isso pode ser marcado desde a escolha do tecido até o modelo final.

As estampas floridas, os detalhes em rendas e babados ou o cortes de saia diferentes, com cintura sempre demarcada e cores baseadas numa paleta mais restrita, são elementos tradicionais do estilo romântico.

Note que na primeira imagem, o vestido tem estampas florais e um tom azul bem condizente.

Para adicionar personalidade, foi escolhido um cinto maior, um sapato de salto em uma cor de destaque e uma maquiagem que evidencia bastante os olhos mas não entra em conflito com mais nada.

Dessa maneira o look ganha muita personalidade mesmo seguindo a linhagem clássica.

Veja mais: Vestido com Cinto: Como Usar? Veja +99 Looks e Ideias!

Vestidos Manga Flare: Conheça essa tendência e saiba como usa-la

Vestido de Cetim: Quando e Como Usar +87 Looks

Vestido Florido Curto: Dicas Para Você Arrasar No Modelito

As cores do estilo

É um fato que rosa é a cor mais queridinha para as adeptas, mas na verdade, qualquer cor em tom pastel deve cair bem nessa combinação.

O importante é ser uma cor tranquilizadora e suave, preferencialmente clara, de modo que vá combinar bem com as outras peças tornando a produção bem harmônica.

Os tons preferidos são: pastéis em geral, jeans claro, branco, creme, rosa, salmão, turquesa, azul celeste, verde água, nude, bege, entre outros que sigam a mesma paleta.

Estampas florais

Dá para usar em qualquer que seja o visual e qualquer que seja a peça.

As estampas podem ser como no primeiro caso, coloridas sobre um fundo brando, onde você tenta combinar as cores da estampa com a blusa. Assim o visual super orna e fica um charme.

No segundo look a proposta é outra. A estampa no fundo preto contrasta muito bem com a calça branca e as flores da estampa acabam trazendo muita delicadeza a produção básica.

Por fim vemos que a estampa não precisa necessariamente ser colorida. O floral em rendas por exemplo fica extremamente fofo, discreto e elegante.

Moda retrô

Algumas peças num estilo mais antiga fica excelente quando adaptadas a esse estilo como já falamos.

Acima temos alguns exemplos de peças que são combinadas de maneira a se adequarem ao estilo romântico.

Babados

Um jeito fácil e super fofo de se vestir, os babados remetem a moda cigana, o que já permite que a produção ganhe um ar romântico.

Chapéu

Esse é um item incrível para as amantes de um visual mais românticos, ele combina incrivelmente bem com os mais variados looks e podem ter inúmeros modelos.

Veja mais: Chapéu Floppy Feminino: Como Usar? Onde Comprar?

Adeque o que você gostar mais e a com certeza vai ficar incrível!

Calças

Menos comum que os vestidos e as sais, as calças também podem entrar no estilo romântico.

Para isso escolha as calças de alfaiataria e os cortes mais retos.

Além disso, combine-as com blusas que se tornem mais destacadas e tenham a sutileza de propiciar fofice e elegância.

Estilo Romântico elegante

Engana-se quem pensa que os modelos românticos precisam ser simples ou infantis.

Uma boa composição com cores neutras e acessórios bem colocados pode tornar o look extremamente maravilhosos!

Uma boa dica para isso é escolher um bom blazer acinturado e que contenha detalhes mais delicados.

Veja mais: Modelo de Blazer Feminino: +101 Looks!

Shorts

Ainda na tendência das calças, um pouco menos clássico que as saias e vestidos. Os shorts podem dar um visual bem autentico e prático ao seu visual romântico.

A intenção deve ser a mesma que nas calças, optar por cortes retos e modelos de alfaiataria.

Dessa maneira fica fácil combinar com blusinhas estampadas ou lisas e, como pode notar, os laços são bem vindos, seja em cima ou embaixo da blusa.

Gostou de conhecer mais sobre o estilo romântico? Pretende aderi-lo ou já é adepta dele em sua vida? Então compartilhe conosco suas experiências!

Se você gostou do nosso conteúdo não deixe de conferir mais informações diversas no blog, temos o melhor de todo o mundo feminino para você.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais, comente aqui embaixo e nos vemos no próximo. Beijos!

Leave A Reply

Your email address will not be published.