Take a fresh look at your lifestyle.

Estilo Grunge Feminino: Do Cabelo as Roupas! +99 Fotos!

Provavelmente se você viveu nos anos 90, conhece ou sofreu influencia desse estilo na sua vida. Isso porque o movimento surgiu aproximadamente  na década de 80 e em meados dos próximos anos dominou boa parte do cenário visual e fonográfico.
A aparência veio inspirada no estilo musical com o mesmo nome, que nasceu em Seattle, nos EUA, com uma atitude rebelde e uma abordagem própria, cheia de melancolia, frustração e batidas alucinadas. As vestimentas não ficaram para trás e combinavam certinho com essas características, de maneira que criavam um modelo de estilo de vida para todos os jovens dessa geração.
Quer conhecer um pouco mais sobre o estilo e como ele se incorporou na nossa sociedade atual? Continua aqui!

Estilo grunge, conheça a história e o movimento

O grunge surgiu como uma manifestação dos adolescentes que se sentiam pouco representados pelo que já existia nas rádios (que era basicamente o hard rock, o glam ou o folk) e que sentiam necessidade de criar algo diferente e representativo.

Suas letras eram pesadas, cheias de melancolia, sarcasmo, angústia e rebeldia, deixando de lado a “atitude de rockeiro” e criando uma nova identidade, que prestava primordialmente por se manter fiel aos seus preceitos, ou seja, manter suas personalidades, mostrando todos seus medos e frustrações.

O visual, sendo coerente com a proposta toda, é desleixado, tentando demonstrar ao mundo o desprezo da geração por tudo que era padronizado e moralizado, em outras palavras, um modo de dizer que não se importava nem um pouco com a opinião alheia. Alguma das suas principais características são as estampas xadrez, os tênis e coturnos surrados, as jaquetas largas, as calças rasgadas, enfim, tudo remetendo a um estilo bem destroyed e que acrescentava a carga necessária de autenticidade que o grunge pedia.

No visual feminino os acessórios também era muito importantes como por exemplo o uso das meias calças rasgadas, as gargantilhas chokers, os óculos escuros, entre outros. Outro ponto interessante eram as saias e jardineiras que mesmo sendo itens clássicos tinham uma proposta completamente distinta, e para finalizar a maquiagem tornava tudo coeso, com cores fortes e uma pancada de atitude, que com certeza é a palavra que melhor define o estilo.

Durante seus anos dourados várias bandas incorporavam o grunge, o que levava seus fãs a cobiçarem-no. Grupos como o Nirvana, Pearl Jam, Hole, Soundgarden, Alice In Chains, L7, entre outras foram importantes fontes da imagem que o movimento passava.

Depois de alcançar seu auge, o estilo começou a se apagar um pouco no início do novo milênio, porém ele nunca sumiu dos guarda-roupas e nos últimos anos é possível notar uma reinvenção que o fez ficar incorporado no visual moderno, sendo um tanto mais sutil que no seu início, mas ainda apresentando muita confiança.

Confira a seguir algumas informações sobre peças incríveis, que vão te inspirar a adotar o estilo na sua vida!

Veja também: 

Moda Vintage: Conheça mais sobre esse estilo de vida

Estilo Swag Feminino 2019!

Uma das principais características do estilo além do “desleixo” é a mistura, o grunge em si prega por uma ecleticidade, então  misturar texturas, peças variadas, xadrez e listras, etc, é ótimo para quem quer aderir ao estilo, acompanhe algumas dicas!

Jaquetas e Coletes largos

Ícones da roupagem representada no movimento, vale muito a pena conferir e incorporar ao seu vestuário.

Se você esta aspirando por utilizar desse estilo mas prefere manter uma sobriedade aposte no uso de coletes grandes de cores chamativas, combinados com outras peças neutras, pois assim haverá um destaque no visual e uma coerência. Assim dá para entrar no grunge sem exagerar muito na sua imagem.

Já se você não se importa com a linha discreta, e gosta de coisas tendenciosas, as estampas camufladas vão ser ótimas amigas. Joviais, clássicas e lindas, dão ao visual o “cheiro de espírito jovem” que o movimento tanto representava.

As jaquetinhas de couro não poderiam ficar de fora de um estilo todo tendencioso ao rock e cheio de atitude.

Outra pedida clássica são as jaquetas vintage com a modelagem mais larga. Elas  podem ser combinadas com diferentes estilos e roupas, dando uma incrível versatilidade ao visual, pois é possível usa-las com calças mais justas, sais xadrez, vestidos soltinho, etc.

Veja também: Jaqueta Oversized: Tudo que você precisa saber para entrar nessa moda e arrasar!

E uma opção divertida e coerente com o estilo, é customiza-las com botons!

Calças rasgadas

É um clássico que já existia antes do estilo, mas foi adotado por ele, chegando ao auge de sua existência e permanecendo nos nossos corações e visuais para sempre.

Podem ser largas ou skins, ter as mais variáveis tinturas e comprimentos, então certamente é uma peça que você conseguirá um tipo que te agrade, sendo um excelente curinga para se ter em casa!

 

Um opção que você tem também é de incorporar peças do estilo grunge em outros estilos, podendo assim até alcançar um alto grau de elegância com as escolhas certas.

Camisas xadrez de flanela

Tão presentes como as calças ragadas, elas são base da identidade do grunge, sendo uma das formas mais eficazes de aderir ao estilo, sem causar nenhuma dúvida do que se trata. O fato de serem feitas de flanelas não foi algo aleatório, muito pelo contrário, era o modelinho preferido para aquecer no clima gélido de Seattle e ainda esbanjar rebeldia.

A cor vermelha é uma das mais clássicas, mas o azul, o preto e o cinza, também são pedidas impossíveis de errar!

Outro maneira de usar a peça para agregar muita personalidade ao visual, tornando-o muito grunge é amarrar a roupa na cintura. Esse tipo de composição fica bonito e muito descolado.

 

Jardineiras

Outra peça que se incorporou muito bem ao estilo, que quando combinada com peças de xadrez, tênis imundos e uma boa carga de atitude, transmite a essência do grunge. Apostar nelas é certeiro!

Cabelos coloridos

Outra característica muito marcante para quem quer apostar no estilo grunge são os cabelos coloridos, cores como vermelho, rosa, laranja e azul são as mais procuradas e representativas.

Elas demonstram muita ousadia e personalidade, que é exatamente o que o movimento buscava apresentar, então aposte nelas e você com certeza vai arrasar!

Veja também: Estilo Tomboy: Conheça e se apaixone pelo conforto e a beleza

Saias xadrez

A estampa xadrez de flanela não serve apenas para camisas, as saias super casam com esse estampa, podendo ser rodadas, de cintura alta, midi, etc, pois a estampa combina com as mais variadas modelagens.

Inclusive, ela pode ser encontrada em outras diversas peças, como calças, vestidos, shorts, entre outras.

Estilo xadrez Vichy

Outro modelo de xadrez, menos conhecido, mas que traz uma carga interessante ao visual quando bem composto é o vichy. Mesmo com uma cara de padronizado, ele traz a composição desse visual uma forte carga de desconstrução, já que é possível agregar uma outra aparência a ele, dependendo de sua composição final.

Os tênis e coturnos surrados

Tênis sujos, com aspecto velho e mal cuidado, são ícones do grunge e nenhum tênis representa melhor isso do que os surrados e únicos all star.

Para deixar tudo coerente com a proposta do estilo, é importante usa-los de forma desleixada, então além da falta de limpeza, não amarrar os cadarços e apenas esconde-los é uma excelente maneira de se manter fiel a isso.

Outro sapato icônico são os coturnos, ou as botas de couro, que vieram para o movimento herdadas pelos simpatizantes de hard rock e acrescentaram casualidade com um tom de elegância e muita personalidade, até aos visuais mais básicos.

Acessórios

Os acessórios são partes importantes da composição final do grunge, dentre eles alguns tem mais destaque então vamos conhecer um pouco mais sobre.

Gorros

Além de ajudar a aquecer a cabeça, eles começaram a fazer muito sucesso com o movimento, surgindo em diferentes formatos, tecidos e estampas. O grunge então, que não tende a ter nenhuma regra absoluta em seu estilo, introduziu ao seu usuário o seu uso e isso vem passando de geração em geração.

Eles são fofos, confortáveis, estilosos e extremamente harmônicos com qualquer visual, precisa de mais motivos para se render a eles?

Gargantilhas

Elas voltaram com tudo né?! Mas surgiram e começaram a ser febre durante o movimento que as adotou e incorporou ao look. Então se você almeja aderi-lo, essa é uma excelente opção.

Óculos escuros

Um acessório estiloso, útil e lindo. Os óculos redondos eram ligados a estilos musicais muito antes do surgimento deste, mas foi adicionado com sucesso aqui e são uma excelente escolha para alcançar aquele ar descolado.

Sobreposições

Provavelmente a maioria dos estilos que você já viu definiam alguma regra de sensatez e falta de exageros né? O grunge tem uma abordagem bem distinta disso, aqui o menos é mais não é necessariamente o melhor e as sobreposições estão ai para mostrar isso!

Você pode misturar, camisas, camisetas, jaquetas, casacos, entre outros, sem ter medo de ser muita informação, mesmo que elas contenham diferentes estampas. Shorts e meia calça  também são uma mistura bem agradável.

Com a proposta aqui é adicionar o máximo de personalidade possível é importante que funcione dessa maneira.

Mais estilo grunge para você

Agora que já tem uma boa noção de história e meios de conseguir usar o estilo grunge ao seu favor, se delicie numa seleção especial de imagens feitas especialmente para você.

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 



 


 

 

 

 


 

 

Conte-nos o que achou do post, se gostou das imagens, o que acha do estilo e se quiser, compartilhe com suas amigas!

Leave A Reply

Your email address will not be published.