Take a fresh look at your lifestyle.

Espinhas no peito

Para muitas pessoas, as espinhas no peito representam uma condição frustrante e, até mesmo, angustiante. Com efeito, as acnes podem aparecer em qualquer parte do corpo em que as glândulas sebáceas secretem a matéria oleosa que chamamos de “sebo”.

As espinhas no peito são causadas pelos mesmos fatores que levam à sua aparição no rosto. O sebo e as células mortas da pele entopem os folículos pilosos e, quando isso acontece, certas bactérias podem infectar os poros, resultando em inchaços vermelhos e, eventualmente, inflamados e cheios de pus.

Em grande parte das vezes, o estilo de vida adotado pelo individuo influi decisivamente no surgimento de espinhas. Fatores como a adoção de dietas pouco ou nada saudáveis, estresse, trabalhar em ambientes sujos e determinados medicamentos podem levar à formação das espinhas no peito.

As espinhas no peito podem ser difíceis de tratar

Existe uma enorme variedade de remédios caseiros que podem ajudar a desobstruir os poros, eliminar as bactérias que causam inflamação dos folículos e ajudar a prevenir novos surtos de acne e espinhas no peito.

Ingredientes naturais como o óleo da árvore do chá podem ajudar a desinfetar os poros, reduzir o inchaço e aliviar a inflamação da pele. Outros remédios caseiros para prevenção incluem a utilização do açúcar como esfoliante natural.

No entanto, há uma série de razões pelas quais pode ser mais difícil tratar surtos de espinhas no peito e nas demais áreas da parte superior do corpo.

Situações como o uso diário de roupas suadas que se esfregam constantemente contra a pele do peito (por exemplo, durante as atividades físicas) podem agravar o quadro e dificultar a tarefa de limpar e esfoliar completamente a região afetada a fim de remover tanto a sujeira acumulada ao longo do dia quanto as células mortas da pele.

Além disso, a pele do peito (e das costas) é mais espessa e, portanto, conta com poros maiores do que os do rosto. Sendo assim, as espinhas tendem a ser maiores e mais inflamadas. De fato, elas podem, até mesmo, converterem-se em lesões profundas, dolorosas e repletas de pus, conhecidas como “cistos de acne”.

A acne é um dos problemas que mais incomodam pessoas de todas as idades.

Espinhas no peito: causas e tratamentos naturais

Confira, a seguir, alguns dos melhores tratamentos naturais para se livrar das espinhas no peito.

Óleo de árvore do chá

As propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas do óleo de árvore do chá podem ser muito úteis para reduzir a inflamação nos poros infectados.

Na prática, este é um dos melhores óleos essenciais para o tratamento da acne, à medida que pode contribuir para secar os poros entupidos e eliminar as bactérias que causam espinhas no peito.

Inúmeros ensaios clínicos confirmaram os efeitos benéficos que o óleo de árvore do chá tem sobre a pele propensa à acne. Para usar o óleo como um remédio natural para as espinhas no peito, você deve diluí-lo a fim de produzir um tônico para a pele.

De modo geral, esse tipo de óleo é melhor diluído em um óleo transportador (como o de jojoba, amêndoas doces ou de coco), em uma dosagem que não deve superar o limite de 10 gotas a cada 30 ml.

Com um pedaço de algodão, você deve aplicar o remédio feito à base do óleo de árvore do chá sobre a pele afetada e deixar secar. Para obter resultados ainda melhores, aplique óleo de melaleuca 3 vezes ao dia. Isso ajudar a reduzir o tamanho dos poros avermelhados e eliminar o seu excesso de gordura.

Além disso, você também pode incorporar o óleo de árvore do chá a um gel de banho para potencializar a eliminação das bactérias responsáveis pelas espinhas no peito, bem como em outras áreas do corpo: basta adicionar 10 gotas a cada 30 ml do gel.

Farinha de aveia

Tomar um banho de aveia é uma forma natural de tratamento para as espinhas no peito. A farinha de aveia pode ajudar na redução da inflamação dos poros infectados e proporcionar alívio aos desconfortos causados por esses dolorosos nódulos.

Suas célebres propriedades curativas contribuem, também, para evitar a eclosão de novos surtos de acne. Para aproveitar todos esses benefícios, você deve:

  • Inserir um punhado de farinha de aveia (100% orgânica) em um par de meias ou meia-calça e colocá-la embaixo de uma torneira;
  • Encha sua banheira com água morna, certificando-se de que a água que cai da torneira passe pela aveia. Eventualmente, pode ser necessário espremer a meia para extrair mais líquido da farinha de aveia;
  • Mergulhe na banheira por 20 minutos. Enquanto você se molha, poderá tirar um pouco da mistura de aveia da meia e esfoliar suavemente o seu peito para remover o excesso de sebo e de células mortas, a fim de desbloquear os poros inflamados;
  • Tome esse banho, pelo menos, 2 vezes ao longo da semana para reduzir a inflamação e obter um salutar alívio dos desconfortos causados pelas pústulas inflamadas.

Lembre-se de que a farinha de aveia tem um poderoso efeito de limpeza da pele, o que auxilia na eliminação de impurezas e deixa a pele mais suave e bem hidratada.

Você imaginava que a farinha de aveia possuía essas propriedades?

Esfoliação com açúcar

Outra excelente maneira de desbloquear os poros infectados no peito consiste em tratar as espinhas por meio da esfoliação com açúcar. A textura granulada do açúcar ajuda a soltar as impurezas acumuladas nos poros e a prevenir o desenvolvimento de infecções.

A nossa dica de esfoliante com açúcar inclui suco de limão, que contém o ácido alfa hidroxi (AHA), um peeling natural para a pele com alto poder de dissolução de células mortas da pele. Para produzir este esfoliante, você deve:

  • Misturar ¼ de xícara de açúcar mascavo orgânico com o suco de ½ limão e 1 colher de sopa de mel cru. A mistura deve ter a consistência de uma pasta grossa;
  • Massagear suavemente sobre a região afetada com movimentos circulares;
  • Deixar agir por cerca de 5 minutos;
  • Lavar com água morna.

Use este esfoliante de açúcar no peito de 1 a 2 vezes por semana para remover as impurezas e ajudar a evitar o surgimento de novas espinhas.

Vinagre de cidra de maçã

Tal como se dá com o suco de limão, o vinagre de cidra de maçã é um agente eficaz de limpeza e esfoliação para quem deseja se livrar das bactérias que causam acne e espinhas no peito.

A natureza ácida desse vinagre ajuda a remover as células mortas da pele e torna mais fácil desobstruir os poros que estão inflamados. Para produzir um efetivo remédio caseiro e natural com este ingrediente, tudo o que você precisará fazer é misturar partes iguais de vinagre e água.

Fique atento para não aplicar o vinagre de cidra de maçã diretamente sobre a pele sem, antes, diluí-lo. Caso contrário, você provocará queimaduras.

Use um chumaço de algodão embebido na mistura e aplique-o no peito. O vinagre contribuirá para eliminar o excesso de sebo da pele e reduzir significativamente o acúmulo de células mortas. Repita o procedimento todos os dias e, em pouco tempo, será possível notar uma substancial diminuição de espinhas no peito.

Há uma série de razões pelas quais pode ser mais difícil tratar surtos de espinhas no peito.

Bicarbonato de sódio

Há muitas razões que fazem do bicarbonato de sódio um ótimo remédio natural para eliminar as espinhas no peito: além de ajudar a reduzir a vermelhidão ao redor de espinhas inchadas, a sua textura fina o torna um formidável esfoliante suave.

Se você tiver grandes pústulas no peito, empregue o bicarbonato de sódio como um tratamento de uso tópico local para reduzir o inchaço e a vermelhidão dos poros infectados.

O remédio à base de bicarbonato de sódio pode ser feito adicionando água o bastante para formar uma pasta grossa que, então, deve ser aplicada diretamente nas espinhas no peito.

Deixe agir por cerca de 15 minutos e, depois, é só enxaguar. Usar esta preparação todos os dias será muito eficaz para se livrar, principalmente, das espinhas e manchas de maior extensão.

Outra forma de aproveitar todas as propriedades do bicarbonato de sódio e evitar espinhas no peito e nas costas consiste em preparar uma pasta esfoliante com um pouco de suco de limão.

Conforme mencionado, o suco dessa fruta funciona como um adstringente natural, reduzindo a vermelhidão e o excesso de sebo. Para preparar esse remédio natural, siga essas instruções:

  • Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de água e 1 colher de chá de suco de limão espremido na hora. A pasta formada deve apresentar uma consistência lisa;
  • Aplique a pasta produzida a partir do bicarbonato de sódio sobre as áreas do peito afetadas e deixe agir por volta de 10 minutos;
  • Lave com água morna e seque com cuidado.

Se você tem pele sensível, o suco de limão pode incomodá-la. Se for esse o caso, tente usar esse remédio sem incorporar o suco da fruta.

O bicarbonato atua como um tópico local para reduzir o inchaço e a vermelhidão.

Hamamélis

A hamamélis (também conhecida como vassoura de bruxa) é ideal para reduzir os inchaços e as inflamações provocadas pela acne. A adstringência natural da hamamélis também ajuda a eliminar o excesso de gordura nos poros e melhorar a aparência das espinhas nas costas.

Para usar a hamamélis como um remédio caseiro natural para a acne, você só precisará aplicá-la com algodão 3 vezes ao dia sobre as regiões afetadas. Continue fazendo isso regularmente para aliviar as inflamações da pele e, sobretudo, para reduzir o tamanho dos poros infectados.

Creme de zinco

O zinco é um formidável aliado na luta contra a acne e muitas pessoas já descobriram seus efeitos, destacando-se a sua capacidade de clarear as manchas provocadas pela acne.

Se você tem sido atormentada por espinhas grandes, incômodas e/ou dolorosas, pode tentar usar o creme de zinco como um creme tópico ou, até mesmo, ingerir suplementos alimentares que sejam ricos em zinco.

Uma boa ideia é adquirir uma loção que contenha cerca de 1% de acetato de zinco e aplicá-la 2 vezes ao dia na pele afetada do peito. Certamente, você ficará feliz ao constatar que o creme de zinco contribuiu para você se livrar das espinhas e obter alívio.

Alternativamente, pode aumentar a sua ingestão de zinco por meio de suplementos alimentares. Contudo, lembre-se: não é recomendável tomar mais de 50 mg por dia, pois o excesso de zinco no organismo tende a interferir na absorção de outros oligoelementos.

Enxofre

A utilização do enxofre para a obtenção e posterior manutenção da saúde da pele é uma prática milenar. Estudos científicos mostraram que o enxofre pode ajudar no tratamento da acne e, também, pode ser usado em conjunto a outros produtos tópicos para o combate às espinhas.

Se você tem espinhas no peito, poderá aplicar uma pomada de enxofre na área afetada. O produto é facilmente encontrado em farmácias e lojas online.

Aloe vera

O aloe vera ou babosa é altamente benéfico para combater as espinhas no peito, pois suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes atuam para aliviar e proteger a pele irritada e avermelhada.

Os mais recentes estudos comprovaram que o aloe vera auxilia na cicatrização de feridas e na redução de inflamações da pele.

Você pode usar o gel de aloe vera puro, aplicando-o diretamente no peito para suavizar a irritação e reduzir o tamanho dos poros inflamados.

Outra boa opção é adicionar algumas gotas de óleo de árvore do chá no gel de aloe vera para potencializar os seus efeitos e acelerar o processo de cicatrização.

Se você tem sido atormentada por espinhas grandes, experimente essas receitas!

Peróxido de benzoílo

O peróxido de benzoílo é empregado visando a redução das Propionibacterium, as bactérias que causam acne. Ele atua secando o sebo presente na pele, fazendo com que ela se “descasque”, isto é, solte camadas de pele morta.

Sua única contraindicação consiste no fato de que, se usado em excesso, pode provocar o ressecamento da pele, bem como coceira e vermelhidão. No entanto, a grande maioria das pessoas se acostuma com o peróxido de benzoílo e, com o tempo, os efeitos colaterais desaparecem.

Ácido salicílico

O ácido salicílico é encontrado naturalmente em uma ampla variedade de frutas e vegetais. Muitos tratamentos medicinais para acne incluem remédios que apresentam, em suas formulações, cerca de 2% desse componente, a fim de incrementar a redução da vermelhidão dos poros inchados e bloqueados.

Cumpre ressaltar que o ácido salicílico também pode contribuir para soltar as escamas da pele e, consequentemente, diminuir a ocorrência de espinhas no peito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.