Take a fresh look at your lifestyle.

Esfoliante caseiro: Corpo, Pele, Rosto e Pés

0 13

A esfoliação da pele do corpo é importante, pois essa limpeza profunda garante a eliminação de células mortas e gordura corporal, ativa a circulação e deixa os poros livres de impurezas para poder respirar melhor. Isso vai garantir a manutenção de uma saudável com um aspecto natural e rejuvenescido. O melhor de tudo é que podemos fazer isso em casa, sem gastar dinheiro com produtos farmacêuticos cheios de químicas e microplásticos. Há milhares de opções de receitas simples de esfoliante caseiro com ingredientes naturais e muito fáceis de encontrar.

Neste artigo você vai conhecer os benefícios que a esfoliação pode trazer para a saúde da sua pele, aprender um pouco sobre os ingredientes presentes nas diversas receitas de esfoliante caseiro e de quebra vai poder usufruir das excelentes receitas que separamos aqui para você. Divirta-se!

O que é esfoliação?

esfoliante caseiro no rosto com váriso ingredeintes diferentes
A esfoliação é uma técnica de limpesa d apele que pode ser feita com esfoliante caseiro

A esfoliação é um técnica de tratamento de limpeza de pele que consiste em esfregar na pele uma substância abrasiva com microesferas que não se dissolvem. Normalmente, como a substância é abrasiva, o intuito é esfoliar a camada superficial da pele para retirar as células mortas, estimulando a produção de novas células para repor essa camada que foi retirada.

Assim, a esfoliação promove a desobstrução dos poros para que a limpeza seja mais profunda e elimine todas as impurezas (partículas de poluição) para que a pele possa respirar e absorver melhor a hidratação. Com essa desobstrução dos poros, a esfoliação evita o surgimento de pelos encravados, cravos, espinhas, oleosidade excessiva e o acúmulo de fungos. Além disso, estimula a circulação sanguínea, elimina gordura corporal e melhora a renovação celular natural.

Assim, a pele não só fica mais limpa como também ganha um aspecto rejuvenescido e maior vitalidade. Além disso, o creme hidratante ou outros produtos como filtro solar e cremes anti-idade, conseguem penetrar ainda mais na pele fornecendo resultados ainda melhores. Com isso tudo, a esfoliação vai deixar a sua pele mais saudável, suave e macia, com brilho e pronta para um bronzeado uniforme.

Como deve ser feita a esfoliação caseira?

mulher aplicando esfoliante caseiro com mel e açúcar no rosto
O esfoliante caseiro deve ser aplicado semanalmente com movimentos leves e circulares

A esfoliação pode ser feita no corpo inteiro (rosto, pés, mãos, corpo), tanto por homens, em especial na região da barba; como por mulheres, em qualquer área do corpo sujeita à depilação e que precisa de maiores cuidados.

Sendo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda fazer esfoliação da pele uma vez por semana no rosto e de 15 em 15 dias no corpo todo. Principalmente pessoas que possuem pele oleosa, problemas de circulação e retenção de líquido. Além disso, a atenção maior deve ser em áreas em que há maior propensão a pelos encravados e acne.

No entanto, é importante escolher o tratamento de acordo com as necessidades da sua pele, considerando o seu tipo de pele. O tratamento é simples de fazer, podendo ser feito em casa e até durante o banho.

Esfoliante caseiro com consciência

Existem também no mercado inúmeros produtos esfoliantes para a pele. No entanto, a maioria dos produtos farmacêuticos são produzidos com substâncias químicas sintéticas potencialmente nocivas à saúde humana e ao meio ambiente.

Portanto, a consciência com relação à sua saúde e o impacto ambiental é fundamental na sua escolha. Muitos esfoliantes são à base de plásticos, não solúveis, que se transformam em microplásticos, gerando um sério problema para a limpeza dos rios e oceanos. Sem falar que o plástico é um material não biodegradável que fica por anos no ambiente.

Por outro lado, há uma infinidade de receitas de esfoliante caseiro, muito fáceis de fazer, com ingredientes simples, naturais, baratinhos, que com certeza você já possui na sua casa. O ideal é preparar a quantidade da receita para uso imediato, já que os ingredientes naturais podem perder suas propriedades ao longo do tempo e não proporcionar os efeitos desejados. Dessa forma, além de economizar você vai estar garantindo a sua saúde e de quebra a do ambiente.

Quais os ingredientes usados no esfoliante caseiro?

A aveia é muito usada como ingrediente de esfoliante caseiro
A aveia é muito usada como ingrediente de esfoliante caseiro

Em geral, todas as receitas de esfoliante caseiro possuem basicamente ingredientes com duas funções específicas: esfoliante e umectante. Os esfoliantes são as substâncias abrasivas, que irão realizar a remoção mecânica das células mortas e outras sujeiras. Por exemplo, os açúcares, o fubá, a borra de café, etc.

Já os umectantes têm a função de dar consistência à mistura do esfoliante caseiro. Além disso, fornecem nutrientes e outros benefícios à pele de acordo com cada finalidade. Por exemplo, o mel, iogurte natural e óleo vegetais, entre outros.

Mel de abelha

O mel é um alimento muito nutritivo, viscoso e açucarado, produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos. Ele contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde.

O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, mas além do alto valor energético, possui muitas propriedades medicinais e terapêuticas, sendo também muito utilizado na apiterapia. Dentre suas propriedades medicinais estão a ação antibacteriana, antimicrobiana e antissépticas e antibacterianas. Essas propriedades também auxiliam na hidratação além de sua potente ação de renovação celular.

Óleos vegetais

O óleos vegetais possuem inúmeras utilidades, dependendo do tipo que for usado, mas em geral apresentam benefícios relacionados à hidratação e à nutrição da pele. Os óleos são capazes de transportar vitaminas lipossolúveis, tais como A, B, D, E e K. Além disso, por serem de origem vegetal, colaboram para a diminuição de alergias e lesões, e muitos atuam como bactericidas e cicatrizantes e ainda possuem propriedades anti-inflamatórias auxiliando a amenizar e prevenir estrias.

O óleo de amêndoas, por exemplo, é um óleo vegetal muito usado na indústria cosmética em geral. Possui propriedades hidratantes e umectantes, devido a barreira protetora que que ele forma na pele impedindo a perda de água. Além disso, o óleo de amêndoas possui ácido fólico e arginina, que trazem diversos benefícios para a saúde e beleza.

O importante é dar atenção ao seu modo de obtenção. O óleo extraído por prensagem é o mais natural e, portanto, todas as suas propriedades são mantidas, além de ser o menos impactante ao meio ambiente.

Iogurte natural

O ácido lático presente no iogurte é um alfa-hidroxiácido que ocorre naturalmente na pele e é conhecido pelo seu alto poder umectante. Ao ser aplicado na pele, o ácido láctico e seus sais (lactatos) atuam como agentes antimicrobianos, reguladores de pH, hidratantes, umectantes, agentes rejuvenescedores e clareadores de pele.

Café

Todo mundo sabe que o café é um ótimo aliado para nos manter acordados e ativos. Mas o café também tem propriedades cosméticas e dermatológicas. Um dos ingredientes mais utilizados em cosméticos como cremes faciais e corporais são o óleo do grão verde e o óleo da borra do café. Isso porque eles possuem polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis entre outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Além disso, atuam como hidratante e protetor da pele, além de estimular a síntese de colágeno e elastina, evitando maior exposição da pele aos raios solares e gerando uma maior elasticidade e resistência da pele. Por isso, o café também está presente tanto em cremes faciais como em cremes anti-celulite.

A borra de café também pode ajudar a melhorar o aspecto da sua pele, ajudando a combater a oleosidade natural, cravos e espinhas e até clarear manchas.

Receitas de esfoliante caseiro para o rosto

esfoliante caseiro de banana no rosto
Muitos ingredientes naturais podem servir para recietas de esfoliante caseiro par ao rosto

Mesmo lavando o rosto várias vezes ao dia a pele não fica totalmente limpa. No entanto, o esfoliante caseiro pode ajudar em uma limpeza mais profunda e dar a sensação de limpeza completa. Antes de aplicar as receitas, você deve primeiro lavar bem o rosto, pescoço e colo com um sabonete apropriado para seu tipo de pele.

O importante agora é escolher a receita de esfoliante caseiro mais apropriada para o seu tipo de pele e objetivo para o tratamento. Enquanto o esfoliante caseiro com mel e açúcar é ideal para a pele oleosa, o esfoliante caseiro feito com mel e aveia é a mais indicado para as mais sensíveis e secas. Já para quem possui pele normal, sem nenhum problema, o esfoliante caseiro de mamão é o mais indicado, já que serve para os tipos de pele.

Confira abaixo algumas receitas de esfoliante caseiro para o rosto:

1. Receitas de esfoliante caseiro para pele oleosa

A pele oleosa necessita de cuidados, pois ela produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal deixando os poros dilatados. Por esta razão, a pele oleosa apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida, devido ao acúmulo de oleosidade que obstrui os poros entupindo a pele com mais impurezas.

Ao contrário que muita gente pensa, não é porque a pele é oleosa que não precisa ser hidratada. Ela deve ser limpa para retirar o excesso de oleosidade e as impureza, e também hidratada para não ressecar.

Esfoliante caseiro de Mel e Açúcar

Embora a ingerir açúcar em excesso faça mal à saúde, a mistura de açúcar com mel é um poderoso esfoliante caseiro que pode ser facilmente preparado em casa. A receita é excelente para o rosto, mas também pode ser usada no corpo inteiro, principalmente nos cotovelos e pés.

O açúcar deve ser cristal por ser mais abrasivo, mas os açúcares orgânico ou mascavo são opções mais naturais e menos agressivas. A esfoliação deve ser feita com movimentos suaves, em círculos, nunca forçando a mistura sobre a pele para evitar lesões devido aos grãos não uniformes do açúcar.

O esfoliante caseiro vai ajudar na na absorção de nutrientes responsáveis pela saúde e boa aparência da pele. Ele vai devolver o brilho e a maciez natural da pele, retirando todas as impureza e o excesso de oleosidade devido a ação adstringente e antisséptica do mel. Os resultados podem ser notados em alguns minutos após a aplicação, e o tratamento pode ser feito uma vez por semana. Além disso, é possível incluir outros ingredientes na receita, dependendo da necessidade (como azeite, óleo de amêndoas, suco de limão, entre outros).

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal (refinado, orgânico ou mascavo);
  • ½ colher de chá de mel de mel de abelha (orgânico, opcional);
  • Suco de meio limão fresco (alternativa opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas (alternativa opcional)
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente (caso fique muito líquida, adicione mais açúcar). Em seguida, com movimentos leves e circulares vá esfoliando o rosto por 3 a 5 minutos. Mantenha a mistura sobre a pele por 10 minutos e depois enxágue bem o rosto com bastante água. Para finalizar, passe uma loção adstringente para fechar os poros. O processo pode ser repetido também por no máximo 3 vezes por semana, dependendo do grau de oleosidade da sua pele. Para hidratar, opte por produtos em gel livres de óleo e específicos para esse tipo de pele.

2. Receitas de esfoliante caseiro para pele seca

Normalmente, a pele seca possui tendência a ficar repuxando, especialmente após banhos muito quentes e climas secos. Em geral, quando muito seca pode ficar irritada e descamar. Nestes casos, é bom seguir um tratamento de pele seca para garantir a sua integridade e beleza. O ideal para evitar que a pele fique muito ressecada é fazer uma esfoliação na pele com esfoliante caseiro próprio para conseguir hidratar a pele de forma mais eficaz.

Esfoliante caseiro de Aveia

A aveia é uma substância que além de acalmar os poros da pele, é capaz de remover toda a sujeira e limpar profundamente o rosto. Além disso, é também muito poderoso para curar e combater a acne.

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • ¼ de colher de chá de sal (aumenta as propriedades esfoliantes da aveia);
  • 1 colher de chá de água, azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Outra alternativa:

  • 45 g de fubá
  • 1 colher de sopa de sal marinho (sal grosso);
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e aplique o esfoliante caseiro no rosto com movimentos circulares, esfoliando a pele por três minutos. Deixe a mistura no rosto por cerca de 10 minutos, depois enxágue bem o rosto. Em seguida, passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

3. Receitas de esfoliante caseiro para pele mista

Essa receita de esfoliante caseiro serve tanto para pele mista como para todos os tipos de pele. A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca, mas que tem como principal característica a oleosidade na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face.

1. Esfoliante caseiro de Mamão

O mamão é uma fonte rica de nutrientes de propriedades antioxidantes como os carotenóides, vitamina C e flavonoides; vitaminas do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; e os minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras. Assim, é um excelente ingrediente para esfoliante caseiro para peles mistas por promover todos os benefícios que este tipo de pele necessita.

Ingredientes:
  • Meio mamão
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal.
Modo de preparo:

Amasse o mamão com um garfo, misturando com o açúcar. Aplique o esfoliante caseiro no rosto com movimentos leves e circulares, esfoliando a pele por três minutos. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, exágüe bem o rosto. Para finalizar, aplique um tônico facial ou uma loção adstringente.

2. Esfoliante caseiro de Iogurte e Café

Essa receita de esfoliante caseiro é para todos os tipos de pele, pois é uma receita rica em antioxidantes, própria para quem deseja uma esfoliação com propriedades rejuvenescedoras como os cremes anti-idade.

O segredo está, na verdade, na cafeína presente na borra de café, que estimula a circulação sanguínea, ativando a regeneração celular. Caso a sua pele for oleosa e acnéica, a dica é usar a borra para controle e prevenção.

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1/2 xícara de café moído ou 1/2 colher de sopa de borra de café;
  • 1 xícara de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de iogurte natural.
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique o esfoliante caseiro no rosto com movimentos leves e circulares, esfoliando a pele por três minutos. Deixe agir por 10 minutos e, em seguida, exágüe bem o rosto. Para finalizar, aplique um tônico facial ou uma loção adstringente e o seu hidratante de preferência.

3. Receitas de esfoliante caseiro para pele sensível

A pele pode ficar sensível por diversas razões e em qualquer momento da vida. Isso acontece quando a função protetora de barreira da pele fica comprometida, fazendo com que ela fique mais suscetível aos fatores externos irritantes, como bactérias, substâncias químicas, alérgenos, entre outros.

Os sintomas podem aparecer em forma de vermelhidão, escamação e inchaço, podendo até coçar. O ideal é usar receitas que não irritem ainda mais a pele, aliviem os sintomas e promovam a cicatrização, assim como a hidratação.

Por isso, a pele sensível precisa de um cuidado extra, com um bom protetor solar FPS 40 ou mais e hidratantes para mantê-la bem cuidada.

Esfoliante caseiro de Morango com iogurte

Assim, como o mamão, o morango é rico em nutrientes como a vitamina C, A, E, B5 e B6, além de minerais como Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante para o organismo. Já o iogurte possui alfa-hidroxiácido conhecido pelo seu alto poder umectante e clareador. E a aveia ajuda na nutrição da pele de forma mais suave. Por isso, essa receita de esfoliante caseiro é uma excelente opção para peles sensíveis.

Ingredientes:
  • 125 ml de iogurte natural;
  • 4 morangos frescos;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 30 g de açúcar cristal;
  • 2 colheres de sopa de aveia fina.
Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes, amassando com um garfo os morango ao iogurte, e depois ao restante deles. Aplique o esfoliante caseiro com movimentos circulares, em todo o rosto. Em seguida enxágüe com bastante água.

Receitas de esfoliante caseiro para o corpo

esfoliante caseiro para os pés
Esfoliante caseiro pode ser usado no corpo inteiro, especialmente nos pés e cotovelos.

Todas as receitas acima também podem ser aplicadas ao corpo, desde que se aumente as quantidades de ingredientes. Portanto, as variações nas receitas abaixo serão mínimas.

A esfoliação corporal irá proteger a pele contra manchas que aparecem através do ressecamento e também ajuda a ativar a circulação, prevenindo o envelhecimento e a flacidez. Além disso, a esfoliação vai deixar a pele mais limpa e hidratada.

Para aplicar a esfoliação caseira no corpo, é aconselhável tomar um banho com água morna e com a pele úmida, massagear com o esfoliante caseiro todas as áreas do corpo, como os pés para remover a pele mais grossa, pernas, joelho, cotovelos. Porém, tome cuidado para não massagear com força as áreas de pele mais fina, como a virilha, para não danificar ou irritar a pele dessa região.

Confira abaixo algumas receitas de esfoliante caseiro para o corpo:

Esfoliante caseiro com Açúcar ou Fubá

Ingredientes:
  • 5 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fubá (ingrediente opcional);
  • 5 colheres de sopa de óleo vegetal de sua preferência (azeite de oliva ou óleo de amêndoas);
  • Creme hidratante corporal de sua preferência.
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, e com as mãos ou a ajuda de uma espátula, espalhe por todo o corpo ou nas regiões que deseja esfoliar. Vá fazendo movimentos circulares delicadamente por todo o corpo. Em seguida, enxágue bem e para finalizar, passe um hidratante específico para seu tipo de pele. Evite os banhos quentes para não ressecar a pele. Prefira sempre a água morna ou fria.

Esfoliante caseiro com Gengibre

Essa receita de esfoliante caseiro é específica para os pés. Excelente para relaxar a musculatura, inchaços e o cansaço, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ingredientes:
  • 1 Colher de açúcar cristal;
  • 1 Colher de gengibre em pó;
  • 1 Colher de mel;
  • 3 Colheres de óleo de amêndoas
Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes até formar uma pasta, e aplique o esfoliante nos pés com movimentos rápidos e circulares, dando maior atenção às partes mais ásperas. Enxágue com água morna, seque com uma toalha e aplique o creme hidratante.

Leave A Reply

Your email address will not be published.