Take a fresh look at your lifestyle.

Escova Definitiva: Preço, Produtos, Passo a Passo!

Cabelos lindos, brilhantes e principalmente, saudáveis é o objetivo de toda mulher na hora de escolher seus tratamentos capilares. No entanto, a rotina moderna não nos favorece com tempo suficiente para cuidar dos cabelos como eles merecem. Por isso, diferentes técnicas de alisamentos têm sido muito procuradas entre as mulheres que buscam simplificar a vida na rotina capilar. É o caso da escova definitiva ou plástica capilar, popularmente chamada também de alisamento japonês definitivo ou escova japonesa permanente.

O procedimento de alisamento químico dos cabelos realinha os fios mantendo os cabelos lisos e aposentando de vez as manutenções diárias, escovações com secador e chapinhas.

A técnica da escova definitiva é parecida com a escova progressiva, porém tem efeito mais prolongado e permanente exigindo retoques apenas na raiz, a cada seis a oito meses, dependendo da velocidade de crescimento dos fios.

O seu principal diferencial está no princípio ativo usado à base de tioglicolato e guanidina,  químicas “limpas” que modificam a estrutura interna das fibras capilares sem causar danos, garantindo esse efeito chapado mais natural por muito mais tempo. Ao passo que na progressiva, os ácidos e o formol utilizados agem na estrutura externa dos fios.

Portanto, devido a sua segurança, praticidade e retoques esporádicos que a escova definitiva vem conquistando todas as mulheres. Assim, saiba tudo sobre ela abaixo e conquiste os tão desejados cabelos lisos e sedosos!

Escova definitiva: O que é?

Escova definitiva alisa os cabelos permanentemente,
Escova definitiva alisa os cabelos permanentemente,

A escova definitiva também é conhecida por uma variedade de outros nomes, como por exemplo, alisamento japonês, alisamento definitivo, escova permanente, escova japonesa e plástica capilar. No entanto, todos esses nomes descrevem o mesmo procedimento: alisamento químico à base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxidos (de sódio ou lítio).

Todos esses princípios ativos agem diretamente na cadeia de proteínas das moléculas dos fios, alterando a sua estrutura de dentro para fora, porém sem atingir o bulbo capilar. Com isso, as fibras capilares se tornam mais maleáveis, facilitando o seu modelamento, seja para o liso ou maior definição dos cachos.

O resultado são fios com efeito liso permanente, sem frizz e por tempo mais prolongado, sem danos na sua estrutura, pois seus princípios ativos são considerados “químicas limpas” pela maioria dos especialistas devido ao grau de nocividade mais brando e seguro.

Tanto é que esses compostos são os únicos liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a utilização em procedimentos capilares.

No entanto, apesar de modificar a estrutura dos fios, a escova definitiva não é capaz de alterar a sua genética alisando os fios dentro do bulbo capilar, onde é determinada a sua forma.

Portanto, retoques esporádicos deverão ser feitos nas raízes à medida em que os cabelos forem crescendo e destoando a forma original da parte alisada.

Escova definitiva é o mesmo que progressiva?

Tanto a escova definitiva quanto a escova progressiva são procedimentos de alisamento químico, porém são técnicas totalmente diferentes. A escova definitiva, como já dissemos, alisa o cabelo de forma permanente através da modificação na estrutura dos fios, exigindo poucos retoques apenas à medida que os fios vão crescendo.

Já o alisamento com a escova progressiva age apenas externamente nos fios, sendo bem mais agressiva para conseguir o mesmo resultado, pois utiliza princípios ativos como ácidos e formol para alisar. Além disso, o alisamento é temporário e dura bem menos, pois vai se desfazendo com as lavagens.

Qual a duração da escova definitiva?

A escova definitiva tem uam duração bem maior que a escova progressiva.
A escova definitiva tem uam duração bem maior que a escova progressiva.

Apesar do nome escova definitiva, o procedimento é permanente no sentido de que o resultado é mais duradouro. Isso porque os cabelos não param de crescer, com isso os retoques devem ser feitos na raiz para evitar o “contraste” com as partes alisadas.

Portanto, a sua duração vai depender muito da velocidade de crescimentos dos seus fios e do tipo do seu cabelo. Em geral, os cabelos crescem cerca de 1 centímetro por mês, sendo que os cabelos crespos costumam destoar mais rapidamente.

Assim, os retoques terão que ser feitos a cada 3 meses. Já os cabelos mais lisos ou ondulados, podem ser retocados a cada 6 meses.

Na verdade, tudo vai depender do quanto for desconfortável para você ficar com as raízes diferentes do comprimento restante alisado.

Vantagens e desvantagens da escova definitiva

A vantagem da escova definitiva é a sua duração, que pode ser uma desvantagem caso você se arrependa.
A vantagem da escova definitiva é a sua duração, que pode ser uma desvantagem caso você se arrependa.

A principal vantagem da escova definitiva é a sua duração, muito superior à escova progressiva, e o fato de que é mais segura e não danifica os fios devido às suas químicas mais brandas.

No entanto, como todo procedimento químico, a escova definitiva também possui suas desvantagens.

O fato dela ser definitiva, por exemplo, pode se tornar uma enorme desvantagem caso você se arrependa ou enjoe do liso, querendo recuperar o formato original dos fios.

Isso porque a tarefa contrária é mais difícil, uma vez que você tenha alterado a estrutura capilar. Ou seja, você vai ter que esperar o cabelo crescer e ter muita paciência.

Durante o período de mudança, o ideal é manter o cabelo novo a base de muitas hidratações e alisamentos naturais, escova e chapinha, a fim de ir alisando a raiz para evitar destoar muito do resto do cabelo alisado, até que você consiga atingir um comprimento adequado para ir aparando.

Outra desvantagem é o tempo que leva para a sua aplicação, que pode demorar cerca de 4 a 8 horas, dependendo do cabelo, para ser aplicada. Sendo que durante todo o procedimento, os fios devem se manter esticados e intocáveis, para não marcar o cabelo.

Além disso, depois de aplicar o produto alisante, faz-se pausas de 20 minutos para ele agir, depois o cabelo é enxaguado, pranchado e neutralizado para formar uma camada impermeável nos fios a fim de aumentar a sua duração. Por fim, recomenda-se uma nutrição capilar.

O que se pode esperar de uma escova definitiva?

O efeito da escova definitiva pode ser tanto liso como cacheado.
O efeito da escova definitiva pode ser tanto liso como cacheado.

A escova definitiva, como o próprio nome já implica, trará um de cabelo liso, seja qual for a forma do seu cabelo, relativamente liso, ondulado, cacheado, crespo ou afro. Há um tempo atrás, algumas mulheres reclamavam do efeito um tanto artificial por deixar os fios excessivamente chapados.

No entanto, as tecnologias de hoje estão muito avançadas e capazes de desenvolver produtos cada vez mais eficazes que garantem um tratamento seguro, que não causam danos aos cabelos, promovendo resultados muito mais naturais.

No entanto, como não promove mais aquele liso chapado artificial, os cabelos afros ou muito crespos são os que menos vão se beneficiar do aspecto liso natural. Além disso, por causa da raiz crespa, o cabelo ao crescer dá muita diferença do restante alisado, e o caimento já não fica tão natural.

Os melhores resultados vão depender da marca do produto utilizado, do profissional atento ao procedimento que vai realizar, assim como o seu conhecimento sobre a técnica utilizada, e claro, o histórico do cabelo, que determinará se os fios suportarão a química aplicada.

Ou seja, a escova definitiva, como qualquer outro procedimento químico, deve ser aplicada somente nos cabelos saudáveis. Cabelos quimicamente tratados e extremamente danificados devem evitar o procedimento. Isso nos leva ao próximo tópico abaixo.

Indicações, contraindicações e restrições

A escova definitiva requer cuidados, mas pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.
A escova definitiva requer cuidados, mas pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

A escova definitiva é indicada para toda mulher que deseja alisar os cabelos em definitivo, que esteja com os cabelos saudáveis e que não tenha passado por outros tratamentos químicos recentemente para que os fios não sofram maiores danos.

Isso porque à princípio, a escova definitiva pode ser feita em cabelos virgens a qualquer momento, mas a presença de outras químicas nos fios pode conflitar com a química do alisamento por não serem compatíveis. Por isso, é preciso estar atenta aos ingredientes presentes na fórmula do produto e nas substâncias utilizadas.

Lembrando que o procedimento é praticamente permanente e difícil de reverter, caso haja arrependimento ou mude de ideia. Portanto, antes de fazer, esteja certa do que você deseja.

Caso se arrependa, recomenda-se esperar entre 4 e 8 meses até usar outro tipo de alisamento. Para voltar aos cabelos naturais, a solução é ir usando secador e chapinha nas partes que estão crescendo para alisar e não diferenciar muito do restante do comprimento alisado. Depois, dependendo do comprimento dos fios, faça um corte químico.

Dito isso, a escova definitiva pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, sejam eles crespos, ondulados e até afros. No entanto, os muito crespos necessitarão de uma manutenção maior e retoques mais freqüentes. Assim, conheça cada substância usada na escova definitiva para fazer a sua escolha:

Tioglicolato:

O tioglicolato de amônia é a substância mais usada na escova definitiva, pois é compatível com a maioria das químicas, inclusive as presentes em tinturas e descoloração, desde que os fios estejam saudáveis.

Guanidina:

A guanidina tem o mesmo respaldo que o tioglicolato, mas as luzes ou qualquer técnica de clareamento devem ser evitadas para não ressecar os fios. Caso deseje tingir, opte por colorações sem amônia, pois a guanidina não é compatível com essa substância, podendo acarretar em quebras.

Hidróxidos:

A escova definitiva costuma ser feita com hidróxido de sódio. No entanto, essa substância não é compatível com a química da descoloração, mesmo que o cabelo tenha sido tingido por cima.

O contrário também não pode – cabelos alisados com hidróxido de sódio não podem ser descoloridos. Por outro lado, o hidróxido de sódio pode ser aplicado em cabelos apenas tingidos.

Em todos os casos, vale ressaltar que a escova definitiva só deve ser realizada nos cabelos saudáveis para evitar que os cabelos fiquem extremamente fracos, elásticos e quebradiços.

Escovas definitivas para cada tipo de cabelo

A escova definitiva deve ser feita de acordo com cada tipo de cabelo.
A escova definitiva deve ser feita de acordo com cada tipo de cabelo.

Por mais incrível que seja, a escova definitiva é capaz de alisar os fios, mas também definir os cachos e ondulações, já que ela altera a estrutura dos fios tornando-os mais maleáveis à forma que você quiser dar. De novo, tudo vai depender da substância que você irá utilizar para chegar ao resultado. Veja abaixo:

Escova definitiva para cabelo liso

Até quem tem o cabelo relativamente liso, com apenas algumas ondulações, costuma optar pela escova definitiva devido a sua praticidade e baixa manutenção. Neste caso, o procedimento vai deixá-lo ainda mais liso, sem nenhum fio levantado, como se tivesse sido pranchado.

Por outro lado, existe a opção inversa, para deixar os fios cacheados ou com ondas definitivas. Para ambos os casos, a melhor substância para a escova definitiva é o tioglicolato.

Escova definitiva para cabelo ondulado

O cabelo ondulado é aquele que possui ondas que descem de cerca de 15 cm do couro cabeludo, que formam cachos apenas nas pontas ou da metade do cabelo para baixo. Neste caso, a substância ideal para a escova definitiva é também o tioglicolato.

Escova definitiva para cabelo frisado

Normalmente, os cabelos frisados possuem ondas pouco definidas e excesso de volume. Neste caso, a substância ideal é novamente o tioglicolato.

Escova definitiva para cabelo anelado

Em geral, o cabelo anelado tem cachos mais sutis que os cabelos encaracolados, que começam mais abaixo da raiz do cabelo. Além disso, eles possuem uma oleosidade um pouco maior que os encaracolados e crespos. Portanto, a escova definitiva ideal é com tioglicolato.

Escova definitiva para cabelo cacheados

Ao contrário do cabelo anelado, os cabelos cacheados possuem cachos que descem já do topo da cabeça mais fechadinhos. Para este tipo de cabelo, a substância ideal para a escova definitiva é a guanidina, pois os fios tendem a ser mais ressecados.

Escova definitiva para cabelo crespo e afro

O cabelo crespo e afro possuem fios mais secos e armados, onde a oleosidade não consegue penetrar de jeito nenhum, e cachos bem fechados e pouco definidos. Para este tipo de cabelo, a escova definitiva mais recomendada é à base de hidróxidos.

Cuidados antes e depois da escova definitiva

Após fazer escova definitiva deve-se seguir alguns cuidados.
Após fazer escova definitiva deve-se seguir alguns cuidados.

Primeiramente, antes de fazer a escova definitiva faça o teste da mecha uma semana antes do tratamento (7 a 10 dias), pois a química utilizada no procedimento age lentamente e pode demorar para apresentar as reações.

Opte por fazer a escova definitiva em  um bom salão com um profissional competente que tenha conhecimento sobre a técnica. Se você nunca fez uma escova definitiva ou não tem experiência em aplicar tratamentos capilares, não arrisque.

Assim, tente fazer a escova definitiva em casa, pois as químicas devem ser misturadas manualmente pelo profissional e em doses exatas.

Lembre-se que a escova definitiva é um processo difícil e demorado e deve ser realizado da maneira adequada para os melhores resultados sem danos à saúde. Além disso, a técnica é permanente, caso saia algo errado, só cortando.

Quando no salão, certifique-se de que o profissional irá utilizar uma chapinha de porcelana, pois as chapinhas de metal podem queimar os fios, principalmente se a escova definitiva for com tioglicolato de amônio.

Cuidados após a escova definitiva:

A escova definitiva traz uma praticidade sem igual, livrando a pessoa de uma manutenção diária com escovações, secador e chapinha, mas para para manter os seus cabelos saudáveis e com boa aparência, é preciso manter certos cuidados para aumentar a sua duração e evitar danos aos fios. São eles:

  • Hidratações semanais com produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Saiba mais como fazer hidratação para cabelos ressecados e quebradiços;
  • Evitar o shampoos anti-resíduos ou de limpeza profunda, para não remover a química dos fios mais rapidamente;
  • Evitar elásticos ou acessórios de prender o cabelo nos primeiros meses para não marcar os fios;
  • Cortar ou aparar as pontas após a aplicação para retirar pontas quebradiças e ajustar o tamanho dos fios;
  • Pintar os cabelos só após 15 dias (de acordo com as químicas compatíveis à substância usada no alisamento), pois a escova definitiva pode clarear um pouco os fios;
  • Tente dormir em posição que não amasse os cabelos para não marcar os fios;
  • Lave os cabelos apenas 3 dias após a aplicação da escova definitiva;
  • Não saia na chuva ou molhe os cabelos após a aplicação da escova definitiva;
  • Evite usar monovin-A (vitamina A líquida concentrada) após o alisamento para crescer o cabelo rápido e hidratá-lo, para não ter que retocar antes do desejado.

Passo a passo da escova definitiva

A escova definitiva não causa danos ao cabelo e nem ao couro cabeludo por utilizar “químicas limpas”, e principalmente se os cabelos forem saudáveis, virgens, sem química.

No entanto, verifique com um dermatologista antes para saber se possui algum tipo de alergia de contato, e assim, determinar o melhor produto para alisar o cabelo sem causar danos permanentes ao cabelo ou couro cabeludo.

Já dissemos que a escova definitiva deve ser feita em um salão de beleza por um profissional experiente, mas se você se sente confortável para realizar o procedimento em casa, segue o passo a passo para a escova definitiva abaixo:

  • Passo 1: Lave os cabelos com um shampoo anti-resíduos (de preferência de pH alcalino, acima de 7) para abrir as cutículas dos fios e facilitar a penetração dos ingredientes. Depois retire o excesso de água com uma toalha;
  • Passo 2: Divida os cabelos em mechas finas e vá aplicando o produto com a ajuda de um pincel, a partir de 1 dedo de distância da raiz. Deixe agir por 40 minutos ou de acordo com a indicação do produto;
  • Passo 3: Enxágue os cabelos com água fria ou morna, retirando todo o excesso de água;
  • Passo 4: Divida novamente os cabelos em mechas e escove-os com um secador até secar;
  • Passo 5: Separe novas mechas e passe a chapinha, modelando o cabelo no formato desejado (liso, ondulado ou com cachos definidos);
  • Passo 6: Aplique o neutralizante nos fios, deixando agir por cerca de 10 a 20 minutos para formar uma camada impermeável em volta dos fios e prolongar o tempo do alisamento.
  • Passo 7: Dependendo do produto utilizado, para finalizar deve-se lavar o cabelo novamente com shampoo e condicionador de costume e, em seguida, borrifar soro fisiológico para fechar as cutículas dos cabelos.
  • Passo 8: Seque novamente escovando e chapando os fios mais uma vez com a chapinha. Pronto!

Onde encontrar produtos para escova definitiva?

Normalmente, todos os produtos para fazer escova definitiva são encontrados em qualquer loja de cosméticos do país, até na internet, variando nas substâncias desejadas para realizar o procedimento.

O preço dos produtos é um pouco salgado e variam com o tempo de aplicação, as marcas e qualidade dos produtos, tamanho e volume das madeixas.

Nos salões, o procedimento vai variar entre R$ 600,00 e R$ 1200,00, para todo o cabelo, e entre R$ 250,00 e R$ 500,00 para os retoques, dependendo da mão de obra cobrada pelo profissional.

No entanto, devido a sua durabilidade a escova definitiva pode ser considerada um bom custo-benefício.

Não esqueça que o produto deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de cabelo e resultado desejado, devendo tomar todos os cuidados mencionados acima após a sua realização. Como por exemplo, a utilização de bons shampoos para lavar, hidratação e reconstrução capilar caseira para evitar o ressecamento dos fios e mantê-los saudáveis e brilhantes.

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.