Take a fresh look at your lifestyle.

Detox capilar: preço, o que é? Como fazer?

O tratamento chamado de detox capilar é recurso cada vez mais necessário na vida moderna que oferece tantos entraves, tantas nocividades ao couro cabeludo que se desgasta facilmente se não tiver uma rotina de cuidados.

Além da poluição típica dos centros urbanos, tem-se que lidar com o aumento da temperatura nas estações quentes, os raios solares que contribuem para reforçar a oleosidade, os produtos e procedimentos químicos para hidratar e remodelar os cachos, xampus, progressivas, condicionadores, alisamento, cremes hidratantes.

Junte todos esses fatores à rotina corrida e até falta de grana para manutenção adequada e os resultados que temos são fios opacos, quebradiços, com pontas duplas, um visual decadente e até bruxuleante.

É para lidar com esse problema proporcionado pelas soluções para driblar os desgastes ocasionados pela vida moderna que foi desenvolvido o tratamento batizado de detox capilar.

Mas o que é exatamente esse tratamento? O que difere de outros existentes? Para quais casos é mais indicado? É possível fazer em casa ou somente com a ajuda de um profissional? Qual o preço médio do procedimento?

Todas essas dúvidas a respeito do detox capilar serão abordadas a seguir nos tópicos abaixo.

O que é detox capilar?

Como mencionado no começo, detox capilar é um tratamento, uma hidratação dos fios, uma limpeza.

Essa última palavra é a chave para entender o que é detox capilar e a utilidade de sua aplicação: é uma limpeza profunda.

É o que o difere de outros tratamentos como cronograma capilar. Enquanto uns são voltados para a hidratação e renovação dos fios, o detox capilar foca na limpeza, o que também terá como consequência a melhora do aspecto saudável dos fios.

Lembra aqueles problemas apontados acima de aumento de oleosidade por causa da temperatura, do sol, poluição e produtos químicos passados no cabelo? Essa oleosidade, sujeira, resíduos de produtos químicos, acabam se acumulando no couro cabeludo, formando uma mistura muito nociva a saúde dos fios, que acaba por “intoxicá-los”, provocando caspa, dermatite, oleosidade e queda de cabelo.

O detox capilar é um tratamento que promove limpeza profunda e retira esses acúmulos, essas impurezas. Essa limpeza proporciona maior circulação local e renovação celular.

Indicações para detox capilar

Todos os tipos de cabelo podem fazer detox capilar, no entanto, é especialmente recomendado para quem tem cabelo oleoso. Cuidado, porém, pois ao exagerar na dose ou na frequência, os resultados podem ser prejudiciais, proporcionando muito desgaste aos fios.

O ideal é fazer detox capilar uma vez por semana, contudo, se perceber alguma alteração desagradável, estenda o prazo para quinze dias.

Como é feito o detox capilar?

Para fazer esse tratamento de limpeza profunda, são utilizados produtos específicos que contêm, em suas fórmulas, ativos naturais. Esses ativos naturais contam com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que tratam os fios sem ressecá-los.

Os tipos de ativos encontrados em xampus e condicionadores de detox capilar são:

  • Chá-verde;
  • Alecrim;
  • Hortelã;
  • Arnica;
  • Gengibre;
  • Jaborandi;
  • Carvão ativado;
  • Camomila;
  • Hamamélis;
  • Carqueja.

E muitos outros.

É possível fazer o detox capilar em casa ou precisa ir ao salão?

O procedimento pode ser feito das duas formas, em casa ou com o auxílio de um profissional. Claro que os riscos são menores fazendo o detox capilar em local especializado, mas o procedimento caseiro não é tão difícil. Abaixo vamos mostrar algumas receitas naturais e modo de aplicação.

Estima-se que o preço médio de um detox capilar em salão esteja entre R$ 80,00 a R$ 150,00.

Ao ir até o salão de beleza para realização de detox capilar, as etapas do processo normalmente se resumem a uma avaliação do profissional para identificar as principais necessidades do cabelo, o preparo de mistura com ativos naturais, aplicação direta no couro cabeludo e finalização com uma esfoliação leve, precedendo a lavagem.

Principais ativos naturais

Os ativos naturais dos produtos voltados para detox capilar apresentam particularidades indicadas para casos específicos.

Carvão ativado

Um dos ativos naturais mais comuns em produtos de detox capilar é o carvão ativado. As principais características e efeitos dessa substância no couro cabeludo são a absorção de toxinas e a remoção de impurezas. Ideal para quem submeteu os fios a tratamentos químicos intensos e prolongados.

Argila verde

Pode causar estranheza a ideia de passar argila nos fios capilares, já que é mais comum o seu uso para tratamento facial, mas o material pode, sim, ser aplicado nas madeixas. Também faz o trabalho de remoção de resíduos, de partículas de sujeira, de células mortas, e colabora para melhor a circulação sanguínea na região, diminuindo a oleosidade.

Outros ativos

Alga azul é um ativo voltado para a saúde do couro cabeludo. Já o gengibre e o chá verde são os tipos de ativos de detox capilar dedicados totalmente a uma limpeza profunda. Os produtos que têm como função principal repor os nutrientes dos fios são os baseados em ativo de trigo.

Fazendo em casa

Além de xampus e condicionadores, é possível incrementar ou basear inteiramente o detox capilar em produtos naturais. Selecionamos uma receita rápida para fazer a limpeza profunda no seu cabelo em casa.

Veja os ingredientes de que necessitará:

  • Argila verde (uma colher de sopa);
  • Gotas de óleo de eucalipto (duas);
  • Gotas de lavanda (duas).

Basta misturar esses ingredientes com água até que virem uma solução homogênea e depois basta fazer a aplicação no cabelo.

Aguarde vinte minutos e enxágue usando xampu seguido de condicionador.

Tipos mais comuns de detox capilar

1. Para cabelo cacheado

Um dos produtos mais populares de detox capilar para cabelos cacheados encontrado em lojas do ramo é Shampoo Detox Acquaflora.

Sua fórmula não contém Lauril Sulfato de Sódio e conta com Vitaminas E, Bioativo de Algas Marinhas Tropicais, substâncias que ajudam no trabalho de revigorar o couro cabeludo e que são fontes de vitaminas e minerais.

Já uma solução caseira de detox capilar para fios cacheados, tipo de cabelo que costuma ser mais ressecado, já que a curvatura natural dos fios prejudica o alcance da hidratação natural que fica a cargo do couro cabeludo, é o detox capilar orgânico.

Os ingredientes

Para preparar o detox capilar orgânico, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Gengibre ralado (um pedaço);
  • Argila verde orgânica (100 gramas e em pó);
  • Cascas de Barbatimão;
  • Alecrim fresco ou desidratado.

Modo de preparo

  1. Em uma jarra com 300 ml de água, ferva as cascas de Barbatimão;
  2. Apague o fogo e em seguida adicione o gengibre ralado e o alecrim;
  3. Deixe esfriando em infusão e com a jarra vedada;
  4. A argila verde deve ser colocada em um recipiente à parte;
  5. Com o chá pronto, deve-se hidratar a argila adicionando o chá até que ganhe consistência.

Aplicação

Com um pincel, aplique a mistura no cabelo seco.

2. Com suco de laranja

Tem também uma receitinha com suco de laranja. Sim, o suco natural age como um antioxidante natural!

Para fazer o detox capilar com suco de laranja, siga esses procedimentos:

  • Lavar o cabelo normalmente utilizando um xampu anti resíduo;
  • Após a lavagem, deixar o cabelo de molho por pelos 10 minutos;
  • Esse tempo é necessário para a abertura de cutículas;
  • Depois desse intervalo, aplicar no cabelo o jarro com suco de laranja;
  • Deixe a substância natural agir por 15 minutos.

Outra receita popular e rápida de detox capilar é com canela e bicarbonato de sódio.

Ingredientes

  • Meia (½) xícara de canela (em pó);
  • Uma (1) colher de bicarbonato de sódio;
  • Uma (1) colher de azeite.

Modo de preparo

  1. Misturar a canela com o azeite;
  2. Após a mistura, acrescentar o bicarbonato de sódio e misturar novamente;
  3. Formada a pasta, aplicar no cabelo: ele deverá está úmido, não encharcado;
  4. Com uma touca plástica, aguarde a ação por 20 minutos e retire a substância enxaguando com xampu e condicionador.

3. Com babosa

A babosa é ótima para os cabelos, combate a queda e fortalece a raiz. Uma receita de detox capilar com tal ingrediente é a seguinte:

  • Cortar uma folha de babosa ao meio;
  • Retirar a polpa com uma colher ou objeto semelhante;
  • Bater no liquidificador;
  • Coar;
  • Acrescentar açúcar na massa até ficar espessa, grossa, volumosa;
  • Lavar o cabelo normalmente com xampu;
  • Aplicar o detox capilar natural, massageando com as pontas dos dedos;
  • Deixar agir por 20 minutos;
  • Enxaguar;
  • Aplicar o condicionador;
  • Finalizar com creme de pentear.

4. Com açúcar

O açúcar é usado em tratamentos de pele para esfoliação e também causa o mesmo efeito se aplicado no couro cabeludo. A receita simples de detox natural com açúcar é bem simples.

Não há uma quantidade determinada de açúcar. Basta pegar uma pequena quantidade, o suficiente para misturar ao xampu na hora de lavar os cabelos, sem que se forme uma mistura muito espessa.

A massagem realizada com essa mistura promove esfoliação para a circulação do sangue na região, o que, como já explicado, é benéfico para a saúde capilar dos fios.

Considerações finais

Gostou deste artigo, deste conteúdo sobre detox capilar?

Então curta, compartilhe, avalie, opine. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença!

Você pode ler mais assuntos relacionados ao tema deste artigo na nossa sessão de beleza. Confira!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais