Take a fresh look at your lifestyle.

Depilação com Linha: Como Fazer? Passo a Passo

A depilação faz parte da rotina de muitas mulheres há anos, porém homens também já aderiram ao método de se livrar dos pelos indesejáveis. Embora o método mais antigo seja a cera quente ou fria, nem todo mundo se adapta. Por isso, a depilação com linha, também conhecida por depilação à fio ou depilação egípcia, tem conquistado o público a cada dia.

É uma técnica muito eficiente em eliminar pelos de qualquer região do corpo, porém é mais utilizada em regiões mais delicadas, como sobrancelha, buço ou rosto e virilha. A sua principal vantagem é não irritar a pele deixando-a vermelha, muito comum em outras técnicas como a cera ou a lâmina. Além disso, por arrancar os pelos pela raiz, é capaz de retardar o seu crescimento e fazer com que ele não cresça encravado.

Como o próprio nome já indica, a remoção dos pelos é feita com uma linha fina de costura em 100% algodão entrelaçada deslizando sobre a pele. Apesar de exigir prática, a técnica pode ser feita tanto em casa pela própria pessoa, ou nos salões de beleza. É indicada para todos os tipos de pele, mas principalmente para quem tem a pele mais sensível ou propensa a encravar.

Ficou interessada? Então continue lendo o artigo abaixo para saber mais sobre a depilação com linha, suas vantagens e contraindicações e como fazê-la você mesma!

O que é depilação com linha?

A depilação com linha é um método de remoção de pelos natural e eficaz.
A depilação com linha é um método de remoção de pelos natural e eficaz.

A depilação com linha, à fio ou egípcia é uma técnica de remoção de pelos já muito difundida no Oriente Médio, que utiliza uma linha de 100% algodão entrelaçada entre os dedos (formato de “oito”), para remover os pelos indesejados, principalmente de áreas pequenas, em que os pelos são mais finos e quase invisíveis.

A técnica pode ser empregada em todas as regiões do corpo, especialmente as mais sensíveis e suscetíveis ao encravamento, pois é capaz de remover os pelos sem irritar ou ferir a pele, provocando vermelhidão. Além disso, é capaz de retardar o crescimento dos pelos devido à remoção eficiente pela raíz.

As partes mais comuns que utilizam a depilação com linha são a região da barba, buço, lateral do rosto e sobrancelhas. Mas também pode-se remover os pelos das axilas, pernas e virilha, apesar de ser mais dolorosa nessas áreas.

Como funciona a depilação com linha

Durante a depliação com linha utiliza-se uma linha 100% de algodão entrelaçada para remover os pelos.
Durante a depliação com linha utiliza-se uma linha 100% de algodão entrelaçada para remover os pelos.

A depilação com linha é uma das técnicas mais simples de remoção de pelos. Para realizar o procedimento é necessário apenas uma linha 100% algodão, em que se entrelaçam as pontas, a fim de formar dois círculos em formato de ∞ para passar sobre a região desejada. O movimento se dá por vai e vem no local, que faz com que os pelos se prendam na linha e sejam arrancados pela raiz.

Depilação com linha no rosto

Um dos lugares mais comuns em que se utiliza a depilação com linha é a região do rosto, pois a técnica é ideal para áreas pequenas em que os pelos são muito finos, curtos e quase invisíveis. As áreas mais utilizadas na remoção de pelos é a do buço, embaixo do queixo, sobrancelhas e laterais da bochecha.

Com a frequência, os pelos vão ficando cada vez mais fracos, demorando mais a crescer e, consequentemente imperceptíveis. Além disso, a depilação nessas áreas é a ideal, pois não agride a pele, não machuca, não deixa avermelhada e não engrossa como as pinças.

Depilação com linha na virilha

Embora não seja uma das áreas mais escolhidas, por conta da dor e da quantidade de pelos. A depilação com linha também pode ser utilizada para remover os pelos da virilha. No entanto, dependendo da quantidade e grossura dos pelos, a região vai exigir maiores cuidados para não encravar.

Apesar de demorar muito mais tempo, quando é bem feita, tem maior duração e ainda faz afina os pelos, deixando-os mais fracos a cada nova sessão, sem encravar.

Vantagens e benefícios da depilação com linha

São muitas vantagens e benefícios da depilação com linha.
São muitas vantagens e benefícios da depilação com linha.

Além de muito eficiente na remoção de pelos mais difíceis, a principal vantagem da depilação com linha é ser uma técnica 100% natural, muito higiênica, que não usa nenhuma química.

Por isso, é muito indicada para todos os tipos de pele, incluindo as peles mais sensíveis, poi não causa nenhum tipo de alergia. Além disso, possui muitas outras vantagens e benefícios, como os a seguir:

  • Não provoca flacidez na pele da região em que foi realizada;
  • Não deixa a pele manchada, inchada ou vermelha após o procedimento, melhorando a aparência em até 15 minutos;
  • Remove pelos ainda curtos, fininhos e de difícil remoção, eliminando toda lanugem e deixando a pele lisinha;
  • Retarda o tempo de crescimento do pelo, diminuindo a sua produção e tornando-o cada vez mais fracos e mais finos, durando até 30 dias ou o tempo de seu crescimento;
  • Não provoca agride a pele, nem provoca bolhas, cortes ou queimaduras;
  • Pode ser realizada em conjunto com outras intervenções estéticas;
  • Preserva a queratina natural na derme;
  • Remove as células mortas;
  • Ativa a circulação sanguínea na face;
  • Evita que os pelos encravem;
  • A técnica é barata comparada a outros métodos, podendo até ser feita em casa.

Desvantagens e Contraindicações

A depilação com linha não é recomendada a peles acnéicas.
A depilação com linha não é recomendada a peles acnéicas.

A depilação com linha possui mesmo muitas vantagens e benefícios, mas ainda é preciso tomar alguns cuidados para não ter efeitos negativos.

Apesar de não agredir a pele como nas técnicas de cera quente, existe ainda a dor momentânea que muitas vezes não é suportada por quem costuma ter a pele muito sensível ou com pouca resistência à dor, dependendo da sensibilidade da pessoa.

Além disso, a depilação com linha não é indicada para quem tem a pele acneica, uma vez que a linha atinge as espinhas inflamadas durante a remoção dos pelos, podendo causar ferimentos, prejudicar a aparência e o bem-estar da pele.

Outra desvantagem é o fato de que, quando feita em casa, por falta de prática, pode ser bem mais complexa que utilizar cremes depilatórios, lâminas ou aparelhos depilatórios eletrônicos.

Quanto à isso, você pode recorrer aos salões de beleza, mas também não precisa deixar de tentar em casa. Pois, com um pouco de paciência e dedicação, você vai dominar essa prática em pouco tempo.

Depilação com linha X Depilação com cera

Tanto a depilação com linha quanto a depilação com cera quente são eficazes e perfeitamente capazes de proporcionar uma depilação completa ao remover os pelos pela raiz.

A única diferença é a técnica empregada. Na depilação com linha, ela proporciona uma espécie de esfoliação na área depilada, pois o atrito da linha com a pele remove os pelos e também auxilia na remoção das células mortas da camada superficial da pele.

Além disso, como já dito antes, uma das suas vantagens é a de enfraquecer os pelos, o que diminui a sua produção e reduz o seu crescimento. Por outro lado, a temperatura da cera dilata os poros e facilita sua extração com mais suavidade. Já no quesito preço, ambas possuem praticamente o mesmo valor, não apresentando grandes variações.

Sendo que ambas também podem ser feitas em casa, mas a depilação com cera quente vai exigir um material mais caro (a cera) de maior qualidade, podendo encarecer a técnica.

Leia mais: Microblading Fio a Fio: Preço, Cuidados e Passo a Passo!

Como fazer a depilação com linha em casa

Para a depilação com linha são necessários apenas poucos materiais, mas muita prática.
Para a depilação com linha são necessários apenas poucos materiais, mas muita prática.

Gostou do método de depilação com linha? Se quiser aprender como fazê-la em casa por conta própria, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Um espelho;
  • Creme hidratante de efeito calmante;
  • Talco;
  • Linha de costura 100% de algodão ou poliéster branca;
  • Luvas de látex para proteger as mãos.

Passo a passo para preparar a linha:

O primeiro passo é cortar a linha na medida equivalente à distância entre o seu pulso até o ombro, cerca de 20 a 40 cm. Em seguida, una as pontas da linha, dando 2 ou 3 nós, para ficar bem firme.

Depois, posicione três dedos de cada mão dentro do círculo formado pela linha e estique-os para lados opostos, de forma que ela fique retangular. Torça a linha em seu centro, cruzando-a no meio cerca de 5 vezes para formar um oito.

Passo a passo para fazer a depilação:

Depois de preparar a linha, lave bem o rosto com esfoliante, seque bem e escolha uma posição confortável para remover os pelos. Aplique antes o talco na região que você deseja depilar. Ele vai ajudar a absorver a oleosidade da pele, facilitando a visibilidade dos pelos e o deslizamento da linha.

Em seguida, estique bem a pele para facilitar a remoção do pelo e diminuir a dor. No caso do buço, coloque a língua contra a bochecha para remover os pelos do canto, e pressione os lábios inferiores e superiores para remover os pelos da parte central do buço. Já no caso da parte inferior da sobrancelha, feche o olho, puxando a pálpebra para cima.

Agora é só posicionar o local torcido da linha sobre a área em que se concentram os pelos a remover (sempre dentro de sua maior abertura). Abra e feche as mãos em movimento de tesoura, para que a torção da linha se prenda ao pelo e o remova, repetindo o processo por todo o local desejado.

Por fim, passe o creme hidratante para aliviar a pele e evitar maiores irritações na pele. No início pode parecer complicado e demorado, mas a frequência resulta na prática e com o tempo você vai virar especialista em depilação com linha.

Principais cuidados após a depilação com linha

Depois de terminado o procedimento, é normal a pele ficar um pouquinho vermelha, mas deve melhorar em cerca de 15 minutos. Mas se quiser evitar a vermelhidão, siga as seguintes recomendações:

  • Utilize sempre produtos de limpeza de pele adequados e específicos ao seu tipo de pele;
  • Evite cosméticos antes e após a depilação, use apenas um hidratante suave de efeito calmante ou gel pós-depilatório para refrescar e acalmar a pele;
  • Evitar a exposição solar no local;

E aí, viu como é simples, prática e fácil a depilação com linha? Agora experimente e volte aqui para nos contar a sua experiência!

Leave A Reply

Your email address will not be published.