Take a fresh look at your lifestyle.

Crossfit emagrece mesmo? Antes e depois

Muita gente se pergunta se Crossfit emagrece de verdade ou não, uma vez que nos dias atuais esta modalidade de treino passou a ser amplamente conhecida no mundo todo e, a partir disso, muitas dúvidas surgem em torno da prática.

Nós, do A Mulher, fomos atrás de informações sobre o assunto a fim de esclarecer todas as suas dúvidas. Acompanhe o nosso guia completo a seguir e saiba mais sobre o assunto.

O que é e como surgiu o Crossfit?

Antes de qualquer coisa, é essencial que possamos esclarecer o que é o Crossfit propriamente dito. Afinal, não dá para simplesmente responder se ele ajuda a emagrecer ou não sem que antes você tenha acesso a mais informações sobre o assunto, não é mesmo?

O Crossfit trata-se de um tipo de treinamento antigo, que fora criado há décadas pelo instrutor físico Greg Glassman. Glassman tinha como objetivo criar um método de treino que promovesse uma vida saudável, de uma maneira ampla e eficiente.

Este método envolve diversas práticas físicas e não pode ser enquadrado como uma modalidade esportiva. Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, Crossfit não é um esporte. Há quem associe esta prática a um esporte competitivo, o que não é verdade (embora possam existir competições).

Acontece que o Crossfit foi elaborado apenas para promover o condicionamento físico de seus praticantes, englobando diversas áreas deste treinamento, gerando impactos de alta intensidade física.

O Crossfit corresponde aos seguintes objetivos:

  • Aumento da resistência cardiorrespiratória;
  • Melhora e aumento na resistência dos músculos;
  • Elevação da força do indivíduo que pratica Crossfit;
  • Aumento da flexibilidade corpórea;
  • Aumento da potência física do indivíduo;
  • Aumento expressivo na velocidade da pessoa;
  • Melhora na coordenação motora ampla;
  • Auxilia no emagrecimento saudável, reduzindo medidas;
  • Aumento expressivo na capacidade de ser ágil;
  • Melhora o equilíbrio do corpo como um todo;
  • Aumenta a capacidade de conquistar movimentos mais precisos.

Um trabalho completo para o corpo

Dessa maneira, o Crossfit emagrece simplesmente por contar como um “trabalho completo” para o nosso organismo, uma vez que ele contempla diversas áreas de nossa saúde física que só podem ser exploradas a partir da resistência e do gasto enérgico.

Como consequência, o corpo passa a queimar muito mais calorias, além de fazer com que o nosso metabolismo acelere.

Assim, torna-se muito mais fácil atingir o objetivo de emagrecimento, embora outros benefícios possam estar diretamente envolvidos com a prática do Crossfit. Mas falaremos deles mais tarde.

Quais são os benefícios do Crossfit?

Para que você compreenda ainda mais que Crossfit emagrece, mas que além disso ele é ainda uma ótima opção, acompanhe a nossa lista com 5 vantagens de apostar neste tipo de treinamento.

1. Emagrecimento saudável

Como já ficou claro, o Crossfit emagrece de um modo saudável e até mesmo acelerado quando comparado com outros tipos de exercícios físicos. E, portanto, se você está em busca de uma alternativa que realmente lhe auxilie neste processo, pode apostar no Crossfit como um companheiro na perda de peso.

2. Fortalecimento muscular

Do mesmo modo que você poderá emagrecer de um modo eficiente, também será possível “tornear” o seu corpo. Isto é, você conquistará um fortalecimento muscular muito expressivo, deixando todos os seus traços e músculos bem definidos.

Com o Crossfit também é possível conquistar uma leve hipertrofia, embora este não seja o objetivo específico desta modalidade. E embora não seja, não descartamos o quão eficiente este treino pode ser para o seu fortalecimento.

3. Redução do estresse e ansiedade

Como todo bom exercício, o Crossfit também é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso acontece porque, quando praticamos exercícios físicos intensos, passamos a liberar os hormônios do bem-estar e do prazer e, assim, automaticamente nos sentimos mais tranquilos e de bem com a vida.

E vale ainda salientarmos o quanto nos sentimos bem quando finalizamos um exercício, com aquela sensação de dever cumprido, não é? Saber que você cumpriu mais uma vez os seus objetivos físicos é uma ótima maneira de se sentir mais leve e de bem com vida.

Quando praticamos exercícios, passamos a dormir melhor e, automaticamente, o nosso humor melhora de maneira expressiva. Ou seja, o Crossfit pode ser um ótimo aliado da sua saúde mental.

4. Melhora o condicionamento físico

O treinamento é super intenso e requer dedicação e força de vontade do praticante, uma vez que o mesmo é responsável por gerar uma melhora no condicionamento físico de quem o pratica.

Assim, é possível fortalecer o seu coração, os seus pulmões e o seu corpo de uma maneira geral, fazendo com que você tenha um equilíbrio ainda mais saudável, capaz de elevar a sua qualidade de vida.

Você se sentirá muito mais disposto e pronto para os mais diversos desafios do cotidiano, com muito mais energia e vitalidade.

5. É uma opção divertida

Por fim, uma das vantagens que tem tornado o Crossfit uma verdadeira febre em todo o mundo: ele é um verdadeiro hobby para quem o pratica, uma vez que é ainda possível elaborar pequenas competições com os amigos que também curtem a modalidade, tornando a prática de exercício ainda mais interessante e muito proveitosa.

Afinal, cá entre nós, praticar um exercício físico capaz de promover uma verdadeira diversão é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Portanto, se você é daqueles que adora praticar exercícios físicos com amigos, não deixe de convidá-los para experimentarem uma aula de Crossfit. Certamente você desfrutarão de muitas vantagens juntos.

Crossfit emagrece ou ganha massa?

A resposta para esta pergunta é bem direta e simples: o Crossfit emagrece e te ajuda a ganhar massa muscular. Sabe por quê? Porque simplesmente você estará treinando praticamente todos os músculos do seu corpo, requerendo um altíssimo desempenho dos mesmos. Assim, automaticamente você trabalha um grande grupo muscular, aumentando o tônus de quase todos os músculos do seu corpo.

Porém, é importante que você saiba que se o seu objetivo é apenas a hipertrofia, talvez o Crossfit não seja a melhor opção. Isso não quer dizer que ele seja um opção ruim, mas sim que o objetivo geral do Crossfit não é gerar hipertrofia.

Ela apenas ocorre como uma consequência, mas você apenas conquistará um corpo mais definido e firme. Isto é, não haverá um crescimento considerável de massa magra, apenas o ideal para deixar o seu corpo delineado.

Portanto, se o seu objetivo é conquistar um aumento expressivo de massa muscular, é melhor apostar na velha e tradicional musculação.

Em contrapartida, se a sua ideia é a queima de gordura corporal, a fim de promover o emagrecimento saudável, o Crossfit pode ser sim interessante, pois além de ser um exercício que faz você queimar muitíssimas calorias em apenas uma aula, ele também deixará o seu corpo mais definido como um todo. De quebra, elevará a sua resistência e protegerá a saúde do seu coração.

Portanto, fica a dica: quer emagrecer e, ao mesmo tempo, trazer mais resistência e definição para o corpo? Aposte no Crossfit.

Se quiser apenas conquistar um corpo com uma grande quantidade de massa magra, aposte na musculação.

E ainda: se quiser juntar os benefícios das duas práticas, melhor ainda! Pois você não estará prejudicando os resultados de nenhuma das opções, apenas deixando o seu corpo ainda mais preparado para grandes impactos.

Em quanto tempo Crossfit emagrece?

Na verdade, não podemos encontrar uma resposta única para este questionamento, pois tudo dependerá de diversos fatores. Afinal, há quem possa emagrecer em uma semana, enquanto outros levem mais tempo. Atente-se aos fatores envolvidos neste processo:

  • O seu metabolismo: cada organismo tem uma “velocidade” para queimar calorias e gastar energia, impactando diretamente na perda de peso;
  • Quantas vezes por semana você pratica Crossfit: a regularidade da prática de exercício também está diretamente relacionada com o seu emagrecimento;
  • A intensidade do treino: quanto mais intenso for o seu treino, mais caloria você queima e, assim, mais rapidamente emagrece;
  • A sua alimentação: de nada adianta você passar horas em uma academia se não cuidar da sua alimentação. Ela é crucial para que o consumo calórico não seja excessivo a ponto de atrapalhar o seu emagrecimento. Portanto, tome cuidado e escolha bem o que você ingere todos os dias.

Todavia, o emagrecimento sempre dependerá de diversos fatores que envolvem características singulares de cada pessoa. Porém, é possível termos uma projeção a partir da média, é claro.

Neste caso em específico, o Crossfit emagrece desde o primeiro mês de prática, se considerarmos uma pessoa saudável que pratica regularmente, todas as semanas, e se alimenta adequadamente.

Uma única aula de Crossfit pode fazer com que você gaste até 800 calorias, sendo este um valor muito significativo para quem está em busca da perda de peso.

Portanto, você pode ter uma projeção do seu desenvolvimento conversando com o seu próprio instrutor. Ele poderá avaliar o seu quadro e lhe dar alguns apontamentos acerca do emagrecimento.

Crossfit antes e depois

Agora que você já sabe que Crossfit emagrece, bem como pôde aprender tudo sobre este método de treinamento, é hora de conhecer os resultados de algumas pessoas que apostaram nesta alternativa para fortalecer o corpo e perder peso. A partir disso, inspire-se e transforme a sua maneira de praticar exercícios físicos!

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.