Take a fresh look at your lifestyle.

Corretivo Colorido: Como Usar? Para que Serve?

Você já deve ter reparado que algumas áreas do rosto possuem pigmentações diferentes e, por isso, nem sempre é possível obter o efeito de cobertura ideal com a base ou corretivos no nosso tom de pele. Para solucionar o problema, criou-se uma paleta colorida de corretivos, em que cada cor desempenha um papel diferente na cobertura de imperfeições no rosto, como vermelhidão, olheiras e manchas. Porém, não é toda mulher que sabe como usar corretivo colorido da forma adequada.

O corretivo colorido é mesmo capaz de disfarçar olheiras profundas, esconder espinhas avermelhadas e até manchas escuras de sol, garantindo uma cobertura na pele perfeita e uniforme. Mas, para que isso aconteça, é preciso entender como o esquema de cores funciona e escolher a cor ideal de acordo com a sua necessidade.

Sabendo como utilizar a paleta de cores, é possível até fazer o contorno usando uma ou mais cores em cada área do rosto. Porém, como cada cor tem a sua função específica de cobertura, você deve tomar cuidado onde aplicar cada uma delas para neutralizar os tons diferentes no rosto.

Como nem todo mundo entende como esse esquema de cores funciona, vamos ensinar abaixo como usar corretivo colorido corretamente e para que serve cada uma das cores disponíveis. Vamos lá!

Corretivo colorido: Para que serve?

O corretivo colorido serve para disfarçar imperfeições em áreas com problemas específicos.
O corretivo colorido serve para disfarçar imperfeições em áreas com problemas específicos.

Os corretivos são muito eficientes quando o assunto é corrigir imperfeições na pele. A base vai ajudar a uniformizar o tom da pele, mas quando o objetivo é a cobertura completa de manchas e espinhas ou camuflar as olheiras, o corretivo é o produto ideal para esta função.

No entanto, dependendo do seu caso, o corretivo colorido é ainda mais eficiente que os corretivos tradicionais no tom da sua pele. Pois, na maioria dos casos, o corretivo cor de pele apenas disfarça a área, deixando-a mais clara e ainda visível.

Uma olheira muito escura, por exemplo, se torna violácea. E para resolver o problema, acabamos tendo que utilizar várias camadas do produto para dar a cobertura necessária. Isso nem sempre é o ideal, afinal queremos um efeito mais natural possível não é mesmo?

Portanto, para alcançar a cobertura total, o corretivo colorido é capaz de alcançar 100% de neutralização e garantir uma pele bastante uniforme. Além disso, dependendo do seu tom de pele e do produto, nem será necessário usar o corretivo neutro ou a base por cima para uniformizar os tons.

Os amarelos e pêssegos, por exemplo, às vezes até funcionam sozinhos. Mas isso depende muito de cada tom de pele, pois o importante mesmo é saber como usar corretivo colorido e escolher os tons ideais para o seu problema a ser corrigido.

Felizmente, atualmente existe um arsenal de corretivos coloridos, de todos os tipos e em diversas cores, que servem para todo tipo situação. Vamos saber quais são mais adiante!

Tipos de corretivos coloridos

A ideia em como usar corretivo colorido é atenuar manchas com cores complementares.
A ideia em como usar corretivo colorido é atenuar manchas com cores complementares.

Basicamente, existem três tipos de corretivos: o líquido, cremoso e em lápis. O líquido e o cremoso devem ser aplicados com os dedos anulares, esponja ou pincel específico, já o lápis é aplicado diretamente.

Mulheres de pele oleosa devem evitar os corretivos líquidos ou cremosos, para não aumentar a oleosidade. No entanto, alguns corretivos mais pastosos e de formulação oil free podem funcionar. Já o lápis pode ser usado em todos os tipos de pele.

Como qualquer corretivo, os coloridos devem ser utilizados em locais específicos, porém de acordo com a necessidade da sua pele. Isso porque cada cor vai funcionar diferente sobre a sua pele, como no círculo cromático.

Ou seja, da mesma forma utilizamos o shampoo roxo para corrigir o cabelo amarelado, o corretivo colorido vai disfarçar o tom de pele com a cor oposta. Muitas vezes, é preciso até utilizar mais de uma cor para disfarçar todas as imperfeições.

Sendo assim, a ideia é usar cores complementares, de maior contraste entre si, pois as cores opostas no círculo cromático se anulam, ou seja, se você aplicar a cor de corretivo complementar ao tom da pele que deseja disfarçar, a imperfeição será neutralizada.

Leia mais: Maquiagem para Pele Negra: Guia Completo!

Como escolher o corretivo colorido correto

para saber como usar corretivo colorido basta entender para que serve cada uma das cores.
para saber como usar corretivo colorido basta entender para que serve cada uma das cores.

A ideia dos corretivos coloridos veio do círculo cromático ou Estrela de Oswald, um conceito usado na colorimetria, em que uma cor específica neutraliza a outra oposta. Seguindo por esse caminho temos:

1 – Corretivo colorido: Laranja ou Salmão

A cor laranja ou salmão, neutraliza a cor azul e suas nuances. Ele pode ter um tom de pêssego bem fraquinho e ir até o laranja mais escuro. Sendo assim, o corretivo alaranjado é ideal para atenuar as olheiras azuladas, principalmente aquelas com veias e vasinhos mais visíveis.

Ele também é indicado para neutralizar tons acinzentados da pele negra ou parda, e manchas escuras da pele clara (marrons e amareladas). O segredo é neutralizar a nuance cinza fria com uma cor quente para ser disfarçada. Feita a correção de cor, pode-se usar uma base para uniformizar a pele abaixo dos olhos, aplicando com o dedo, em leves batidinhas.

2 – Corretivo colorido: Amarelo

O amarelo é a cor complementar do roxo, no círculo cromático. Assim, o corretivo amarelo vai ajudar a esconder olheiras arroxeadas mais profundas e hematomas roxos.

Como a pele ao redor dos olhos é mais fina, os vasinhos roxos acabam aparecendo mais, fazendo com que a região fique mais azulada. Outra função do corretivo amarelo é disfarçar as manchas marrons da pele, sejam manchas solares ou por conta da gravidez.

Ele deve ser aplicado com a ponta do dedo, dando leves batidinhas sobre a pele para depois aplicar a base no tom da sua pele. O corretivo amarelo ainda ilumina a região, deixando sua pele linda e saudável. Ele é perfeito para quem tem a pele clara ou morena.

3 – Corretivo colorido: Lilás

Da mesma forma que o amarelo é o oposto do roxo, a cor lilás também vai funcionar como oposta do amarelo. Sendo assim, o corretivo lilás é perfeito para esconder manchas amareladas e marrons, como olheiras, sardas e melasmas.

No entanto, é preciso ter cuidado ao usar o corretivo roxo, principalmente em peles bronzeadas, para evitar o aspecto acinzentado. Há quem recomende também o corretivo lilás para dar um brilho à mais na pele. Porém, o ideal é usar um hidratante mais concentrado para conseguir o mesmo efeito ao invés do corretivo roxo, para evitar interferir no seu tom de pele.

4 – Corretivo colorido: Verde

A cor verde é complementar ao vermelho. Sendo assim, o corretivo verde pode neutralizar as marcas avermelhadas da pele, como espinhas, cicatrizes, vasinhos, rosáceas e ao redor das abas do nariz, uma área que tende a ser avermelhada, principalmente em quem tem a pele mais clara.

Ele também cobre manchas brancas, se tornando ideal para quem tem vitiligo. No entanto, o corretivo verde é o mais difícil de esconder, sendo que as bases leves não conseguem cobri-lo e vão exigir um corretivo mais pesado por cima para esconder a eventual manchinha esverdeada.

E na hora de passar a base, prefira usar batidinhas ao invés de espalhar com movimentos circulares para não retirar o corretivo.

4 – Corretivo colorido: Vermelho

Assim como o verde complementa o vermelho, o oposto também é verdadeiro. Sendo assim, o corretivo vermelho é ideal para peles negras e dá pigmentação às áreas com vitiligo. Além disso, também é uma ótima opção para disfarçar hematomas esverdeados e machucados.

Porém, cuidado. Assim como nas outras cores, o ideal é aplicar uma base no seu tom de pele e por cima um outro corretivo de leve, com pequenas batidinhas para neutralizar as cores.

Como usar corretivo colorido?

Para saber como usar corretivo colorido é preciso escolher as cores adequadas ao seu problema.
Para saber como usar corretivo colorido é preciso escolher as cores adequadas ao seu problema.

Não precisa ficar com medo de aplicar o corretivo colorido e ficar com o rosto colorido. Pois sabendo qual cor usar e onde usar, é possível aprender como usar corretivo colorido e evitar esse problema.

O segredo é aplicar primeiro o corretivo no dedo anelar. No caso do corretivo em lápis, é só dar leves batidinhas no produto com a ponta dos dedos. Depois, passe o dedo com corretivo na sua pele até neutralizar a área. Caso ainda seja necessário, utilize outro corretivo no tom de pele por cima.
Veja o passo a passo de como usar corretivo colorido:

  • Lave o rosto e aplique um hidratante para que a pele fique mais hidratada para receber e absorver melhor o produto.
  • Use o corretivo colorido para disfarçar apenas pontos específicos do rosto. Para marcas pequenas, use a ponta do aplicador das versões líquidas ou um pincel com a ponta fina.
  • Para atenuar olheiras, a forma correta de aplicar o corretivo é desenhando um triângulo invertido com a base para cima e a ponta para baixo. Além de disfarçar a área escurecida, ainda vai deixar a região mais luminosa.
  • Distribua o corretivo com o dedo anelar em leves batidinhas para garantir um efeito natural e uniforme, sem esfregar para evitar vincos.
  • Para garantir o acabamento natural e uniforme, aplique um corretivo de tom neutro e uma base no tom da sua pele sobre o corretivo colorido e finalize com pó compacto.

Corretivo colorido para cada problema

Cada área vai exigir como usar corretivo colorido de uma cor.
Cada área vai exigir como usar corretivo colorido de uma cor.

Para recapitular o que aprendemos sobre como usar corretivo colorido, vamos listar abaixo cada tipo de problema e corretivo ideal para solucioná-lo.

Corretivo colorido para espinhas – Verde

O corretivo verde é ideal para atenuar o aspecto avermelhado das espinhas e escondê-las.

Corretivo colorido para cicatrizes de espinha – Lilás

Como a cicatrizes de espinha geralmente são marrons, o melhor corretivo colorido para disfarçar estas cicatrizes é o lilás.

Corretivo colorido para olheiras – Amarelo/Lilás

Dependendo da cor predominante das suas olheiras, o corretivo colorido pode te ajudar a esconder essas marcas com a cor oposta. No caso de olheiras arroxeadas, utilize o corretivo amarelo, já no caso das olheiras marrons, use o corretivo lilás.

Corretivo colorido para melasma, manchas de sol e sardas – Lilás

Em geral, manchas de sol, melasmas e sardas são marrons, assim, o corretivo lilás irá neutralizá-las.

Dicas de como usar corretivo colorido

Se você aprendeu como usar corretivo colorido da forma adequada vai conseguir uma cobertura ideal e um resultado lindo!
Se você aprendeu como usar corretivo colorido da forma adequada vai conseguir uma cobertura ideal e um resultado lindo!

Além do passo a passo de aplicação, existem também algumas dicas espertas de como usar corretivo colorido de forma mais adequada, para se obter os resultados desejados. Veja quais são abaixo:

  • Você só deve usar corretivo colorido quando o convencional não puder atenuar a imperfeição.
  • Para um melhor resultado, o corretivo deve ser aplicado com esponjas, pincéis próprios para corretivos ou dedo anelar, com leves batidinhas na área afetada.
  • O corretivo colorido deve ser aplicado em quantidade moderada (em camadas finas) antes da base e do corretivo comum (cor da pele), para obter a coloração perfeita e disfarce a região desejada.
  • Como o objetivo é neutralizar a cor da imperfeição, a tonalidade do corretivo aplicado não pode ser semelhante à da região do rosto que você queira cobrir, mas complementar (amarelo/roxo). Corretivo lilás em olheiras arroxeadas, vai aumentar ainda mais a intensidade da cor.
  • Se o seu corretivo for em lápis, ele deve estar sempre apontado para evitar exagerar na quantidade
  • Assim como os corretivos com cor, também existem os primers coloridos. No entanto, o corretivo faz as correções pontuais, e os primers são melhores para neutralizar cores em áreas maiores, como manchas grandes de nascença, de sol ou de gestação.

E aí, gostou de aprender como usar corretivo colorido? Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas e possa começar a utilizá-lo logo! Volte aqui depois para nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.