Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tirar Tinta Preta do Cabelo Naturalmente e Rápido?

Pintar os cabelos é uma das formas mais rápidas de mudar o visual ou esconder os indesejáveis cabelos brancos que insistem em aparecer aqui e ali. No entanto, dependendo da tonalidade escolhida, se você não curtir o resultado e se arrepender da mudança, pode ser muito difícil reverter o processo, principalmente se a cor for escura. Se isso aconteceu com você, saiba que é possível descobrir como tirar tinta preta do cabelo.

A tinta preta, por exemplo, é capaz de dar um brilho maravilhoso no cabelo e tem mesmo uma cobertura bastante homogênea. É linda! Mas não é toda mulher que tingi os cabelos de preto e segura essa mudança radical.

Da mesma forma que descolorir os cabelos pode ser uma grande mudança, dependendo da sua tonalidade original, a transição para uma cor muito escura também causa a mesma impressão de espanto. E muita gente que pensa em tingir os cabelos de preto não imagina que essa tonalidade causa o mesmo impacto.

Porém, quando se dá conta, é tarde demais. Claro que não tem problema nenhum mudar de ideia após tingir os cabelos, só que ao contrário das tintas mais claras, o preto é quase impossível de tirar do cabelo por métodos comuns e nem adianta esperar desbotar.

Mas calma, eu disse QUASE impossível. Quer saber como tirar tinta preta do cabelo e acabar com esse sofrimento? Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso, e nós vamos ensinar tudinho para você. Continue lendo o artigo abaixo e descubra todos os segredos!

Pintei de preto, não gostei. E agora?

É possível aprender como tirar tinta preta do cabelo
É possível aprender como tirar tinta preta do cabelo

Quando você decide pintar os cabelos de preto precisa entender que a mudança será radical, assim como quando você vai descolori-los ao ponto de platinar. O preto, para quem não imagina, costuma pesar na aparência, deixando a pessoa com um visual muito mais sério e dramático, provocando um grande contraste, principalmente em mulheres de pele mais clara.

O preto tem uma cobertura bastante homogênea, podendo cobrir qualquer tonalidade que estava anteriormente nos fios, até os brancos e vermelhos. Fica lindo! Mas, nem sempre é esse visual marcante que desejamos, por isso, muita mulher acaba se arrependendo da aplicação.

A diferença é que, enquanto o loiro ou tons mais claros podem ser facilmente corrigidos sendo descoloridos ou cobertos por outras tonalidades, o preto é bem mais complicado para remover ou clarear.

Isso porque quando escurecemos o cabelo, criamos um bloqueio para o clareamento das melaninas do fio, principalmente se a cor for preta. E para clarear, é preciso utilizar colorações oxidativas e pó descolorante. Quando o cabelo natural reage à esse clareamento, o resultado é a soma da cor aplicada mais o fundo de clareamento dessas melaninas.

Dependendo de quantas vezes os cabelos foram submetidos ao preto, pode ser mais fácil ou bem mais difícil retirá-lo. Assim, o sucesso do clareamento depende da quantidade de aplicações feitas. Mas se você está achando que é só descolorir e pronto, engana-se.

É possível retirar os pigmentos escuros dos cabelos, mas há muito mais processos envolvidos que apenas descoloração. Veja como tirar tinta preta do cabelo, abaixo!

Como tirar tinta preta do cabelo com Decapagem

A decapagem é o métodos mais eficaz para quem quer saber como tirar tinta preta do cabelo.
A decapagem é o métodos mais eficaz para quem quer saber como tirar tinta preta do cabelo.

A decapagem é um processo realizado em salões de beleza que consiste em fazer uma limpeza dos pigmentos deixados nos fios. A técnica é responsável pela retirada de todo o excesso de pigmento, proveniente de outras colorações, tonalizantes e até processos químicos de alisamento, a fim de preparar os fios para receber uma nova tintura.

Normalmente, a técnica é utilizada em pigmentos mais resistentes, como o preto e os vermelhos. No entanto, a decapagem é mais eficiente quando a tintura foi aplicada apenas uma única vez. Do contrário, vai ser bem mais difícil e demorado de clarear.

A decapagem é uma forma menos prejudicial para quem deseja saber como tirar tinta preta do cabelo. No entanto, ainda sim são necessárias várias aplicações para que a cor saia por completo dos fios. Dependendo de quanto os cabelos absorveram de tinta, são necessárias várias aplicações.

Por outro lado, não se recomenda a aplicação frequente e simultânea, pois o processo contém agentes químicos oxidantes e descolorantes, podendo danificar os cabelos. Assim, o processo todo é feito espaçadamente, dando tempo para que os fios se recuperem. Uma alternativa é aliar a decapagem ao shampoo anti-resíduos, alternando o uso, para acelerar o processo.

Além disso, terminado o processo de decapagem, vem a tintura. Afinal, após retirar todo o pigmento dos cabelos você terá que, de alguma forma, devolver à ele alguma cor, certo? Portanto, o processo é longo, e os fios precisam aguentar firme.

Outras alternativas para tirar tinta preta do cabelo

Se você quiser saber como tirar tinta preta do cabelo, pode utilizar outros métidos como as mechas.
Se você quiser saber como tirar tinta preta do cabelo, pode utilizar outros métidos como as mechas.

Viu, talvez o processo de como tirar tinta preta do cabelo não seja tão simples assim. Se você achou que o método de decapagem é um tanto agressivo demais, e os seus fios podem não resistir bem, há outras soluções que podem amenizar a sua aparência ou ajudar no desbotamento da tintura.

Como por exemplo, investir em algumas técnicas de clareamento com luzes para iluminar o visual ou passar a usar o shampoo antirresíduos com mais frequência para ajudar no desbotamento da cor. Veja com mais detalhes abaixo:

Como tirar tinta preta do cabelo e ficar loira: Mechas!

Como a decapagem retira todo o pigmento dos cabelos por inteiro, e depois você tem que tingí-los de qualquer forma, isso pode levar tempo. Se você não quer submeter os cabelos à esse processo demorado, a saída é investir em um clareamento leve com alguma técnica de luzes com mechas.

Você pode até optar por um ombré hair ou mechas californianas, que não afeta as raízes e dá um efeito super bacana de degradê, suavizando bem a aparência. Além disso tá super em alta! Essa é uma ótima alternativa, pois as mechas já vão dar aquela iluminada no visual e, aos poucos, você vai voltando a cor original dos cabelos ou pode também ir clareando gradativamente o cabelo por inteiro.

Como tirar tinta do cabelo com shampoo antirresíduos

Como dissemos, o shampoo antirresíduos faz uma limpeza profunda nos fios, por isso pode ser uma excelente alternativa para você que está tentando saber como tirar tinta preta do cabelo.

Ele vai auxiliar no desbotamento da cor e tornará mais fácil a decapagem, se depois você optar por ela. No entanto, vale ressaltar que o shampoo sozinho não será capaz de penetrar na fibra capilar para retirar a química dos fios, ele apenas desbota a cor.

Além disso, o shampoo é tão poderoso na retirada de impurezas que pode prejudicar os fios, removendo os seus nutrientes. Portanto, é melhor restringir o seu uso para apenas a cada 10 dias.

Outra dica é escolher um shampoo que possua uma fórmula de ação anti-ressecamento para evitar agredir os fios. O Pure Resource de L’Oréal Professionnel, por exemplo, retira todos os resíduos dos fios através da tecnologia Citramine, que combina a vitamina E, ativo anticalcário e água purificada para limpar sem ressecar os cabelos.

Não se esqueça de após usar o shampoo antirresíduo, reforçar a hidratação ou até uma cauterização caseira para evitar que o cabelo resseque demais.

Como tirar o preto do cabelo e deixar castanho

Se você já tiver conseguido tirar bastante os resíduos de pigmento preto, seja por decapagem ou apenas com o shampoo antirresíduos e notar que o cabelo já está bem desbotado, pode tonalizar na cor que você quiser.

Se o seu desejo for deixar os cabelos castanho, escolha uma cor bem mais abaixo para não escurecer demais os fios, afinal, eles estão sem pigmento nenhum e vão absorver todo o pigmento da nova tintura ou tonalizante.

Sendo assim, é melhor ter certeza de que é esta mesmo a cor que você deseja. Peça ajuda a um profissional para isso, e não tente fazer sozinha em casa. Pois, dependendo de como está a cor de fundo nos cabelos, a nova cor vai reagir com ela e apresentar um resultado.

E depois de tirar a tinta, pode clarear os cabelos?

Depois que você conseguiu como tirar tinta preta do cabelo, espere algumas semanas para clarear os cabelos novamente.
Depois que você conseguiu como tirar tinta preta do cabelo, espere algumas semanas para clarear os cabelos novamente.

A coloração já é uma química, a decapagem também utiliza químicas em sua formulação, além de submeter os fios a um processo exaustivo de retirada de pigmento, resultando em fios sem qualquer nutriente.

Portanto, depois de todos esses processos é preciso primeiro se certificar de que os fios ainda podem resistir o suficiente para suportar uma nova interferência química. Sendo assim, deve-se fazer um teste de mecha antes de optar pelo clareamento, a fim de preservar a integridade e a saúde da fibra capilar.

Se os cabelos apresentarem resistência suficiente, siga adiante. Mas é sempre bom dar um intervalo entre os processos de, pelo menos, 15 dias. Além disso, após o processo de decapagem, invista em tratamentos reconstrutores e nutritivos, ricos em proteínas e aminoácidos essenciais, para restabelecer a saúde dos fios.

A máscara Absolut Repair Pós Química de L’oréal Professionnel, por exemplo, é uma ótima opção para reconstruir e fortalecer os fios após todos esses procedimentos. Sua fórmula promove hidratação profunda aos fios e a completa recuperação de danos, protegendo o cabelo de novas agressões. Assim, eles vão estar prontinhos para outra!

Como tirar tinta preta do cabelo com receitas caseiras

Existem várias receitas caseiras de como tirar tinta preta do cabelo.
Existem várias receitas caseiras de como tirar tinta preta do cabelo.

Todo e qualquer tratamento químico deve ser feito em salão de beleza por profissionais experientes, para evitar que qualquer dano seja feito aos cabelos. No entanto, há quem prefira investir em formas de como tirar tinta preta do cabelo naturalmente, através de receitas caseiras para evitar maltratar os cabelos com mais química. Mesmo assim, fica por sua conta e risco, já que não há comprovações científicas à despeito dessas receitas.

Veja abaixo:

Como tirar o preto do cabelo com shampoo anticaspa

Se você quer saber como tirar tinta do cabelo mais rápido e não está disposta a tomar medidas extremas como a decapagem para evitar prejudicar o cabelo, essa mistura de shampoo anticaspa com bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução.

Essa mistura vai ajudar a remover o pigmento dos fios com a vantagem de causar menos ressecamento, e ainda tratar o couro cabeludo. A ideia é colocar o bicarbonato de sódio dentro da embalagem do shampoo.

O bicarbonato ainda vai ajudar a clarear os fios de forma menos agressiva. Para a mistura, recomenda-se usar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 200 ml de shampoo, e lavar os cabelos alternando os dias até que a cor fique bem desbotada.

Lógico, que como no processo com shampoo antirresíduos, essa opção é a mais devagar. Porém, para quem busca métodos menos agressivos, pode funcionar.

Como tirar tinta preta do cabelo com limão

Uma das receitas caseiras mais naturais que existe de como tirar tinta preta do cabelo é através das propriedades do limão. Ele pode clarear o cabelo devido ao ácido cítrico, com a vantagem de não agredir os fios.

A dica é espremer o suco de dois limões em uma embalagem com borrifador para facilitar a aplicação. Lave os cabelos com shampoo antirresíduos, e depois de bem secos e limpos, aplique o suco até umedecer todo o cabelo.

Em seguida, penteio os fios para espalhar bem, e deixe agindo por duas horas. Apenas não saia no sol em hipótese alguma, para evitar queimaduras tanto no cabelo quanto no couro cabeludo. Por fim, basta enxaguar bem os fios depois com água em abundância. O procedimento pode ser feito uma vez por semana, não mais que isso.

Como tirar preta do cabelo com vinagre

Da mesma forma que o limão, por ser ácido, o vinagre para cabelo é outra opção de como tirar tinta preta do cabelo que pode funcionar. A sua acidez é capaz de reagir com as moléculas da tinta no cabelo e removê-las.

Para isso, misture vinagre branco puro ou vinagre de maçã, com uma boa acidez, com a mesma quantidade de água em uma embalagem com borrifador. Umedeça os cabelos limpos e seco, como no procedimento com o limão.

Em seguida, deixe agindo por 15 minutos, e depois enxágue, lavando com shampoo e o condicionador de sua preferência. Repita esse processo uma vez

Como tirar preta do cabelo com Vitamina C

As pastilhas efervescentes de vitamina C são ótimas como método caseiro de como tirar tinta preta do cabelo. A quantidade de pastilhas vai depender da intensidade da cor e do comprimento dos seus cabelos. Por exemplo, cabelos de comprimento médio, recém tingidos, podem utilizar quatro pastilhas.

Para fazer a receita, triture as pastilhas dentro de um saquinho e misture-as com 2 colheres de sopa de shampoo neutro, até se formar uma pasta. Em seguida, aplique nos fios umedecidos por completo e deixe agir por 15 minutos. Por fim, apenas enxágue com água.

Você pode repetir o procedimento uma vez por semana, sendo que após poucas aplicações já é possível notar bastante diferença. Aposte em hidratações profundas, pois a mistura pode ressecar os fios.

Como tirar tinta preta do cabelo com leite

Essa é uma das receitas caseiras de como tirar tinta preta do cabelo mais suaves que existe, por isso é mais demorado o clareamento. É mais recomendado para quem quer chegar aos tons de castanho ou mais próximos do tom natural dos cabelos, e depois tonalizar.

Para a mistura, você vai precisar de 2 colheres de leite e 1 colher de máscara de hidratação, dobrando a receita se os seus cabelos forem longos. Deixe agindo por uns 50 minutos e lave normalmente.

Você já vai notar que o leite sai da cor da sua tintura na lavagem, removendo grande parte da cor. Como leite não tem nada que possa danificar os fios, pelo contrário, até hidrata, não há contraindicações. Assim, você pode repetir toda semana até atingir a tonalidade desejada. A máscara vai ajudar a hidratar ainda mais os cabelos, deixando eles mais macios e saudáveis.

E aí, curtir saber como tirar tinta preta do cabelo? Sim, não é nada fácil e pode levar mais tempo do que se imagina. Mas que bom que existe solução, né? Experimente um desses métodos e volte para nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.