Take a fresh look at your lifestyle.

Como tirar progressiva do cabelo e voltar a ter cachos saudáveis

Você já deve ter notado que, de uns tempos para cá, a exaltação dos crespos e cacheados com volume natural tem se tornado cada vez maior. Uma tendência que chegou como parte de um novo comportamento feminino de empoderamento e resgate de identidade, após anos de soberania das escovas progressivas. Com isso, muitas mulheres têm manifestado o desejo de saber como tirar progressiva do cabelo para voltar a assumir a textura natural dos fios.

Essa atitude chega quinze anos depois da febre dos alisamentos, que traziam uma nova proposta para deixar os fios mais alinhados, sem volume e mais práticos de lidar no dia a dia. No entanto, dependendo do procedimento realizado e do tempo em que os cabelos foram submetidos ao alisamento, pode não ser tão fácil conseguir ter os cabelos na ondulação original.

Dependendo do produto alisante, ele não é capaz de mudar a estrutura capilar, saindo com a lavagem e à medida que o cabelo cresce. Porém, esse período de transição capilar pode demorar (24 a 36 meses), tornando o processo difícil de lidar, já que os primeiros meses exigem paciência para adaptação.

Portanto, saiba que o cabelo pode demorar a crescer e a diferença entre as texturas da raiz e pontas incomodar, mas com determinação você vai passar por isso tranquilamente e ser muito recompensada ao final.

Afinal, por conta da procura por cabelos naturais, criaram-se novos produtos que ajudam nesse processo e os salões passaram a oferecer serviços especializados para quem não quer esperar tanto tempo até que os cabelos cresçam.

Se você pensa em aderir ao movimento, coragem! Vamos explicar tudo sobre como tirar progressiva do cabelo e passar pela transição capilar da melhor forma possível, sem danos ou traumas. Você vai ver como é mais fácil do que se imagina recuperar os cachos e mantê-los fortes e saudáveis, abandonando a química de vez. Confira!

Dicas de como tirar progressiva do cabelo

É preciso coragem para entender o processo de como tirar progressiva do cabelo e voltar a ter cachos naturais,
É preciso coragem para entender o processo de como tirar progressiva do cabelo e voltar a ter cachos naturais,

Todo mundo sabe que escova progresiva estraga o cabelo, de um jeito ou de outro, uma hora vai danificar os fios. Se você resolveu aderir ao movimento do retorno dos cabelos naturais, como a genética lhe permitiu, é preciso ter consciência de que você vai lidar daqui para frente com uma série de mudanças.

Afinal, não é só a sua aparência que vai mudar, mas todo um conjunto de comportamentos e atitudes que virão junto com a volta dos seus cachos. É um processo de resgate de identidade que vai mexer bastante internamente com você.

Além disso, essa decisão virá em meio de um processo de transição capilar nada fácil, que nem sempre as mulheres lidam de forma tranquila. Por outro lado, se você está segura daquilo que quer e já tomou a sua decisão de forma consciente, saiba que será muito recompensante.

Hoje em dia podemos contar com muitos recursos para ajudar no processo, sejam produtos específicos de beleza durante e depois desse processo, profissionais e salões capacitados que realizam os mais variados serviços e ainda muitas histórias de sucesso que nos inspiram todos os dias à mudar e assumir quem realmente somos ou queremos ser.

Então, coragem! E continue lendo nossas dicas abaixo!
Que venham os cachos de volta!

Leia mais: Como Cuidar do Cabelo Com Progressiva? Guia Completo!

1 – Abandone a química de vez!

Pode até parecer óbvio, mas muitas mulheres desejam parar de alisar os fios e acham que optar por procedimentos de alisamentos mais leves ou tratamentos para reduzir o volume irão ajudar a passar pelo processo mais facilmente.

No entanto, não basta apenas desistir da escova progressiva, é preciso abandonar todo e qualquer procedimento químico que interfere ou muda a textura do cabelo. Não tem jeito. Se você quer voltar a estrutura capilar original, vai ter que passar pela transição capilar, que significa o período de readaptação do cabelo, desde o primeiro dia sem química, até o corte das pontas que ainda restaram.

Mesmo que o seu cabelo não seja crespo ou cacheado, se a sua intenção é saber como tirar progressiva do cabelo, saiba que o único jeito é abandonando de vez a química, seja ela qual for. Afinal, qualquer transição vai exigir maiores cuidados, pois nesta fase os fios ficam mais sensíveis, ressecados e suscetíveis a quebras, e os procedimentos podem danificá-los ainda mais.

Então, relaxe e aproveite o momento para se resgatar por inteira!

2 – Escolha um bom profissional para o processo

Segundo os especialistas, um bom profissional sabe como tirar a progressiva do cabelo através do conhecimento dele em acompanhar todo o processo. Ele precisa entender o seu cabelo, como ele era originalmente, como vem respondendo ao processo de alisamento ao longo do tempo e em que estado ele se encontra no momento para realizar a transição.

Além disso, o profissional entende dos produtos que podem ser utilizados, antes durante e depois do processo. Só ele possui um olhar treinado para conseguir encontrar as melhores soluções para você, sejam através de cortes de cabelo, técnicas de estilização para os fios que começam a crescer sem química e até tratamentos.

3 – Aposte em novas técnicas

Hoje em dia há algumas opções de técnicas para passar pela transição capilar em salão de beleza, mas que vão no caminho contrário do abandono de química. Uma delas é um tratamento para construir cachos, simulando o antigo permanente, porém em versão moderna.

No entanto, a técnica só pode ser feita por quem já fez escova progressiva a base de tioglicolato de amônia, pois o procedimento é feito com o mesmo produto alisante, só que desta vez finalizado com rolinhos da extensão do cacho.

A ideia é amenizar a textura lisa, criando cachos artificiais mais soltos para ajudar no processo da transição capilar do liso para o cacheado. Os retoques são feitos a cada dois a três meses, se necessário, e os cuidados incluem apenas shampoo para cabelos quimicamente tratados, creme para fixar os cachos e um leave-in para fios cacheados.

Outros salões indicam outros serviços de como tirar progressiva do cabelo através de um processo à base de amônia que destrói a capa feita pelo formol e a carbocisteína, devolvendo 60% a 80% a ondulação natural.

No entanto, ao remover a capa feita pelo formol e a carbocisteína, os danos da química vão ficar evidentes. Então, para ajudar na recuperação, aplica-se uma carga de queratina, seguida por um neutralizante e um ativador de cachos.

4 – Não tenha medo do “BIG CHOP”

Quando deixamos a química de lado, e o cabelo começa a crescer, a raiz se distingue muito rápido do restante do cabelo, principalmente se o seu cabelo for bastante crespo. Nem toda mulher tem a paciência para lidar com essa diferença de textura entre a raiz natural e as pontas ainda lisas com a progressiva.

Se você é dessas, a forma mais rápida e prática de igualar logo os fios é apostando em um bom corte de cabelo. O termo “big chop” refere-se ao radicalismo do corte, porque nem sempre dá para esperar que as raízes atinjam um comprimento ideal. Assim, dependendo do quanto os seus fios já cresceram e do seu comprimento original, o corte vai ser mais curto ou um pouco mais longo.

Tem muita mulher que não tem coragem de radicalizar, optar por ir cortando apenas as pontinhas, até sair tudo. Embora seja mais demorado, tem gente que se sente mais à vontade dessa forma. Até porque há outras maneiras de ir disfarçando a raiz neste período (vamos falar sobre isso logo abaixo).

O “big chop” realmente ajuda durante a mudança, pois além de livrar os cabelos logo da química de uma vez, ele torna os fios mais fortes. Mas existem muitas outras soluções, assim como opções de cortes, como criar camadas, adicionar textura com desfiados, long Bobs, entre outros.

5 – Invista em texturizações capilares

As técnicas de texturizações capilares podem ajudar no processo de como tirar progressiva do cabelo.
As técnicas de texturizações capilares podem ajudar no processo de como tirar progressiva do cabelo.

Durante a transição capilar é perfeitamente normal os cabelos apresentarem texturas variadas. Afinal, como o próprio nome já diz, é um momento de transição e ele próprio está se adaptando junto com você à nova realidade.

Enquanto a raiz vai voltando ao normal, crespa ou cacheada, com ou sem formas mais definidas, o comprimento e pontas continuam lisos escorridos. Para ajudar, as técnicas de finalização fazem toda a diferença, como o COG, LOC ou a fitagem. Além desses, ainda existem o dedoliss, plopping, coquinhos, bigudinhos, tranças, entre muitos outros.

Com essas técnicas, o cabelo crescido natural vai se tornando mais definido e a região alisada vai ganhando novas formas, amenizando a diferença entre as duas partes. Já a fitagem é uma técnica que divide os cabelos em mechas para aplicar o creme e envelopar os fios, abrindo os cachos da raiz e amassando depois para ir dando volume ao liso do comprimento.

A técnica de texturização LOC é mais indicada para quem quer hidratar os cachos, ir abrindo os crespos, através das siglas líquido-óleo-creme, para unir três texturas diferentes: líquida, oleosa e cremosa. Basta ter um borrifador com 300 ml de água, uma colher de sopa de óleo e outra de creme para pentear preferido. Você pode até usar no Day After, amassando de baixo para cima e ajeitando como preferir.

Como fazer o LOC:

  • 1º passo: lave os cabelos e retire todo o excesso de água com uma toalha.
  • 2º passo: borrife a mistura no cabelo e deixe agir por 10 minutos.
  • 3º passo: depois, aplique o óleo nas pontas, principalmente nas regiões mais ressecadas e deixe agir por cinco minutos.
  • 4º passo: por fim, aplique o creme para pentear e faça a técnica da fitagem, secando depois como desejar.

Já o ritual do COG é mais indicado para dar volume e definição. Para fazer essa finalização, é preciso creme para pentear, óleo e gelatina para cabelos (COG: creme + óleo + gelatina) na proporção 2:1 de creme para pentear e gelatina.

Como fazer o COG:

  • 1º passo: lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão.
  • 2º passo: dividida os cabelos em mechas e aplique o creme para pentear em todo o comprimento, amassando os fios para estimular os cachos.
  • 3º passo: coloque um pouco de óleo nas mãos, esfregue uma na outra e passe nos fios.
  • 4º passo: depois, aplique a gelatina nos fios da mesma forma que do creme para pentear, na proporção de 2:1.
  • 5º passo: por fim, amasse bem os fios e deixe secar naturalmente ou com um difusor ou uma peneira para agilizar a secagem.

Dedoliss para cachos definidos

Para esta técnica de texturização, basta usar um creme para pentear para enrolar pequenas mechas entre os dedos, moldando os cachinhos. Se você não tiver tanta habilidade, pode usar grampos para ajudar a separar as mechas. A sua grande vantagem é definir bem os cachos, durar bastante tempo e minimizar o frizz. Mas, se quiser volumão, é melhor testar outros métodos.

Plopping para tirar a umidade e definir

Secar os cabelos de qualquer jeito durante essa fase de transição capilar vai deixá-los arrepiados, cheios de frizz e mais difíceis de definir. Por isso, o plopping é a alternativa mais indicada para retirar toda a umidade dos fios e garantir que os cachos fiquem no lugar.

Para fazer, basta retirar todo o excesso de água dos fios com uma toalha de algodão ou microfibra depois de lavar e, em seguida, enrolar a toalha na cabeça com os cabelos para baixo até secarem completamente.

Coquinhos para cabelos curtos

Se você tem os cabelos curtos, pode tentar texturizar os fios com coquinhos ao redor da cabeça, presos com elásticos, variando de acordo com a quantidade dos seus fios. Depois de feitos, eles devem permanecer presos por pelo menos oito horas ou mais. Caso não incomodar, duram com eles e solte-os no dia seguinte.

Bigudinhos para cachear os lisos

A técnica do bigudinho é antiga, mas ideal para quem decidiu aprender como tirar a progressiva do cabelo e está em fase de transição capilar. A técnica usa um acessório que cacheia e define o cabelos por inteiro.

Ele é parecido com os antigos “bobes” da vovó, mas em uma versão mais moderna e colorida, variando de tamanho de acordo com os cachos que você vai querer dar nos fios, mais abertos ou mais fechados.

6 – Não deixe de fazer hidratações profundas

O processo de como tirar progressiva do cabelo requer muita hidratação.
O processo de como tirar progressiva do cabelo requer muita hidratação.

Durante todo esse processo, os seus cabelos vão precisar contar ainda mais com a hidratação para se recuperarem dos danos da progressiva e crescerem mais saudáveis e fortes.

Para tanto, aposte nas máscaras concentradas e receitas caseiras que ajudam a hidratar e dar brilho aos cabelos. É bom também usar algumas gotinhas de óleo vegetal na máscara, para potencializar o efeito da hidratação. E se quiser, pode também investir em umectação e reconstrução com queratina líquida.

Enfim, crie um bom cronograma capilar eficiente enquanto você espera que o cabelo volte à sua textura natural. Todos esses tratamentos vão devolver os nutrientes perdidos no processo para a fibra capilar e ainda vão tornar os fios naturais mais definidos e reduzir o frizz e as pontas duplas.

Leia mais: Cabelos Quebradiços: Como Recuperar? Hidratação?

7 – Use o shampoo antirresíduos para acelerar o processo

Toda mulher que faz progressiva sabe que uma das principais recomendações para manter o produto na cabeça por mais tempo é evitar as lavagens constantes e o shampoo antirresíduos.

Mas a dica de como tirar progressiva do cabelo é justamente o contrário dessa recomendação. Você não só vai aumentar a frequência das lavagens para retirar o produto, como também vai utilizar o shampoo antirresíduos para acelerar ainda mais esse processo.

Como ele age profundamente na fibra capilar, retirando todas as impurezas, ele também vai ajudar a retirar a química dos cabelos. Mas ele também resseca, pois costuma retirar também a oleosidade natural dos fios, importante para manter a sua umidade e não ressecar.

Portanto, intercale as lavagens com shampoo normal ou utilize-o apenas 1 vez por semana, para evitar o ressecamento dos fios. A esfoliação no couro cabeludo com argila também funciona bastante.

Viu? Pode dizer agora que não é assim tão fácil, mas também nem tão difícil que chega a ser impossível voltar a ter seus cachos de volta. Se você está inspirada, e quer aprender como tirar progressiva do cabelo, siga nossas dicas acima! Você não vai se arrepender!

Leave A Reply

Your email address will not be published.