Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa: Guia Completo!

Nem sempre os produtos específicos para lavagem da roupa dão o resultado que esperamos na remoção de manchas.

Sabe aquele dia em que você resolve tirar a roupa favorita do armário para sair e arrasar? De acordo com a lei do azar, é nesses dias que algum acidente vai te dar uma mancha de presente. Sendo assim, chegou a hora de ler o guia que você precisa para se proteger nessas situações! Aprenda como tirar manchas de gordura da roupa com truques caseiros e práticos.

Nem sempre os produtos específicos para lavagem da roupa dão o resultado que esperamos na remoção de manchas, mas alguns ingredientes que você pode achar no seu armário podem te ajudar nessa missão e deixar a sua peça novinha em folha novamente.

Conheça receitas e dicas simples para conservar seus looks favoritos e boa leitura!

Tirando mancha de gordura da roupa com bicarbonato

O bicarbonato é um ingrediente famoso nas receitas caseiras de limpeza e é claro que ele não ia ficar de fora da missão de remover as manchas da sua roupa.

Junto ao detergente, o bicarbonato de sódio forma a receita perfeita para remover manchas antigas e difíceis, que não saem na primeira lavagem.

Confira a seguir como tirar manchas de gordura da roupa com esse ingrediente e mais alguns que você encontra facilmente na sua casa.

Você vai precisar de:

Instruções:

  1. Posicione o papelão por baixo do tecido, na área em que a mancha foi feita;
  2. Aplique o lubrificante sobre a mancha: ele protege o tecido e impede que ele seja danificado pela ação do bicarbonato;
  3. Espalhe o lubrificante com um pedaço de algodão e então aplique o bicarbonato, esfregando sobre a mancha com a escova de dentes;
  4. Esfregue até que se formem grãos maiores e então adicione o detergente e continue a esfregar a mancha;
  5. Se possível, já coloque a peça na lavadora ou remova o excesso dos ingredientes e lave-a quando puder.
O bicarbonato é super poderoso na remoção de manchas!

O talco também é um bom aliado

Utilizado para absorver a umidade, o talco é um ingrediente importantíssimo na remoção de manchas de gordura. O amido de milho também pode exercer a mesma função caso você não tenha um talco à sua disposição.

O uso do talco é ideal para tecidos delicados, já que o processo não envolve nenhum atrito entre o tecido e o produto. Entretanto, o truque só funciona em manchas recentes que ainda estão úmidas.

Por conta própria, nem o talco ou amido de milho conseguem remover a mancha por completo, mas ajudam a reduzir a área de cobertura da mancha e facilitam a lavagem.

A receita abaixo ensina como tirar manchas de gordura da roupa com ajuda do talco ou amido de milho.

Você vai precisar de:

  • Talco ou amido de milho;
  • Escova de dente.

Instruções:

  1. Basta aplicar o talco sobre a mancha de óleo o mais rápido possível e deixá-lo em repouso entre 3 e 6 horas para que o produto consiga absorver o óleo da mancha;
  2. Após o período de repouso, esfregue a escova de dente com delicadeza para remover o talco umedecido da peça;
  3. O recomendado é prosseguir com a lavagem comum da peça.

Vanish tira mancha de gordura?

Segundo a marca, o produto é capaz de remover manchas de gordura normalmente. A empresa recomenda uma preparação da peça com o uso do Vanish e depois deixá-la de molho por algumas horas com o mesmo produto.

Entretanto, a grande especialidade da marca é remover manchas de molho ou qualquer agente que traga cor ao tecido, especialmente em roupas brancas.

As manchas de gordura requerem um pouco mais de potência dos agentes e isso não seria benéfico para a lavagem regular de roupas comuns, já que elas poderiam se estragar com facilidade se a fórmula fosse criada com o simples objetivo de remover qualquer mancha.

Sabonete tira mancha de gordura?

Caso a mancha seja recente, é provável que um sabão branco ou neutro consiga remover uma mancha de gordura. Este tipo de sabonete é delicado e, ao mesmo tempo, oferece uma limpeza profunda e antibacteriana na pele, o que auxilia o processo de remoção da mancha.

Entretanto, caso a mancha seja antiga ou difícil demais, é difícil que o sabonete possa remover a marca por completo sem o auxílio de um outro ingrediente.

Sendo assim, o sabonete ainda é essencial nesse guia de como tirar manchas de gordura da roupa, mas ele costuma ser usado após a aplicação de um truque caseiro, para finalizar a lavagem e remover o excesso dos ingredientes também.

O sabonete é um bom aliado na remoção de manchas, mas não funciona sozinho.

4 receitas caseiras para tirar mancha de gordura da roupa

Se você quer descobrir como tirar manchas de gordura da roupa com ingredientes que você sempre encontra em casa, chegou a hora de guardar receitas preciosas que podem te salvar de bons apuros com seu look.

Não é novidade que ingredientes da dispensa ou da geladeira podem auxiliar na limpeza do seu lar e também dos seus pertences. Entretanto, cada um deles deve ser aplicado na situação apropriada e com consciência para não acabar gerando o efeito contrário do esperado.

Conheça agora 4 receitas caseiras e simples para se livrar de manchas de gordura de uma vez por todas!

1. Detergente + vinagre branco

Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre branco também é um ingrediente coringa nas receitas caseiras de limpeza do lar. Ele é tão poderoso que é indicado principalmente para peças claras e brancas, que não podem ficar com vestígios da mancha.

Para descobrir o papel do vinagre branco na missão de como tirar manchas de gordura da roupa, leia a receita abaixo!

Você vai precisar de:

  • 750 ml de água quente;
  • 190 ml de vinagre branco;
  • Detergente.

Instruções:

  1. Aplique o detergente sobre a área manchada e esfregue delicadamente;
  2. Depois de perceber que uma parte da mancha já foi removida, enxague o detergente da peça;
  3. Aplique o vinagre branco sobre a mancha e deixe a roupa de molho na água quente por 2 horas;
  4. Enxague os resíduos do vinagre e prossiga com a lavagem normal.

2. Limão

É comum encontrar o limão em produtos de limpeza, já que as propriedades ácidas e cítricas da fruta são essenciais na remoção de manchas e até mesmo eliminação de bactérias e fungos.

Entretanto, é preciso utilizar o ingrediente com muito cuidado, já que ele pode ocasionar manchas com facilidade em peças coloridas e fragilizar a estrutura de roupas delicadas.

Desta forma, é muito importante garantir que todo o suco seja removido durante a lavagem.

Aprenda como tirar manchas de gordura da roupa com a ajuda do limão!

Você vai precisar de:

  • Limão;
  • Água quente.

Instruções:

  1. Aplique o suco do limão sobre a mancha;
  2. Deixe a peça de molho com a água quente e o suco do limão por cerca de 1 hora;
  3. Enxague os resíduos com cuidado e prossiga com a lavagem convencional da peça, com o sabonete de sua preferência.
Manchas de gordura difíceis de remover? Aposte no limão!

3. Álcool

Assim como o limão, o álcool faz parte da composição de quase todos produtos de limpeza que você encontra no supermercado. Ele possui propriedades excelentes para a higienização de objetos e eliminação de bactérias.

Entretanto, o ingrediente pode danificar peças delicadas demais por conta da potência de suas propriedades. Preste atenção à estrutura do tecido antes de aplicar o álcool para remover manchas.

Entenda como tirar manchas de gordura da roupa usando o álcool.

Você vai precisar de:

  • Álcool;
  • Água quente.

Instruções:

  1. Aplique o álcool sobre a área manchada;
  2. Deixe a peça de molho com o álcool e a água quente por cerca de 1 hora;
  3. Enxague a roupa e prossiga com a lavagem comum da peça.

4. Papel toalha

Para manchas recentes ou grandes demais, é recomendado combinar a técnica do talco com o uso do papel toalha para remover a mancha de gordura.

Opte pelo papel com maior poder de absorção para que ele possa recolher a maior parte do óleo presente na mancha. Entenda como a técnica completa funciona abaixo!

Você vai precisar de:

  • Papel toalha;
  • Ferro de passar roupa.

Instruções:

  1. Coloque uma folha de papel debaixo da mancha e outra por cima;
  2. Pressione o ferro de passar sobre os papéis com cuidado, até que o óleo seja absorvido;
  3. Não esfregue o ferro de passar, pois isso pode espalhar a mancha e piorar a situação;
  4. Depois de remover o excesso do óleo, prossiga com a lavagem da peça.

O jeans manchou? Veja o que fazer!

O jeans é um tecido resistente, mas isso não impede que os anos de uso e um pouco de azar formem algumas manchas nas suas peças favoritas.

Receitas mencionadas anteriormente, como o uso do limão, do bicarbonato e também do detergente com vinagre, são perfeitas para a remoção de manchas dos jeans.

O tecido é resistente e se dá bem com os princípios ativos de ambos ingredientes, embora ainda seja necessário tomar cuidado para não manchar os tons mais escuros de jeans.

5 dicas para tirar manchas das roupas

Além das receitas caseiras, existem algumas dicas práticas que podem te ajudar na remoção de qualquer mancha da sua roupa.

A prática de alguns dos conselhos abaixo e a receita certa para o seu tecido formam a combinação perfeita para eliminar as manchas e preservar a beleza das suas peças favoritas!

Quer descobrir como tirar manchas de gordura da roupa sem errar? Confira 5 dicas essenciais!

Suas roupas merecem todo o carinho!

1. Lave o mais rápido possível

Nem sempre é possível perceber o momento em que a mancha acontece, muito menos é viável lavá-la no mesmo momento. Mesmo assim, se a situação permitir, é importante lavar a peça o mais rápido possível.

Desta forma, o produto que manchou o tecido não seca tanto e pode ser removido com mais facilidade, talvez até mesmo com uma lavagem simples, dependendo do produto e do tecido.

Caso você não possa lavar a peça rapidamente, tente pelo menos remover o excesso do produto da mancha. Você pode usar a técnica do papel toalha!

2. Verifique a etiqueta da roupa

Antes de aplicar qualquer produto, seja ele caseiro ou não, verifique as instruções de lavagem e restrições na etiqueta da sua peça.

O passo é essencial para não danificar sua peça com o uso de ingredientes agressivos demais ou que podem causar manchas ainda piores.

Algumas peças possuem tecidos finos e delicados demais, então, não se dão bem com ingredientes muito potentes como o bicarbonato ou o limão.

Por outro lado, algumas roupas exigem uma lavagem mais pesada e permitem o uso de produtos fortes, sem causar qualquer alteração no tecido.

Além de evitar acidentes na hora de tirar manchas, é interessante ler a etiqueta da roupa para preservá-la melhor na sua casa.

3. Esfregue bem a mancha

Para remover manchas, principalmente as mais antigas e difíceis, é preciso esfregar o tecido e não há como fugir disso!

No caso dos tecidos mais finos e delicados, é preciso tomar cuidado e fazer esse passo com muita delicadeza, para evitar danos na peça.

Com tecidos mais pesados, também é interessante que você tenha um pouco de cuidado. A peça não será completamente destruída se você esfregá-la com força, mas o tecido pode se desgastar um pouco mais do que o esperado e dar um visual velho à peça.

4. Deixe de molho

Para potencializar as receitas caseiras, principalmente as que envolvem líquidos como o suco de limão ou álcool, é interessante deixar a peça de molho por algumas horas antes de prosseguir com a lavagem convencional.

Opte pelo uso da água morna ou quente para deixar as peças de molho. Isso ajuda a amolecer o produto da mancha que já secou no tecido, facilitando a lavagem final.

Dependendo do tecido, é preciso tomar cuidado para não deixar a peça de molho por muito tempo. O processo pode fragilizar a estrutura do material e danificar a roupa.

5. Preste atenção ao tipo de mancha

O último ponto do guia de como tirar manchas de gordura da roupa é analisar com cuidado o tipo de mancha com a qual você está lidando.

Nem sempre o que funciona para a remoção de manchas de molho pode trazer o mesmo resultado para manchas de vinho tinto, por exemplo.

Sendo assim, tente estudar um pouco a mancha para descobrir a sua origem e optar pela melhor técnica para removê-la.

Caso você não consiga identificar a mancha e não saiba como se livrar dela, considere encaminhar a roupa para uma lavanderia. Assim, os profissionais poderão aplicar o produto correto e preservar sua roupa favorita!

Leave A Reply

Your email address will not be published.