Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa: Guia Completo!

Nem sempre os produtos específicos para lavagem da roupa dão o resultado que esperamos na remoção de manchas.

Não tem nada mais irritante nessa vida que pegar uma peça de roupa para vestir e na última hora notar que ela está manchada. Ainda mais se você estiver com pressa e a mancha for difícil de sair, como as de gordura, por exemplo. Aliás, nem todo mundo sabe como tirar manchas de gordura da roupa da forma adequada e, quase sempre, acaba arruinando o tecido.

Até porque, quando não notamos a mancha na hora que acontece e fazemos algo para facilitar a sua retirada, elas impregnam nas tramas do tecido e ficam mesmo muito mais difíceis de sair.

Por isso que nem sempre os produtos específicos para lavagem da roupa são eficientes no resultado em relação a remoção de manchas. No entanto, alguns ingredientes e misturinhas milagrosas muito fáceis de fazer podem te ajudar nessa missão e deixar a sua roupa novinha em folha novamente.

Para fugir dessa situação e evitar que coisa pior aconteça, veja as nossas dicas e receitas abaixo para aprender como tirar manchas de gordura da roupa num piscar de olhos.

Confira!

Como tirar manchas de gordura da roupa com bicarbonato

como tirar manchas de gordura da roupa com bicarbonato de sódio
O bicarbonato é um grande aliado das receitas de como tirar manchas de gordura da roupa.

O bicarbonato de sódio já é um ingrediente famoso em receitas caseiras de limpeza de todo tipo, por isso ele não tinha como ficar de fora dessa missão de remover manchas de roupas.

Aliado ao detergente, o bicarbonato de sódio é perfeito para remover manchas antigas e difíceis, que não conseguem ser retiradas na primeira lavagem. Veja como tirar manchas de gordura da roupa com essa receita infalível na pré-lavagem:

Você vai precisar de:

  • Um pedaço de papelão;
  • Detergente líquido;
  • Óleo ou gel lubrificante (tipo vaselina);
  • Bicarbonato de sódio;
  • Algodão;
  • Escova de dentes velha.

Como fazer:

  1. Posicione o papelão debaixo do tecido onde se encontra a mancha;
  2. Aplique algumas gotas de lubrificante com o algodão sobre a mancha para proteger o tecido e impedir que as fibras sejam danificadas pela ação do bicarbonato;
  3. Aplique o bicarbonato por cima e esfregando levemente sobre a mancha com a escova de dentes até que se formem grãos maiores;
  4. Adicione o detergente e continue a esfregar a mancha;
  5. Remova o excesso dos ingredientes com água morna e coloque a peça para lavar na lavadora imediatamente.

Como tirar manchas de gordura da roupa com talco ou maisena

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa com talco
O talco é capaz de absorver a oleosidade das manchas de gordura.

O talco é bastante utilizado em receitas caseiras que envolvam a remoção de gordura, pois ele é capaz de absorver a óleos e umidade. Já a maisena ou amido de milho também pode exercer a mesma função, caso você não tenha o talco à sua disposição.

Usar talco é ideal para tecidos delicados, já que o processo não envolve nenhum atrito entre o tecido e o produto. Entretanto, o truque só funciona em manchas recentes e ainda estão úmidas.

Além disso, nem o talco ou amido de milho conseguem remover manchas de gordura por conta própria, mas eles ajudam a reduzir o excesso de óleos e a área de cobertura da mancha, facilitando a lavagem.

Para saber como tirar tirar manchas de gordura da roupa com a ajuda do talco ou amido de milho, siga a receita abaixo:

Você vai precisar de:

  • Talco ou amido de milho;
  • Escova de dentes velha.

Como fazer:

  1. Aplique o talco ou amido de milho sobre a mancha de gordura o mais rápido possível e deixe repousar entre 3 e 6 horas para que o produto consiga absorver o máximo de oleosidade;
  2. Após o período de repouso, esfregue a mancha com a escova de dentes delicadamente para remover o talco umedecido da peça;
  3. Por fim, prossiga com a lavagem comum da roupa, como de costume.

Como tirar manchas de gordura da roupa com vinagre branco

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa com vinagre branco
Para saber como tirar manchas de gordura da roupa basta contar com o poder do vinagre branco.

Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre branco também é outro ingrediente coringa presente em receitas caseiras de limpeza. Ele é tão poderoso que é indicado principalmente para peças claras e brancas, que costumam manchar e amarelar mais facilmente.

Para utilizar o vinagre branco em receitas de como tirar manchas de gordura da roupa, as instruções abaixo:

Você vai precisar de:

  • 750 ml de água quente;
  • 190 ml de vinagre branco;
  • Detergente.

Como fazer:

  1. Umedeça a peça de roupa e aplique o detergente sobre a área manchada e esfregue delicadamente;
  2. Depois de remover o excesso da mancha, enxágue o detergente em água corrente;
  3. Agora aplique o vinagre branco sobre a mancha, deixando a peça de molho na água quente por 2 horas;
  4. Por fim, enxágue os resíduos do vinagre e prossiga com a lavagem normalmente.

Como tirar manchas de gordura da roupa com limão

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa com limão
O limão é um poderoso ingrediente nas receitas de como tirar manchas de gordura da roupa.

O limão é um ingrediente bastante comum em produtos de limpeza, não só por conta do aroma agradável de limpeza refrescante, mas por conta das suas propriedades ácidas e críticas, essenciais na remoção de manchas e até mesmo eliminação de bactérias e fungos.

Entretanto, é preciso utilizar o ingrediente com muito cuidado, já que ele pode manchar ainda mais peças coloridas e danificar a estrutura das fibras de tecidos delicados. Para isso, garanta a remoção por completo do suco durante a lavagem.

Veja abaixo como tirar manchas de gordura da roupa com a ajuda do poderoso limão:

Você vai precisar de:

  • Suco de 1 limão;
  • Água quente.

Como fazer:

  1. Esprema o limão e aplique o suco sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos;
  2. Depois, coloque a peça de molho em a água quente por cerca de 1 hora;
  3. Por fim, enxágue os resíduos com cuidado e prossiga com a lavagem convencional da peça, com o sabão de sua preferência.

Como tirar manchas de gordura da roupa com álcool

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa com álcool
Álcool e água quente são poderosos aliados nas receitas de ocmo tirar manchas de gordura da roupa.

Assim como o limão, o álcool também faz parte da composição de quase todos produtos de limpeza encontrados no supermercado. Ele possui propriedades excelentes para a higienização de objetos e eliminação de bactérias.

Entretanto, o álcool também pode danificar peças delicadas por conta da sua potência, por isso, preste atenção à estrutura do tecido antes de aplicar o álcool.

Para saber como tirar manchas de gordura da roupa usando o álcool, basta aplicar o álcool sobre a área manchada e deixar a peça de molho em água quente por cerca de 1 hora. Depois, é só enxaguar a roupa e prosseguir com a lavagem comum normalmente.

Como tirar manchas de gordura da roupa com papel toalha

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa com papel toalha
A técnica do papel toalha é infalível para tirar manchas de gordura da roupa.

No caso de manchas recentes de gordura ou grandes demais, recomenda-se combinar a técnica do talco com o papel toalha para a sua remoção.

Para isso, escolha um tipo de papel toalha bem absorvente para que ele possa remover a maior parte do óleo presente na mancha. Em seguida, coloque uma folha de papel debaixo da mancha e outra por cima, pressionando com o ferro de passar com cuidado, até que todo o óleo seja absorvido.

Não esfregue o ferro de passar para não espalhar a mancha e piorar a situação, apenas pressione. Depois de remover o excesso do óleo, é só prosseguir com a lavagem da peça.

Leia mais: Como Tingir Roupa: Jeans, A Frio, Xadrex. Guia Completo!

Dicas rápidas para tirar manchas das roupas

Como Tirar Manchas de Gordura da Roupa dicas
Algumas dicas de como tirar manchas de gordura da roupa são de grande ajuda.

Além das receitas caseiras mencionadas acima, existem algumas dicas práticas que podem te ajudar na remoção de qualquer tipo de mancha na roupa.

Com as dicas e os conselhos abaixo aliados à receita certa para o tecido da sua roupa, você terá a combinação perfeita para eliminar manchas e preservar as suas peças favoritas, sem maiores problemas. Veja abaixo como tirar manchas de gordura da roupa sem erro:

1. Lave o mais rápido possível

Nem sempre percebemos quando derrubamos algo e manchamos a roupa. Mesmo assim, o ideal é lavar a peça o mais rápido possível, logo que a usamos. Basta chegar em casa e inspecionar a peça antes de guardá-la.

Desta forma, seja o que for que manchou o tecido, ele não vai ter tempo suficiente de secar e entrenhar tanto nas fibras, podendo ser removido com mais facilidade. Nesse caso, talvez seja possível até remover a mancha com uma lavagem simples, dependendo do que manchou e do tecido.

Caso você não possa lavar a peça rapidamente, tente pelo menos remover o excesso da sujeira com a técnica do papel toalha, depois coloque pra lavar quando chegar em casa.

2. Verifique a etiqueta da roupa

Antes de aplicar qualquer produto para remover manchas, seja caseiro ou não, verifique as instruções de lavagem e restrições na etiqueta da sua peça de roupa.

Isso é essencial para não danificar a roupa, caso o ingrediente seja agressivo demais ou cause manchas ainda piores.

Alguns tecidos são finos e delicados demais, não se dando bem com ingredientes muito potentes como o bicarbonato ou o limão.

Por outro lado, algumas roupas exigem uma lavagem mais pesada e permitem o uso de produtos fortes, sem causar qualquer alteração no tecido.

3. Esfregue bem a mancha

Para remover manchas, principalmente as mais antigas e difíceis, é preciso esfregar o tecido em uma pré-lavagem para remover o excesso.

No caso dos tecidos mais finos e delicados, é preciso tomar mais cuidado em um processo mais delicado, para evitar danos na peça. A escovinha de dentes e as receitinhas acima são par perfeito!

Já os tecidos mais pesados, como jeans, também é preciso ter um pouco de cuidado. A peça não será completamente destruída se você esfregá-la com força, mas o tecido pode se desgastar um pouco mais do que o esperado e dar um visual envelhecido e surrado à peça.

4. Deixe de molho

Para potencializar as receitas caseiras, principalmente as que envolvem líquidos como o suco de limão ou álcool, é interessante deixar a peça de molho por algumas horas antes de prosseguir com a lavagem convencional.

A água morna ou quente para deixar as peças de molho é ideal para amolecer os resíduos da mancha que já secou no tecido, facilitando a lavagem final.

Dependendo do tecido, é preciso tomar cuidado para não deixar a peça de molho por muito tempo, para não fragilizar a estrutura do material e danificar a roupa.

5. Preste atenção ao tipo de mancha

Para retirar manchas de roupas de qualquer tecido, é preciso antes analisar com cuidado o tipo de mancha com a qual você está lidando.

Nem sempre o que funciona para a remoção de um tipo de mancha vai funcionar para todas elas. É o caso das manchas de vinho tinto ou molho de tomate, por exemplo, bem diferentes das manchas de sujeira ou gordura.

Sendo assim, tente estudar um pouco a mancha para descobrir a sua origem e optar pela melhor técnica para removê-la.

Caso você não consiga identificar a mancha e não saiba como se livrar dela, considere encaminhar a roupa para uma lavanderia. Assim, os profissionais poderão aplicar o produto correto e preservar sua roupa favorita!

Leia mais: Como Tirar Mancha de Desodorante de Roupa Preta ou Clara

Gostou? Agora você sabe como tirar manchas de gordura da roupa e vai poder preservar melhor as suas peças favoritas. Teste uma ou mais de nossas receitas, assim como as dicas acima e depois venha nos contar o resultado. Espero que tenhamos te ajudado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.