Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tirar Chulé Rapidamente? Sapatilha, Tênis, etc!

Tirar o sapato e sentir aquele cheirinho desagradável. Quem nunca passou por isso? Muito ligado a falta de cuidados com higiene, o chulé também pode ter diversas causas. Além da falta de cuidados, portanto,ele pode aparecer por excesso de suor nos pés ocasionados por doenças como o diabetes, hipotireoidismo e até mesmo a obesidade.

O cheiro ruim nos pés pode ser indicativo de que algo não se encontra bem. Os mais comuns são alergias, fungos e micoses sempre provocados pela ação de microrganismos.

Esse bichinhos ao entrarem em contato com o suor acabam trazendo o mau cheiro. Outro aspecto que também pode contribuir para a proliferação do chulé é a umidade, que em contato com as bactérias, produzem odor característico do chulé.

Alguns tipos de sapatos são mais propícios para o aparecimento do chulé. São aqueles mais fechados ou de plástico e que não permitem que uma ventilação adequada circule. O que também pode, portanto, contribuir para o aparecimento do problema são as meias feitas de materiais como o nylon.

Nestes casos, o algodão é sempre o melhor tecido a escolher, pois permite que os pés recebam ventilação.

Alguns sapatos também são mais difíceis de retirar o suor, uma vez que consegue absorver a umidade com mais facilidade.

Como tirar chulé do tênis a seco?

O tênis é um calçado coringa na vida da maior parte das pessoas. Seja para praticar atividades físicas, ir trabalhar de forma confortável ou compor um look mais despojado, o tênis, portanto, sempre marca presença.

O aumento da transpiração pode ser ocasionado por altas temperaturas, stress ou doenças. É exatamente aí que o perigo mora! Com aumento da umidade o ambiente perfeito foi criado para que as bactérias se reproduzam e causem o temido chulé. Seguem aqui, portanto, algumas opções para eliminar esse vilão.

Talco

A forma mais conhecida para eliminação do chulé é o talco. Eles podem ser facilmente encontrados nas farmácias e atuam retendo a umidade e suavizando o cheiro causado pelo chulé.

O talco pode ser aplicado antes de usar os sapatos ou diretamente nos calçados no fim do dia para agir durante a noite e retirar as impurezas.

Esta é daquelas dicas da vovó que vale muito a pena!

Como tirar chulé da sapatilha?

Esbanjando versatilidade, as sapatilhas aliam elegância e conforto. Quem não ama uma sapatilha seja ela mais formal ou mais descontraída? Serve para o trabalho, para os momentos de lazer e ajuda na composição de looks incríveis.

O único probleminha é que com o uso constante as sapatilhas acabam apresentando odores desagradáveis. Por ser, portanto, um calçado fechado, ele acaba proporcionando que os pés fiquem suados e facilitando a retenção de suor. Às vezes, o chulé é tão intenso que parece não existir solução a não ser se livrar do calçado.

Pois é! Quanta tristeza em jogar suas lindas sapatilhas no lixo e perder um sapato tão confortável!

É importante dizer que é realmente muito difícil tirar o cheiro que já encontra-se impregnado nas sapatilhas. Mas a boa notícia, portanto, é que existem meios para que o chulé seja evitado.

O mais comum é passando talco nos pés e também nas sapatilhas antes de utilizá-las. Outros cuidados como secar bem os pés antes de colocar os calçados e caprichar na parte dos dedos também são muito importantes.

Cuidados no banho

Durante o banho o ideal é lavar os pés com bastante cuidado. A higiene dificultará que as bactérias se proliferem e trabalhem fermentando em parceria com o suor podendo, portanto, causar além do mau cheiro problemas como frieiras e demais micoses.

Ao chegar em casa do trabalho, não esqueça de tirar as sapatilhas e as coloque em um local em que o ar circule e possa arejar os calçados. É importante que este local também pegue sol para facilitar que o suor seque.

Caso não sua casa não exista um local com essas características, portanto, você pode usar um secador de cabelo para realizar o procedimento.

Uma limpeza básica todos os dias ao chegar em casa também é uma boa dica para evitar o chulé!

Você usa o mesmo calçado todos os dias? Saiba que isso pode fazer com que o chulé apareça. Se for possível, realize um revezamento na utilização dos calçados e troque as meias todos os dias. As fabricadas em algodão são as mais indicadas para conter o suor.

Receitas de como tirar chulé do pé

Quer aprender uma rotina de cuidados que pode ajudar a eliminar o chulé dos seus calçados e da sua vida? Siga as receitas abaixo e saiba como se livrar deste problema que incomoda muita gente.

Com vinagre

O conhecido produto que sempre auxilia na cozinha e nas diversas utilidades: vinagre. Ele pode ser bem útil para eliminar o mau odor dos seus pés e calçados.

O que você vai precisar?

  • 1/2 xícara de qualquer tipo de vinagre;
  • 2 litros de água morna.

Como fazer e como usar?

Junte os dois ingredientes e mergulhe os pés na mistura durante 30 minutos. Após esse tempo lave os pés com sabonete (o mais indicado são os sabonetes anti séptico) e enxugue cuidadosamente.

O melhor horário para realizar esse procedimento é no turno da noite, antes de dormir. O indicado, portanto, é não colocar nenhum calçado após realizar o tratamento.

Com limão

As frutas além de possuírem propriedades nutritivas, também pode ser usadas em muitos tratamentos estéticos e de saúde. No caso do limão é a casca que irá ser utilizada para combater o chulé.

É preciso que as cascas estejam bem secas para funcionar. Coloque elas dentro dos sapatos durante a noite e retire pela manhã quando for usar.

Além de reaproveitar o que geralmente é jogado no lixo, você pode combater o mau cheiro dos pés.

Outra fruta que também tem em sua casca essa propriedade é a laranja.

Com sal

Outro grande aliado na luta contra o chulé: sal! Mova os calçados com a sola para cima eliminando areia ou alguma outra sujeira e resíduos que possam se encontrar dentro do sapato.

Retire as palmilhas (se houver) e realize uma limpeza delas com o auxílio de um pano e um pouco de água.

como tirar chulé rapidamente 2

Agora é hora de colocar o sal. A quantidade necessária deve cobrir todo a sola do sapato, privilegiando, portanto, as partes que costumam absorver mais suor.

Potente na sua ação de absorção, o sal auxilia no controle dos maus odores. Pegue um pouco de sal e esfregue na parte de dentro do calçado.

Por fim, utilize uma flanela ou papel toalha para secar. O sal ajuda a absorver o excesso de umidade do sapato e ajuda a anular o mau cheiro.

Esfregue a parte interna do sapato com sal utilizando papel toalha ou uma flanela. Deixe o sal atuar por um tempo considerável e descarte o sal com cuidado para não restar nenhum resíduo que possa, portanto, causar machucado nos pés.

Pronto! Agora é só usar seu sapato livre do chulé!

Atenção: se você mora em locais que são muito quentes, é importante deixar o sal agir por mais tempo dentro do calçado.

Com bicarbonato

Muito utilizado para limpezas em geral o bicarbonato de sódio é um campeão em remover as mais difíceis manchas e sujeiras. Não poderia ser diferente com o chulé!

Entretanto, você não deve utilizar o bicarbonato diretamente dentro dos sapatos pois por possuir um Ph diferente do da pele e pode causar irritações e alergias nos pés.

A utilização o bicarbonato de sódio pode ser feita com pequenos saquinhos contendo o produto. Você deve colocá-los dentro dos calçados no período da noite quando o sapato não está sendo usado.

O resultado será bem satisfatório e os odores causados pelo chulé aparecerão bem mais suaves.

Chá Preto

O chá preto possui a propriedade de abrandar a quantidade de suor produzida. Dessa forma, portanto, quanto menos suor, menos espaço para as bactérias se espalharem causando aquele terrível cheiro.

Confira a receita para combater o chulé utilizando o chá preto:

O que vai precisar?

  • 3 sachês de chá preto;
  • 1 litro de água.

Como fazer e como aplicar?

Ferva os saquinhos de chá com a água durante 20 minutos. Adicione, portanto, mais um litro de água na mistura, espere esfriar e depois descanse os pés na solução por aproximadamente 30 minutos.

O procedimento, portanto, deve ser feito todos os dias durante duas semanas.

Absorvedores de cheiro

Uma outra receita muito útil para você mandar para longe aquele cheirinho desagradável de chulé:

como tirar chulé rapidamente 3

Bolsinhas usando filtros de café

  • Filtro de café;
  • 3 colheres (sopa) de areia para gato.

Como fazer?

Coloque a areia no filtro e faça uma amarração com um fio. Outra alternativa é acrescentar bicarbonato de sódio, amido de milho ou fermento dentro do filtro. Lavanda ou outra essência também fornece um toque super especial.

Coloque os filtros dentro dos calçados sempre que não estiver usando. O cheirinho de limpeza, portanto, ficará marcante em seus sapatos. Você pode, inclusive, colocar os filtros dentro do guarda-roupa para garantir um perfume nas suas roupas e tirar o cheiro de mofo.

Podem ser adicionados também arroz e gotinhas de óleos essenciais para dar um toque mais sofisticado e perfumar sua sapateira.

Como tirar chulé do tênis rapidamente?

Todo mundo já passou pelo constrangimento de tirar o sapato e sentir aquele chulezinho. O suor, portanto, é o principal responsável pela proliferação de bactérias que causam o chulé.

Quando se trata de sapatos fechados ou tênis a situação fica ainda pior. Com alguns cuidados, você pode reduzir e eliminar este problema.

A primeira dica é colocar o calçado dentro da geladeira. Coloque o tênis dentro de um saquinho próprio para ser levado ao freezer e deixe ele no congelador durante aproximadamente 10 horas.

Pode acrescentar, portanto, um punhado de bicarbonato de sódio dentro do sapato. O congelamento visa exterminar as bactérias causadoras do chulé.

A segunda dica é usar sabonetes para lavar os pés promovendo uma poderosa esfoliação. Ao remover as células mortas você elimina também aquilo que faz as bactérias se multiplicarem.

Esse processo deve ser feito uma vez na semana e você deve lembrar de sempre secar com muito cuidado os pés e os dedos antes de calçar qualquer sapato.

como tirar chulé rapidamente 4

Dicas finais

Sentiu o cheiro de chulé no pé? Calma, siga as dicas e evite esse o mau cheiro:

  • Não use o mesmo sapato todos os dias;
  • Lave cuidadosamente, portanto, os pés todos os dias. Não esquecendo também de enxugá-los caprichando na região entre os dedos.
  • As meias de algodão podem ajudar a evitar o chulé. Procure sempre utilizá-las quando estiver de sapato fechado.
  • Exponha seus sapatos ao sol, sempre que possível.
  • Para os sapatos que pode ser lavados, portanto, realize esse procedimento rotineiramente.
  • Ao guardar um sapato utilize uma folha de jornal dentro dele. Essa dica é importantíssima para aqueles sapatos que estão molhados ou úmidos por dentro.
  • Se a situação persistir, portanto, procure ajuda médica para diagnosticar se você não possui alguma doença de pele. Com um ambiente úmido é comum a aparição de problemas mais sérios causados por fungos e que merecem atenção especial.

Gostou das informações? Compartilhe a sua opinião!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais