Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tingir Roupa: Jeans, A Frio, Xadrex. Guia Completo!

Não há muitos segredos a serem apreendidos para saber como tingir roupa e tecidos. Além de sua simplicidade, as técnicas envolvidas nesses processos permitem conferir um toque especial àquelas blusas ou calças mais velhas, que ficaram esquecidas em seu guarda-roupas.

Saber como tingir roupa impede que você tenha que abrir mão daquelas peças que você já enjoou. Com o tingimento das roupas, é possível criar novos looks e aumentar ar possibilidades para compor belos visuais.

Sem embargo, é muito comum existirem dúvidas acerca de como tingir roupa, uma vez que há diversas técnicas. A seleção do processo, no entanto, deve ser realizada segundo as suas reais necessidades.

Seja qual for a técnica escolhida, é muito importante usar, durante o processo, um avental e luvas de borracha, assim como forrar o local para evitar que acidentes ocorram.

Como tingir roupas a frio?

O método de tingimento a frio requer a utilização da tinta para tecidos Acrilex, que deve ser diluída em água. Você deve colocar pequenas quantidades de tinta e água em um balde e, a seguir, eliminar aos poucos todos os gominhos da tinta. Depois, coloque mais água e mais tinta até chegar ao tom que você deseja.

O próximo passo é mergulhar a roupa nesse líquido, deixando-a lá por alguns minutos, de modo que fibra consiga absorver adequadamente a tinta. Transcorrido esse tempo, pendure a roupa em um varal – sempre pelas extremidades – e aguarde secar.

Não se esqueça de pendurar pelo lado avesso, a fim de evitar marcações. A tinta Acrilex possibilita misturar as cores, portanto, você pode criar as suas próprias tonalidades.

Siga todos os procedimentos corretamente para obter os melhores resultados.

Como tingir roupa jeans?

A sua roupa jeans favorita está tão desbotada que você nem quer mais usá-la? É lamentável ter que se desfazer de peças confortáveis só por esse motivo, não é mesmo?

Talvez, você tenha simplesmente se cansado daquela calça jeans em tom bege ou de um shortinho azul. Então, por que não deixar todas elas com um aspecto de roupa nova?

Vamos mostrar, a seguir, como tingir roupa jeans em sua própria casa. Ao dominar essa técnica simples, você pode tingir camisas, shorts, calças, ou seja, todas as peças jeans. As cores mais fáceis de encontrar no mercado para tingir esse tipo de tecido são verde, azul e preto. Selecione a sua favorita e acompanhe o nosso passo a passo:

Materiais necessários

Para tingir roupas jeans, você precisará de:

  • Roupas jeans 100% algodão;
  • Colher de madeira;
  • Uma panela grande;
  • Água;
  • Fixador de corantes para jeans ou sal.

Método para tingir tecidos jeans

Em primeiro lugar, pese o seu jeans (enquanto ainda estiver seco) em uma balança. Se você tiver uma balança de cozinha, pode usá-la. É preciso saber o peso certo para definir a quantidade necessária de corante. Em geral, um pote individual do produto é o suficiente para uma peça de 300 gramas.

Se a roupa jeans que você deseja tingir não estiver limpa, é indicado lavá-la antes, para evitar que a sujeira interfira no tingimento.

Sendo assim, você não precisará esperar que a peça seque, uma vez que ela necessitará estar úmida para o bom andamento do processo. Com a peça limpa, umedeça-a em água e deixe-a esticada.

Selecione uma panela realmente grande e que não será mais utilizada para cozinhar alimentos. Encha-a com água o bastante para cobrir inteiramente a roupa jeans. Em seguida, coloque-a para ferver.

Quando a água começar a ferver na panela, você deve colocar água em outro recipiente, no qual dissolverá todo o corante. Quando ele estiver inteiramente dissolvido, misture-o com a água fervente. Depois, coloque a peça úmida e esticada (mas não amassada ou torcida), mexendo lentamente com a colher de madeira.

Deixe a peça ferver por meia hora e mexa vigorosamente a cada 3 minutos, tomando cuidado para não deixar a roupa ficar amarrotada. O ideal é que ela fique bastante solta, para que o tingimento ocorra uniformemente.

Transcorrida a meia hora, você pode desligar o fogo e derramar toda a água quente na pia. Fique atenta para evitar se queimar com esses movimentos.

A seguir, jogue água fria sobre o jeans. Quando ele estiver frio o bastante para ser manuseado, siga enxaguando-o em água fria até que saia todo o excesso de tinta (a água deve ficar transparente).

Coloque novamente a roupa jeans na panela (se preferir, pode ser uma bacia ou um balde), cubra-a com água fria e adicione 3 colheres de sal ou o fixador. Deixe descansar por cerca de meia hora, torça e enxágue. Se você quiser, pode centrifugar em sua máquina de lavar.

Por fim, basta colocar a sua peça tingida para secar (de preferência, na sombra) e pronto!

Dicas

Para assegurar que a tinta não manche nada em volta, não se esqueça de usar luvas de borracha, avental e proteger o local com jornais.

Não coloque a peça para secar ao sol, pois ela endurecerá.

Não misture a sua roupa jeans, durante as primeiras lavagens, com peças de outras cores, a fim de evitar manchá-las.

Escolha os melhores corantes para tingir suas roupas.

Como tingir roupas em degradê?

Uma das maiores tendências para este verão são os tecidos e roupas tingidas em degradê com cores e tons fortes. Influenciada fortemente pela moda ombré, essa nova onda está apenas no início.

Se você quiser saber como tingir roupa em degradê, acompanhe o exemplo que trouxemos para converter uma camisa masculina ou, até mesmo, uma peça velha, em uma bela saída de praia.

Materiais necessários

Você necessitará de:

  • Corante para tingimento de roupas;
  • Colher de madeira;
  • Duas panelas grandes;
  • Fixador de corante;
  • Corante para algodão nas suas cores preferidas;
  • Uma camisa branca 100% algodão.

Método para tingir roupa em degradê

Neste exemplo, usaremos os corantes verde-claro, azul turquesa, verde-escuro e azul cobalto.

Para tingir roupa em degradê você deve diluir, em 2 litros de água quente, uma colher (sopa) de corante verde-escuro e uma colher (chá) de corante verde-claro. Divida a camisa da cava até a barra nas medidas (em centímetros) de 15, 10, 7 e 5.

Mergulhe, em fogo baixo, 15 centímetros da barra, deixando-a imersa ao longo de 3 minutos, sempre mexendo com a colher de madeira. Repita o processo com as demais divisões até atingir a metade da peça. Enxágue e coloque-a para secar à sombra.

Na outra panela, misture uma colher (sopa) de turquesa e uma colher (chá) de corante azul em 2 litros de água, também quente. Reinicie as divisões desde a cava até a gola da camisa e refaça o processo. Coloque a camisa inteira, por mais cinco minutos, na solução azul. Em seguida, enxágue bem.

Dilua o fixador em 2 litros de água quente, mergulhe a roupa por 25 minutos, sempre mexendo. Depois, você pode lavar a peça à mão e deixá-la secando na sombra.

Como usar roupa tingida em degradê

Sugerimos utilizar a peça tingida como uma linda saída de praia, contudo, roupas tingidas em degradê são, conforme mencionado, a última tendência de moda, de forma que podem ser utilizadas normalmente em seu dia a dia.

Então, use a sua camisa como um vestido, acompanhando o look com um cinto bem fino; com shortinhos jeans; com saia por baixo ou como você se sentir melhor. Algumas cores que combinam lindamente para tingir em degradê são:

  • Azul e amarelo;
  • Azul e laranja;
  • Amarelo e rosa;
  • Cinza e marrom;
  • Amarelo e violeta;
  • Rosa e laranja.
Aposte em diversas combinações e dê vida nova a suas roupas!

Tingindo com água fria

Se você deseja tingir roupa em água fria, tudo o que precisará fazer é dissolver, em água quente, o pó e, em seguida, inserir o sal e fixador. Deixe as roupas de molho por cerca de 1 hora antes do enxágue.

Uma dica válida: durante o processo de tingimento em peças de lã, substitua o sal e o fixador por vinagre.

Roupas manchadas: como tingir para disfarçar?

Você sabia que é perfeitamente possível tingir roupas manchadas ou desbotadas? Seja pelo tempo de uso ou pela maneira errada de lavar, quaisquer peças acabam se desgastando, com maior ou menor facilidade. Sendo assim, é bastante fácil identificar uma roupa com manchas aparentes ou aparência desbotada.

Todavia, antes de se lamentar pela perda daquela peça favorita, fique atenta ao que você pode fazer para salvá-la. Com a utilização de uma técnica muito simples e algumas dicas úteis, a sua roupa ficará nova outra vez.

Para tanto, acompanhe o nosso passo a passo de um processo que pode ser aplicado a qualquer peça, desde que o tecido que a compõe não seja demasiadamente delicado.

Nesses casos, convém ter um pouco mais de cuidado com a roupa: se a peça for muito delicada ou querida, o mais indicado é procurar o auxílio de uma tinturaria profissional.

Antes de apresentarmos o método, é preciso informar que há diferentes maneiras de tingir roupas desbotadas ou manchadas, sendo que os mais comuns envolvem a utilização de água fria e quente.

Tenha em mente que, para tingir roupa, você precisará de um bom corante em pó. Felizmente, este produto pode ser encontrado com facilidade em qualquer loja de armarinho e, até mesmo, em alguns supermercados.

Além disso, as tintas podem ser encontradas nas mais variadas cores. Quanto ao valor, o corante em pó tende a ser bem acessível. Os demais produtos que você precisará utilizar, certamente, poderão ser encontrados em sua própria cozinha.

Tingindo a roupa manchada com água fria

Separe a quantidade recomendada de água nas informações da embalagem do corante que você escolheu. De modo geral, ela varia de dois a quatro litros. Ferva a água, insira o corante, mexa bem e acrescente 100 ml de vinagre (de preferência, branco).

Pegue a roupa que você quer tingir e umedeça-a inteiramente. Logo depois, coloque-a dentro da panela em que o corante foi dissolvido. Deixe de molho ao longo de 1 hora. Após esse tempo, você pode enxaguar normalmente a peça.

O uso de vinagre substitui a função do fixador, impedindo que a tinta se solte. Ao enxaguar, o ideal é repetir o processo quantas vezes for necessário até que a roupa para de liberar tinta. No final, basta colocá-la para secar à sombra.

Tingindo a roupa manchada com água quente

Para tingir a peça manchada com água quente, você precisará de um caldeirão bem grande. Siga as especificações do rótulo do corante, a fim de não errar na quantidade de água.

Se, porventura, a embalagem não trouxer essa especificação, siga a proporção de 2 litros para cada 100 g de tecido. Antes que a água atinja o ponto de fervura, por volta dos 40°, você deverá dissolver o corante.

Passe a roupa no ferro antes de prosseguir com o processo de tintura. Coloque, cuidadosamente, a roupa no caldeirão e mexa aos poucos durante 1 hora.

Após esse tempo, você deve desligar o fogo e adicionar 1 colher (sopa) de sal por embalagem de corante utilizada e 100 ml de vinagre branco. Deixe a roupa de molho na própria água do tingimento e espere esfriar.

Para terminar o processo, enxágue bem a roupa. Lembre-se da recomendação anterior e enxágue até que a roupa deixe de soltar a tinta.

Não deixe de usar luvas durante o processo.

Preparação

Para garantir um resultado satisfatório ao seu tingimento, é necessário tomar certos cuidados. O primeiro se refere à segurança. Reforçamos que é imperioso utilizar luvas de borracha ao tingir uma roupa.

Use, também, um avental. Afinal, alguns respingos de tinta podem causar danos à roupa que está em seu corpo. Para tingir as peças, é altamente recomendável reservar utensílios somente para essa finalidade, pois colheres e panelas podem ser facilmente danificadas pelas tintas.

Antes de começar o processo, mantenha-se atenta às recomendações da empresa fabricante dos corantes. Isso garantirá que o tingimento seja uniforme e atenda aos padrões esperados.

Se desejar que a roupa fique um pouco mais clara, basta adicionar menos corante. Assim, não será preciso reduzir o tempo do banho de tingimento. O ideal é que esse tempo seja, sempre, de 30 minutos.

Quais tecidos são mais indicados para o tingimento?

Para não causar danos à sua roupa, o modo mais simples de agir, antes de colocar em práticas as técnicas, consiste em ficar atento ao tipo do tecido no qual a sua peça foi confeccionada.

Na maioria das vezes, tecidos de materiais naturais ou de algodão são mais fáceis para tingir. Isso ocorre porque as fibras permitem a fixação da tinta com relativa facilidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.