Take a fresh look at your lifestyle.

Como Tingir Roupa Preta? Veja nosso Guia!

Para você que sempre quis saber como tingir roupas e tecidos, saiba que não há segredo nenhum nisso. Muito pelo contrário, existem muitas técnicas em que o processo é bem mais simples do que se imagina. Mas você sabia que há como tingir roupa preta também?

Muita gente opta pelos processos de tingimento, pois eles permitem renovar peças de roupas envelhecidas pelo tempo de uso e lavagens constantes. Principalmente as roupas pretas, que se desgastam e desbotam mais rapidamente com o tempo.

Assim, além de reciclar, você não é obrigada a se desfazer das peças de roupas que mais gosta. Com as roupas tingidas, além de devolver a intensidade da cor, você renova o guarda-roupa e ainda consegue criar peças novas.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas de como tingir roupa preta ou de outras cores devido a variedade de técnicas que podem ser utilizadas. Por esta razão, vamos esclarecer abaixo como você vai poder se beneficiar de todas elas de acordo com as suas necessidades.

Quer saber como tingir roupa preta? Então, preste atenção em todas as dicas abaixo, e mãos à obra!

Quais os tecidos que podem ser tingidos?

Qualquer peça de roupa pode ser tingida e existem várias técnicas de como tingir roupa preta.
Qualquer peça de roupa pode ser tingida e existem várias técnicas de como tingir roupa preta.

É possível tingir qualquer peça de roupa, mas antes de aplicar as técnicas de tingimento, é fundamental conhecer o tipo de tecido em que a sua roupa foi confeccionada.

Isso porque existem tecidos capazes de absorver melhor a tinta que outros. Pois cada fibra é diferente, então é fundamental saber identificar a fibra do tecido, para que o resultado do tingimento seja conforme o esperado e não danifique a roupa.

Os tecidos mais fáceis de tingir, são:

  • Tecidos sintético;
  • Tecidos misto;
  • Tecidos de algodão ou fibras 100% naturais.

Dentre todos os tecidos, os de algodão ou de materiais 100% naturais são os mais fáceis de tingir, pois as suas fibras possuem uma maior fixação e menor possibilidade de manchas. Já os tecidos mistos e os de fibra sintética, podem ser tingidos, mas têm maior probabilidade de manchar.

De qualquer maneira, vale ressaltar que as técnicas de como tingir roupa preta ou de qualquer outra cor, não garante um resultado 100% eficiente, mas uma tentativa.

Quanto às cores dos tecidos, quanto mais escuro ele for, mais fácil será tingir de preto. Os tecidos coloridos, por exemplo, até podem ser tingidos facilmente com tinta preta, pois ela é capaz de se sobrepor às outras cores.

Já os tecidos estampados não devem ser tingidos, pois o resultado nunca é homogêneo porque a estampa é como uma impressão sobre as fibras do tecido e não respondem à tinta da mesma forma. Caso a sua peça de roupa seja muito delicada, é melhor levá-la a um tintureiro profissional.

Como preparar a roupa antes do tingimento?

Pensando no fato de que por mais que as técnicas sejam eficientes, não há como garantir um resultado 100% positivo, é preciso sempre tomar alguns cuidados com as peças de roupa antes do procedimento para que tudo saia como desejado.

Um dos primeiros cuidados é cuidar da sua segurança. Para tanto, utilize sempre luvas de borracha e um avental, para evitar manchar as mãos e a roupa que você estiver usando. Outra dica é separar os utensílios apenas para essa finalidade, já que tudo pode ficar manchado pela tinta.

Antes de iniciar o processo, siga sempre as recomendações do fabricante do corante, para garantir que o resultado do tingimento seja uniforme e dentro dos padrões esperados. No caso de outras cores de roupas, se a intenção é um tingimento menos intenso, utilize menos corante ao invés de diminuir o tempo do banho de tingimento de 30 minutos.

Como tingir roupa preta?

Existem várias técnicas de tingimento de roupas, dependendo do resultado que você quer obter. Mas no caso da roupa preta, as mais comuns são com água fria ou água quente. Além disso, você pode utilizar a máquina de lavar ou uma panela.

Você vai precisar de corante em pó, que pode ser facilmente encontrado em ldiversas cores e lojas de armarinho ou até supermercado, dependendo da variedade. Veja como tingir roupa preta em cada uma das técnicas abaixo:

Como tingir roupa preta a frio

A técnica de tingimento a frio é muito simples. Para o procedimento, coloque para ferver a quantidade de água recomendada pelo fabricante do corante (2 a 4 litros). Após levantar fervura, desligue e dissolva o corante.

Em seguida, adicione 100 ml de vinagre branco de cozinha, principalmente se for lã, ou produto fixador e um punhado de sal. Isso vai fazer com que a tinta seja fixada. Umedeça a peça de roupa antes de colocá-la na solução, depois mergulhe a peça e deixe-a de molho por uma hora.

Para finalizar, enxágue a peça normalmente e vá repetindo o mesmo processo até que a peça pare de soltar tinta. Por fim, coloque a peça para secar na sombra.

Como tingir roupa preta com água quente

Para tingir a roupa com água quente, coloque a quantidade de água para ferver recomendada na embalagem do corante que estiver utilizando. Caso a embalagem do corante não traga essa informação, utilize dois litros de água para cada 100 gramas de tecido.

Antes da água ferver, dissolva o corante em cerca de 40°. Enquanto isso, pegue a peça de roupa escolhida e passe a ferro antes de mergulhá-la na solução com corante. Em seguida, coloque a peça de roupa com cuidado na panela e fique mexendo de vez em quando, por cerca de uma hora.

Passado esse tempo, desligue o fogo e adicione 100ml de vinagre branco e uma colher (de sopa) de sal para cada embalagem de corante utilizado. Deixe a peça de molho até que a solução esfrie por completo.

Para finalizar, enxágue bem a peça com água morna e vá repetindo o mesmo processo até que a peça pare de soltar tinta. Por fim, coloque a peça para secar na sombra.

Como tingir roupa preta na máquina de lavar

Esta técnica de tingimento é mais indicada para peças de roupas mais volumosas, e o ideal é que cada peça de roupa seja tingida uma de cada vez. Para seguir com o procedimento, coloque a peça de roupa na máquina e escolha o método de lavagem com água quente.

Enquanto a máquina estiver enchendo, dilua o corante em um litro de água e insira na máquina antes de terminar o ciclo. Em seguida, espere o programa completar e repita o ciclo por completo.

No último enxágue, adicione um pouco de sal e vinagre para ajudar a fixar a tinta. Depois de terminar o tingimento, repita um novo ciclo de lavagem com a máquina vazia para limpar o resíduo de tinta e impedir de manchar suas outras roupas.

Como tingir roupa preta na panela

Para o tingimento na panela, você vai precisar pesar a peça de roupa. Como já dissemos, para cada 100 gramas de tecido, são necessários 2 litros de água.

Para o procedimento, coloque a quantidade necessária de água na panela para aquecer a 40°C, e dissolva a quantidade correta de tinta em pó (conforme as instruções da embalagem).

Depois do corante dissolvido, coloque a roupa na panela e mexa por cerca de uma hora. Passado o tempo, enxágue a roupa e acrescente o sal e o vinagre no último enxágue para fixar bem a tinta.

Como tingir roupa preta de forma simples

Todas as técnicas descritas acima são bastante simples o suficiente, mas se você quiser uma técnica ainda mais simples, ela existe também. Basta colocar água para ferver e dissolver o corante nela quando ainda estiver fervendo.

Umedeça a peça de roupa e retire o excesso de água antes de jogá-la na solução. Deixe tudo ferver por cerca de 30 minutos, sempre mexendo. Depois, retire a peça da solução e deixe esfriar antes de enxaguar. Por fim, enxágue a peça até que ela pare de soltar a tinta coloque para secar na sombra.

E aí curtiu? Fácil, né? Agora você não vai mais ter que se livrar das suas roupas que desbotaram ou mancharam. É só utilizar uma das técnicas de como tingir roupa preta para ter um guarda-roupa inteirinho renovado. Tente! Depois volte pra nos contar o resultado!

Leave A Reply

Your email address will not be published.