Take a fresh look at your lifestyle.

Como pintar o cabelo de azul

Tingir seu cabelo de azul é uma maneira divertida de sair de uma rotina de cores padrão, como loiro, ruivo ou preto. Mas antes de se aventurar, é preciso entender como pintar o cabelo de azul da melhor maneira possível. Afinal, trata-se de uma coloração bastante complexa e você não quer errar, de forma alguma, não é mesmo?

Muitas pessoas querem tingir seus cabelos com corantes de cor não natural, como verde, roxo ou azul. É realmente um processo que requer muita atenção aos detalhes ou seu cabelo vai ficar muito ruim, a cor não ficará boa e pode acabar desbotando rapidamente.

Como pintar o cabelo de azul é uma tarefa bastante complicada, hoje trouxemos um tutorial para ajudá-la a conseguir a coloração ideal que você está procurando.

Lembre-se de que se você não tiver muita experiência com esse processo, opte por procurar um profissional para isso.

Itens que você precisará

  • Ferramentas básicas de tingimento de cabelo: pentes, grampos de cabelo, um pincel de tingimento, tigelas de plástico, luvas de borracha, vaselina, folha de estanho (você pode substituir por papel-alumínio ou encontrar a folha de estanho nas loja de produtos de beleza ou artesanato);
  • Água oxigenada: utilize um produto que seja estabilizado e cremoso, entre volumes 10, 20 ou 30. É recomendado não utilizar o volume 40 pois, além de clarear os cabelos, ele também danifica mais os fios;
  • Tintura de cabelo: Opte por marcas de tintura de cabelo que você conhece ou que alguém indicou. Também procure antes na internet sobre a tinta que você pensa em comprar. A maioria dos cabelos pode ser feito com um único frasco. Mas se você tem muito cabelo, pegue dois frascos para ter certeza de que os cabelos ficarão totalmente cobertos. Além disso, você também precisará de alguma sobra para retocar. Procure lojas de cosméticos e beleza especializadas e, se ainda tiver alguma dúvida, peça para alguém te ajudar a escolher a melhor opção para você;
  • Outros itens diversos: shampoo para bebês, uma toalha velha que você possa usar para secar o cabelo depois de tingido.
Com vontade de ousar? Siga nossas dicas!

Clareando seu cabelo

Comece com um shampoo clareador

Usar um shampoo clareador ajuda a remover a cor dos cabelos e facilita a penetração da tintura. Também auxilia na remoção do corante que sobrou da última vez que você tingiu o cabelo.

Você pode encontrar um shampoo clareador em lojas de produtos de beleza e algumas farmácias. Basta seguir as instruções na embalagem para o shampoo clarificador ter o efeito desejado. Você deve ser capaz de usá-lo como um shampoo normal.

Use um removedor de tinta se você tingiu seu cabelo antes

Só para quem já tiver o cabelo tingido anteriormente, utilize um removedor de tintas para deixar o cabelo pronto para tingir. Removedores de cor não alvejam seu cabelo, eles apenas retiram os corantes e isso pode clarear levemente o cabelo.

Basta seguir as instruções na embalagem para a utilização do produto. O kit geralmente vem com dois ingredientes que você precisará misturar e aplicar em todo o seu cabelo. Após a aplicação no seu cabelo, você o deixará pelo tempo estipulado e depois é só enxaguar.

Descolorindo o cabelo

Você pode descolorir seu cabelo usando um kit de uma loja de produtos de beleza, então, compre um kit destinado a preparar seu cabelo para tintura. Ou você pode optar em descolorir com um cabeleireiro profissional se você nunca fez isso antes.

Tingir os cabelos de azul está na moda e as tonalidades podem variar muito.

Tingindo os cabelos

Proteja suas roupas e pele

Primeiramente certifique-se de colocar uma roupa velha que não se importe em ficar manchada. Em seguida, enrole uma toalha em volta do pescoço para não manchar a pele com corante e coloque um par de luvas que geralmente acompanham o kit, pois elas evitam que o corante manche as mãos e as unhas.

Você também pode aplicar um pouco de vaselina no contorno do cabelo e das orelhas, evitando que o corante manche a pele. Mas pode ficar tranquila e tenha em mente que, se você manchar sua pele ou unhas com corante, ele vai sair eventualmente. No entanto, se o corante manchar suas roupas ou outros tecidos, então ele pode nunca sair.

Lave bem o cabelo

Como pintar o cabelo de azul exige muito do cabelo, o ideal é que ele esteja o mais limpo possível antes de você começar ou o corante pode não aguentar. Certifique-se de utilizar novamente um shampoo clarificador.

A diferença entre ele e o shampoo regular é que eles fornecem uma limpeza mais profunda. Eles vão remover mais acúmulo de seu cabelo do que outros tipos de shampoo, permitindo que ele absorva mais cor durante o processo de tingimento.

No entanto, antes de tingir, não use condicionador no seu cabelo. Ele pode impedir que o corante penetre nos fios.

Misture o corante

Nem todos os corantes requerem mistura. Entretanto, se o seu corante precisar ser misturado antes de usá-lo, siga as orientações da embalagem para misturar corretamente. Use a tigela de plástico e um pincel de tinta para misturar os ingredientes do corante de acordo com as indicações do rótulo.

Se você tem um corante que não precisa ser misturado, então você ainda pode querer transferir o corante para uma tigela de plástico para tornar mais fácil a aplicação ao seu cabelo.

Siga todos os passos para obter os melhores resultados.

Aplique o corante no seu cabelo

Corte o papel alumínio em pequenos quadrados. Utilize grampos de cabelo não metálicos para prender cerca de metade do cabelo na parte superior da cabeça, de modo que possa aplicar o corante nas camadas inferiores primeiro.

Comece na parte de trás da cabeça e subindo até o topo. Assim que estiver pronta para aplicar o corante, cubra o cabelo em seções.

Utilize o pincel de tintura para garantir maior conforto e mobilidade para que o corante seja aplicado em todos os fios uniformemente. Comece pelas raízes e trabalhe em direção às extremidades de seus fios.

Depois de cada pedaço de cabelo, dobre-o na folha de estanho ou alumínio. Mas faça com cuidado para que não complicar na hora de retirar. Deixe o corante agir pelo tempo que for necessário de acordo com as instruções da embalagem da tintura.

O tempo ideal que você precisa deixar o corante no cabelo vai depender do tipo de corante que você está usando. Algumas marcas pedem para permanecer por mais de uma hora, enquanto outras demoram apenas 15 minutos. Lembre-se de cronometrar o processo para não deixar o corante por muito ou pouco tempo.

Retirando o corante

Depois que o tempo acabar, enxague o cabelo até que a água que escorre esteja quase limpa. Lembre-se de utilizar água morna ou fresca para o enxágue do cabelo. A água quente pode remover mais tinta e a cor pode não parecer tão vibrante.

Em seguida, use uma toalha para secar. Não use o secador porque o calor danifica o cabelo.

Veja também: Para que Serve Violeta Genciana? Funciona? Preços

Mantendo seu visual

Aplique vinagre de maçã

Para estender a cor e deixá-la mais intensa, você pode optar por uma hidratação com vinagre de maçã. O vinagre tem um bom nível de pH ácido, por isso, fará com que a cutícula do seu cabelo se feche, prendendo o pigmento da tinta no interior dos fios.

Misture uma xícara de vinagre de maçã com 200ml de água. Em seguida, para aplicar em seu cabelo, use um borrifador. Deixe por cerca de dois a cinco minutos e enxágue bem. Isso ajudará a fixar a cor enquanto ela estiver mais brilhante.

Você pode querer lavar o cabelo com shampoo e condicionar novamente depois de fazer uma lavagem de vinagre para remover o cheiro do seu cabelo.

Não lave os cabelos com muita frequência para que a cor não desbote com facilidade.

Lave o cabelo com menos frequência

Como pintar o cabelo de azul exige mais cuidado, para prorrogar a coloração dos seus fios, lave o cabelo com menos frequência. Eventualmente tente lavá-lo no máximo uma vez a cada três ou quatro dias.

Use shampoos para bebês pois eles não tiram toda a cor de uma só vez. Shampoos convencionais farão com que a cor desapareça dentro de algumas lavagens. Algumas pessoas sugerem usar um shampoo para cabelos coloridos.

Não se esqueça de usar água morna ou fria quando for lavar os cabelos para fechar a cutícula dos fios e fixar mais a cor.

Evite tratamentos térmicos

O calor faz a com que a coloração do seu cabelo desapareça mais rápido. Como pintar o cabelo de azul não é uma tarefa fácil, tente evitar tratamentos térmicos, como secador de cabelo, chapinhas ou babyliss.

Se você precisar usar o secador, certifique-se de ajustar para a potência fria ao invés da configuração quente. Se você quiser cachear o cabelo, tente colocar bobs nos cabelos antes de ir para a cama. Estes vão cachear o cabelo sem o uso de calor.

Retocando o cabelo a cada quatro semanas

As tintas azuis são cores semipermanentes e esses corantes tendem a desaparecer rapidamente, então, você pode notar sua cor desaparecendo com o tempo. Para manter a cor viva, é aconselhável que você tinja novamente o cabelo a cada 4 semanas.

Considerações finais

Como pintar o cabelo de azul dá bastante trabalho por tratar-se de uma cor incomum, certifique-se de que você tem tempo suficiente na sua agenda para ter todos esses cuidados durante o processo. Também é aconselhável que siga todas as instruções à risca para um melhor resultado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.