Take a fresh look at your lifestyle.

Como Nutrir o Cabelo? Caseiro, Shampoo, Dicas!

Você sabe como nutrir o cabelo? Normalmente, a nutrição capilar é a segunda etapa de todo cronograma de tratamentos de beleza nos cabelos. Mas ela também pode ser feita conforme a necessidade dos fios, pois o tratamento é responsável por devolver os lipídios (gordura) perdidos pelas agressões sofridas no dia a dia.

São os lipídios os nutrientes que mantém a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, formando uma camada protetora de gordura lipídica fundamental para a saúde deles. Quando perdem essa camada de proteção, os cabelos ficam mais suscetíveis aos danos externos que os submetemos todos os dias.

Os principais fatores que contribuem para essa perda de gordura são os processos químicos. No entanto, ao contrário que muita gente imagina, os fios perdem nutrientes naturalmente o tempo todo, como água, proteína e massa capilar, além de lipídios.

Por isso, a nutrição capilar, assim como a hidratação e a reconstrução, é indicada para todos os tipos de cabelos, embora seja particularmente essencial para os cabelos quimicamente tratados, cacheadas e crespos.

Isso porque aliada aos outros tratamentos, a nutrição vai devolver os nutrientes que faltavam aos cabelos, mantendo a sua proteção natural, além de combater também o ressecamento, aumentar o brilho, prevenir quebras e ajudar a eliminar o frizz e as pontas duplas.

Mas se você estiver achando que para conseguir todos esses benefícios terá que investir em grandes intervenções, está enganada. Não há nenhum segredo em como nutrir o cabelo. Hoje, existem diversos produtos desenvolvidos para a nutrição capilar, bastando dedicar poucos minutinhos do seu dia.

Em geral, o tratamento é realizado de duas formas: com uma máscara de nutrição ou fazendo umectação com óleos vegetais, na hora do banho, depois ou até mesmo enquanto dorme. Veja como nutrir o cabelo é fácil!

Como fazer nutrição no cabelo e para que serve?

Como nutrir o cabelo pode ser fácil e rápido.
Como nutrir o cabelo pode ser fácil e rápido.

A nutrição capilar vai trazer benefícios como brilho, força, vitalidade e maior hidratação, além de devolver a proteção de gordura natural aos fios. Ela é responsável por restaurar a camada lipídica dos fios, devolvendo a sua oleosidade natural.

Essa camada de gordura é fundamental para a saúde dos fios, pois é ela, junto a outros nutrientes, quem protege os fios de danos externos e impede que microrganismos entrem no couro cabeludo ou outra substâncias que danificam a fibra capilar.

Apesar de indicada para todos os tipos de cabelos, o tratamento é fundamental para quem apresenta cabelos ressecados, porosos, opacos e sem movimento.

Se você não tiver certeza se os seus cabelos estão precisando de nutrição, faça um teste de porosidade. É super rápido e sem mistério. Basta colocar um pouco de água em um copo de vidro transparente e, em seguida, mergulhar um fio de cabelo na água. Se ele ficar no meio do copo, não afundar e nem boiar, ele está precisando de nutrição.

Basicamente, os principais ativos para nutrir os cabelos são os óleos vegetais, como o óleo de rícino, que possui ação fortalecedora e combate a queda por quebra; o óleo de coco, rico em vitamina E e ácidos graxos; o óleo de argan, que controla o frizz e deixa os fios saudáveis; e o óleo de abacate, que promove a regeneração da fibra capilar.

Mas para que o tratamento seja mesmo eficiente, você deve seguir alguns passos para evitar errar e desperdiçar o seu tempo. Veja como nutrir o cabelo abaixo:

Escolha produtos de qualidade

O processo de como nutrir o cabelo não tem segredos, mas quando for comprar produtos de beleza, você deve prestar atenção aos componentes na fórmula dos produtos.

No caso da nutrição capilar, os que mais se destacam pelos benefícios são aqueles que contém óleos essenciais, já que o intuito é devolver lipídios aos fios.

Esses produtos devem ajudar a combater o ressecamento, ao mesmo tempo em que conferem maleabilidade e disciplina aos fios, acabando com o frizz e as pontas duplas.

Contudo, além dos produtos de tratamento intensivo, os produtos de rotina do dia a dia são essenciais para manter os cabelos macios, hidratados e definidos, no caso dos cacheados e crespos.

Sendo assim, opte por shampoos, condicionadores e finalizadores mais nutritivos, para preservar a hidratação das suas madeixas.

Uma opção é a linha de Shampoo e Condicionador Bomba Nutrição Poderosa, da Niely Gold ou Salon Line, que agem rapidamente, cuidando dos fios sem deixar um aspecto pesado. Além disso, ainda promovem um crescimento mais rápido.

Outra opção é a linha OX Nutrição Intensa, por exemplo, que é rica em óleos de cálamo, mirra e oliva, além de um sistema exclusivo OX Beleza Duradoura, com fragrâncias fixadoras concentradas.

Os seis produtos da linha – shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme para pentear, óleo reparador e ampola – também são livres de sal, silicones pesados e óleos minerais. Excelentes escolhas!

Lave os cabelos corretamente

Lavar os cabelos corretamente é fundamental para manter os cabelos saudáveis e os tratamentos com bons resultados, senão você pode arruinar tudo e retirar tudo o que foi depositado nos fios.

Então para saber como nutrir o cabelo, primeiro você deve aprender a lavá-lo. Sendo assim, nunca abuse da quantidade de shampoo. Segundo especialistas, os cabelos e mais volumosos costumam usar cerca de 1 colher (sopa), os cabelos de comprimento médio 1/2 colher (sopa) e os cabelos curtos apenas 1 colher (chá) é o suficiente.

Se você costuma lavar os cabelos todos os dias, não precisa repetir a dose de shampoo, mas o ideal é lavar em dias alternados para evitar ressecá-los. Caso o seu cabelo seja muito oleoso, você pode repetir a aplicação para uma limpeza mais completa.

Quando foi aplicar o condicionador, sempre procure aplicar da metade para baixo, evitando a raiz, em uma quantidade bem menor que o shampoo. Não se esquecendo nunca, que a temperatura do banho deve ser sempre de morna a fria, para não ressecar os fios.

Invista em uma boa máscara de tratamento

Já falamos da escolha dos produtos que serão usados em como nutrir o cabelo, mas a escolha de uma boa máscara de tratamento é fundamental. Existem diversas versões no mercado, mas o ideal é optar por uma máscara com propriedades nutritivas, já que é essa a finalidade do tratamento.

Além de nutrir com os ingredientes necessários, ela deve tratar problemas como opacidade, aspereza e ressecamento, ela vai proteger contra futuros danos decorrentes da exposição ao sol, poluição e do calor do secador e chapinha.

Você vai poder escolher entre cremes ou óleos vegetais, mas as máscaras concentradas nutritivas ideias devem conter lipídios na composição. Dependendo do tempo de ação do produto, você pode usá-lo até mesmo durante o banho, depois de lavar os cabelos com shampoo.

No entanto, o tratamento mais eficaz é deixar que a máscara fique mais tempo nos cabelos para que eles absorvam todos os nutrientes. Caso você não tenha uma máscara de nutrição e deseja aproveitar o seu creme de hidratação tradicional, pode acrescentar alguns ingredientes caseiros para potencializar e adaptar o tratamento, como abacate, cacau e mel.

Existem também ampolas nutritivas de vitaminas, que podem até ser alternadas com a máscara de tratamento. Para aplicar, basta lavar os cabelos com shampoo e condicionador e depois aplicar a ampola em todo o comprimento dos fios, mecha a mecha. Como a fórmula é mais concentrada, a ação é instantânea.

Não se esqueça dos toques finais

Terminado o processo de nutrição com a máscara ou os óleos essenciais, você vai dar continuidade ao tratamento com o cabelo ainda úmido, através do creme para pentear. Esse tipo de produto ajuda a desembaraçar e a modelar os fios.

Se costuma fazer escova ou chapinha para finalizar, pode experimentar usar um óleo reparador para finalizar o penteado, para obter ainda mais brilho e disciplina, além de selar as pontas para evitar que se abram ou quebrem.

O mesmo óleo ainda pode ser usado como pré-shampoo, antes da lavagem, deixando agindo por 2 minutos e depois enxaguando ou como já falamos, ser misturado à máscara de tratamento para potencializar a nutrição.

Nutrição capilar caseiro para cabelo

Há três técnicas de como nutrir o cabelo em casa: umectação, com máscara e shampoo.
Há três técnicas de como nutrir o cabelo em casa: umectação, com máscara e shampoo.

O procedimento da nutrição capilar é praticamente o mesmo, seja com cremes nutritivos ou óleos essenciais. Basicamente, existem três técnicas de como nutrir o cabelo: Umectação (óleos), Máscara ou Shampoo.

1 – Umectação capilar

A umectação é uma técnica de nutrição capilar feita no cabelo seco e sujo com óleos vegetais. Você pode fazer antes da lavagem dos fios, deixando agir de 30 minutos há 2 horas, ou pode deixar agindo a noite toda (umectação noturna) e lavar no dia seguinte.

2 – Shampoo para nutrir o cabelo

Uma dica de como nutrir o cabelo com shampoo e condicionador é usar uma linha nutritiva, como a Maionese Capilar, da Salon Line. Mas você pode usar qualquer outro shampoo e condicionador com a função nutritiva, pois os resultados acabam sendo muito melhor.

3 – Nutrição capilar com máscara

A forma mais comum de como nutrir o cabelo é exatamente como fazemos na hidratação. Basta lavar os cabelos com shampoo e aplicar a máscara nutritiva massageando bem cada mecha e depois deixar agir, enxaguando e condicionando os fios em seguida.

Mas como já dissemos, você também pode também nutrir os fios com máscaras nutritivas específicas ou adicionar um pouco de óleo para turbinar cremes de formulação mais leve.

No entanto, para garantir um resultado mais eficiente, ao invés de aplicar o produto rapidamente no banho, a dica é deixar agir nos cabelos por mais tempo para que eles possam absorver bem todos os nutrientes.

Para saber como nutrir o cabelo dessa forma, basta seguir o passo a passo:

Lave os cabelos como de costume, com um shampoo de fórmula mais nutritiva;

  • Retire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão;
  • Divida o cabelo em mechas;
  • Comece pela nuca aplicando a máscara em todo o comprimento, enluvando bem os fios para que o produto penetre na fibra capilar;
  • Deixe a máscara agir no cabelo pelo tempo indicado na embalagem ou cerca de 20-30 minutos;
  • Depois enxágue todo o produto abundantemente, de preferência com água fria para ajudar a selar as pontas e garantir mais brilho;
  • Finalize como de costume, mas o ideal é evitar o secador e chapinha. Se não puder, passe um protetor térmico antes e utilize pouco calor.

Como nutrir o cabelo com azeite

A umectação noturna com azeite pode é um método eficiente de como nutrir o cabelo.
A umectação noturna com azeite pode é um método eficiente de como nutrir o cabelo.

Muita gente tem receio de fazer nutrição com óleos vegetais mais densos, como o óleo de coco, com medo de que demore muito para sair depois e deixar os cabelos pesados.

Nesse caso, a dica é aprender como nutrir o cabelo apostando na umectação com azeite de oliva extravirgem que, além de nutrir profundamente os cabelos, tem uma textura mais leve, perfeita para os fios ondulados e até lisos. O método é o mesmo da umectação, basta aplicar o óleo nos fios secos e sujos e deixar agir por, pelo menos, duas horas antes de enxaguar.

Como nutrir o cabelo ondulado

como nutrir cabelo crespo
Os cabelos crespos são os que mais precisam de nutrição,

Devido ao seu formato anelado, os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais ressecados que os lisos porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade de chegar até às pontas.

Por isso, a nutrição é fundamental para este tipo de cabelo, para deixar os fios com aspecto sedoso ao reter a água da hidratação com sua barreira lipídica; eliminar o efeito opaco adicionando brilho; e ainda ajudar a controlar o frizz por deixar as cutículas seladas.

Os cabelos ondulados costumam ter a raiz mais lisa e o restante dos fios mais enrolados. A umectação capilar é ideal nestes casos, pois vai combater as pontas secas e devolver a oleosidade natural das madeixas, de quebra acelerando o crescimento quando é combinada com uma massagem no couro cabeludo.

O procedimento é o mesmo para todos os tipos de cabelo, basta aplicar o óleo da raiz ao comprimento, deixar o ingrediente agindo por, no mínimo, duas horas e recorrer à técnica UCPE para retirá-lo – que, como indicam as letras, consiste em umectar, condicionar, pausar e esperar.

Como nutrir o cabelo liso

Para saber como nutrir o cabelo liso basta escolher produtos específicos para esse tipo de cabelo.
Para saber como nutrir o cabelo liso basta escolher produtos específicos para esse tipo de cabelo.

Os cabelos lisos também são capazes de perder lipídios e outros nutrientes, necessitando de nutrição. Portanto, para nutrir os cabelos, você pode fazer uso de máscaras para cabelo liso, pois esse tipo de produto é ideal para devolver aos fios a água e os nutrientes perdidos durante o dia a dia, de acordo com o seu tipo de fio.

O principal objetivo de uma máscara para cabelo liso é proporcionar hidratação aos cabelos, mas ela também pode cumprir outras funções, como matizar os fios loiros, aisar ainda mais ou conceder mais brilho.

Como dissemos, para escolher a sua máscara de nutrição para cabelos lisos, além de ficar atenta aos ativos contidos na fórmula, tenha em mente o seu tipo de fio e a finalidade.

Os fios quimicamente tratados, por exemplo, precisam de cuidados ainda mais específicos, já que procedimentos como alisamento, descoloração e coloração podem deixá-los mais ressecados e sem vida.

Nesses casos, a nutrição deve ser feita com uma máscara para cabelo liso que ofereça fórmula desenvolvida especialmente para cabelos que passaram por procedimentos com química, como a Máscara de Hidra-Nutrição, da linha Meu Liso, ou a Máscara de Hidratação Liberada, da linha S.O.S Bomba de Vitaminas, da Salon Line, que recuperam a fibra capilar e devolvem a aparência saudável dos cabelos.

Viu como é fácil aprender como nutrir o cabelo? Experimente já incorporar o tratamento ao seu cronograma capilar e diga adeus aos cabelos ressecados, opacos e sem brilho!

Leave A Reply

Your email address will not be published.