Take a fresh look at your lifestyle.

Como Limpar Escova de Cabelo, Madeira e Plástico

A faxina já faz parte da rotina de qualquer casa, mas uma boa limpeza em itens pessoais e acessórios também é fundamental. Caso você não tenha esse costume, saiba que as escovas, pentes de cabelo, pincéis de maquiagem e acessórios de cabelo também precisam ser higienizados de tempos em tempos. Mas você sabe como limpar escova de cabelos e todos esses itens da forma correta?

Normalmente, no caso da escova esperamos acumular fios de cabelo para finalmente limpá-la. Mas isso é um erro. As escovas, assim como tudo que vai no cabelo, absorvem resíduos de produtos aplicados nos fios, assim como também desenvolvem fungos, bactérias e acumulam sujeira.

Além disso, ao esperar pelo acúmulo de fios para depois arrancá-los fios de uma vez acaba amolecendo as cerdas e danificando a sua escova. Por isso, a limpeza adequada é essencial para que a escova continue desempenhando o seu papel, além de evitar proliferar fungos e bactérias.

E se você não limpar corretamente ou comprometer as cerdas ao retirar os fios de cabelo da escova de forma inadequada, as cerdas gastas ou amassadas podem arranhar o couro cabeludo e arrebentar os fios do cabelo.

Portanto, aprenda como limpar escova de cabelo abaixo e evite maiores problemas! Assim, você terá sempre cabelos saudáveis, além de prolongar a vida útil dos seus utensílios e acessórios. Veja!

Dicas de como limpar escova de cabelo

É preciso saber como limpar escova de cabelo e outros utensílios de beleza para garantir a vida útil deles, desempenho e a sua saúde.
É preciso saber como limpar escova de cabelo e outros utensílios de beleza para garantir a vida útil deles, desempenho e a sua saúde.

Limpar escova de cabelo, pente e outros utensílios e acessórios de cabelo ou maquiagem, como os pincéis, não é difícil. Pode até dar um certo trabalhinho, mas nada que você não possa fazer de tempos em tempos para manter tudo higienizado.

Existem produtos específicos para esta limpeza, porém com alguns produtinhos que costumamos ter em casa, é possível fazer uma bela higienização e evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de garantir o bom desempenho desses itens. Além disso, no caso das escovas, a limpeza vai manter as cerdas em ordem.

A frequência de limpeza pode ser a cada 15 dias, com um pente fino para retirar todos os fios presos das cerdas da escova.

Porém, uma limpeza mais profunda deve ser feita a cada 6 meses, no caso do uso caseiro e não profissional. Já um profissional de beleza ou cabeleireiro, deve fazer essa limpeza com mais frequência, ou seja, mensalmente.

Para saber como limpar escova de cabelo de forma profunda, siga os passos abaixo:

Leia mais: Como Enrolar o Cabelo? Curto? Com Chapinha?

1० Passo: PRÉ- LAVAGEM

Com a ajuda de um pente fino, retire todo o excesso de fios de cabelos acumulados nas cerdas da escova, assim como poeira e qualquer outro resíduo.

2० Passo: PREPARE A SOLUÇÃO

Em uma bacia ou mesmo na pia limpa (com ralo tampado), misture 3 colheres de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna ou quente e 1 tampinha de shampoo neutro, de sua preferência.

O shampoo, além de limpar vai dar um perfume especial. Já se a escova estiver muito suja, pode colocar algumas gotas de sabonete líquido antibactericida ou acrescentar um pouquinho de detergente também. Isso vai ajudar a remover a oleosidade e a sujeira pesada que estiver impregnada nela.

3० Passo: MOLHO NA SOLUÇÃO

Feita a solução, mergulhe a escova e todos os outros itens de cabelo, como pentes, piranhas e tudo o mais. Deixe de molho nessa solução por 15, 30 minutos à 2 horas, depois dê uma esfregadinha com uma escovinha de dentes para retirar tudo o que ainda estiver acumulado, principalmente na base das cerdas.

Isso se faz necessário quando a escova ficou muito tempo sem ser limpa com a base já escurecida de fungos e mofo.

Não se preocupe se a solução fizer uma espuminha quando esfregar, isso é a reação normal do bicarbonato com o sabão. A água vai ficar também um tanto encardida, dependendo de quanto a escova estiver suja. Vá esfregando até notar que está tudo limpinho.

4० Passo: ENXÁGUE FINAL

Para enxaguar, despeje todo o conteúdo da bacia ou esvazie a pia, e lave tudo em água corrente até retirar todo o excesso de solução. Se quiser, ajude com a escovinha de dentes para finalizar.

5० Passo: SECAGEM

Agora, com uma toalha, coloque tudo em cima dela para escorrer e retire todo o excesso de água chacoalhando bem cada item individualmente.

Se quiser, seque com o secador a escova e os outros itens estendidos sobre a toalha só para agilizar tudo, mas com pouco calor para evitar danificar as cerdas. E para finalizar, borrife álcool 70% por cima de tudo e deixe secando.

Outros cuidados específicos

Algumas escovas necessitam de cuidados específicos na hora de saber como limpar escova de cabelo.
Algumas escovas necessitam de cuidados específicos na hora de saber como limpar escova de cabelo.

Além de aprender como limpar escova de cabelo da forma correta acima, dependendo do material ou do tipo de escova, será preciso tomar alguns cuidados extras na hora da limpeza. Como por exemplo, os seguintes:

  • Escova de madeira: esse tipo de escova que possui base e cabo de madeira pode ser lavada por inteiro, já que a matéria-prima passa por um tratamento que suporta umidade;
  • Escova metálica: esse tipo de escova, de base metálica, pode ser deixada de molho até 15 minutos como a de madeira, mas é preciso enxugá-la bem com pano seco não oxidar;
  • Escova de cerâmica: esse tipo de escova, de base de cerâmica, deve ser higienizada de forma diferente das outras. Apenas com um pano úmido e sabão neutro para não desgastar a cerâmica e não comprometer o armazenamento de calor dela quando seca os cabelos;
  • Escovas ionizadas e almofadadas: esses tipos de escovas não devem ser deixadas de molho, apenas lavadas em água corrente e secadas por completo com o auxílio de um pano ou toalha.

Leia mais: Como Acabar Com o Frizz do Cabelo? 14 Dicas!

Pronto! Agora que você já sabe como limpar escova de cabelo e outros itens de beleza e higiene pessoal, vai poder manter tudo limpinho e funcionando por muito mais tempo! Experimente logo!!!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais