Take a fresh look at your lifestyle.

Como fazer óleo de coco caseiro? Passo a Passo

Saber como fazer óleo de coco caseiro representa o compromisso que você tem com o seu bem-estar.

A aparência física e o cuidado pessoal estão entre as coisas que mais nos preocupam e nas quais mais investimos, não é mesmo? Nesse sentido, é altamente recomendável saber como fazer óleo de coco caseiro pois, assim, você terá acesso a um produto com inúmeros benefícios e propriedades cosméticas a um preço muito mais baixo.

Saber como fazer óleo de coco caseiro representa o compromisso que você tem com o seu bem-estar. Além disso, esse óleo é muito bom para a saúde e frequentemente utilizado em receitas culinárias.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações para ajudar você a elaborar, em sua casa, esse produto tão útil e versátil. Boa leitura!

Como fazer óleo de coco caseiro no liquidificador?

Independentemente da maneira como você o utilizará (para tratar os cabelos, pele, dentes etc) o óleo de coco pode ser feito em casa com apenas alguns utensílios domésticos e uma fruta fresca.

Além de economizar ao saber como fazer óleo de coco caseiro, você terá paz de espírito por saber que não há adição química de cores, sabores ou conservantes no seu produto. Tudo o que você precisa fazer é seguir alguns passos. Vamos lá!

Passo 1

Extraia a parte exterior do coco tanto quanto possível. Para isso, você deve utilizar uma faca para raspar a camada externa. Não se esqueça de, sempre, apontar a lâmina da faca para longe de você.

Passo 2

Corte o coco ao meio e retire toda a sua água.

Passo 3

Retire a polpa do coco com um cinzel e coloque-a em uma tigela ou qualquer recipiente similar.

Passo 4

Meça a quantidade de polpa que você conseguiu extrair. Adicione a mesma medida de água. Por exemplo, se você tiver duas xícaras de polpa de coco, adicione duas xícaras de água.

Passo 5

Despeje o conteúdo em um liquidificador e ligue-o por cerca de um minuto. Após esse período, mude o ajuste para “misturar ou agitar” por mais três minutos ou até obter uma consistência homogênea e cremosa. Fique atento: sem atingir essa consistência, não há como fazer óleo de coco caseiro.

Passo 6

Coloque três camadas de gazes, uma sobre a outra, sobre uma panela limpa e seca. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre esse filtro.

Passo 7

Junte as gazes ao redor do coco e escorra todo o leite. Descarte as gazes e os resíduos que permanecerem nelas.

Passo 8

Leve a panela ao fogo e deixe o leite ferver. Use uma colher de madeira para mexer continuamente durante o processo de fervura.

Mantenha a panela em fogo alto até que todo o líquido se evapore. Isso pode levar um tempo considerável, uma vez que é preciso haver uma evaporação completa. Aos poucos, você visualizará o óleo surgindo na superfície do leite aquecido.

Por fim, retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Passo 9

Quando a mistura estiver suficientemente arrefecida, o óleo pode ser separado facilmente.

Coloque um pedaço de pano bem limpo sobre a mistura e pressione ligeiramente com os dedos. Nesse momento, deve ser possível observar que o tecido absorverá o óleo.

Esprema o tecido, a fim de extrair o óleo, em outro recipiente ou em uma casca de coco vazia (esse óleo ainda contém uma grande quantidade de polpa).

Passo 10

Espere o óleo assentar. Após alguns minutos, você deve encontrar o óleo de coco puro na superfície.

Incline o recipiente e drene lentamente o óleo para outro local.

Com os passos acima, fazer óleo de coco caseiro se tornou muito fácil!

Como fazer óleo de coco caseiro a frio?

Você sabe como fazer óleo de coco caseiro sem precisar utilizar o fogo? Então, acompanhe nossas orientações.

Você precisará de coco ralado de boa qualidade, de preferência orgânico, e que não contenha açúcar. Além disso, será necessário um processador de alimentos e uma colher.

Quanto à preparação:

  1. Coloque o coco ralado na tigela do processador de alimentos e inicie o processamento em alta velocidade e com intervalos, para não esquentar demais a preparação e evitar que pedaços de coco fiquem grudados às paredes do recipiente;
  2. Você notará que, em primeiro lugar, obterá uma espécie de farinha. Não obstante, mantenha o aparelho ligado até obter uma consistência cremosa e densa;
  3. Você pode acrescentar uma colher de sopa de azeite ou de óleo de girassol se perceber que custa muito a fazer com que o coco ralado desprenda seu óleo;
  4. Quando você notar que não há mais traços de coco ralado e que, em vez disso, há um creme branco, desligue o processador.

Para conservar o óleo de coco, é importante colocá-lo em um recipiente de vidro e armazená-lo à temperatura ambiente. Entretanto, durante o verão ou quando o dia estiver muito quente (acima de 30°C), guarde-o na geladeira para evitar que se liquidifique com o calor.

Como fazer óleo de abacate caseiro?

O óleo de abacate contém um alto teor calórico e gorduras essenciais, aportando grandes benefícios para uma correta nutrição e hidratação da pele. Suas propriedades de regeneração e proteção fazem com que ele seja o produto ideal para tratar pés rachados e combater o ressecamento da pele.

Além disso, às suas vantagens estéticas somam-se propriedades antioxidantes e grandes concentrações de vitaminas A e E, bem como ácidos graxos e proteínas.

Como se não bastasse, o abacate é, ainda, um excelente alimento que contribui para melhorar o colesterol.

O procedimento que você deve seguir para fazer o óleo de abacate é o seguinte:

  1. Corte dois abacates e extraia a polpa. Descarte as cascas e as sementes. Dois abacates darão a você cerca de 30 ml de óleo, então, se quiser mais, basta aumentar o número de frutas;
  2. Amasse a polpa até obter uma pasta grossa com a menor quantidade de pedaços possível (alguns minutos devem ser o suficiente). Caso prefira, você também pode usar um liquidificador para acelerar o processo;
  3. Utilize uma forma para esticar a polpa de abacate. A ideia é deixar uma camada muito fina (se preciso, utilize mais de uma forma) para proceder à secagem;
  4. A próxima coisa a fazer é colocar a forma no centro de um forno aquecido a 50 graus Celsius, se possível com espaço de sobra, tanto em cima quanto abaixo do recipiente. A ideia, aqui, é fazer com que o abacate possa secar lentamente, e não cozinhar. O objetivo é que a pasta resultante tenha uma coloração amarronzada;
  5. Em seguida, com um filtro de pano, esprema a pasta de abacate que estava no forno para extrair-lhe o óleo.

Após realizar esses passos, você obterá um excelente óleo vegetal para a pele e os cabelos, podendo, inclusive, aproveitá-lo em uma receita culinária.

O óleo de abacate também é ótimo para hidratar e nutrir a pele.

Como fazer leite de coco caseiro?

Basicamente, o leite de coco pode ser obtido espremendo coco ralado e adicionando água. Embora tudo tenha seu “truque”, por assim dizer. Vamos a ele.

Os ingredientes a serem usados para o leite de coco são, praticamente, idênticos aos recomendados sobre como fazer óleo de coco caseiro. Você precisará de um coco (o ideal é que, depois de limpo, pese cerca de 400 gramas) e a mesma quantidade de água.

Quanto aos utensílios, tudo o que você necessitará é de uma mesa, um martelo e um liquidificador.

Comece abrindo o coco. Após alguns golpes fortes, será possível quebrá-lo. Retire sua água e a reserve. Para fazer isso, coloque a fruta em cima de um copo e deixe a gravidade fazer o seu trabalho.

Após abrir o coco completamente, retire a polpa, separando-a o mais que puder da casca e corte-a em pequenos pedaços.

Leve a polpa a um liquidificador e adicione água aos poucos, sempre batendo em velocidade média. Aos poucos, você perceberá o surgimento de uma mistura espessa.

Deixe descansar por um tempo e, então, filtre a preparação. Com o auxílio de uma colher, esprema bem a polpa até que ela fique inteiramente seca.

Dessa forma, você obterá o seu leite de coco, que o servirá bem em diferentes finalidades.

Quais são os principais usos cosméticos do óleo de coco?

Você sabe como utilizar o óleo de coco para manter sua beleza natural? As diferentes aplicações desse óleo fazem dele um dos maiores aliados de quem deseja não só preservar a saúde, mas também cuidar da pele e dos cabelos.

De fato, é o produto perfeito para finalidades estéticas, pois é 100% orgânico e altamente hidratante.

Hidratante corporal

Muitos dos hidratantes a venda em farmácias e perfumarias contêm o óleo de coco em sua formulação, embora tenham outros compostos químicos que nem sempre são salutares. A alternativa caseira que apresentamos neste artigo, por outro lado, conta apenas com a fruta e bastante água.

Embora os hidrantes industrializados também ocasionem uma confortável sensação de hidratação, em pouco tempo a pele fica seca novamente.

O óleo de coco caseiro, ao hidratar profundamente, graças aos seus componentes naturais, hidratam profundamente e mantêm a pele macia por mais tempo.

Esfoliante

Conforme você pode comprovar por si mesmo, agora que você sabe como fazer óleo de coco caseiro, esse produto é um dos melhores esfoliantes naturais para a pele, uma vez que ajuda a eliminar células mortas e também evita o envelhecimento precoce.

Quer saber como usar o óleo de coco caseiro como esfoliante? Siga a receita a seguir:

  1. Utilize uma parte de óleo de coco caseiro com duas partes de açúcar mascavo ou sal;
  2. Coloque o óleo de coco em fogo baixo e, assim que estiver bem quente, adicione o açúcar mascavo ou o sal e mexa continuamente por, pelo menos, 2 minutos;
  3. Não permita que o açúcar derreta completamente: antes que isso aconteça, retire a panela do fogo, deixe descansar por alguns minutos e aplique sobre a pele, na região do corpo que você deseja esfoliar;
  4. Para obter melhores resultados, utilize luvas esfoliantes. Você pode comprá-las em farmácias, perfumarias ou lojas especializadas.
Você pode usar o óleo de coco caseiro como esfoliante para remover células mortas.

Condicionador para os cabelos

O óleo de coco caseiro funciona como um excelente condicionador para os cabelos, especialmente para aquelas pessoas que possuem cabelos extremamente grossos ou secos. Em contraste, indivíduos com cabelos finos e oleosos devem evitar usar esse produto para tal finalidade.

E agora, quer saber como fazer o óleo de coco caseiro agir como um poderoso condicionador?

Umedeça os fios e aplique o óleo a partir da metade do comprimento, com movimentos em direção às pontas. Não aplique o produto diretamente nas raízes.

De preferência, deixe agir por 30 minutos e, depois, enxágue com água em abundância.

Óleo de coco caseiro para combater a acne

Se você não fazia ideia de que há como utilizar óleo de coco caseiro para livrá-la da acne, gostará de saber que ele contem ácido láurico, uma substância capaz de eliminar as bactérias causadoras da acne.

Embora não exista uma comprovação cientificamente definitiva sobre essa característica, muitos dermatologistas reportam que seus pacientes obtiveram sucesso ao incorporar o óleo de coco caseiro em seus tratamentos.

Além disso, o óleo de coco caseiro tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acelerar a cicatrização de feridas e pequenas erupções na pele.

Demaquilante

Se você deseja hidratar a pele do rosto e os cílios ao mesmo tempo em que remove o excesso de maquiagem, há como fazer óleo de coco caseiro ser o seu maior aliado. Esse produto é ideal para remover maquiagens que, geralmente, são resistentes à água.

Para isso, você deve apenas umedecer um algodão com óleo de coco caseiro e aplicá-lo diretamente sobre o rosto, nas pálpebras ou qualquer outra área da qual deseja retirar a maquiagem.

Óleo de coco para evitar as estrias

Caso você esteja pensando em perder peso ou engravidar nos próximos meses, deve se lembrar de que as estrias podem aparecer como uma indesejada consequência. Felizmente, há como utilizar o óleo de coco caeiro para evitar as estrias.

Para atingir esse objetivo, aplique o óleo de coco caseiro diretamente sobre as áreas que apresentam a maior tendência de aparecimento de estrias (seios, abdômen, nádegas, braços e quadris).

De preferência, repita a aplicação todas as noites antes de deitar-se para dormir.

Hidratar lábios ressecados

As condições climáticas, o uso de certos tipos de batons, algumas enfermidades e outros fatores podem afetar a saúde dos seus lábios e fazê-los parecer ressecados.

Se você notar que os seus lábios estão rachando, não se preocupe! O óleo de coco pode ser um excelente liado.

Basta aplicar um pouco de óleo nos lábios em diferentes momentos do dia para mantê-los hidratados e livres do ressecamento e das rachaduras por um longo tempo.

2 Comments
  1. Marcela says

    Omg!!!
    Muito obrigado por este artigo. Eu tava gastando muito com óleo natural.
    É caro aqui pra mim, ainda mais eu que faço alimentação low carb…

    Obrigada mesmo!!! <3

    1. matheus says

      Agradecemos seu comentário Marcela!

Leave A Reply

Your email address will not be published.