Take a fresh look at your lifestyle.

Como Fazer o Cabelo Parar de Cair: 15 Dicas e Métodos Infalíveis!

Ao longo da vida, todos nós perdemos cabelos. Em média, são cerca de 100 a 150 fios de cabelos perdidos diariamente. Normalmente, não percebemos essa quantidade até avistar os fios soltos na escova, caídos no travesseiro, pelo chão do banheiro ou do chuveiro ao lavar. Aí, bate aquele pânico por achar que eles estão caindo demais. Mas como fazer o cabelo parar de cair?

Infelizmente, fazer parar não tem como. Mas é possível diminuir bastante. Boa parte das mulheres já presenciou uma queda mais acentuada de cabelos em algum momento, porém na maior parte das vezes, não há motivos para se preocupar.

Isso é muito normal acontecer ao lavar, usar o secador e desembaraçar os fios, principalmente quando passamos mais de um dia sem lavar ou pentear. Na verdade, esses fios ficam acumulados presos ao restante dos cabelos.

No entanto, há situações em que perdemos mais cabelo do que o normal, seja por maus hábitos, química em excesso ou por problemas hormonais. Em alguns casos, pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo.

Nessa hora, o ideal é procurar um especialista, no caso um tricologista, para que ele possa fazer um diagnóstico e identificar se a queda é normal ou não, a sua causa e indicar o melhor tratamento.

A queda de cabelo pode afetar todos os sexos e faixas etárias, assim como as causas podem ser variadas. Por isso, não há uma única solução para todos os casos. O mais prudente é atacar o motivo do problema, ao invés de seus efeitos.

Por outro lado, algumas mudanças de hábito já podem melhorar bastante o quadro, inclusive contribuir para o tratamento dar certo. Quer saber como fazer o cabelo parar de cair, prevenir a queda ou ajudar no tratamento? Vamos te ensinar tudo abaixo!

Como saber se a perda de cabelos está normal?

É preciso observar o comportamento dos fios para saber como fazer o cabelos parar de cair.
É preciso observar o comportamento dos fios para saber como fazer o cabelos parar de cair.

A queda de cabelo pode ter diversas causas, mas para saber se os fios estão caindo por motivos naturais ou por algum problema, é preciso observar esse comportamento.

É normal os fios se soltarem do couro cabeludo diariamente por conta do processo natural de renovação capilar. Muitas vezes não percebemos que eles estão caindo, principalmente se ficamos mais de um dia sem lavar os cabelos ou escová-los.

Neste caso, os fios soltos ficam presos na raiz e se soltam apenas durante as lavagens, ou quando secamos com o secador e passamos o pente. Isso acaba dando a impressão de que a queda está mais acentuada que o normal. Nesse sentido, não há motivos para se preocupar.

Por outro lado, se você notar que os seus cabelos estão caindo todos os dias em uma quantidade muito grande, é importante tentar descobrir o que está provocando isso e tratar a origem do problema.

No caso das mulheres, o desequilíbrio hormonal é uma causa muito comum para a perda dos fios, mas se você costuma pentear os cabelos com força, prender os cabelos com elásticos apertados ou abusar dos procedimentos químicos e ferramentas de calor, isso pode enfraquecer os fios e fazer com que eles caiam.

Um outro motivo muito comum para a queda mais acentuada dos fios é a alimentação desequilibrada, seja por dietas malucas ou alimentos muito gordurosos. Neste caso, o organismo não obtém nutrientes essenciais como proteínas, ferro e vitaminas A e C e acaba promovendo o enfraquecimentos dos fios e ocasionando a queda.

Além disso, o estresse excessivo também pode contribuir para o aumento da perda de cabelos. Mas não se preocupe, em todos esses casos há soluções e algumas ações ou mudanças de hábito podem ajudar a reverter esse quadro.

Basta seguir as dicas abaixo para aprender como fazer o seu cabelo parar de cair:

1 – Evite dormir com os cabelos molhados

Evite dormir com os cabelos molhados para não enfraquecer os fios.
Evite dormir com os cabelos molhados para não enfraquecer os fios.

Dormir com o cabelo molhado aumenta a probabilidade dos fios caírem com mais frequência, pois o couro cabeludo é abafado pelo travesseiro e permanece úmido por mais tempo que devida.

Isso acaba enfraquecendo a raiz dos cabelos, além de contribuir para a proliferação de fungos agravando a situação. Por isso, se você tem o costume de lavar os cabelos à noite, espere que eles sequem completamente antes de dormir.

Ou utilize o secador em temperatura baixa para ajudar a secá-los, o ar quente também prejudica os fios, deixando-os quebradiços e mais oleosos.

2 – Mantenha uma dieta equilibrada

Quando se trata da saúde do cabelo, os alimentos que você ingere são tão importante quanto os tratamentos capilares. Assim, manter hábitos alimentares saudáveis com a ingestão de vitaminas e minerais que o corpo precisa é essencial para manter os cabelos saudáveis.

Uma dieta equilibrada vai ajudar a fortalecer os fios, já as dietas muito restritivas vão retirar o volume dos fios e enfraquecer o seu crescimento, tornando-se uma causas mais comuns para a queda de cabelo.

Os fios crescem de dentro para fora, e assim como o restante do corpo, também precisam de proteínas e vitaminas para se manterem saudáveis. Só um médico ou nutricionista vai poder avaliar se a sua queda de cabelos é por falta de nutrientes.

Caso seja essa a causa, será preciso montar uma dieta mais equilibrada, rica em nutrientes como proteínas magras, ferro, zinco, vitaminas A e C.

Na falta desses nutrientes, os cabelos crescem mais devagar e tem mais chances de cair. Ao repor o déficit de nutrientes, em pouco tempo os cabelos apresentam diferenças na densidade, na força e no brilho.

Além disso, ingerir alimentos muito gordurosas aumentam o índice de gordura no organismo, inclusive a oleosidade capilar. Assim, substitua as frituras por assados e grelhados e inclua na dieta alimentos como salmão, nozes, iogurtes e ostras, por exemplo.

Leia mais: Vitamina para Queda de Cabelo Feminino: Conheça as Melhores!

3 – Lave os cabelos de forma adequada

Para saber como fazer o cabelo parar de cair é preciso lavar do jeito certo
Para saber como fazer o cabelo parar de cair é preciso lavar do jeito certo

Lavar os cabelos da forma correta também pode ajudar a parar de perder cabelos. O shampoo tem o poder de abrir as escamas dos fios para retirar toda a sujeira e permitir que o condicionador penetre mais facilmente.

O condicionador, por sua vez, promove uma regeneração da estrutura capilar e fecha as escamas novamente. Com isso, ele protege os fios das agressões externas, mas ele precisa ser totalmente retirado, senão os fios não ficam completamente selados, ficando quebradiços e ressecados.

Além de enxaguar bem o cabelo, é preciso também usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo. A água quente também deve ser evitada, pois provoca uma produção maior das células de gordura, aumentando a oleosidade no couro cabeludo e o risco de queda.

Leia mais: Tônico Capilar Caseiro para Crescimento: Funciona?

4 – Troque o shampoo por um antiqueda

Quando a causa da queda de cabelo não está relacionada à saúde, pode ser que o problema esteja apenas nos fios. Nesse caso, trocar o shampoo que você usa diariamente pode fazer a diferença.

É na região do couro cabeludo que os fios de cabelos se renovam, obtém seus nutrientes e crescem. Por isso, é preciso usar produtos de qualidade que não acumulam resíduos e obstruem os folículos, provocando o aparecimento da caspa e excesso de oleosidade.

Assim, invista em um shampoo antiqueda com ingredientes na fórmula que estimulem tanto o fortalecimento quanto o encorpamento dos fios, independentemente da causa do problema. Ele vai tratar o couro cabeludo, ativar a circulação na região, reduzir a queda e até estimular o crescimento de novos fios.

5 – Mantenha um tratamento contínuo

Além do uso de shampoo antiqueda, os cabelos devem manter um tratamento contínuo e intensivo que tenha como prioridade a regeneração e o fortalecimento do fio desde a raiz.

Para isso, procure investir em produtos capilares como séruns e ampolas de vitaminas específicas para o tratamento da queda de cabelo, junto aos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução do seu cronograma capilar.

Leia mais: Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

6 – Faça tratamentos profissionais periódicos

Os tratamentos oferecidos em salão de beleza são importantes para a saúde dos fios. De vez em quando é bom ir ao salão para, além de aparar as pontas para evitar a quebra, agendar tratamentos reconstrutores mais profundos.

Normalmente, os profissionais têm acesso a produtos e técnicas exclusivas que podem revigorar o couro cabeludo, fortalecer os fios e acelerar o processo de recuperação da saúde da fibra capilar.

Além disso, o profissional pode indicar os melhores produtos para serem usados em casa e dar continuidade ao tratamento.

7 – Evite se estressar à toa

O estresse é uma das causas mais comuns para a queda dos cabelos, fazendo com que os fios caiam em grandes volume e rapidamente. Embora seja difícil controlar o estresse no dia a dia, é possível tomar algumas providências para evitá-lo.

Assim, para evitar o aumento de estresse, pratique atividades físicas regularmente, a fim de aliviar a mente e oxigenar as células, levando mais nutrientes para os bulbos capilares e também liberar endorfinas que diminuem o estresse.

Procure incentivar a sua auto estima e amor próprio, realizar atividades prazerosas, meditar, viajar, delegar tarefas e estabelecer prioridades.

8 – Alterne as lavagens

Não é necessário lavar os cabelos todos os dias. Caso eles sejam exageradamente oleosos, alterne as lavagens, senão bastam duas lavagens vezes por semana.

O couro cabeludo precisa manter a sua oleosidade natural, e as limpezas em excesso costumam ressecar o couro cabeludo, pois retiram os óleos essenciais que protegem os fios.

O resultado é um cabelo ressecado, fraco e mais suscetível às quebras. Por outro lado, a sujeira e o acúmulo de resíduos de sujeira estimulam a oleosidade. Portanto, é preciso equilibrar as lavagens.

9 – Escove os fios corretamente

Para fazer o cabelos parar de cair escove e penteie de forma delicada.
Para fazer o cabelos parar de cair escove e penteie de forma delicada.

Escovar os cabelos quando os fios estão caindo pode ser complicado, mas você não precisa ter medo. Basta escovar corretamente. Para isso, evite desembaraçar os fios de forma agressiva.

Opte também por um pente de madeira com dentes largos e espaçados para facilitar remover os nós e evitar a quebra e a quantidade de fios perdidos no processo.

A forma correta de pentear os fios é sempre de baixo para cima, desembolando as pontas com cuidado até chegar à raiz.

Além disso, os fios molhados são mais frágeis, mas no caso de cabelos cacheados ou crespos, é melhor para pentear. Aproveite para desembaraçar os fios quando aplicar o condicionador ou a máscara concentrada. Já os cabelos lisos devem ser penteados quando estiverem totalmente secos.

10 – Não ignore as hidratações

Cabelos ressecados costumam ficar com uma textura mais frágil e quebradiça, caindo com mais facilidade por precisarem de hidratação.

Nesse caso, vale a pena investir em hidratações com máscaras concentradas pelo menos uma vez por semana. Se quiser dar uma turbinada, inclua produtos nutritivos na sua hidratação.

11 – Corte os cabelos a cada 3 meses

Quando passamos muito tempo sem cortar os cabelos, os fios perdem o corte e começam a se embolar no comprimento e ficar cheios de pontas duplas. Por isso, fazer a manutenção do corte no salão, aparando sempre as pontinhas, a cada 3 a 4 meses, além de manter os fios mais alinhados e sem nós.

12 – Não prenda os cabelos com força

Não deixe os cabelos sempre presos e com muita força.
Não deixe os cabelos sempre presos e com muita força.

Prender os cabelos constantemente e com muita força pode causar um aumento na queda de cabelos. Tente deixá-los soltos por mais tempo, nem que seja apenas na hora de dormir.

Além disso, tente não apertar demais os coques e rabos de cavalo com elásticos, prefira os de algodão, para evitar quebrar os fios e arrancá-los na hora de prender.

13 – Diminua a frequência das ferramentas de calor

As ferramentas de calor como babyliss, chapinha e secador prejudicam demais os cabelos e fragilizam os fios. A sua utilização em excesso os deixa fracos e ressecados, pois retiram a umidade natural.

Portanto, se eles já estão caindo com mais intensidade, o ideal é evitar ao máximo usar essas ferramentas. Ao invés disso, invista em produtos de estilização como leave-ins ou deixe-os secar naturalmente.

14 – Dê um tempo na química

Da mesma forma que você deve dar um tempo das ferramentas de calor, o ideal seria parar com a química nos cabelos. Cabelos quimicamente tratados costumam ficar muito fragilizados e precisam de cuidados dobrados.

Se você não pode parar de pintar, utilize produtos de qualidade que hidratam os fios e tente não fazer alisamentos com muita frequência, utilize espaçamentos maiores. Além disso, inclua todos os tratamentos em um bom cronograma capilar.

15 – Procure a opinião de um especialista

Em caso de queda acentuada dos fios, é fundamental procurar um especialista, como um tricologista ou um dermatologista. Apenas esses profissionais são capazes de avaliar a causa do problema e indicar o melhor tratamento para fazer o cabelo parar de cair.

Já dissemos que é normal perder cerca de 100 a 150 fios de cabelo por dia, podendo variar um pouco de acordo com a quantidade total de fios na cabeça. Por isso, o quadro de queda de cabelo só se confirma quando há uma mudança no volume e um aumento na perda.

Segundo especialistas, considera-se queda quando o cabelo cai desde a raiz sendo possível ver um bulbo branco na ponta do fio.

Em alguns casos, a queda é provocada por desequilíbrios internos como carência de vitaminas, mudanças hormonais, estresse e uso de medicamentos. Por isso, só um médico é capaz de avaliar o quadro, pedir exames e indicar o tratamento mais adequado.

Pronto! Agora você sabe como fazer o cabelo parar de cair e vai poder tomar todas as precauções devidas para controlar o problema. Experimente nossas dicas e depois volte aqui para nos contar os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.