Take a fresh look at your lifestyle.

Como Fazer Cachos Com Chapinha: Guia Completo!

Aprenda a como fazer cachos com chapinha e crie penteados lindos e incríveis, para qualquer ocasião! Afinal, sabemos o quanto os cachos estão sendo cada vez mais valorizados. E, além disso, eles promovem penteados incríveis, com elaborações lindas de viver!

Porém, nem todo mundo possui um bom babyliss em casa. Muito menos possui cachos de verdade! Portanto, conhecer alguns truques de beleza, com o uso da chapinha, por exemplo, pode ser uma ótima opção para dar aquele “up” no visual.

E para te ajudar nesta tarefa feminina, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre como fazer cachos com chapinha. Acompanhe a seguir e fique ainda mais linda!

Tudo sobre como fazer cachos com chapinha

Elaboramos um passo a passo que contempla tudo o que você precisa saber para cachos perfeitos, apenas utilizando a sua chapinha de cabelo.

1. Preparando o cabelo

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você prepare o seu cabelo. Como iremos utilizar um equipamento quente, é muito importante que o cabelo esteja limpo e protegido.

Para isso, existem alguns passos indispensáveis que garantirão a beleza dos fios, bem como a durabilidade do efeito cacheado. Veja:

Lavando corretamente

Primeiramente, vamos lavar o cabelo corretamente. Como? Retirando absolutamente toda e qualquer impureza/oleosidade que possa estar impregnada nos fios. Dessa maneira, siga o passo a passo:

  • Umedeça bem os fios, antes de aplicar o shampoo. Quando o mesmo estiver encharcado, aplique uma quantidade pequena de shampoo na palma das mãos, e espalhe no topo da cabeça. Massageie por um minuto;
  • Em seguida, enxágue este shampoo, retirando o excesso de oleosidade dos fios. Feito isso, aplique novamente o shampoo na palma da mão, mas agora utilize as pontas dos dedos para massagear diretamente o couro cabeludo. É muito importante que você massageie toda a sua cabeça, com movimento circulares, por pelo menos 3 minutos. Assim você libera os poros e elimina todo o tipo de resíduo e sujeira que possa ficar parado ali;
  • Finalize deixando a água com espuma escoar pelo comprimento dos fios. Não é necessário esfregar com shampoo. Caso contrário, o cabelo ressecará. A água com espuma já basta para limpar bem o comprimento, abrir as cutículas e eliminar todas as sujidades.

Hidratando

Com as cutículas do fio bem abertas, é hora de hidratar o cabelo. A hidratação capilar é muito importante, pois ela garante que os cachos durem mais tempo. Afinal, se os fios estiverem ressecados, a chapinha apenas os deixarão mais “alvoroçados”.

Portanto, capriche neste cuidado. Faça uma hidratação profunda para garantir que o cabelo receba toda a umidade necessária.

Depois do tempo de pausa, enxágue bem os fios e finalize com o seu condicionador favorito. Ele fechará as cutículas do cabelo, mantendo a hidratação dentro da fibra capilar por mais tempo. Logo, os cachos também durarão mais tempo.

Protetor térmico

Finalizado o cabelo, é hora de aplicar o protetor térmico. Aplique a consistência da sua preferência, que pode ser spray, líquido, mousse, creme, etc. Atente-se de cobrir todos os fios com uma camada fina do produto, para não danificar o cabelo.

2. Escovando os fios

Com a preparação pronta, é hora de escovar os fios corretamente. Sim! Antes de sair fazendo os cachos com a chapinha, é muito importante que você primeiramente escove os fios. Assim, eles ficarão mais maleáveis na hora de cachear.

Escolhendo a escova correta

Para isso, portanto, escolha a escova correta. Para escovar os fios de uma forma ampla e rápida, aposte nas escovas mais largas. Se o seu cabelo for mais curto, ou se você tiver franjas, não se esqueça de utilizar a escova mais fina para esta finalidade.

Mantendo a direção

Quando você está escovando os fios, é muito importante que você mantenha a mesma direção. Assim eles ficarão mais alinhados, e será mais fácil “manipular” os mesmos mais tarde, com o uso da chapinha.

Do mesmo modo, sempre posicione o seu secador para que o mesmo seque de cima para baixo. Caso você utilize a direção contrária, é bem provável que os seus fios fiquem com muito frizz. Portanto, cuidado com a direção!

Como fazer cachos com chapinha sem que eles desmanchem logo em seguida? Segredo revelado: use gel de cabelo! Leia mais sobre isso no final do post.

3. Cachos com chapinha

Com toda a preparação garantida, bem como uma escovação bem feita, é hora de aprender a como fazer cachos com chapinha. Para isso, veja as nossas dicas a seguir!

Movimentos alternados

Saber como fazer cachos com chapinha é muito mais fácil do que parece. Basta você escolher, inicialmente, a altura que você quer que o cacho comece a se formar. Por exemplo, se você quer deixar a raiz mais lisa, deixe mais ou menos 10 cm de cabelo “sobrando” na parte de cima, antes de enrolar a chapinha nos fios.

Feito isso, basta você escolher o tamanho da mecha que deseja encaracolar. Posicione a chapinha diretamente nesta parte da mecha, onde o cacho iniciará. Feito isso, feche a chapinha e torça-a num movimento de 180 graus, de baixo para cima. Veja no vídeo:

É muito importante que você observe que, enquanto estiver fazendo os cachos, você continue “torcendo” a sua chapinha. Ou seja, inicialmente você apenas irá torcer 180 graus, mas, conforme desliza a chapinha no comprimento, continuará “torcendo” ela para cima.

O tamanho das mechas

O tamanho das mechas é um ponto importante que precisa ser observado, uma vez que você não pode, simplesmente, investir em diversas direções e tamanhos, não é mesmo?

Caso contrário, você ficará com cachos mais fechados e alguns mais abertos e  o efeito que era para ser bonito, na verdade, se transformará em um cabelo super artificial.

Portanto, estipule o tamanho das mechas que você deseja encaracolar, considerando a largura e a quantidade de cabelo em cada uma delas. Assim, mantenha a constância do início ao fim, para um efeito mais interessante. Observe o tamanho das mechas:

4. Finalização

Por fim, é muito importante que você cuide direitinho do acabamento. Afinal, de nada adianta saber como fazer cachos com chapinha, se você não sabe como fazer para que o efeito dure o maior tempo possível, não é?

Portanto, vamos aprender a como finalizar o nosso cabelo com cachos. Acompanhe as próximas dicas.

Óleo reparador de pontas

Primeiramente, assim que você terminar de fazer os cachos com a chapinha, aplique duas a três gotinhas de óleo reparador de pontas na sua mão. Esfregue uma mão na outra, espalhando bem o produto.

Em seguida, amasse os seus cachos, com cuidado, de baixo para cima. Aperte para que o óleo entre em contato com o fio, devolvendo o brilho e promovendo mais nutrição. Além disso, o movimento de amassar os fios causará um acabamento mais bonito e natural para os seus cachos.

Fixador de cabelo

Quando você acabar o processo anterior, é o momento de aplicar o fixador de cabelo. Ele é muito importante, principalmente se você possui cabelos muito lisos e finos.

Portanto, aplique uma quantidade razoável em todo o comprimento. Finalize amassando novamente. Por fim, mais uma camada fina de fixador e pronto! Os seus fios ficarão lindos e no lugar por muito tempo.

5. Cuidados especiais

Agora que o seu cabelo já está maravilhoso, super hidratado, bonito e com um acabamento impecável, o que você faz? Desmancha tudo depois do evento? Não mesmo!

Você pode aproveitar a beleza dos seus cachos por muito tempo ainda. Seja para ir trabalhar no dia seguinte, ou apenas para dar aquele passeio com as amigas.

Portanto, aprenda a como manter os seus cachos por muito mais tempo.

O tamanho das mechas é um ponto importante que precisa ser observado.

Prendendo com grampos

Agora que você já sabe como fazer cachos com chapinha, é hora de aprender como aproveitar o maior tempo possível deste tipo de acabamento aos fios, não é? Portanto, utilize aqueles grampos de cabelo, comuns, para prender mecha por mecha.

Para isso, apenas enrole a mechinha, na direção que o cacho se formou, e prenda-a com o grampo. Faça isso em todas as mechas, e finalize colocando uma touca.

Assim você poderá dormir tranquilamente com os cachos no cabelo. Na manhã seguinte é só soltar, aplicar mais um pouquinho de óleo e amassar bastante. Você ficará ainda mais linda, por muito mais tempo!

Cachos desmanchando?

Uma das maiores queixas das meninas que possuem os fios mais fininhos, leves e lisos, é com relação ao cacho ficar desmanchando. E, assim, elas acabam por desistir deste tipo de penteado, já que o efeito não dura muito tempo.

Mas, saiba que temos uma ótima notícia para você! Existe a possibilidade de você promover um acabamento mais longo e duradouro para os seus fios, mesmo que eles sejam lisos.

Para isso, existem algumas finalizações que prometem manter os fios no lugar por muito mais tempo. Veja a seguir as nossas dicas.

Use gel e amasse

Como fazer cachos com chapinha sem que eles desmanchem logo em seguida? Segredo revelado: use gel de cabelo!

Sim! Sabe aqueles géis que utilizávamos na infância, quando amarrávamos os cabelos? Pois é, este mesmo gel será o seu aliado quando o assunto for fazer cachos com a chapinha.

Para isso, basta você aplicar a quantidade de uma moeda de 1 real para cada metade do seu cabelo. É importante que você espalhe bem o gel na sua mão, antes de aplicar. Amasse bem – e com vontade – os fios. Sempre de baixo para cima.

Importante: não aplique o gel antes da chapinha. O mesmo não apresenta proteção térmica e proporcionar este tipo de contato pode fazer com que o seu cabelo literalmente “cozinhe”. Portanto, utilize o gel apenas como uma opção de finalizador, ok?

Prenda novamente

Depois dessa finalização, deixe o gel secar e prenda os cachinhos novamente. Do mesmo modo que ensinamos que você deve fazer antes de dormir. Portanto, use os seus grampinhos para dar aquele up ao formato dos seus cachos novamente.

Tipos de cachos com chapinha

Até aqui você já pôde aprender como fazer cachos com chapinha, bem como manter os fios no lugar pelo máximo de tempo possível. Mas, além disso, é muito importante que você conheça todas as possibilidades de cachos antes de se aventurar por este universo da beleza.

Para isso, portanto, se atente às dicas que trouxemos a seguir, a fim de lhe auxiliar neste processo de escolha.

1. Cachos abertos

Os cachos abertos são os mais utilizados por meninas que possuem o cabelo mais liso e pesado. Isso porque eles não exigem tanto do fio, e se adaptam facilmente a qualquer textura de cabelo.

Para ter esse efeito, você pode apenas enrolar o cabelo, em duas grandes partes, e apertar a chapinha quente em todo o comprimento, mantendo a chapinha em uma parte sempre por, no máximo, 5 segundos. Mais do que este tempo, você poderá queimar a fibra capilar.

Veja no exemplo:

2. Cachos mais fechados

Os cachos mais fechados são recomendados para cabelos que conseguem suportar penteados por mais tempo. Portanto, aposte nesta possibilidade utilizando mechas menores e inicie o cacho mais perto da raiz do cabelo.

O efeito de volume e o acabamento em si é muito bonito. Veja o exemplo:

3. Ondulado nas pontas

Por fim, outra maneira de manter os fios com cachos lindos e que enriqueçam o seu penteado é fazendo os mesmos apenas nas pontas dos fios. Assim você ficará com aquele cabelo misto incrível, digno de famosas e celebridades.

Porém, este tipo de acabamento fica mais interessante para meninas que possuam cabelo mais longo. Caso contrário, você ficará apenas com cachos bem na pontinha do cabelo, e nem parecerá que o objetivo era, de fato, gerar ondas nos fios.

Como evitar o volume nos fios?

Além de cuidar dos fios e saber como fazer cachos com chapinha, você precisa tomar cuidado com o volume também. Saiba que, quanto mais tempo você deixa a chapinha “parada”, ou seja, quanto mais lentamente ela deslizar, mais enroladinho o cabelo fica. E, quanto mais enrolado, mais volume.

Portanto, você deve estabelecer um critério somente seu para a quantidade de volume e, assim, investir na finalização que mais agrade o seu gosto pessoal. Dessa maneira, não haverá erro e certamente o volume ficará proporcional ao seu gosto. E é somente isso que importa!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais