Take a fresh look at your lifestyle.

Como Fazer a Unha Crescer: Métodos e Receitas Infalíveis

Qual a mulher que não gosta de ter unhas longas, fortes e bonitas? No entanto, nem sempre isso é possível, pois as unhas não crescem conforme o nosso desejo. Afinal, o nosso organismo é complexo e exige que tudo esteja funcionando de acordo. Assim, quando algo não anda bem, algumas outras funções são prejudicadas, como o crescimento saudável das unhas. Portanto, se você quer saber como fazer a unha crescer, vai ter que entender primeiro como isso funciona no organismo.

As unhas são estruturas compostas, principalmente, por queratina, a mesma proteína que compõe a fibra capilar e a parte mais externa da pele. É a queratina a responsável por garantir sua resistência, endurecimento e brilho. Porém, há situações em que as unhas não crescem o suficiente ou crescem fracas, quebrando facilmente.

Por ser uma proteína, a alimentação é uma das principais fontes para a sua aquisição. Sendo assim, a carência de vitaminas e proteínas necessárias, seja pela má alimentação, doenças ou alguns hábitos, pode provocar o enfraquecimento das unhas, deixando-as mais frágeis, quebradiças e descamando, impedindo que cresçam saudáveis.

Mas calma, não serão esses os motivos para sair roendo as unhas que lhe restam! É possível dar uma ajuda extra para acelerar o crescimento das unhas. Vamos mostrar para você abaixo que, com alguns cuidados e pequenos truques caseiros, você será capaz de aumentar o comprimento das suas unhas rapidamente, além de deixá-las mais fortes e mais saudáveis em tempo integral.

Entenda a estrutura das unhas

Aprender como fazer a unha crescer pode evitar doenças.
Aprender como fazer a unha crescer pode evitar doenças.

As unhas são estruturas compostas por queratina, uma proteína naturalmente produzida pelo organismo através de glândulas presentes em sua base que a secretam para mantê-las aderidas à pele até a sua extremidade.

A queratina é a principal responsável pela força, resistência, endurecimento e brilho das unhas. Pois, as unhas possuem formas e funções diferentes, sendo naturalmente reduzidas, arredondadas e quadradas, para favorecer a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos.

Elas costumam crescer aproximadamente de 2 a 3 mm por mês, sendo que as unhas das mãos crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as dos dedos dos pés. Ao cair, são capazes de se regenerar completamente em 6 a 9 meses.

Mas, quando esse crescimento é prejudicado e as unhas começam a se apresentar frágeis ou demorar para crescer, isso pode ser sintoma de doenças. Portanto, cuidado! Fique sempre de olho na aparência das suas unhas, pois elas podem dizer muito sobre o seu estado de saúde.

Doenças que acometem as unhas e atrapalham o crescimento

Caso você esteja desconfiada de algum problema e tenha observado alguma mudança na aparência das suas unhas, primeiro é preciso descobrir as suas causas. Por exemplo, unhas quebradiças e descamando são sintomas de uma doença chamada síndrome das unhas frágeis, que diminui a quantidade de queratina delas, enfraquecendo-as.

Suas possíveis causas são o envelhecimento, anemia, doenças da tireoide, dieta pobre em vitaminas, bulimia, anorexia, uso exagerado de unhas postiças, produtos químicos como acetona e produtos de limpeza.

Sendo assim, em se tratando de unhas, até alguns hábitos ou atividades podem prejudicá-las e impedir o crescimento saudável delas. Veja algumas das razões pelas quais suas unhas podem não estar crescendo como deviam:

  • Roer unhas;
  • Utilizar detergentes ou produtos de limpeza sem luvas;
  • Abrir garrafas ou tampas com as unhas;
  • Uma dieta pobre em vitaminas e minerais;
  • Tarefas de jardinagem sem luvas;
  • Falta de higiene;
  • Utilizar esmaltes por longos períodos, que impedem a sua “respiração”;
  • Infecções por fungos (deformidades) ou bactérias (vermelhidão e inchaço);
  • Hemorragia subungueal (ruptura dos vasos sanguíneos), linhas verticais ou manchas arroxeadas;
  • Unhas encravadas.

Punctata Leuconíquia não é sinal de doença

Apesar de haver algumas doenças que podem acometer as unhas e prejudicar o seu crescimento saudável, por outro lado, existem pequenas manchas brancas nas unhas chamadas de Punctata Leuconíquia, que são muito comuns e não são consideradas doenças.

As suas causas podem ser várias, como uma inflamação ou um traumatismo na base da unha. Podem aparecer apenas quando a unha cresce, meses depois da lesão, e são benignas, não apresentando qualquer risco de doença.

Como fazer a unha crescer forte e evitar doenças

Alguns hábitos podem ensinar como fazer a unha crescer.
Alguns hábitos podem ensinar como fazer a unha crescer.

Como as unhas, pele e cabelos são constituídos de queratina, mantê-los bonitos e saudáveis vai depender de um conjunto de fatores interligados. Por exemplo, pessoas que fumam, não bebem água suficiente ou têm uma alimentação pobre em nutrientes, certamente não terão cabelo, pele e unhas saudáveis.

As unhas fracas, como vimos, podem ter várias causas, por isso é necessário determiná-las para que o tratamento seja o mais adequado. A falta de nutrientes como o zinco e a vitamina D, por exemplo, podem enfraquecer as unhas e ser sinal de alguma doença.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a manter as unhas mais fortes e até fazê-las crescer mais rápido de forma saudável. Portanto, para entender como fazer a unha crescer e evitar doenças, siga as seguintes dicas abaixo:

Mantenha a higiene

Para saber como fazer a unha crescer, basta manter as unhas sempre limpas e secas para evitar proliferação de bactérias e fungos. Assim, nunca roa as unhas para não umedecê-las e favorecer as infecções, além do crescimento irregular delas.

A manicure também deve ser frequente e regular, como parte da higiene. Desse modo, quando fizer a manicure, nunca utilize as ferramentas como alicates e tesouras sem antes esterilizá-los. Outra dica é sempre lixar as unhas na mesma direção para que as pontas não fiquem prejudicadas nem quebrem com facilidade.

Evite também retirar muito as cutículas, para impedir a entrada de microorganismos prejudiciais e protegê-las contra as infecções. Quanto mais você retirar as cutículas, elas se tornarão cada vez mais grossas e duras e as unhas cada vez mais fracas e doentes.

Leia mais: Unhas de Porcelana: Passo a Passo e Preço!

Tenha uma alimentação saudável

Apesar de um clichê, a principal mudança deve ser de dentro para fora. Portanto, para entender como fazer a unha crescer, uma alimentação balanceada é fundamental para mantê-las fortes e saudáveis.

Isso porque quando as unhas estão fortalecidas, elas tendem a crescer bem mais rápido. Sendo assim, a sua alimentação deve conter pratos bem coloridos, com nutrientes suficientes, incluindo proteínas, zinco, silício orgânico e vitaminas, principalmente a C, E, D e biotina (B7).

Para obter vitaminas, consuma frutas ricas em vitamina C, como tangerina, acerola, mamão, limão, morango, nozes, sementes e folhas escuras ricas em vitamina E. No caso da biotina, peixes de água salgada, órgãos de animais como fígado e rins, grãos integrais, ovo cozido e cogumelos são suas principais fontes.

Alimentos que contêm zinco são ostras, tubérculos, castanhas, carnes como peixe e frango. Já os alimentos que impulsionam a produção de queratina são a couve, brócolis, alho, feijão, soja, cereais, uva. A vitamina D pode ser adquirida através das proteínas magras, exposição solar e laticínios.

Em um prazo de uma semana, pode-se notar uma melhora não só nas unhas, mas nos cabelos, na pele e até mesmo no sono. Além disso, é preciso beber muita água e chás diariamente para hidratar.

Estimule o fluxo sanguíneo da região

Assim como no couro cabeludo, para saber como fazer a unha crescer é preciso aumentar a circulação sanguínea na região para estimular o crescimento. Quando o fluxo sanguíneo na região dos dedos é estimulado, as unhas ficam mais fortes e crescem mais rapidamente.

Para isso, basta promover atividades que estimulem esse fluxo sanguíneo, como digitar no teclado, tocar instrumentos, escrever ou qualquer outra atividade que movimente os dedos, fazendo fluir mais sangue para as unhas. Quando o clima esfriar, por exemplo, use luvas para estimular e fluxo sanguíneo mantendo as mãos aquecidas.

Utilize produtos tópicos

Você pode também dar uma ajudinha extra em como fazer a unha crescer com produtos tópicos. Como por exemplo, aplicando uma camada de esmalte nutritivo ou um endurecedor de unha uma vez por semana, como uma base casca de cavalo. Para que elas cresçam mais rápido, repita a aplicação a cada quinze dias, uma vez todas as noites.

É bom também não abusar de esmaltes nas unhas, porque eles possuem ingredientes não muito saudáveis. Além disso, esmaltes em excesso impedem que elas respirem, tornando-as amareladas e mais fracas. O ideal é pintar apenas uma vez por semana e retirar com removedor, ao invés de acetona, deixando descansar por 48 horas antes de voltar a pintá-las.

Vale lembrar que apesar da unha ser porosa, o seu poder de absorção de produtos ou substâncias é mais baixo. Dessa forma, os ativos penetram de acordo com o tamanho molecular de seus compostos. Por exemplo, creme com ativos de moléculas muito grandes não são absorvidos, mas se as moléculas forem pequenas, a absorção será melhor.

Outro coisa que facilita a absorção de ativos é a carga elétrica da molécula. Assim, um ativo de carga negativa ou positiva (ativos iônicos) têm maior dificuldade de entrar na pele, pois acaba interagindo com a carga presente nelas. Já os ativos que não possuem carga (ativos não iônicos) penetram com mais facilidade.

Um produto indicado para uso tópico é o Nonychosine, uma mistura de polímeros que fortalece a unha através de uma base esmalte. Ele pode ser associado ao Methiosilane, que fornecerá “metionina” para fortalecer as unhas e silício de aplicação tópica para a matriz ungueal. O Minoxidil tópico também tem ação de crescimento nas unhas.

Leia mais: Unha de Fibra de Vidro: Preço, Manutenção, Desvantagens!

Tome suplementos orais

Um suplemento de Biotina oral pode promover uma melhora, dependendo das condições da unha, inclusive deformidades. O silício e o colágeno são outros exemplos de substâncias orais que fortalecem as unhas.

Alguns dermatologistas também indicam o uso de suplementos que aumentam o fornecimento de elementos importantes para composição da unha, como Exsynutriment + Biotina, que associam a vitamina B7 (biotina) ao silício orgânico estabilizado em colágeno marinho hidrolisado.

Neste caso, o silício é absorvido e assimilado pelo organismo, melhorando o crescimento e a resistência da unha, de dentro para fora, já que as unhas possuem baixa irrigação sanguínea e absorção, e seu crescimento é lento.

Receitas de como fazer a unha crescer

É possível fazer alguns truques com receitas de como fazer a unha crescer caseiras.
É possível fazer alguns truques com receitas de como fazer a unha crescer caseiras.

Além de mudar os seus hábitos e seguir as dicas acima de como fazer a unha crescer e se manter saudável, os tratamentos naturais também podem ajudar a impulsionar o crescimento delas para que fiquem mais fortes e saudáveis.

Assim, as receitas caseiras para passar nas unhas podem apressar o crescimento também, embora não hajam evidências de eficácias comprovadas. Veja alguns exemplos, abaixo:

1 – Como fazer unha crescer com suco de pepino ou babosa

Para saber como fazer a unha crescer, essa receitinha é poderosa e fácil de fazer. Basta passar um pepino no multiprocessador, com casca e tudo, e depois deixar as unhas submersas nessa solução por 20 minutos. Repita o tratamento uma vez por semana. Você pode fazer o mesmo com a polpa da babosa.

2 – Como fazer unha crescer com cebola

Essa é uma das receitas de como fazer a unha crescer mais populares. Basta descascar uma cebola e picá-la até formar uma pastinha. Se quiser, bata no processador. Depois é só deixar as unhas de molho por 30 minutos, pelo menos, ou o máximo possível.

3 – Como fazer unha crescer com alho

O alho é outro tratamento caseiro de como fazer a unha crescer mais famoso e potente que existe. Uma das maneiras mais simples de aplicá-lo é amassando dois dentes e colocando sobre as unhas, deixando agir por 10 minutos.

Outra opção é esfregar diretamente o alho puro nas unhas ou picá-lo bem colocando-o dentro da base de esmalte de unhas. Repita o procedimento por uma semana, todos os dias.

4 – Como fazer unha crescer com suco de tomate

O tomate é rico em biotina (vitamina B7), portanto capaz de fortalecer e fazer a unha crescer mais rápido. Além de sempre incluí-lo na alimentação, você pode mergulhar os dedos no suco de tomate amassado ou embeber chumaços de algodão em extrato fresco e colocar sobre as unhas. Basta deixar agindo por 10 minutos, depois lavar as mãos e hidratar as unhas e as cutículas.

5 – Como fazer unha crescer com suco de laranja

A laranja é rica em vitamina C e ácido fólico, dois nutrientes poderosos capazes de fazer a unha crescer mais rápido, pois estimulam a produção natural de colágeno. A sua aplicação pode ser feita da mesma forma que do suco de tomate.

6 – Como fazer unha crescer com óleo de cravo

O óleo de cravo tem ação antimicrobiana, altamente eficaz contra fungos devido ao eugenol em sua composição. Com isso, é capaz de manter as unhas saudáveis, e portanto, facilitar o seu crescimento.

7 – Como fazer unha crescer com azeite de oliva

Assim, como o óleo de cravo, o azeite de oliva também pode ser um ótimo truque de como fazer a unha crescer, pois é rico em vitamina E. Basta misturar duas colheres de sopa de azeite de oliva em um xícara de água fervida e deixar as mãos submersas nessa solução por 10 minutos, depois que esfriar. Deixe secar naturalmente.

Uma outra opção é adicionar o suco de tomate ao azeite, usando a proporção de uma xícara e meia de chá do suco, com duas colheres de sopa do óleo, deixando as mãos imersas na solução pelo mesmo espaço de tempo.

8 – Como fazer unha crescer com azeite e ovos

Os ovos são fontes ricas de proteínas, e as gemas podem fazer com que suas unhas cresçam mais rápido, hidratando e estimulando a produção de queratina, deixando suas unhas mais grossas e fortalecidas. Para fazer a mistura, bata uma gema de ovo e acrescente uma colher de sopa de azeite, depois deixe as mãos imersas na mistura por 10 minutos.

9 – Como fazer unha crescer com óleo de alecrim, mel e óleo de coco

O poder dos óleos por suas propriedades hidratantes fazem com que esta receita de como fazer a unha crescer seja eficaz. Basta misturar uma colher de sopa de mel, uma de óleo de coco e três gotinhas de óleo de alecrim e aquecer no microondas por 15 segundos. Depois é só embeber os algodões na solução e colocar sobre as unhas, por alguns 20 minutos.

10 – Como fazer unha crescer com óleo de rícino

Mais um óleo muito conhecido pelas suas propriedades capazes de estimular o crescimentos dos cabelos e das unhas. Para utilizá-lo, basta aplicar um pouquinho do óleo, todos dos dias, sobre as unhas, antes de dormir.

11 – Como fazer unha crescer com suco limão e leite

Da mesma forma que a laranja, o suco de limão pode ser usado em receitas de como fazer a unha crescer. Basta embeber o algodão no suco de um limão e deixar sobre as unhas. Só não pode expor as mãos ao sol para evitar queimaduras.

Outra opção é misturar o suco do limão com um pouco de leite frio integral e mergulhar as unhas por 15 minutos. Repita o procedimento três vezes na semana.

12 – Como fazer unha crescer com creme dental

Há relatos de pessoas que já usaram o creme dental nas unhas para fazê-las crescer, mas não existe estudo científico que comprove sua eficácia. Embora o produto contenha flúor e cálcio que auxiliam no fortalecimento, ele não é capaz de fazer este efeito por si só.

E aí, viu como é fácil? Com algumas pequenas mudanças de hábitos e incorporando outros mais saudáveis à sua rotina, é possível dar uma ajudinha extra em como fazer a unha crescer. Teste alguma dessas receitas e depois venha nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.