Take a fresh look at your lifestyle.

Como escolher perfume ideal e fazê-lo durar por mais tempo

Apesar de não existir fórmula mágica de como escolher perfume, não vai adiantar nada comprar um perfume se ele não for o mais adequado à você. Sim, porque existem diversos fatores que precisam ser considerados para não errar na sua escolha, desde às suas preferências pessoais e personalidade, até o tipo de pele, clima e estado de espírito.

Afinal, você é única e o seu cheiro também pode fazer parte da sua identidade. Sem falar que um bom perfume custa caro, portanto, é um investimento que você não vai querer que dê errado. Por isso, é preciso experimentar vários perfumes diferentes para encontrar o seu aroma ideal.

Também não vale comprar um perfume, só porque é lançamento ou porque você achou delicioso na sua amiga, principalmente um perfume importado feminino mais vendido ou só porque é um perfume importado feminino que os homens mais gostam. Seja autêntica nas suas escolhas!

Isso porque, o perfume ao entrar em contato com a pele da pessoa, reage imprimindo uma identidade exclusiva, fazendo com que o mesmo perfume nunca seja igual ao de outra pessoa. Sendo assim, o que é bom em alguém, pode não surtir o mesmo efeito em você. Tome cuidado com isso, e não se deixe levar pelas primeiras impressões ou propagandas publicitárias.

Portanto, siga algumas dicas básicas e regras à seguir para aprender como escolher perfume e nunca mais errar na escolha. De quebra, saiba como fazê-lo durar mais na sua pele e no frasco!

Como escolher perfume pelas suas preferências

Para saber como escolher perfume, considere as suas preferências.
Para saber como escolher perfume, considere as suas preferências.

A primeira regra é sempre colocar você em evidência. Obviamente, se é um investimento pessoal, ele deve imprimir as suas preferências e gostos pessoais mais que tudo. Isso significa que você entender como escolher perfume baseando-se naquele que mais combina com você, e nunca se basear pelo gosto de outras pessoas.

É como usar uma peça de roupa. Você não vai vestir algo que não é adequado à sua idade, ou formato de corpo se não for o seu estilo, certo? A mesma regra vale para o perfume. Os aromas dos perfumes imprimem um certo estilo, e é preciso saber identificar qual é aquele que combina com o seu.

Para isso, tente pensar nos tipos de perfumes que você já usou, no seu estilo de ser e viver, e compare-os com aqueles que você gosta ou desgosta.

Não ligue para os modismos ou para determinados perfumes que estão fazendo sucesso no momento. Não tem problema nenhum em gostar de algum perfume antigo no mercado ou que não seja o último lançamento. Vide o sucesso atemporal do perfume importado feminino mais vendido: Chanel No. 5, há mais de vinte anos no mercado e sempre no topo da lista.

Assim, comprar um perfume só porque as suas amigas já o compraram não é parâmetro de como escolher perfume, mas não impede de experimentar. No entanto, lembre-se que é fundamental ser autêntica nesse tipo de escolha e tentar deixar a sua marca por onde passa. Ou você vai querer emanar o mesmo cheiro que todas as suas amigas?

Como definir perfume para sua personalidade

Para saber como escolher perfume é preciso considerar a su personalidade.
Para saber como escolher perfume é preciso considerar a su personalidade.

As fragrâncias dos perfumes são capazes de revelar a sua personalidade. Quando você usa um perfume, e alguém se aproxima de você e sente o exalar desse seu aroma, você acaba comunicando um pouco quem é ou aquilo que quer ser.

O olfato é um sentido poderoso, capaz de conseguir despertar memórias olfativas no nosso cérebro. Um simples cheiro pode ser associado à pessoas queridas, um lugar, momentos vividos, entre outras coisas. Por este motivo, muitas mulheres ao saber como escolher perfume apostam em um aroma-assinatura.

Pois assim como o seu modo de vestir diz algo sobre você e se adequa ao seu estilo de ser, os perfumes femininos também devem ser escolhidos de acordo com a sua personalidade.

Perfumes cítricos

Mulheres exuberantes, extrovertidas, práticas e dinâmicas combinam com perfumes de aromas mais fortes, que transmitem energia e movimento. Se você for uma dessas mulheres de personalidade forte, otimista e cheia de vida, os perfumes cítricos são os ideais para você. Nesse sentido, as notas e acordes como bergamota, laranja, limão costumam estar na sua composição.

Perfumes amadeirados

Mulheres que costumam ser mais organizadas, de personalidade marcante, porém mais séria e tradicional, costumam preferir os perfumes de aromas amadeirados, que quando combinados à algumas notas cítricas e florais, costumam agradar ainda mais.

Perfumes florais e frutais

As mulheres românticas, joviais e delicadas, tranquilas e mais calmas, ou que se identificam com a natureza, um estilo de vida saudável e simples tendem a gostar de aromas mais mais leves e suaves como os perfumes florais, com notas de jasmim, rosa e flores silvestres.

Perfumes orientais

Perfumes orientais com notas de âmbar ou musk, canela, madeira e baunilha, por exemplo, combinam mais com mulheres sensuais, misteriosas e sensual. Se quiser algo mais marcante, sexy e poderoso pode apostar em fragrâncias com notas especiais ou até mesmo em perfumes masculinos.

Como escolher perfume testando vários antes de comprar

Para saber como escolher perfume é preciso testar vários antes de comprar.
Para saber como escolher perfume é preciso testar vários antes de comprar.

Lembrando que o perfume deve agradar a você em primeiro lugar, procure fazer uma seleção prévia primeiro, pessoalmente em alguma loja física através das fitas olfativas (aquelas que nos é entregue para sentir o perfume).

Vá separando aquelas que mais lhe agradaram, tentando chegar a três, no máximo quatro fragrâncias de cada vez para depois sentir na pele e acompanhar a sua evolução e não sobrecarregar o seu olfato.

Uma vez escolhida a fragrância, experimente na pele (pulso ou antebraço), e espere um pouco (uns 40 min) para tornar a sentir o aroma do perfume. O importante é acompanhar a evolução da fragrância, pois ela nunca será a mesma do início da aplicação até o final da sua duração.

Isso porque todo perfume é composto de três notas: notas de cabeça (saída), que você sente de primeiro impacto na primeira borrifada e as primeiras a evaporar; as de corpo, que são a personalidade sentida quando o perfume se fixa na pele; e as notas de fundo, que é o aroma que irá permanecer na pele até o final da sua duração.

Assim, o perfume costuma mudar ao passar de uma nota para outra. Portanto, você pode gostar dele na primeira impressão, mas depois mudar totalmente de ideia. Caso goste das notas de fundo da fragrância, ou seja, do aroma que ficou por último na sua pele, de fato você gostou do perfume.

Importante: Nunca esfregue um pulso no outro na tentativa de fazer com que o perfume penetre melhor na pele, isso destrói a estrutura da fragrância e faz com que ela evapore antes.

Outra dica é sair para comprar perfume sem estar usando outro perfume, para que os aromas não sejam misturados, ou passar em diferentes partes do antebraço.

Como escolher perfume pelos tipos de perfume

Saber como escolher perfume é preciso entender os tipos que existem.
Saber como escolher perfume é preciso entender os tipos que existem.

Para saber como escolher perfume, é preciso também entender que existem diferentes tipos de fragrâncias: o Eau de Cologne (EDC), Eau de Toilette (EDT) e Eau de Parfum (EDP), mais comuns no Brasil; e o Eau de Fraich e Parfum, mais comuns na Europa.

Eau de Cologne (EDC)

Este tipo de fragrância, conhecida também como água de colônia, é o tipo de perfume indicado para o dia a dia, devido às suas notas cítricas mais suaves e frescas. É o tipo de perfume com dosagem de essência menor (2% a 5%), com duração na pele de cerca 2 a 4 horas, por isso deve ser reaplicada várias vezes ao longo do dia.

Seu preço é mais acessível e pode ser uma opção para quem gosta de ter vários tipos de perfumes (com diferentes aromas) em casa. Aliás, por ser utilizada em quantidades maiores e mais frequentes você vai acabar comprando mais vezes. Já quem não têm muito tempo e/ou se esquecem de reaplicar o perfume ao longo do dia devem evitar essas fragrâncias.

Eau de Toilette (EDT)

A Eau de Toilette fica entre a água de colônia e o Eau de Parfum, pois possui uma concentração de essência um pouco maior (10% a 14%), assim como a fixação (6h a 8h). É também conhecido por desodorante colônia ou neo colônia.

Seus preços também são mais acessíveis comparados ao preço das fragrâncias EDP, e as fragrâncias mais versáteis, já que possuem uma porcentagem maior de água na composição. Normalmente, são encontradas em spray, variando em notas adocicadas, cítricas, amadeiradas ou mesmo florais.

De acordo com especialistas, o eau de toilette também pode ser aplicado em maior quantidade maior, em regiões como pescoço, nuca, atrás da orelha e pulsos.

Eau de Parfum (EDP)

O Eau de parfum fica entre o Parfum e o Eau de Toilette, devido a sua concentração maior de essência (15% e 17%) e duração maior de cerca de 10 horas. Ou seja, é mais concentrado que o eau de toilette, mas menos concentrado que o parfum. Assim, é a melhor opção para quem faz questão que a fragrância dure por mais tempo.

No entanto, custam mais caro, mas devem ser aplicados em pequenas doses por causa da concentração, o que pode ser ótimo custo-benefício. É o grupo de perfume feminino importado mais vendido no Brasil e em todo mundo, disponível em diferentes tipos de fragrâncias spray ou em frascos.

Parfum

Dentre todos os tipos de perfume acima, o Parfum é o de concentração mais alta (20%) e maior duração (mínimo de 12hs). Por esta razão, é aplicado em pequenas quantidades. O ideal é usá-lo apenas durante a noite ou em ocasiões especiais, uma vez que os aromas são muito fortes e marcantes. Pouco conhecido no Brasil, é um tipo perfume bem mais raro e caro.

Eau Fraiche

É outro tipo de perfume pouco conhecido no Brasil, bem parecido com a água de colônia, mas um pouco mais concentrado (5% e 8%) e com mais duração (mínimo 5 horas). Ele é perfeito para as estações mais quentes do ano, devido à sua fragrância leve e concentração composta, principalmente, de água e pouco álcool. Por ser leve, pode ser usado no dia-a-dia, devendo ser reaplicado com mais frequência.

Agora com essas informações, ficou fácil saber como escolher perfume. Ou seja, se você quiser um perfume para usar no inverno ou em ocasiões mais sofisticadas à noite, pode escolher um EDP. Já o EDC e o EDT podem ser utilizados no dia-a-dia, a qualquer hora e em qualquer ocasião.

Mas de um modo geral, no Brasil um EDT com notas fixantes são os mais recomendados. No entanto, nada te impede de escolher a fragrância que bem quiser e gostar, pois cada um vai ter suas notas específicas que, dependendo do seu gosto pessoal, pode ser um EDT mais “forte” que um EDP, devido ao seu tipo de aroma.

Como escolher perfume pelo clima ou estações do ano

As estações do ano, clima dia e noite também influenciam em como escolher perfume.
As estações do ano, clima dia e noite também influenciam em como escolher perfume.

Para saber como escolher perfume, é importante também usar o bom senso e levar em consideração a estação do ano e a ocasião em que ele será usado. Isso porque o clima também pode modificar o cheiro do perfume na sua pele.

Ambientes em que as temperaturas são mais altas, o aroma do perfume costuma se intensificar e durar menos tempo na pele. Já os locais em que o clima é mais fresco, fazem com que os perfumes durem mais na pele.

O Brasil é um país tropical, onde as temperaturas são mais altas, especialmente no verão. Assim, o clima pede perfumes mais suaves, sendo que as fragrâncias ideais são as mais leves e frescas, como florais, frutados e cítricos.

Para a noite em que as temperaturas são mais amenas e frias, como no inverno, as fragrâncias orientais, gourmand, amadeiradas e chipres, mais encorpadas, são boas opções.

De uma forma geral, os brasileiros gostam de perfumes luminosos e sensuais. As mulheres preferem os aromas florais frutados, cítricos e ao mesmo tempo sensuais. Tanto é verdade, que muitas mulheres usam perfumes masculinos pela leveza e frescor, o que não acontece na Europa.

Como escolher perfume pelo seu tipo de pele

Saiba como escolher perfume pelo seu tipo de pele.
Saiba como escolher perfume pelo seu tipo de pele.

Baseando-se nessas informações acima já é possível saber como escolher perfume que mais lhe agrada, mesmo assim, o seu efeito pode não ser o esperado, devido às variações a cada tipo de pele. Isto é, um perfume pode durar 8 horas em uma pessoa, e no entanto, durar apenas 4 horas em outra.

Isso porque cada tipo de pele tem suas características específicas, que influenciam na duração e no cheiro do perfume. Porém, a escolha do perfume de acordo com o tipo de pele, pode ser baseada apenas nas peles oleosas e secas.

A pele oleosa, por exemplo, adere melhor a fragrância e faz com que o perfume fique ainda mais intenso. Assim, quanto maior for a concentração de sua essência na composição, mais forte o perfume ficará na sua pele. Portanto, perfumes EDP e EDT ficarão bastante intensos, até um EDC.

Já a pele seca, ao contrário da oleosa, não é capaz de fixar o perfume da mesma forma, obrigando a pessoa a reaplicá-lo mais vezes. No entanto, neste caso os aromas mais fortes e marcantes são os ideias.

Uma boa alternativa é apostar em um hidratante da mesma marca do perfume reagir com ele e ajudar a fixar mais o cheiro do perfume. As peles normais, porém, são as que mais conseguem manter o perfume na pele exatamente como é, sem modificá-lo.

Como escolher perfume pensando na ocasião

Saiba escolher perfume de acordo com a ocasião.
Saiba escolher perfume de acordo com a ocasião.

Da mesma forma que nos vestimos de acordo com a ocasião, escolhendo o vestido, que combina com o sapato, a maquiagem e o cabelo, o perfume também segue o mesmo raciocínio. Sendo assim, na hora de escolher o perfume, é preciso também considerar a ocasião, isto é, onde o perfume será usado e a hora do dia.

Assim, durante o dia no trabalho, por exemplo, o perfume ideal deve ser mais leve e frescos, de aromas mais confortáveis, como um EDC ou até um EDT, se não for muito forte. Já à noite, pode-se apostar em perfumes mais intensos como os EDP.

Outra coisa que se deve considerar é as pessoas ao seu redor. O seu perfume não deve chamar mais atenção, a ponto de incomodar as pessoas em um mesmo ambiente. Essa coisa de entrar em um ambiente e deixar um rastro de perfume não é de bom tom.

Como escolher perfume e não se confundir

Normalmente, quando vamos nas perfumarias escolher perfume, as vendedoras nos dão amostras diferentes de perfumes para ajudar a experimentar os aromas e ajudar na escolha. Porém, temos que tomar cuidado para não sair experimentando tudo quanto é perfume disponível.

Afinal, a quantidade de perfumes hoje nas perfumarias é praticamente infinidade, fica fácil se empolgar. O ideal é testar no máximo 3 a 4 aromas no mesmo dia. Pois o olfato pode começar a ficar sobrecarregado e confundir os aromas, impedindo que você consiga distingui-los isoladamente.

Portanto, não cheire várias amostras de perfume ao mesmo tempo, e nem passe na pele, para evitar a confusão na hora de decidir. O ideal é experimentá-los em regiões distintas do corpo e longes uma da outra.

Saber como escolher perfume isoladamente é essencial para não ficar confusa com as amostras, e aumentar as chances de acabar com um perfume que não gostou tanto assim.

Como escolher perfume pela memória olfativa

Saiba escolher perfume pelas memórias olfativas que eles trazem.
Saiba escolher perfume pelas memórias olfativas que eles trazem.

A nossa memória olfativa é muito mais poderosa do que se imagina. O cérebro humano é capaz de registrar inúmeros aromas diferentes, sem que possamos perceber. Muitas vezes eles os associam a diferentes vivências nas várias etapas das nossas vidas.

Alguns aromas ficam para sempre na nossa memória, e só nos daremos conta quando os sentimos de novo. Existem aromas que nos fazem sorrir, nos deixam alegres ou tristes, nos remetem à infância, à certos familiares, e outros nos irritam ou dão náuseas sem qualquer razão.

Assim, tente escolher sempre aromas que lhe tragam boas memórias, sensações de prazer e alegria, sem se importar com a razão ou o significado dessas lembranças O que interessa mesmo é que o perfume lhe traga felicidade.

Sendo assim, os perfumes também são capazes de refletir o nosso estado de espírito em dias diferentes. Ou seja, um perfume de aromas frutal como laranja, limão ou tangerina condiz mais com dias alegres e ensolarados, em que você se sinta mais energética.

Já dias mais nostálgicos ou românticos, combinam com perfumes florais. Uma noite propícia para encontros íntimos e sensuais pedem perfumes mais intensos e encorpados, como os orientais. Assim, você pode aprender como escolher perfume de acordo com o que está sentindo no dia.

Como escolher perfume ouvindo a opinião alheia

É verdade que a sua escolha é pessoal e deve ser autêntica, mas muitas mulheres se sentem inseguras de tomar uma decisão sem antes saber a opinião de outras pessoas. Portanto, não tem nada de errado ouvir a opinião de quem você confia e gosta de você.

Assim, como escolher perfume pode depender também da opinião de quem convive com você, afinal o perfume que você costuma usar também deve agradar seus amigos, familiares e demais pessoas ao seu redor.

Dessa forma, se estiver indecisa sobre o perfume que escolheu, não tenha medo de pedir a opinião dessas pessoas. Pergunte à elas se o aroma é gostoso e se ele combina com você a ponto de poder ser a sua assinatura. Pegue todas as suas opiniões compare-as com o seu próprio gosto, e vai ficar mais fácil decidir.

Como escolher perfume sem comprar por impulso

Muitas vezes, uma campanha publicitária bem sucedida é aquela que consegue nos convencer de que aquele determinado produto é digno de investimento. É nesse momento que sentimos vontade de adquiri-los, sem nem saber direito a razão.

Propagandas de perfume são exatamente assim, pois nos passam a imagem daquela determinada sensação ou estilo de vida que nos identificamos naquele momento. Normalmente, essa imagem é atrelada à identidade do perfume que está sendo divulgado, ou seja, a propaganda indica o tipo de fragrância e a ocasião em que o perfume deve ser usado.

O perfume 212 Feminino (Eau de Toilette), por exemplo, foi criado para uma mulher moderna, confiante e carismática e pode ser usada em todas as estações. Já a versão 212 Sexy (Eau de Parfum) como o próprio nome já indica, é uma fragrância mais sensual e sedutora, ideal para ser usada à noite.

As propagandas são tão persuasivas e certeiras ao indicar a personalidade da pessoa a quem se destina o perfume em questão, que muitas mulheres logo se identificam. Até mesmo quem não se identifica, passa a desejar ser como a “pessoa do comercial”, pelo estilo que ela passa.

É aí que mora o perigo. Isso porque às vezes estamos procurando por um tipo específico de perfume, mas ficamos tão encantados com a propaganda e o apelo comercial de outro, que corremos correr o risco de comprar por impulso. Há pesquisas que comprovam que muitas mulheres costuma comprar perfumes que nunca usarão, pois usam o mesmo todos os dias.

Assim, evite sair comprando perfumes por impulso, certifique-se antes que ele combina com o seu estilo e com aquilo que você procura. Afinal, o investimento é em voc6e mesmo, e deve satisfazê-la por completo.

Como aplicar o perfume para durar na pele

Ao contrário do que muita gente pensa, não é passando uma grande quantidade de perfume que se garante a sua duração pelo dia todo, mas sim aplicando-o da forma correta. Sendo assim, o perfume deve ser aplicado na pele bem limpa, após o banho.

Para perfumar o corpo inteiro, borrife o perfume no ar e se coloque no meio da fragrância para que ela caia sobre o seu corpo. Depois, aplique em diferentes partes do corpo, distante umas das outras. Escolha apenas 2 a 3 locais, para não exagerar na dose.

Os frascos também indicam a quantidade de perfume que deve ser usada. Perfumes sem válvula são mais indicados para o verão e podem ser usados em maior quantidade. Já os frascos com válvulas podem dar duas a três “borrifadas”. Já os frascos pequenos, com aplicadores delicados, são perfumes mais concentrados que devem ser borrifados com apenas um toque.

Como já mencionamos, se a sua pele for seca, passe um hidratante antes para ajudar na fixação do perfume, se for oleosa não se preocupe, pois o perfume fixa melhor. O perfume deve ser aplicado nas áreas de grande circulação sanguínea, como nos pulsos, na dobra do antebraço, atrás da orelha, entre os seios, no início e no fim da coluna e nas dobras de joelhos.

Nestes locais, a temperatura do corpo é mais alta, favorecendo a evaporação das matérias-primas presentes na fragrância, fazendo com que ela se desprenda melhor no ambiente, garantindo uma maior percepção do aroma, tanto por quem o está usando como pelas demais pessoas ao redor.

Em seguida, aguarde alguns minutos antes de se vestir para não remover o perfume da sua pele. Por fim, quando aplicar o perfume, evite se expor a pele ao sol, pois os seus componentes costumam manchar a pele.

Dicas para conservar seu perfume por mais tempo

Além de saber como escolher perfume, é preciso saber também como eles devem ser guardados para conservá-los por mais tempo. Sendo assim, os perfumes devem ser sempre guardados dentro de suas caixas originais, em locais arejados e nunca devem ser expostos ao sol por muito tempo.

Desta forma, evita-se a oxidação do perfume e a mudança de cheiro por essa reação. Caso você não costume usar os perfumes com frequência, prefira os menores frascos, de 15 ou 30 ml. Um frasco grande pode vencer, portanto, fique de olho na data de validade do perfume e na mudança de cheiro, para evitar alergias. Em geral, a vida útil de um perfume é de três anos, caso a coloração mude para caramelo e o seu aroma se tornar avinagrado jogue-o fora.

Deixar o perfume exposto no banheiro em contato com a umidade e oscilações de temperatura não é recomendado, pois eles oxidam mais rápido, evaporam e perdem suas características olfativas. Sendo assim, guarde-o na na própria embalagem, dentro do armário ou no quarto.

Agora que você já sabe como escolher perfume, escolha aquele que mais lhe agrade sem medo de errar. Aproveite!

Leave A Reply

Your email address will not be published.