Take a fresh look at your lifestyle.

Como Enrolar o Cabelo? Curto? Com Chapinha?

Quem diria hein, depois da tirania dos cabelos lisos escorridos, os cachos voltaram com tudo e estão super em alta! As ondas são um sucesso e muita mulher está procurando aprender como enrolar o cabelo para conseguir a ondulação perfeita para cachos mais definidos.

Esse resgate de volume e fios cacheados tem sido altamente positivo, principalmente para quem estava à fim de largar os alisamentos químicos ou já se encontra em transição capilar. Além disso, saber como enrolar o cabelo traz várias possibilidade de inovar nos penteados.

E por falar em penteados, as ondulações, mesmo em cabelos lisos estão fazendo muito sucesso para quem deseja se destacar e criar um look mais moderno, praiano e “naturalmente” despojado.

Obviamente, a maneira mais fácil e rápida para obter um cabelo cacheado é com um modelador de cachos, como o Babyliss e a chapinha. Porém, existem muitas outras técnicas igualmente simples e tão eficientes quanto essas ferramentas para se conseguir o mesmo efeito ondulado ou muitos outros estilos de cachos e ondas.

Uma excelente alternativa para quem está com o fios danificados e precisa dar um tempo das ferramentas de calor. Algumas técnicas utilizam de truques com objetos muito comuns do seu cotidiano, como meia calças, papel alumínio, elástico e até os antigos bobs.

Quer saber como enrolar o cabelo de diversas forma e técnicas diferentes? Então continue lendo o artigo abaixo que vamos ensinar tudo pra você! Confira!

1. Como enrolar o cabelo com headband

Além de prender os cabelos, o tão popular headband pode ajudar a enrolar o cabelo e criar cachos mais soltos. Basta ir enrolando as mechas de cabelo por toda a faixa e depois prendê-las no topo da cabeça ou na altura que desejar ocm grampos. O ideal é usar headbands elásticas com lycra.

2. Como enrolar o cabelo com um lápis

como enrolar o cabelo com lápis
Enrolar o cabelo com lápis é uma técnica muito antiga

Essa técnica é bastante conhecida e empregada há anos nas salas de aula, lembra? Quem nunca enrolou os cabelos no lápis para formar um coque e aliviar o calor? Neste caso, é preciso tomar mais cuidado para não danificar os fios e utilizar os lápis de madeira mesmo.

Vá enrolando pequenas mechas no lápis por toda a circunferência da cabeça e depois aqueça com chapinha ou até mesmo o secador para fixar os cachos.

3. Como enrolar o cabelo com meia-calça

Essa técnica exige apenas um item muito simples que todo mundo tem por aí sobrando em casa. Neste caso, uma meia calça fina velha ou desfiada pode servir para enrolar o cabelo.

Antes de utilizá-la, aplique um creme de pentear ou um ativador de cachos nos cabelos para desembaraçar os fios e definir as mechas.

Depois, coloque a meia calça ao redor da cabeça como se fosse uma faixa ou headband e vá separando pequenas mechas de cabelo para passá-las por dentro da meia, enrolando cada uma até as pontas, de forma que todo o cabelo fique bem preso.
Deixe secar ou se quiser acelerar o processo, utilize um secador. Você pode até dormir com o cabelo enrolado e na manhã seguinte os seus cabelos estarão ondulados.

4. Como enrolar o cabelo com Chapinha

como enrolar o cabelo com chapinha
Saber como enrolar o cabelo com chapinha é o método mais rápido.

Enrolar o cabelo com chapinha é uma das técnicas mais utilizadas nos salões, por ser bastante prática e rápida. Embora a chapinha seja mais usada para alisar os cabelos, ela também pode ser usada para fazer cachos.

Mas, por ser uma forte potente de calor, nunca se esqueça de aplicar o defrizante com proteção térmica antes de usá-la. Para aprender como enrolar o cabelo com chapinha basta prender pequenas mechas de cabelo na chapinha e deslizá-la sobre eles fazendo o movimento de enrolar.

Existem algumas pequenas variações no jeito de fazer esse processo, principalmente em relação à forma de segurar o aparelho. Assim, segure a chapinha e vire-a de forma que o seu polegar fique para cima, depois prenda a mecha no aparelho e vire a mão para a posição normal, com o polegar para baixo.

Por fim, passe o restante da mecha por cima da chapinha e deslize-a por toda a mecha e vá repetindo o mesmo movimento mecha a mecha. As chapinhas arredondadas são mais fáceis de utilizar para este processo.

Leia mais: Como Fazer Cachos Com Chapinha: Guia Completo!

5. Como enrolar o cabelo com Babyliss

Mais tradicional que a chapinha, enrolar o cabelo com babyliss é uma técnica ainda melhor para fazer cachos. Porém, será preciso mais paciência e habilidade, e você terá que treinar bastante até conseguir o efeito desejado.

Até que você pegue a prática, utilize uma luva térmica para não queimar os dedos. O tamanho do babyliss também pode variar no efeito de cacho que vai produzir: babyliss fino para cachos mais definidos e fechados; médios para ondas médias; o grosso apenas para deixar um efeito ondulado.

Antes de usar a ferramenta, não esqueça de aplicar o protetor térmico. Comece pela nuca e vá enrolando a mecha em volta do babyliss, aguardando 20 segundos. Repetindo o procedimento por todo o cabelo e aplicando o spray fixador para finalizar.

Dica: após soltar o cacho do babyliss, prenda-o em rolinhos com grampos para segurar a definição do cacho por mais tempo, até terminar todo o cabelo.

6. Como enrolar o cabelo com Miracurl

O MiraCurl é um produto novo no mercado, que promete fazer cachos com facilidade. O aparelho puxa a mecha de cabelo, como se fosse “engolir”, faz o cacho e solta, fazendo tudo sozinho.

Leia mais: Como Usar Escova Rotativa: Tutorial com Vídeos!

7. Como enrolar o cabelo com coques

O truque do coque é a técnica de enrolar o cabelo ideal para fazer ondas estilo praiana, bem bagunçadas, no entanto só funciona em cabelos compridos. É uma das técnicas mais fáceis, pois não precisa de nenhum acessório ou equipamento especial.

No entanto, não costuma durar muito tempo e demora para ter um bom efeito. Isso porque você vai ter que fazer os coques antes de dormir e só tirar no dia seguinte para criar o efeito ondulado.

Você terá que preparar os fios com creme para pentear ou um ativador de cachos, depois dividir os cabelos em mechas para fazer os pequenos coques com cada uma delas. Depois, prenda no alto da cabeça com grampos ou elástico. Será a espessura da mecha que vai determinar o efeito do cacho, mais grosso ou fino.

8. Como enrolar o cabelo com papel higiênico

como enrolar o cabelo com papel
Aprender como enrolar o cabelo com papel é muito simples.

O papel higiênico é um velho conhecido das mulheres que possuem cabelos cacheados, mas ele também pode ajudar a enrolar os cabelos lisos. Mas se você não quiser usar ferramentas de calor para cachear os fios, essa é melhor saída para você.

Para fazer cachos mais abertos, os rolinhos de papel devem ser mais espessos, e cachos mais fechados precisam de rolinhos mais estreitos. Antes de começar, aplique um mousse de fixação e vá enrolando um rolinho em cada mecha, dando um nó quando terminar de enrolar.

Deixe os rolinhos no cabelo por 8 horas e para tirar, é só desatar o nó. Para obter um resultado mais natural, varie na altura dos rolinho.

9. Como enrolar o cabelo com papel alumínio

Como o papel higiênico, o papel alumínio ou até outros tipos de papel servem para enrolar o cabelo e criar cachos. Para utilizar a técnica, pique primeiro o papel alumínio para enrolá-lo na espessura que preferir.

Depois, prepare os cabelos umedecendo os fios com uma mistura de creme para pentear com a gelatina capilar, aplicando a misturinha em todo o comprimento. Em seguida, separe os cabelos em mechas e enrole no papel alumínio como se fossem bobes.

Deixe nos cabelos até secar naturalmente ou “prense” cada mecha embrulhada com a chapinha, sempre tomando muito cuidado para não se queimar e não queimar o cabelo. Aguarde um tempo até o cabelo secar e retire o papel cuidadosamente.

10. Como enrolar o cabelo com Bobes

A técnica de aprender como enorlar cabelo com bobes é a mais tradicional.
A técnica de aprender como enorlar cabelo com bobes é a mais tradicional.

Os bobes são os acessórios mais antigos e tradicionais para enrolar o cabelo que existe. Para fazer isso, basta enrolar cada mecha no bobe com velcro e dormir com eles para fixar bem os cachos. Depois é só tirar na manhã seguinte.

11. Como enrolar o cabelo com os dedos

Essa é uma técnica que consiste em enrolar as mechas de cabelo usando os dedos indicadores como modelador e prendê-las com grampos. Depois disso, basta borrifar o cabelo para umedecer e esperar secar ou dormir com os cachinhos e soltá-los no dia seguinte.

Você pode aplicar um ativador de cachos nas mechas antes de começar a enrolar nos dedos e quando secar, soltá-los. É um processo um pouco mais demorado, mas é bem seguro, já que não precisa usar o calor dos secadores ou chapinhas.

12. Como enrolar o cabelo com Curl formes

O Curl Formes é um acessório capaz de fazer cachos de variados tamanhos. Mas, para usar é preciso do kit completo que traz um tipo de agulha, usada para a sua aplicação. A escolha do tamanho do Curl Formes deve ser de acordo com o tamanho do cacho que você deseja criar.

13. Como enrolar o cabelo com tranças

A técnica de como enrolar o cabelo com tranças pode ser feita de duas formas.
A técnica de como enrolar o cabelo com tranças pode ser feita de duas formas.

É possível também cachear os cabelos com tranças, mas essa técnica serve mais para quem quer um aspecto mais natural e com menos definição. As tranças podem ser de duas formas: tradicionais de três mechas ou a trança de dois ou twist.

Basta separar as mechas e trançar o cabelo, finalizando as pontas com óleo vegetal ou creme para pentear para manter os fios unidos, esperar secar para fixar e depois soltar os cabelos.

14. Como enrolar o cabelo com twist

Os twists são muito usados para conseguir um efeito ondulado para enrolar cabelo. A ideia é dividir mechas mais grossas e separá-las em duas partes para enrolar uma na outra, como se fosse uma trança de dois.

Se você tem cabelos lisos e finos, vai ter que prender as pontinhas com um elástico, mas se forem cacheados, apenas enrole com a ponta dos dedos. Para facilitar isso, existe a esponja twist, que é ideal para cachos tipo 4C que desejam mais definição.

O acessório parece uma esponja de banho, mas tem furinhos para passar os cabelos e enrolar, ajudando a formar os cachos. Antes de usar, basta aplicar um creme de pentear ou definidor de cachos.

Em seguida, é só esfregar a esponja fazendo movimentos circulares até conseguir o efeito desejado. Essa técnica é excelente para quem tem cabelos curtos e crespos, também conhecida como “nudread”.

15. Como enrolar o cabelo com plopping

A técnica de como enrolar o cabelo conhecida por “plopping” consiste em usar uma camiseta antiga ou qualquer outro tecido de algodão e enrolar nos cabelos. Para fazer, basta lavar os cabelos, passar um creme para pentear.

Depois, baixe a cabeça, jogando todo o cabelo para frente e cobrindo os fios com a camiseta até que a gola fique na sua nuca, amarrando as mangas na parte da frente. Depois, espere entre 30 minutos e 1 hora para retirar a camiseta e finalize como preferir.

16. Como enrolar o cabelo com “rake and shake”

A técnica de como enrolar o cabelo rake and shake é como a fitagem.
A técnica de como enrolar o cabelo rake and shake é como a fitagem.

O “rake em shake” é uma técnica de fazer cachos no cabelo bastante parecida com a fitagem. Com os cabelos lavados e os fios ainda úmidos, aplique um creme para pentear ou ativador de cachos.

Em seguida, passe os dedos abertos pelos cabelos, dividindo-o em fitas, e ao chegar perto das pontas, sacuda um pouco e solte para estimular a formação dos cachos.

Dicas para aprender como enrolar o cabelo

Para aprender como enrolar o cabelo com eficência é precio ter alguns cuidados antes.
Para aprender como enrolar o cabelo com eficência é precio ter alguns cuidados antes.

Normalmente, os cabelos mais lisos dão mais trabalho para variar o visual, mesmo usando algumas ferramentas ou técnicas. É até possível criar os cachos, mas logo se desfazem após algumas horas.

Mas a durabilidade não é apenas culpa do método escolhido, mas a preparação dos fios antes de enrolar os cabelos também interfere no resultado. Para um efeito mais duradouro, o ideal é lavar os fios um dia antes, evitando o uso do condicionador.

Isso porque os condicionadores deixam os fios mais escorregadios, que atrapalham na fixação dos cachos. Você pode optar pelo uso de shampoo hidratante.

No entanto, independente da técnica adotada, vale a pena investir em alguns produtos para proteger os fios e garantir que as ondas durem por mais tempo.

Por exemplo, sempre antes de aplicar qualquer uma das técnicas com ferramenta de calor, aplique um protetor térmico, para garantir que a alta temperatura não danifique os cabelos. Mas lembre-se que mesmo assim, o uso excessivo dessas ferramentas podem levar ao ressecamento e quebra dos fios. Portanto, não exagere!

Há também quem utilize os ativadores de cachos, porém esses produtos são mais eficazes para quem já possui cachos naturais ou ondulações específicas, por isso nem sempre proporcionam um bom resultado em cachos artificiais.

Por fim, após utilizar qualquer uma das técnicas acima, sempre utilize um spray fixador, especialmente se você não usar aparelho elétrico de calor, para ajudar a fixar ainda mais os cachos.

Leia mais: Melhores Protetores Solar para Cabelos – Mais de 10 Opções!

Pronto! Agora você já sabe como enrolar o cabelo e pode escolher o método que achar mais adequado ou testar vários, até encontrar o ideal. Experimente! Depois volte aqui para nos contar o resultado.

Até a próxima!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais