Take a fresh look at your lifestyle.

Como Engrossar o Cabelo Rápido? Diversas Dicas!

Alternativas para engrossar o cabelo: natural, não natural, alimentos, remédios caseiros, tratamentos e cremes.

Como engrossar o cabelo fino? Essa é uma das questões mais recorrentes quando se trata de cuidar dos nossos fios. A espessura do cabelo depende do aumento de sua densidade capilar, cuidados, força e fatores externos.

Podemos dizer em palavras práticas que um cabelo grosso, com volume e encorpado é sinônimo de resistência capilar e saúde. Mas, atenção, isso não significa que é imune a queda.

Neste artigo vamos descobrir as alternativas para engrossar o cabelo: natural, não natural, alimentos, remédios caseiros ou tratamentos, cremes e as melhores recomendações para atingir uma boa densidade e espessura capilar.

Como engrossar o cabelo rápido?

Nas lojas há uma abundância de alternativas para dar espessura aos nossos cabelos. Mas os produtos comercializados não são as únicas formas de tratar os fios. Há outras opções de ação rápida que você pode complementar no seu dia a dia. Entre elas, estão:

  • Verifique seus níveis de estresse para aumentar a densidade do cabelo – Como sabemos, o estresse é uma das causas da queda capilar;
  • Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos – Isso aumenta a circulação de sangue no couro cabeludo;
  • Tome banho com água fria – Isso promove o suprimento de sangue para o couro cabeludo, oxigenando-o melhor e estimulando uma maior nutrição;
  • Coma bem – Sim, apostar em uma dieta equilibrada ajuda a engrossar o cabelo, especialmente se for carregada com ferro e vitamina B. Alguns homens e mulheres têm cabelos finos devido à falta de nutrientes;
  • Visite o cabeleireiro – Cortar o cabelo em suas pontas secas e sem vida vai revitalizá-lo, dando um efeito de ser mais vivo e grosso.

Vitaminas para engrossar o cabelo

As vitaminas abaixo irão ajudá-la a engrossar o cabelo:

  • Vitamina A: É vital para cabelos saudáveis. Sua deficiência pode causar uma queda drástica;
  • Vitamina B: Evita o enfraquecimento dos fios;
  • Vitamina C: Como a vitamina B, combate o cabelo ralo. Produz colágeno, uma substância proteica muito importante para deixar os cabelos mais encorpados;
  • Vitamina E: Um aliado do couro cabeludo saudável, propicia condições naturais para um crescimento favorável dos corpos capilares;
  • Vitamina K: Dá força ao cabelo e reduz a possibilidade de sua queda;
  • Vitamina D: Ajuda a reduzir os níveis de estresse. Isso é fundamental;
  • Sílica: Várias investigações, como o estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Brasil, afirmam que a sílica ou o silício reforçam o cabelo e ajudam a evitar que ele caia;
  • Ácidos graxos ômega 3: Ajudam a manter o couro cabeludo hidratado.

Importante: consulte o seu médico antes de começar a tomar vitaminas. A ingestão excessiva e descontrolada pode causar efeitos indesejáveis.

Não se esqueça de consultar um médico antes de sair ingerindo todas as vitaminas que você encontrar.

Como engrossar o cabelo com gelatina?

Uma causa comum de cabelos finos é a atenção inadequada. Às vezes, tudo que você precisa para torná-lo forte e grosso é fazer certas mudanças em sua rotina ou realizar um tratamento natural, com gelatina, por exemplo.

A gelatina é um produto barato e com uma grande eficácia. Para usar como engrossador de fios, basta seguir as indicações abaixo.

  1. Adicione um pouco do pó de gelatina sem sabor ao seu shampoo normal;
  2. Agite bem para dissolver;
  3. Lave como de costume e enxágue em seguida.

A gelatina irá cobrir as raízes e adicionar textura.

Para um tratamento mais intenso, dissolva a gelatina em uma xícara de água morna. Aplique no couro cabeludo e deixe a gelatina secar. Em seguida, lave com shampoo como de costume.

Formas caseiras mais eficientes para engrossar o cabelo

Remédios caseiros ou produtos naturais para engrossar o cabelo são a alternativa aos produtos de marca comercial. São um método seguro e livre de agentes tóxicos ou químicos que geralmente danificam os fios.

Eles podem ser feitos em casa, de uma forma muito prática, incluindo ingredientes comprovados que deixam o cabelo mais encorpado. O segredo é a sua consistência em aplicações, como qualquer tratamento capilar.

Máscara caseira para engrossar o cabelo

As máscaras caseiras são compostas de ingredientes naturais que condicionam a superfície capilar para que a substância entre no couro cabeludo.

Preparação de máscara de argila capilar

Ingredientes:

  • 1 xícara de argila bentonita;
  • ½ xícara de água destilada;
  • ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Modo de preparo:

  1. Misture em um recipiente até chegar a um creme homogêneo;
  2. Aplique a máscara com o cabelo molhado;
  3. Massageie com movimentos circulares e deixe agir entre 10 e 20 minutos aproximadamente;
  4. Lave com bastante água.
Essa máscara é excelente para engrossar o cabelo e você precisa experimentar.

Shampoo para engrossar o cabelo

Existem muitos shampoos comerciais e caseiros recomendados para engrossar o cabelo. Apesar disso, vários profissionais concordam que o shampoo de óleo de coco orgânico é muito eficaz.

Ele é capaz de contribuir para a força dos fios, promovendo o seu crescimento, reduzindo a sua fraqueza e até prevenindo o envelhecimento prematuro. Tudo isso graças aos seus nutrientes e substâncias antibacterianas e antifúngicas.

Preparação do shampoo natural caseiro de coco

Ingredientes:

  • 2 cocos.

Modo de preparo:

  1. Extraia a água de coco e reserve;
  2. Corte, retire a polpa e rale até obter uma pasta fina;
  3. Em seguida, coloque a polpa sobre um filtro de pano e esprema o leite;
  4. Depois de separar o leite, adicione a água de coco na polpa e espere absorver para espremer novamente;
  5. Coloque este leite em uma panela em fogo baixo e mexa lentamente com uma colher de pau. Este calor separará o leite e o óleo;
  6. Embale o óleo e o leite, mas fique atento para que as embalagens seja hermeticamente fechadas.

Use o leite como shampoo e o óleo como hidratante.

Como engrossar o cabelo na menopausa?

A menopausa afeta principalmente a queda de cabelo. Este é um efeito hormonal que não tem impacto somente na autoestima, mas acaba desencadeando emoções depressivas.

Os alimentos da dieta diária em uma mulher influenciam a síntese de hormônios esteroides, bem como a densidade do cabelo, o crescimento e a força para evitar a queda. Por esse motivo, um equilíbrio nutricional é muito importante.

As dietas em mulheres com menopausa devem conter alimentos ricos em hidratos de carbono de complexo baixo e índice glicêmico.

Além disso, também precisam de uma quantidade adequada e generosa de fibras para regular o metabolismo.

Assim, o corpo tem o seu equilíbrio nutricional, funcionando corretamente, incluindo o cabelo.

Quando você estiver na menopausa, seus cabelos poderão ficar mais frágeis.

As principais vitaminas e minerais para este período da menopausa são:

  • A vitamina C;
  • Os grupos B e A;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Selênio;
  • Magnésio;
  • Silício;
  • Cálcio.

Certamente devemos ter em mente que, além da dieta, as mulheres na menopausa podem fazer uso de medicamentos prescritos por um médico para descompensar o efeito abrupto dos hormônios.

Também é importante controlar o estresse, o uso de cosméticos e tratamentos químicos que contribuem para alopecia, queda de cabelo ou calvície.

Dicas para engrossar o cabelo masculino

Ter cabelos finos pode ser um primeiro indício da temida calvície. Portanto, atender as necessidades capilares faz parte da saúde masculina.

Embora a genética tenha um papel muito importante, a principal razão para cabelos finos são maus hábitos em seus cuidados, higiene ou saúde em geral.

O cabelo fino não é um problema apenas de volume, tanto em homens como em mulheres. Está ligado a outros sintomas como cabelos secos, queda e quebra, que juntos dão uma aparência de cabelos danificados.

Siga estas recomendações para não somente engrossar o cabelo fino nos homens, mas para parecer mais atraente e saudável.

Sem água quente

Embora seja confortável, a água quente abre os poros e “varre” a camada de gordura natural que seu cabelo precisa. Esse processo seca e afina, assim como enfraquece os folículos.

Massageie sua cabeça

Os folículos precisam de nutrientes e oxigênio do sangue para produzir o cabelo. Uma massagem com movimentos suaves e circulares com as pontas dos dedos durante 5 minutos diários antes de dormir melhora a circulação sanguínea.

Sem excessos

O cabelo é uma evidência da sua saúde geral. Reduza sua ingestão de álcool e elimine o tabaco em sua vida para ter uma aparência melhor. Além disso, siga uma rotina de exercícios cardiovasculares e uma dieta rica em proteínas, vegetais, vitaminas e minerais.

Cuidado com sua cabeça

A poluição é o principal inimigo, porque não pode ser evitada na maioria dos casos. Mas evitar a exposição à luz solar por um longo tempo e não usar utensílios para o cabelo de outras pessoas são regras básicas de cuidados com os cabelos.

Formas de engrossar o cabelo cacheado

Muitos de nós equiparamos a saúde do nosso cabelo cacheado com a espessura e plenitude. Mas, devido à genética, ao nosso ambiente e às rotinas de cuidados, a espessura dos fios pode variar muito entre nós.

Vamos ser claros. As pessoas nascem com um número pré-determinado de fios na cabeça – conhecido como densidade do cabelo – e cada fio tem uma espessura definida – juntos, que compõe o volume do cabelo.

Se você tem a aparência de cabelos cacheados finos, não há como aumentar a densidade, mas há maneiras de parecer mais completo e com um volume razoável.

Óleo de mamona

O óleo de mamona é o mais eficaz para adicionar plenitude aos fios. Você pode usa-lo com uma mistura que inclui alecrim, coco e óleo de melaleuca.

A mistura cheira à café. À princípio pode parecer um cheiro forte demais. Com isso, para diminuir o odor, adicione óleo de lavanda e um pouco mais do óleo de alecrim. O cheiro ficará delicioso, mas suave ao mesmo tempo.

O óleo de mamona é ótimo para engrossar cabelos cacheados.

Ovos

Os ovos são um dos recursos naturais com maior concentração de proteínas. Nossos fios são compostos de proteína, então, quanto mais espesso o cabelo, mais proteína ele tem.

Além de adicionar espessura, os ovos adicionam força aos fios de cabelo cacheados. Tratamentos de proteína com ovos, mel e azeite podem ser acrescentados à sua hidratação capilar a cada duas semanas.

Um tratamento de proteína é ótimo, mas se feito semanalmente, pode ser excessivo. Evite exagerar nesse tipo de nutriente ou seu cabelo pode acabar sofrendo consequências negativas ao invés de positivas.

Azeite

Seus ácidos graxos contribuem para a composição das proteínas no cabelo. O azeite de oliva é frequentemente usado em tratamentos com óleo quente. Isso é bastante recomendado por alguns profissionais.

Sempre que seus fios estiverem secos, ou que seu couro cabeludo estiver coçando, faça um tratamento com óleo quente e eles parecerão 100% melhores.

Massagens no couro cabeludo

Mais uma vez, a massagem capilar sendo citada. Isso porque ela é extremamente importante e nem todo mundo tem conhecimento dessa questão.

Estimular o couro cabeludo é sempre útil quando se tenta fazer o cabelo crescer mais rápido e mais grosso. A estimulação da massagem aumenta o fluxo sanguíneo, o que significa aumento da plenitude.

Fique longe de produtos químicos

Os produtos químicos podem mexer com o equilíbrio natural do seu cabelo cacheado. Tal fato torna o fio mais fino, além de causar a queda das madeixas.

Lembre-se de pesquisar os ingredientes em qualquer produto que for usar para que saiba o que está realmente colocando em sua cabeça.

Abacates

Abacates contêm ácidos graxos, tornando-se outro mega contribuinte para a espessura do cabelo. Abacates, sob a forma de um óleo ou mesmo a fruta em si, contêm gorduras saudáveis ​​que melhoram a espessura dos fios.

Selantes

Você precisa mais do que apenas um óleo, mas algo como manteiga de karité para selar suas extremidades. Os cabelos cacheados absorvem a umidade como uma esponja, mas secam rapidamente se você não seguir a hidratação com um selante.

Selar a umidade não apenas melhora a saúde capilar com o passar do tempo, mas faz seus cachos parecerem mais grossos à medida que eles incham quando a água é retida.

Corte regularmente

Não cometa o erro de deixar de aparar as pontas para assegurar o comprimento. O resultado final é a perda da aparência de espessura, já que as pontas começam a afinar.

Apare regularmente. Com isso, evitará as temidas extremidades irregulares e pontas duplas aparecendo e detonando seu visual.

Tem como engrossar os cabelos com babosa?

A babosa contém enzimas proteolíticas que reparam as células mortas no couro cabeludo e isso, por sua vez, engrossa os fios do cabelo e promove seu crescimento.

Mas não é só isso! Ela também age como um condicionador natural, deixando o cabelo macio, sedoso e radiante.

Simplesmente aplique uma boa quantidade de babosa em toda a raiz dos fios e deixe agindo por 30 a 40 minutos. Lave e enxague normalmente. Use-a três vezes por semana durante pelo menos dois meses para garantir bons resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.