Take a fresh look at your lifestyle.

Como Emagrecer o Rosto? Confira 5 Dicas Infalíveis

Manter o peso ideal já é um enorme sacrifício para muitas mulheres. É preciso disciplina, comprometimento e muita boa vontade para seguir com as dietas, treinos e exercícios. No entanto, nem sempre as tão sonhadas “medidas ideais” são acompanhadas pelo corpo inteiro da mesma forma. O rosto de algumas mulheres, por exemplo, demora mais para perder volume, devido à inúmeros fatores diferentes. Assim, você fica com aquela aparência de “gordinha”, mesmo tendo conquistado quilos à menos. Mas você sabe como emagrecer o rosto e diminuir o volume das bochechas?

Diferentes formatos de rosto costumam evidenciar ainda mais esse volume facial, às vezes, até criando um volume maior abaixo do queixo, a famosa “papada”. Assim, a gordura no rosto se torna um pesadelo para quem já está perdendo peso, mas não consegue afinar o rosto.

Isso porque o rosto é o último a tomar forma, e o primeiro a engordar. E o pior de tudo é que não dá pra disfarçar com peças de roupas!

Segundo especialistas, o corpo segue uma ordem de armazenamento de gordura à medida que vamos ganhando ou perdendo peso. Só que essa ordem não é a mesma para todo mundo. Em geral, o corpo tende a eliminar a gordura na ordem inversa do armazenamento. Ou seja, se o corpo costuma armazenar gordura no rosto ou abdômen primeiro, eles serão os últimos lugares em que a gordura será eliminada.

Mas não se desespere! Há diversas formas de emagrecer o rosto enquanto o seu corpo vai se reajustando às novas medidas. O artigo a seguir traz procedimentos e dicas de especialistas em saúde e estética que ajudarão a diminuir o volume do rosto para deixá-lo com a aparência mais fina. Ao final, ainda vamos ensinar alguns exercícios que mostram como emagrecer o rosto de forma rápida e fácil. Confira!

A estrutura facial

Como emagrecer o rosto: a estrutura do rosto possui bolsas de gordura depaixo da pele que acumula os excessos.
Como emagrecer o rosto: a estrutura do rosto possui bolsas de gordura depaixo da pele que acumula os excessos.

O esqueleto da face é a fundação óssea que confere forma ao rosto. Ele suporta toda a musculatura e tecidos superiores. A camada de músculos sobre ele é dividida entre músculos da mastigação e músculos da expressão facial, sendo este último o responsável pelos movimentos que dão origem às expressões faciais que transmitem o nosso estado de espírito e sentimentos (alegria, tristeza, preocupações, ansiedades).

Os músculos da expressão facial são subcutâneos e situam-se nas partes anterior e posterior do escalpo, face e pescoço. Entre eles e a camada interna da pele (epiderme) existem bolsas de gordura que completam a pele e dão a aparência de um rosto firme e jovem.

Quando ganhamos peso as células de gordura incham e se multiplicam acumulando o excesso em diversas partes do corpo, inclusive dentro dessas bolsas de gordura do rosto, ultrapassando o tamanho delas e assim, aumentando o volume nessa região. Ao contrário, quando perdemos peso, essas células de gordura desincham, e afinam o rosto.

Por que rosto demora a emagrecer?

Talvez, antes de começar a emagrecer, você tenha notado que o seu rosto foi o primeiro a engordar. Pois é, isso acontece com todo mundo. Em geral, o rosto é o primeiro local a mudar a forma com o ganho de massa corporal. Infelizmente, é o último a perder gordura, mesmo que o corpo já tenha se livrado do peso extra.

De acordo com especialistas, cada organismo segue uma ordem de armazenamento de gorduras, que apesar de semelhante, não é a mesma para todo mundo. No entanto, quando tentamos eliminar essa gordura extra do organismo, a tendência é o corpo seguir uma ordem inversa ao seu armazenamento. Por exemplo, caso a pessoa engorde primeiro no rosto ou no abdômen, estes locais serão os últimos la perder gordura.

Causas de acúmulo de gordura no rosto

Uma das maiores razões para o acúmulo de gordura no rosto é a retenção de líquidos causada pela ingestão de açúcar e sal, e pelo consumo de alimentos industrializados que contém muito sódio, ou uma dieta rica em carboidratos e pobre em cálcio, fibras, vitaminas e sais minerais.

Outros fatores, como o envelhecimento, ingestão de álcool em excesso, fumo e estresse contribuem para que o problema se agrave. Tudo isso faz com que os ligamentos e as fibras da musculatura facial, cuja função é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam acarretando um deslocamento de gordura, causando dobras proeminentes e um queixo duplo (“papada”).

Assim, a fórmula de como emagrecer o rosto é muito simples. Basta cuidar da saúde com princípios básicos, como melhorando a dieta, adotando hábitos saudáveis e fazendo exercícios diariamente.

Como emagrecer o rosto

Para saber como emagrecer o rosto basta fazer algumas mudanças de vida e tomar algumas medidas.
Para saber como emagrecer o rosto basta fazer algumas mudanças de vida e tomar algumas medidas.

Para muita gente cuidar da saúde não é tarefa fácil. Incorporar uma dieta saudável para quem nunca se alimentou bem, adotar uma rotina de exercícios diários quem não gosta de malhar e largar péssimos hábitos de uma vida inteira como fumar e beber, é missão impossível.

Neste caso, os procedimentos estéticos podem ajudar. Mas lembre-se manter o peso ideal é tarefa para a vida toda. E só através de hábitos saudáveis e alimentação equilibrada que você vai garantir que esses quilos não voltem mais. Além disso, é garantia de saúde e longevidade, coisas muito mais preciosas que rosto fininho.

Portanto, a primeira medida para quem deseja saber como emagrecer o rosto, saiba que é cuidar da sua saúde. Ou seja, isso vai implicar uma série de medidas e mudanças de hábitos.

Você vai sempre poder recorrer a dicas de tratamentos estéticos, ginásticas faciais, truques de maquiagens e até evitar alimentos para afinar o rosto. Mas nada será mais eficiente em mostrar como emagrecer o rosto, como as mudanças na rotina do dia a dia listadas abaixo, como modo de prevenção:

1. Como emagrecer o rosto: Avalie a sua saúde

A primeira recomendação sobre como emagrecer o rosto é avaliar o seu corpo como um todo. Não existe uma única fórmula que irá afinar apenas uma região, seja barriga, cintura ou bochecha. O corpo não pode ser fracionado, mas trabalhado por inteiro.

Se o seu rosto está mais inchado do que o normal ou demorando para perder gordura, provavelmente outras regiões estão apresentando os mesmos sintomas. Se for este o caso,
Procure observar como está a sua saúde em geral. Talvez, alguns medicamentos ou condições clínicas podem estar influenciando o organismo e causando os inchaços.

Caso a saúde esteja em dia, mas você esteja acima do seu peso normal, procure reavaliar os seus hábitos que podem estar refletindo diretamente nesse ganho de peso, fazendo com que o seu rosto aparente estar mais “gordinho”.

Como já dissemos acima, alguns fatores contribuem para o excesso de gordura no rosto, como dormir mal, estresse, sedentarismo, má alimentação. Se você já começou a perder peso, mas nota que o rosto está demorando a emagrecer, tenha paciência. É como explicamos acima, se ele foi o primeiro a engordar, ele será o último a queimar a gordura restante.

Aproveite então, para reavaliar o que você pode estar fazendo de errado. Talvez a alimentação seja o motivo. Assim, passamos para o próximo tópico sobre como emagrecer o rosto com eficiência.

2. Como emagrecer o rosto: Cuide da sua alimentação

Como emagrecer o rosto: é preciso cuidar da alimentação.
Como emagrecer o rosto: é preciso cuidar da alimentação.

Cuidar da alimentação é a forma mais fácil de se chegar a um peso saudável de forma sustentável. Pois quando emagrecemos, perdemos massa muscular, gordura e água, mas não apenas no rosto, mas de forma geral.

Por isso, é importante perder peso de forma inteligente para não prejudicar o organismo, perdendo aquilo que deve ser mantido. Uma alimentação saudável e equilibrada é o principal segredo de como emagrecer o rosto.

Tente comer frutas e vegetais frescos, brotos, castanhas e sementes. Os nutrientes nesses alimentos ajudam a limpar seu intestino, desintoxicar o fígado, metabolizar o excesso de gordura e promover um sono saudável.

Sabemos que não é fácil, principalmente, se comer de forma saudável não faz parte da sua rotina. No entanto, procure reeducar o paladar para que ele se acostume aos alimentos naturais, e vá diminuindo o consumo dos produtos industrializados aos poucos.

Reduza o sal e açúcar

O consumo excessivo de sal e açúcar incha o rosto, uma vez que ambos contêm níveis altos de sódio, um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura corporal. Além disso, o açúcar ou sal refinado contribuem para retenção de líquidos, pois o sódio não deixa que o organismo os elimine.

Assim, eles continuam se acumulando no corpo e adicionando gordura. Procure comer em casa também, assim você sabe exatamente quanto foi adicionado de sal ou açúcar aos alimentos.

Evite a cafeína

Evite consumir cafeína pelos menos nas duas primeiras semanas do seu programa de perda de peso. Evite também os seus derivados, como chás, para evitar a retenção de líquidos. Isso vai ser fundamental para perder o estoque de gorduras acumuladas.

Aumente o consumo de cálcio

A falta de cálcio também está entre as principais causas do acúmulo de gordura no rosto. Por isso, inclua na sua alimentação os laticínios naturais, como o leite ou o iogurte, para aumentar a ingestão diária de cálcio e, com isso, emagrecer o rosto de forma mais rápida.

No entanto, evite alimentos mais gordurosos, como o queijo amarelo. Prefira os derivados do leite magros (queijo branco, ricota, cottage). O espinafre, brócolis e sementes de gergelim também são alimentos ricos em cálcio, que ajudam a reduzir a retenção de líquidos.

Evite gordura, fritura e embutidos

Qualquer alimento rico em gordura, assim como fritura, embutido ou adocicado, engorda mais que os alimentos naturais. Dessa forma, todos eles irão deixar o seu rosto mais inchado. Além disso, não são o tipo de alimento saudável, portanto, evitá-lo só lhe fará bem. Não apenas irá emagrecer o rosto, como será melhor para a sua saúde.

Inclua alimentos naturais na dieta

Na verdade, os alimentos não têm todo esse poder de emagrecer ou engordar, a diferença está na combinação e na forma como o seu corpo lida com eles. Os alimentos naturais como as frutas e vegetais, são ricos em fibras que mantêm o organismo saciado por mais tempo.

Além disso, as frutas e vegetais também contêm grande quantidade de água, essencial para evitar a retenção de líquidos e os inchaços no rosto, e manter a pele hidratada por mais tempo.

No entanto, algumas frutas contêm muito açúcar, e isso significa mais calorias, portanto escolha com cuidado. Prefira as maçãs, uvas, laranja e frutas silvestres, pois contêm antioxidantes ajudam a rejuvenescer a pele e emagrecer o rosto. Recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 3 porções de frutas e vegetais por dia.

3. Como emagrecer o rosto: Adote hábitos saudáveis

Como emagrecer o rosto: a mudança de hábitos é fundamental.
Como emagrecer o rosto: a mudança de hábitos é fundamental.

Um conjunto de hábitos saudáveis fazem toda a diferença para a saúde do organismo como um todo. Assim, quando o corpo está saudável, todas as outras partes estarão igualmente saudáveis. Dessa forma, uma das formas mais eficazes de como emagrecer o rosto está diretamente ligada aos bons hábitos de saúde. São eles:

Evite alimentos antes de dormir

Em geral, o metabolismo costuma desacelerar naturalmente após as 16:00, por isso à noite, antes de dormir não é bom se alimentar. Ou seja, neste período, o organismo não é capaz de queimar gorduras, assim elas se acumulam. Portanto, se você tem tendência a engordar primeiro no rosto, é ele quem vai sofrer com o acúmulo de gordura. Por isso, se você está procurando saber como emagrecer o rosto, não coma antes de dormir.

Aumente a ingestão de água

A água tem um papel essencial na perda de peso, e a maioria das pessoas não costuma ingerir a quantidade de água necessária. Ingerir muita água não apenas ajuda a perder peso, mas também mantém a pele hidratada.

Além disso, o organismo também costuma reter líquidos quando não ingerimos a quantidade de água adequada todos os dias. Por isso, para evitar os inchaços no rosto causados pela retenção líquida, é necessário ingerir pelo menos 3 litros de água por dia. Se tiver dificuldades, alterne essa quantidade com chás, sucos sem açúcar e até suco de limão à água. Assim você cria uma diversidade maior e não se cansa.

Uma boa dica também é consumir água suficiente enquanto faz exercícios, pois se não beber água, não vai suar. O corpo quando sua abre os poros e aumenta a circulação sanguínea. A água ajuda a eliminar as toxinas através do suor, ajudando a perder a gordura no rosto.

Evite ingerir alcoól em excesso

Você sabia que apenas 1 grama de álcool equivale à 7 calorias? Além disso, o álcool desidrata o organismo, causando enorme retenção líquida. O álcool possui muitas calorias vazias, especialmente açúcar. O álcool também é um depressivo, e se você costuma comer mais como fator emocional, é melhor evitar o seu consumo.

Evite fumar

A fumaça do cigarro e outras substâncias causam o envelhecimento precoce da pele, enfraquecendo os ligamentos da pele, fazendo com que as gorduras se desloquem e formem as rugas e linhas de expressão. O efeito do cigarro na pele também interfere na elasticidade dos tecidos, na síntese de vitamina C pelo organismo. Fumar envelhece, deixa a pele flácida, e o rosto com aspecto poroso e inchado.

Incorpore uma rotina de exercícios

Os exercícios são a melhor forma de reduzir a gordura no rosto, já que impactam diretamente no corpo. A prática de exercícios aumenta a circulação sanguínea e queima a gordura. A corrida é capaz de queimar gordura no rosto mais rapidamente.

4. Como emagrecer o rosto: Faça tratamentos estéticos

Como emagrecer o rosto: os procedimentos estéticos podem ajudar.
Como emagrecer o rosto: os procedimentos estéticos podem ajudar.

Apenas com essas medidas alimentares e mudanças de hábitos você vai obter grandes resultados. No entanto, existem alguns tratamentos estéticos específicos para afinar o rosto, que podem mostrar como emagrecer o rosto.

Ultrassom facial

Como por exemplo, o ultrassom facial, que leva o nome de Ulthera. O procedimento, já é muito usado para quebrar gordura corporal, mas agora possui uma versão adaptada para o rosto. O tratamento é indicado para quem deseja melhorar a definição da face, diminuir as bochechas e a papada e ficar com o contorno facial menos preenchido e mais afinado. A aplicação é feita através de uma ponteira do ultrassom por 30 minutos em cada lado do rosto.

Cremes faciais

Os cremes firmadores e rejuvenescedores também podem ser excelentes aliados no combate a gordura do rosto. Incorpore-os em sua rotina diária de cuidados com a pele. Eles irão ajudar a evitar o envelhecimento precoce e a flacidez, deixando o seu rosto mais hidratado e com uma aparência mais jovem.

Cirurgia plástica

Um alternativa mais invasiva seria a cirurgia plástica. A bichectomia, por exemplo, é um procedimento cirúrgico bastante popular entre quem deseja afinar o rosto. O procedimento
remove pequenas bolsas de gordura acumulada em ambos os lados do rosto, deixando as bochechas menos volumosas, realçando a maçã do rosto e afinando a face.

No entanto, o procedimento não deve ser feito por quem já possui um rosto fino, nem quem possui o osso do maxilar largo. E deve ser feito somente por um profissional especializado, pois pode causar sérios problemas como rosto “esqueletizado” e paralisia facial”.

5. Como emagrecer o rosto: Invista na ginástica facial

Como emagrecer o rosto: a ginástica facil pode ajudar muito a fortalecer a musculatura facial.
Como emagrecer o rosto: a ginástica facil pode ajudar muito a fortalecer a musculatura facial.

A ginástica facial é um método de exercícios para tonificar o rosto, muito simples de fazer, que pode ser feita em qualquer lugar e qualquer hora. O objetivo é fortalecer os músculos da face, drenar e tonificar a musculatura, ajudando a reduzir o volume

Uma das favoritas e mais fáceis é “Sorrir!”. A alegria é o segredo para a jovialidade, e os sorrisos ajudam a manter a saúde e o bem estar. São muitos os exercícios e cada um dele serve a um propósito, podendo variar seus efeitos dependendo do tipo de rosto de cada pessoa. Eles devem ser feitos diariamente, na frente do espelho, para obter os melhores resultados.

Ginástica facial para acabar com a papada

Esse exercício é eficaz para eliminar a gordura excessiva debaixo da mandíbula, a famosa “papada”. Ele fortalece os músculos do pescoço e ajuda a eliminar a camada de gordura que forma esse queixo duplo.

Para tanto, basta sentar-se em uma cadeira e apoiar os cotovelos em uma mesa. Feche uma das mãos e apóie o queixo sobre ela. Em seguida, pressione o queixo contra a mão fechada durante 5 segundos. Repita o processo 10 vezes por dia, mantendo uma pausa de cinco segundos entre uma repetição e outra.

Ginástica facial para diminuir as bochechas

Dê um sorriso bem largo, pressionando bastante as bochechas. Force os músculos da face, mas evite pressionar o pescoço. Repita esse mesmo movimento 10 vezes seguidas durante 10 segundos e descanse por cinco segundos em cada uma das vezes. O exercício ajuda a diminuir o volume das bochechas, promovendo a contração desses músculos.

Ginástica facial para a testa

Erga as sobrancelhas o mais alto que conseguir, mantendo os olhos bem abertos. Depois feche os olhos e mantenha-os assim por 10 segundos, depois solte.

Em seguida, tente franzir a testa aproximando as duas sobrancelhas uma da outra o máximo que conseguir. Mantenha a posição por 10 segundos e solte-as. Repita o movimento 10 vezes seguidas, com pausas de 10 segundos entre as repetições.

Ginástica facial “Cara de peixe”

Esse exercício ajuda a diminuir a gordura das bochechas e a “papada”. Para tanto, basta sugar as bochechas, fazendo o famoso bico de peixe. Mantenha a posição por 10 segundos e solte em seguida. Repita o movimento por mais cinco vezes ao dia.

Ginástica facial Boca de ar

Encha as bochechas de ar ao máximo que conseguir, deixando-as bem infladas por cerca de 10 segundos. Em seguida, solte o ar. Repita o movimento entre 8 e 12 vezes por dia para diminuir a gordura nas bochechas.

Ginástica facial com Vogais

Este exercício serve para contrair e descontrair a musculatura do rosto com o objetivo de diminuir o volume das bochechas e “papadas”. Comece pronunciando a letra “A” na frente do espelho, sem a voz, apenas fazendo o gesto. Tente fazer o máximo de força ao pronunciá-la. Depois, faça o mesmo com o restante das vogais “E”, “O” e “U”. O objetivo é repetir cada vogal por mais 10 vezes para conseguir os resultados.

Leave A Reply

Your email address will not be published.