Take a fresh look at your lifestyle.

Como Emagrecer Amamentando? Guia Completo

Muitas mamães de primeira viagem se perguntam como emagrecer amamentando de modo consistente e saudável. E, quando questionamos este tipo de coisa, normalmente nos deparamos com uma enxurrada de métodos e dietas mirabolantes para voltar ao peso normal. O que na verdade, pode até ajudar a emagrecer, mas certamente você perderá saúde juntamente com os quilos a menos.

Portanto, para saber como emagrecer amamentando é necessário partir deste ponto: não haverá mágica. Não existe, de forma alguma, métodos que façam você recuperar o peso normal em apenas uma semana. Além disso, se alguns métodos apontarem para estes resultados, desconfie! É bem possível que ele irá sugar toda a sua saúde.

Visto isso, vamos ao nosso guia definitivo de como você pode emagrecer mesmo amamentando, de um modo saudável e eficiente.

Estou amamentando e não consigo emagrecer

“Estou amamentando e não consigo emagrecer” ou “como emagrecer amamentando?”;

Estas e outras frases começam a fazer parte da rotina de milhares de mulheres depois do parto.

Elas percebem que, com o nascimento do bebê, os seus corpos não voltaram a ser o que eram antes. Mas, precisamos trazer algumas considerações importantes sobre isso antes de iniciar o processo de emagrecimento. Observe a seguir alguns fatores importantes que você precisa levar em conta.

O corpo da mulher passa por muitas mudanças na amamentação.

Os hormônios estão alterados

Durante a gravidez, bem como o período de pós-parto, o seu corpo estará passando por diversas variações hormonais bem expressivas. Com isso, pode ser que o seu organismo leve um tempo para conseguir “equilibrar” as coisas como antes.

É por isso que não devemos nos pautar em um passo a passo milagroso para o emagrecimento mas, sim, precisamos pensar em todos os fatores que estão atrelados ao fato de como emagrecer amamentando.

E ainda: não se compare!

Só porque a sua colega que teve filhos perdeu X quilos em Y de tempo, não significa que será assim com você também. Cada corpo é um corpo. Do mesmo modo, cada metabolismo funciona de uma forma única e singular.

Portanto, nada de impor metas malucas baseadas em um emagrecimento rápido ou então pautado na história das colegas.

O seu corpo passou por mudanças expressivas

Respeite cada fase da sua gravidez e do pós-parto! Você não precisa ter exatamente o corpo que tinha antes de engravidar. Até porque este pensamento seria prejudicial e muito injusto com você.

Lembre-se que todo o seu organismo passou por diversas mudanças significativas a fim de gerar uma nova vida e, por essa razão, ele precisou se adaptar a uma série de alterações que ocorreram nesta trajetória.

Do mesmo modo, agora ele precisará se adaptar com o fato de que você está amamentando, bem como com o fato de você não estar mais com um bebê no seu útero.

Contudo, o que queremos dizer é que você precisa reconhecer que engravidou. E, neste reconhecimento, perceba que é uma mãe incrível e, como tal, precisa do seu tempo específico para emagrecer e voltar a ter uma rotina de exercícios em dia.

Não adianta sair da maternidade querendo simplesmente perder 10 kg em um mês. Mas, sim, saia pensando na nova vida que tem pela frente. Utilize o emagrecimento como um meio de se autoconhecer ainda mais, sem forçar a barra.

A sua mente também mudou

Neste período, a sua mente também mudou. Você passou a enxergar o mundo de uma nova forma, com a presença de um filho em sua vida. Pode ser que a pressão e as cargas das responsabilidades estejam te assustando. Talvez você esteja se sentindo mais deprimida ou estressada do que esperava.

Portanto, jogar com toda a responsabilidade de “readquirir” o corpo que tinha antes pode ser muito cruel. Aliás, pode ser apenas uma tentativa de fugir da realidade de uma nova vida daqui pra frente. E, como estamos diante de uma nova vida, estamos também diante de um novo corpo, certo?

Não queira emagrecer somente por motivos estéticos.

A sua saúde é mais importante

Por fim, uma das considerações mais importantes, que abrangem as nossas dicas anteriores: a sua saúde sempre será mais importante do que qualquer imposição de emagrecimento. Portanto, não procure perder peso de forma demasiada apenas para se encaixar em um suposto padrão.

A sua vida, a sua saúde e a saúde da sua família valem muito mais do que isso. No entanto, comece a enxergar o seu corpo de uma forma diferente, e trabalhe pela saúde dele, e não pela remodelagem.

Agora que já pudemos pensar em algumas considerações importantes sobre como emagrecer amamentando, vamos para as nossas dicas. Lembre-se de utilizá-las com cautela e consciência.

Chá para emagrecer amamentando

Existem alguns chás que auxiliam no processo de como emagrecer amamentando. Com a quantidade diária de ingestão adequada, bem como somada a diversos outros fatores, em pouco tempo você começa a perceber os resultados.

1. Chá de camomila

O chá de camomila é uma ótima pedida para as mamães que amamentam e estejam querendo perder peso. Isso porque ele ajuda a desinchar o corpo, além de acalmar a mente e físico da mãe e do bebê.

A partir disso, a mulher passa a ter melhores noites de sono, com tranquilidade e serenidade. E, quando dormimos bem, o nosso metabolismo entra em equilíbrio e passa a “trabalhar” de uma maneira mais eficiente.

Além disso, quando estamos descansadas, depois de uma boa noite de sono, tendemos a ter menos estresse com atividades corriqueiras. Assim, é mais fácil diminuir a tensão e a ansiedade, o que faz com que os picos de “gula” (vontade de comer para “desestressar”) diminuam também. Logo, você notará que estará mais disposta e comendo melhor.

E ainda: a disposição de uma noite bem dormida é essencial para exercícios físicos eficientes. Portanto, tome uma xícara de chá de camomila todas as noites, uma hora antes de amamentar e uma hora e meia antes de dormir.

2. Chá de Cardo Mariano

Este chá possui uma substância chamada silimarina, que auxilia no processo de produção de leite materno. Dessa forma, há uma maior queima de gordura, pois o organismo passará a produzir mais leite e, para isso, precisa de mais energia do que costumeiramente consome.

Além da opção em chá, você também pode utilizar o pó do Cardo Mariano como um potente ingrediente para o emagrecimento durante a amamentação. O ideal é que você consuma esta bebida pelo menos 30 minutos antes das refeições. Assim, a sua digestão dará margem a uma maior produção de leite, com mais queima de calorias e aceleramento do emagrecimento em si.

Faça uso de determinados chás para emagrecer durante a amamentação.

3. Erva Cidreira

A erva cidreira é muito conhecida pelo seu potente poder de reduzir os inchaços de modo expressivo e rápido. Elimina o acúmulo de gases, além de melhorar o metabolismo do organismo como um todo.

Durante a amamentação, é muito comum que você sinta a barriga um pouco mais inchada, bem como os gases passam a ser um desconforto persistente. Portanto, apostar nesta bebida quente, pelo menos duas vezes ao dia, pode ser uma opção muito interessante.

Beba uma xícara deste chá antes do almoço e antes do jantar, pelo menos com 30 minutos e intervalo. A terceira dose pode ser tomada em qualquer outro momento do dia, ficando ao seu critério.

Em pouco tempo você já notará uma melhora expressiva nas sensações de inchaço, liberando todos os gases que possam estar causando o desconforto. E assim você ficará mais saudável e notará uma redução no peso posteriormente.

Sopa para emagrecer amamentando

Além dos chás que citamos, você, que quer aprender como emagrecer amamentando, pode ainda apostar em alguns tipos de sopa para acelerar o processo. Assim, você ingere mais nutrientes para ficar mais saudável e forte, além de perder uns quilinhos a mais. Com uma preparação simples e prática, você poderá trazer sabor, saúde e emagrecimento de uma forma facilitada.

Veja a seguir!

Receita de sopa de frango com gengibre e cenoura

Só o nome dessa receita já deve estar te dando água na boca, não é mesmo? Pois é! Veja a seguir como ela é simples de fazer e como você poderá incluí-la no seu cardápio semanal.

Ingredientes

  • ½ colher de sopa de óleo de canola;
  • 1 cebola média;
  • 1 colher de gengibre ralado;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 cenouras cozidas;
  • 2 colher de sopa de extrato de soja;
  • 2 filés de frango cozidos e desfiados;
  • 3 copos de água;
  • Sal a gosto.
Nunca se esqueça de priorizar sua saúde e de seu bebê!

Modo de preparo

  1. Leve o óleo de canola a uma frigideira e doure a cebola e o óleo em fogo baixo;
  2. Em seguida, acrescente dois copos de água filtrada, em temperatura ambiente, e bata as cenouras no liquidificador até formar um creme;
  3. Feito isso, leve o creme à panela e acrescente o gengibre ralado. Deixe ferver;
  4. Acrescente o extrato de soja no restante da água e acrescente o amido de milho;
  5. Depois é só juntar o amido com o creme de cenoura, mexendo bem, em fogo baixo, até engrossar;
  6. Tempere com sal a gosto e salpique o frango desfiado.

Esta receite rende duas porções grandes, com uma variação de 190 – 210 calorias por porção.

Você poderá consumi-la todos os dias, sem problema algum, no seu jantar ou até mesmo no seu almoço, mas sem substituir a refeição por completo, ok?

Esta sopa acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura. Porém, em hipótese alguma deve ser utilizada como a única fonte de calorias e nutrientes em uma refeição principal.

Veja também: Como Emagrecer o Rosto? Confira 5 Dicas Infalíveis

Emagrecer 20kg amamentando? Conheça o mito!

Muita gente menciona que é possível perder 10, 15 ou 20 quilos apenas amamentando. Até certo ponto, podemos encarar estas informações como verdade. Porém, é claro que existe certo exagero nestas afirmações.

Acontece que o organismo da mulher precisa gastar muita energia para produzir o leite. E, toda vez que o bebê amamenta, acabamos ficando “sem leite” no peito. Logo, o corpo precisará trabalhar para produzir mais, e assim queimará mais calorias.

Em contrapartida a isso, o mito nasce a partir do fato de que não consumiremos pouca comida durante a amamentação. É muito natural que o apetite e a fome aumentem neste período. E assim, de maneira geral, uma coisa acabará compensando a outra.

Em muitos casos, na verdade, as mulheres sequer conseguem emagrecer amamentando, uma vez que não controlam a ingestão de alimentos. Acabam por consumindo mais do que o recomendado e, ainda, consomem calorias vazias. E as calorias vazias, por sua vez, provocam uma fome mais cedo e ainda maior. Logo, mais caloria, mais gordura e menos gastos.

Portanto, sim, existem casos específicos onde a mulher perde até 10 kg apenas amamentando, desde que ela se alimente adequadamente. E ainda: existem mulheres que perdem muito mais que isso, mas simplesmente porque “fecham a boca”.

E este tipo de atitude é totalmente prejudicial não somente para a mãe, como para o bebê, pois ela não estará consumindo as calorias, os nutrientes e as vitaminas necessárias para fortalecer o recém-nascido. Como consequência, poderá desencadear distúrbios e doenças na criança e na mãe.

Dessa forma, coma quando tiver fome! Mas coma bem! Coma alimentos que realmente supram as suas necessidades. Fuja das calorias vazias e do mito de perder 20 kg apenas amamentando.

Não faça dietas malucas durante a amamentação.

Exercícios para perder peso durante a amamentação

Além da alimentação, do sono e do equilíbrio mental, é preciso que você trabalhe os músculos do seu corpo, a fim de fortalecê-los, além de queimar ainda mais calorias.

Para isso, invista em abdominais (faça devagar, pois se sentir desconfortos, é preciso parar o exercício), caminhadas curtas, agachamentos suaves, bicicleta elétrica. Estes tipos de exercícios aeróbicos e de menor impacto podem ser feitos durante a amamentação, mas sempre sob supervisão de um profissional.

É muito importante que você não sobrecarregue o seu corpo. Sendo assim, se exercite com cautela e aumente a intensidade pouco a pouco, principalmente se o seu parto foi uma cesariana. Em caso de dúvidas, sempre questione o seu médico.

Você precisa manter uma rotina saudável, com caminhadas e alimentação equilibrada. Assim, certamente você notará como emagrecer amamentando é simples e muito gratificante.

Leave A Reply

Your email address will not be published.