Take a fresh look at your lifestyle.

Como Desinchar os Olhos? Veja em Diversas Ocasiões!

Olhos inchados, olheiras e vermelhidão são alguns dos incômodos que costumam afetar a aparência com aquele aspecto de cansaço ou até doença. Os motivos podem ser vários, desde noites mal dormidas à estresse, alergias, problemas oculares, excesso de bebida ou até mesmo uma propensão aos sintomas. Mas existem também soluções simples que podem ajudar você a entender como desinchar os olhos.

Como por exemplo, alguns truques e receitas caseiras ou pequenas mudanças de hábito no seu estilo de vida, dependendo do motivo que provocam os inchaços.

Pálpebras inchadas, por exemplo, ocorrem por causa de desequilíbrios na alimentação ou falta de hidratação. As olheiras ou bolsas debaixo dos olhos podem ser causadas por excesso de bebida, estresse ou falta de sono.

Mas doenças como a blefarite, uma inflamação comum que afeta as pálpebras, normalmente na região onde crescem os cílios, também costuma causar esses sintomas aliados à coceira e irritação. Existe também muita gente que tem mais propensão aos inchaços e olheiras na região dos olhos, principalmente ao acordar.

Geralmente, inchaços leves costumam ir embora à medida que o dia avança. No entanto, apesar de haver tratamentos simples para o desconforto, não adianta nada saber como desinchar os olhos se você não identificar primeiro a causa e tratá-la adequadamente.

Acredite, talvez tratar as causas do inchaço ou saber como evitá-los, pode ser ainda mais simples que tentar desinchá-los toda vez que isso acontecer. Se você é mais uma que sofre diariamente com os olhos inchados, confira então abaixo, várias maneiras de como desinchar os olhos rapidinho e prevenir que isso aconteça novamente.

Vamos lá!

Por que os olhos ficam inchados?

como desinchar os olhos: por que ficam inchados
Os olhos ficam inchados por vários motivos diferentes.

Todo mundo costuma acordar com o rosto um pouco inchado, principalmente na região dos olhos. Essa sensação pode ser até muito comum, especialmente após noites mal dormidas, e, normalmente, esse tipo de inchaço acaba se dissolvendo ao longo do dia. No entanto, quando a intensidade é maior e costuma se prolongar por mais tempo, é preciso investigar.

Isso porque inchaços na região ocular não são normais e, portanto, podem ser um sintomas de algo mais sério, como diversas doenças oculares ou até de outros sistemas. Pois, quando os olhos ficam inchados, significa que houve um acúmulo de líquido (edema) no tecido conjuntivo ao redor deles, como nas pálpebras ou glândulas.

Causas de olhos inchados e como tratar

como desinchar os olhos: retenção de líquido
As causas dos olhos inchados podem estar relacionadas a retenção de líquidos,

O inchaço nos olhos pode ter muitas causas diferentes, como por exemplo, retenção de líquidos, alergias, problemas oculares (conjuntivite, terçol), pancadas, insônia e até mesmo por excesso de choro.

O único agravante é quando isso se torna um sintoma de doenças renais, alterações no funcionamento da tireoide ou tumor na pálpebra.

Na maioria dos casos mais simples, o inchaço nesta região é muito fácil de resolver com algumas receitas caseiras. Mas em casos de doenças oculares ou renais, em que o inchaço persiste por mais de três dias, as causas devem ser tratadas de forma adequada e específica, através de prescrição médica.

Nesses casos, o inchaço costuma vir acompanhado de outros sintomas que geralmente apontam para diversas condições diferentes.

Ou seja, apenas inchaços, sem outros sintomas, pode indicar alergia por medicamentos ou intoxicação alimentar. As conjuntivites e o terçol, provocam também dor, irritação e sensação de areia nos olhos.

As lentes de contato também podem causar um edema transitório, que desinflama quando paramos de usá-las, voltando logo normal.

Outras causas de olho inchado podem ser blefarite, abrasão corneana ou úlcera, celulite periorbital (infecção das pálpebras ou outros tecidos moles ao redor dos olhos) e sinusite. Veja abaixo todas elas e como tratar.

1. Terçol

O hordéolo, popularmente conhecido como terçol, é uma inflamação causada por uma infecção nas glândulas dos cílios (glândula zeis). Ele provoca inchaço e a formação de um pequeno nódulo na borda da pálpebra, normalmente vermelho ou branco, interno ou externo, mas bem dolorido, semelhante a uma espinha.

Outros sintomas comuns são dor constante, excesso de lacrimejamento, vermelhidão, rigidez local e dificuldades para piscar ou abrir o olho. Geralmente o terçol é causado por uma bactéria, poeira ou resíduos de maquiagem.

Como desinchar os olhos com terçol

Em geral, o terçol é eliminado naturalmente, sendo reabsorvido pelo próprio organismo. Porém, o acompanhamento médico do oftalmologista é importante para mostrar como desinchar os olhos e aliviar os sintomas com compressa de água morna 3 a 4 vezes por dia, durante 5 a 10 minutos. Caso o terçol não desapareça após 7 dias, consulte o oftalmologista para identificar outros problemas e iniciar o tratamento adequado.

2. Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção nos olhos muito comum causada por vírus ou bactérias, que também provoca a inflamação de toda a região ocular. Dentre os sintomas mais comuns estão inchaço, vermelhidão, coceira, ardência, secreções espessas amareladas, sensibilidade excessiva à luz e lacrimejamento constante.

Como desinchar os olhos com conjuntivite

A conjuntivite deve ser identificada pelo oftalmologista ou clínico geral, para saber como desinchar os olhos e aliviar o incômodo. Normalmente, são prescritos compressas e limpezas com água ou soro fisiológico, além de colírios anti-inflamatórios que ajudam a reduzir os sintomas. Caso a conjuntivite seja bacteriana faz-se uso de colírios ou pomadas oftálmicas com antibiótico.

3. Alergias (pólen, comida ou remédios)

No caso de inchaço nos olhos junto à outros sintomas como nariz entupido, coriza, espirros ou coceira na pele, é provável que a causa seja de fundo alérgico. Como por exemplo, alergia a alguma comida, medicamentos ou mesmo ao pólen.

Como desinchar os olhos com alergias

Para desinchar os olhos nestes caso, consulte o médico para descobrir a origem da alergia, pois só assim ele será capaz de recomendar o tratamento adequado, que pode ser feito com remédios anti-histamínicos (Cetirizina ou Hidroxizina).

4. Picada de inseto ou lesão

Embora essas causas sejam um tanto mais raras, mesmo assim as picadas de insetos e lesões nos olhos também podem causar inchaços. Na maioria das vezes, o inchaço é causado de fora para dentro.

Como por exemplo, durante uma picada de inseto, pancada ou choque contra um objeto rígido ou a perfuração da córnea. Neste caso, mesmo que o ferimento seja leve, pode causar um acúmulo de líquidos e levar ao inchaço.

Como desinchar os olhos lesionado

Para desinchar os olhos lesionados, basta passar uma pedrinha de gelo no local afetado, a fim de diminuir a coceira e a inflamação. No caso de picada de inseto, é preciso ficar atento à outros sintomas associados como dificuldade em respirar, vermelhidão ou coceira na pele. Isso porque, estes sintomas podem indicar uma reação alérgica mais séria que precisa de tratamento médico imediato.

5. Blefarite

A blefarite é uma inflamação na base da pálpebra onde crescem os cílios, causada pelo bloqueio de uma das glândulas que regulam a oleosidade. Ela costuma aparecer de uma hora para outra, e ser muito frequente em quem costuma esfregar os olhos toda hora. Além do inchaço, os sintomas mais comuns são secreções e sensação de cisco no olho.

Como desinchar os olhos com blefarite

Para saber como desinchar os olhos com blefarite, faça uma compressa morna em cima do olho afetado por cerca de 15 minutos para aliviar o desconforto. Não se esqueça de lavar os olhos diariamente com um colírio hidratante para remover as remelas e evitar o acúmulo de bactérias.

6. Celulite orbital

A celulite orbital é uma infecção grave dos tecidos ao redor dos olhos, causada por bactérias trazidas pelos seios nasais até aos olhos durante crises de sinusite ou resfriados com dificuldade respiratória grave. Nestes casos, além de olhos bem inchados podem surgir outros sintomas como febre, dor ao movimentar os olhos e visão embaçada.

Sem o tratamento adequado, o quadro pode evoluir liberando secreções que contribuem para o agravamento da infecção. Assim, antes que aumentem os riscos à visão, recorra imediatamente as oftalmologista.

Como desinchar os olhos com celulite orbital

O tratamento para de como desinchar os olhos neste caso, precisa ser feito com antibióticos.

7. Gravidez

A grande maioria das mulheres grávidas sofrem alterações hormonais e de circulação com efeito direto sobre as veias superficiais da pele. Assim, as veias se dilatam e acabam provocando também uma retenção de líquidos na região que geram os inchaços pelo corpo (olhos, rosto ou pés), mesmo que temporários.

Essa é uma condição muito normal na gravidez, principalmente no finalzinho dela. No entanto, quando o inchaço é grande e ocorre muito depressa, acompanhando outros sintomas como dor de cabeça ou pressão alta, é preciso consultar o médico para evitar possíveis complicações, como pré-eclâmpsia.

Leia mais: Drenagem Linfática na Gravidez? Preço?

8. Má alimentação ou excesso de bebida

O inchaço nos olhos pode estar relacionado também aos excessos de comida e bebida, principalmente cometidos na noite anterior. Normalmente, isso acontece por conta de horários (jantar tarde da noite), por causa de alimentos com muito sal, por não digerir bem os alimentos ou por ter excedido na quantidade de bebida alcóolica.

Tudo isso leva à retenção de líquidos que acabam se acumulando também na região dos olhos. Para evitar esse tipo de inchaço, basta não se alimentar após as 20 hrs, optar por alimentos leves com pouco sal e de rápida digestão e evitar os carboidratos (farinhas, massas, féculas, etc.).

Tente também não comer em grandes quantidades, parando de comer enquanto ainda sente fome, pois a sensação costuma sumir logo depois. Quanto à bebida, o ideal é evitar o excesso e sempre beber muita água.

Leia mais: Como Fazer Reeducação Alimentar Barato? Pouco Dinheiro?!

9. Problemas renais

O problema mais grave associado aos olhos inchados é o comprometimento dos rins em filtrar o sangue, especialmente se o inchaço se estende à outras regiões do corpo, como o ventre, as pernas ou os tornozelos, por exemplo.

Sendo assim, pálpebras inchadas e bolsas debaixo dos olhos é sinal claro de retenção de líquidos. A má alimentação, como dissemos acima é uma das principais causas da retenção de líquidos, e isso por si só já provoca uma sobrecarga nos rins, que não consegue eliminar as toxinas com rapidez suficiente.

Normalmente, isso acontece principalmente depois de comer e beber exageradamente ou uma noite mal dormida. No entanto, caso costume ocorrer com frequência, pode ser que haja uma disfunção renal ou condição préxistente.

Como desinchar os olhos com alteração nos rins

Neste caso, recomenda-se procurar ajuda médica para realizar exames, a fim de identificar possíveis comprometimentos das funções renais e iniciar o tratamento com remédios diuréticos, se necessário. É fundamental cuidar do bom funcionamento dos rins, com a ingestão de muita água e dieta saudável.

Para saber como desinchar os olhos, tente não coçar o olho e aplique soro fisiológico ou colírios hidratantes (Dunason, Systane ou Lacril). Os sintomas associados a problemas no rim, normalmente são:

  • Vontade frequente de urinar, porém em pouca quantidade;
  • Dor constante na região lombar ou flancos;
  • Inchaço das pernas, pés, braços ou rosto;
  • Coceira em todo o corpo;
  • Cansaço excessivo sem razão aparente;
  • Alterações da cor e cheiro da urina com presença de espuma;
  • Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono;
  • Perda de apetite e sabor metálico na boca;
  • Sensação de pressão na barriga ao urinar;

Como desinchar os olhos

como desinchar os olhos: dicas
Para saber como desinchar os olhos, basta seguir algumas dicas básicas

Agora que você já sabe todas as possíveis causas de inchaços nos olhos, independentemente do tratamento das suas causas, você pode seguir algumas dicas para ajudar a aliviar o sintoma e reduzir os incômodos. Veja abaixo:

  • Antes de dormir, sempre remova toda a maquiagem do rosto, principalmente dos olhos;
  • Ao acordar, lave o rosto com água fria e beba dois copos de água em jejum para hidratar o organismo (esprema um limão para ajudar na desintoxicação);
  • Faça compressas de água gelada nos olhos por cinco a dez minutos;
  • Mantenha uma máscara facial de gel no congelador para usar quando for precisos;
  • Faça compressas geladas com saquinhos gelados de chá de camomila, hortelã, ginseng ou preto;
  • Mergulhe rodelas de pepino ou de batata em água gelada e coloque-as sobre os olhos por 10 minutos (propriedades adstringentes naturais);
  • Coloque colheres geladas sobre os olhos;
  • Passe tônico ou água de rosas no rosto para contrair a pele;
  • Beba chá-verde com gengibre.

Soluções caseiras para desinchar os olhos

como desinchar os olhos: soluções caseiras
Existem muitas receitas de soluções caseiras de como desinchar os olhos.

Seguindo as dicas acima você já vai obter grandes resultados. E para isto, aprenda como desinchar os olhos seguindo algumas das soluções caseiras abaixo:

1) Repouso com a cabeça elevada

A solução mais simples de como desinchar os olhos é o repouso para diminuir a pressão sanguínea. Para ajudar, vá para um local tranquilo e se deite colocando dois ou três travesseiros embaixo da cabeça, a fim de manter a cabeça mais alta que o resto do corpo e o pescoço reto. Em seguida, feche os olhos e relaxe. Uma soneca rápida já vai melhorar bastante.

2) Utilize gelo ou colheres geladas

O gelo é um velho truque muito eficiente para conter inchaços e diminuir as inflamações. No entanto, é uma solução rápida capaz de ajudar a disfarçar o problema. Para tanto, basta colocar alguns cubos de gelo em um saquinho plástico sobre os olhos por alguns minutos. No caso do inchaço por alergia, o gelo ainda vai aliviar a coceira e a irritação.

Você pode também encher uma bacia ou a pia do banheiro com água gelada e muitos cubos de gelo e mergulhar o rosto por alguns segundos.

Uma outra alternativa é utilizar colheres de chá geladas sobre a região por alguns minutos. Basta colocar as colheres de aço inox no congelador ou mergulhá-las em água gelada por alguns minutos e deixá-las sobre os olhos com leve pressão até que voltem a temperatura normal. Repita o procedimento por 3 vezes, usando 6 colheres.

3) Compressas de água gelada

O mesmo procedimento pode ser feito com compressas de água gelada com algodão, gaze ou toalha. Umedeça uma toalha em água bem gelada e deixe repousar pressionando levemente os olhos, durante cerca de 5 a 10 minutos.

Coloque também embaixo dos inferiores, apertando um pouco por mais quinze segundos em cada olho. Repita o processo algumas vezes para que a temperatura possa diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos da região, desinchando os olhos.

Não esfregue os olhos nem passe sabonete. Outra alternativa de como desinchar os olhos com compressa é misturar uma colher de chá (5 ml) de sal em uma xícara (240 ml) de água gelada, ou encher uma meia limpa com grãos de arroz cru e colocar no congelador.

4) Utilize produtos específicos

Uma solução muito mais eficaz para resolver o problema dos olhos inchados é recorrer aos cosméticos específicos para a região dos olhos.

Os ideais são aqueles com fórmula enriquecida com cafeína, retinol, vitamina C e ácido hialurônico, que estimulam a circulação sanguínea do local, clareiam os pigmentos escuros e diminuem o acúmulo de líquidos. Para potencializar ainda mais os seus efeitos é deixá-los no congelador por cerca de 10 min antes de aplicá-los.

Leia mais: Melhor creme clareador de pele – veja nossa escolha!

5) Massageie a região

As massagens na região podem ajudar. Um truque bastante simples de como desinchar os olhos é dar uns tapinhas leves com a ponta dos dedos ao redor dos olhos para ajudar a reduzir o acúmulo de líquidos e estimular a circulação, movendo o sangue acumulado.

Outra alternativa de como desinchar os olhos é massagear a área acima do nariz, entre as sobrancelhas, para aliviar a pressão nos seios da face congestionados.

6) Use água micelar ou soro fisiológico

A água micelar é um excelente produto para purificar, suavizar e equilibrar a pele, capaz de proporcionar um efeito calmante ideal para aliviar os olhos inchados.

O soro fisiológico para cabelo é excelente, mas também possui efeito eficaz para aliviar os inchaços e diminuir as bolsas e olheiras, além de amenizar a coloração delas. Você pode utilizar ambos como compressas geladas nos olhos.

7) Tônico de Pepino

Tônicos caseiros são excelentes dicas de como desinchar os olhos. Este de pepino, por exemplo, é bem eficaz e capaz de desinflamar os olhos rapidinho. Isso porque o pepino ajuda a contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço.

Para fazer o tônico, basta bater no liquidificador um pepino médio com o suco de meio limão e 10 gotas de vitamina E. Depois, coloque a solução em um borrifador e pulverize o rosto. O tônico pode ser conservado em geladeira por 7 dias, no máximo.

Outra solução é cortar rodelas grandes de pepino e colocar sobre o olho, durante cerca de 5 a 10 minutos. Em seguida, lavar o rosto e massagear a região inchada com a ponta dos dedos, em movimentos circulares.

8) Solução de Água de Rosas

A solução de água de rosas é capaz de limpar, tonificar e desinflamar o rosto e a região dos olhos. Aplique a solução sobre a região inchada com um algodão umedecido e deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos.

9) Chá de camomila

Uma das receitas mais antigas de como desinchar os olhos é a compressa com chá de camomila. Para fazer a compressa, prepare o chá de camomila (1 colher de sopa de flores de camomila para 1 xícara de água fervente) por infusão e deixe esfriar em repouso por cerca de 5 minutos.

Faça compressas com o auxílio de um algodão ou gaze limpa sobre os olhos inchados em movimentos circulares e, sem pressionar por cerca de 10 a 15 minutos.

Leia mais: Camomila no Cabelo: Benefícios, Como Usar? Funciona?

Como evitar os olhos inchados

como desinchar os olhos: como evitar
Como desinchar os olhos e prevenir o sintoma é fácil se adotar hábitos saudáveis.

Caso você não tenha problemas renais ou não sofra de nenhuma condição que provoque o inchaço nos olhos frequentemente, é muito fácil prevenir e evitar que isso aconteça. Basta adotar hábitos simples e mudar um pouco o seu estilo de vida.

Alguns princípios básicos de uma vida saudável são fundamentais, como manter uma alimentação saudável com pouco sal, ingerir líquidos em abundância para se manter hidratado, evitar o álcool e a cafeína em excesso e dormir sempre o suficiente (oito horas por dia), se possível.

Não deixe de tratar suas alergias (pólen, poeira, animais ou comida), caso seja esta a causa dos inchaços e não deixe de ir ao oftalmologista se isto se tornar um sintoma frequente para investigar melhor o quadro.

Quando estiver lendo ou trabalhando no computador, faça pequenas pausas de 20 minutos para descansar a vista. Apesar de vista cansada não ser uma das causas para inchaços nos olhos, o hábito promove a saúde ocular em geral.

Se você chorou e borrou a maquiagem, remova as manchas com o auxílio um cotonete mergulhado em demaquilante, ou mesmo água e sabonete com um papel-toalha ou lenço umedecido para retirar toda a maquiagem, se for o caso. Isso vai evitar que os olhso se irritem ainda mais.

Se quiser disfarçar o inchaço nos olhos, utilize um corretivo iluminador ou uma mistura de corretivo líquido com iluminador líquido.

Nunca enxugue as lágrimas ou coce os olhos esfregando com força, isso pode agravar o inchaço. Apenas encoste levemente um pedaço de lenço de papel.

E aí gostou das dicas de como desinchar os olhos? Agora você não vai mais precisar se preocupar com isso! Viu como tem solução?! Compartilhe com a gente a sua experiência!

Leave A Reply

Your email address will not be published.