Take a fresh look at your lifestyle.

Como Cuidar do Cabelo Com Progressiva? Guia Completo!

Quem já fez escova progressiva sabe que ela traz muitos benefícios para quem não abre mãos da praticidade dos cabelos sempre lisos e alinhados. No entanto, é o tipo de procedimento químico que possui muito efeitos colaterais. Por isso, ele requer tratamentos variados e cuidados específicos para manter o cabelo saudável após o procedimento. Não sabia disso ainda? Pois vamos te ensinar como cuidar do cabelo com progressiva para evitar que a química utilizada agrida ainda mais a fibra capilar.

Na prática, a escova progressiva facilita a vida de quem possui cabelos rebeldes e volumosos, pois é capaz de alinhar os fios dispensando o uso das escovas e chapinhas todos dias e inúmeras idas ao salão. Não é à toa que se tornaram tão populares.

O problema é que, muita gente se atenta ao fato de não precisar mais ter trabalho com os cabelos, que ignora as recomendações de cuidados não só para manter a progressiva por mais tempo, como para manter os fios saudáveis.

A grande consequência disso é ter que repetir a aplicação num intervalo curto demais, muitas vezes quando o cabelo nem teve tempo de se recuperar, estando ainda muito enfraquecido sem resistência suficiente para aguentar a química.

Além disso, por conta da agressividade da substância química utilizada, os cabelos necessitam de cuidados e tratamentos extra para amenizar os danos em sua estrutura.

É normal ficar com o cabelo liso demais, raiz oleosa e pontas muito secas depois de fazer o procedimento, mas saiba que existem também vários jeitos de como cuidar do cabelo com progressiva que podem corrigir esses problemas e muitos outros.

O ideal é investir em reconstruções capilares com produtos adequados para devolver os nutrientes perdidos, assim como sua maciez, brilho, força, além de manter a escova por mais tempo.

Então, quer saber como cuidar do cabelo com progressiva? Continue lendo a matéria que preparamos para você abaixo!

Fiz escova progressiva, e agora?

Após fazer o procedimento, é preciso saber como cuidar do cabelo com progressiva.
Após fazer o procedimento, é preciso saber como cuidar do cabelo com progressiva.

Se você já fez uma escova progressiva sabe que é uma procedimento químico que para concluir o alisamento dos fios, ataca a estrutura natural do cabelo, quebrando as suas ligações de aminoácido responsáveis pela sua resistência.

Além disso, durante o processo, as fibras capilares perdem água, proteínas e suas propriedades naturais de elasticidade, brilho e maciez ficam comprometidas, tornando os cabelos ásperos, porosos e muito opacos.

Dependendo do produto utilizado no procedimento, essas substâncias criam uma espécie de maquiagem na fibra capilar, tornando os fios mais engessados, o que dificulta ainda mais a entrada de nutrientes necessários. A situação piora ainda mais quando uma progressiva é realizada sobre outra progressiva.

Por isso, o cabelo passa a exigir maiores cuidados após o processo, embora traga os benefícios de estarem sempre alinhados. No entanto, não se preocupe, há como cuidar do cabelo com progressiva de forma bem prática, sem maiores mistérios.

Mas lembre-se, se os tratamentos não forem realizados e você passar a ignorar todos esses cuidados, você terá cabelos profundamente danificados, com chances mínimas e muito mais difíceis de serem revertidas à curto prazo.

Substâncias alisadoras comuns na progressiva

Antes de explicarmos como cuidar do cabelo com progressiva, é preciso que você saiba que algumas fórmulas de progressivas ainda contêm formol como agente alisador.

Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou as concentrações de até 0,2% dessa substância nos produtos utilizados para fazer progressiva.

Segundo os especialistas, nessa quantidade o formol age apenas como um conservante, mas mesmo assim ainda é capaz de quebrar a ponte de ligação do aminoácido do fio e penetrar rapidamente dentro da fibra, desfazendo as proteínas que dão forma ao cabelo.

É essa mudança de estrutura que alisa, mas também acaba deixando os fios mais sensíveis, frágeis e sem vida. Existem também outras variações de agentes alisadores capazes de modificar a estrutura capilar, mas que prometem menos danos aos fios: tioglicolatos de amônia, guanidina, hidróxido de sódio e derivados do ácido glioxílico.

Há também alisamentos com carbocisteína, que tendem a alterar a pigmentação dos fios mudando a cor dos cabelos: os loiros mais amarelados, ruivos alaranjados e castanhos avermelhados.

Principais consequências da progressiva

A progressiva danifica os fios e precisa saber como cuidar do cabelo com progressiva para reverter os danos.
A progressiva danifica os fios e precisa saber como cuidar do cabelo com progressiva para reverter os danos.

Sabemos que tudo tem um preço nessa vida. E toda mulher conhece bem os preços que temos que pagar para manter a auto estima em alta e a boa aparência. Se você sonha com os cabelos lisos e não aceita o volume e as ondas do seu cabelo, não tem problema.

O importante é se gostar e se sentir bem. No entanto é fundamental entender as consequências das nossas escolhas, e isso vale para a escova progressiva. A progressiva estraga o cabelo, mas ela também traz muitos benefícios e praticidade para o dia a dia, mas como já dissemos, requer cuidados extra.

Antes de aprender como cuidar do cabelo com progressiva, entenda algumas das suas consequências para adaptar melhor o seu tratamento. Veja abaixo:

A raiz fica mais oleosa após progressiva

As raízes são responsáveis por distribuir o sebo natural produzido pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo. Normalmente, os cabelos cacheados concentram esse óleo na raiz, pois o formato das ondas dificulta mais a descida até o comprimento. Por isso que cabelos cacheados, crespos e ondulados possuem pontas mais ressecadas.

O alisamento desaparece com os cachos e acaba resultando em uma maior oleosidade na raiz e nos cabelos por inteiro. Ao contrário que muita gente pensa, para tirar a oleosidade no cabelo, é preciso limitar as lavagens para evitar o aumento de produção de sebo no couro cabeludo.

Quanto mais você lavar, mais o couro cabeludo vai entender que precisa produzir sebo. Além disso, não utilize água muito quente para não ressecar a região e provocar ainda mais esse aumento de oleosidade.

Escova progressiva resseca as pontas

A substância química utilizada na escova progressiva pode deixar as pontas dos cabelos mais ressecados. Por isso, muito cabeleireiro recomenda um corte após a progressiva para retirar as pontas secas e duplas.

Mas isso apenas não é o suficiente. O ideal é incluir uma hidratação na rotina uma vez por semana, concentrando-se mais no comprimento e nas pontas, para evitar de deixar a raiz oleosa. Pode fazer uso também de silicone durante o dia para selar as pontinhas e melhorar a aparência.

Escova progressiva deixa os fios elásticos

Muitas vezes, o cabelo fica extremamente ressecado e com efeito elástico por conta da química utilizada, principalmente após procedimentos sucessivos. Neste caso a solução não é tão simples e requer mais tempo e cuidados.

Aposte em hidratações e nutrições com mais frequência, além de uma reconstrução capilar. Além disso, tente diminuir o intervalo entre os tratamentos com queratina para sentir a diferença.

Progressiva pode provocar descamação do couro cabeludo

Se a progressiva resultou em descamação do couro cabeludo, é preciso ter cuidado. Couro cabeludo descamando é sinal de irritação ou inflamação em curso. Recomenda-se procurar uma dermatologista para analisar o caso mais de perto e descartar a possibilidade de uma dermatite seborreica.

Além dos sintomas de descamação (caspa), a irritação também pode provocar coceira e o aumento de oleosidade na raiz como resposta do organismo para conter a inflamação.

Isso só vai piorar o quadro. Portanto, busque um diagnóstico rapidamente para tratar isso e identificar se você é alérgica ao produto utilizado.

Como cuidar do cabelo com progressiva: Tratamentos

É preciso aprender como cuidar do cabelo com progressiva fazendo tratamentos semanais.
É preciso aprender como cuidar do cabelo com progressiva fazendo tratamentos semanais.

Enfim chegamos onde queríamos chegar. Já sabemos então que, após fazer a escova progressiva é necessário restaurar as fibras capilares que foram danificadas pelo alisamento.

Para isso, nada melhor que reconstruir e hidratar os fios de cabelos. Segundo especialistas, a reposição dos nutrientes perdidos vai ajudar a reestruturar o fio, enquanto a hidratação vai manter a água nos cabelos e devolver a sua flexibilidade, evitando o ressecamento e as quebras.

Você vai poder utilizar ampolas e máscaras de tratamento, como as reconstrutoras que ajudam a repor as proteínas e aminoácidos perdidos durante o procedimento. A cauterização em salão de beleza também é fundamental para repor a queratina perdida.

Hidratação capilar

A hidratação capilar vai repor a água e nutrientes essenciais perdidos pela fibra capilar e manter os fios hidratados. A hidratação pode ser feita com máscara de hidratação uma vez por semana, deixando agir nos cabelos de 5 a 10 minutos.

Ela pode misturar também ampolas de vitaminas, óleos e ingredientes naturais para potencializar ainda mais o seu efeito nos cabelos.

Principais ativos usados na hidratação:

  • D-Pantenol: hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: hidratação profunda a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa: antioxidante natural que hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios;
  • Aminoácidos funcionais: regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

Leia mais: Hidratação com Mel Funciona? Veja Aqui 8 Dicas!

Nutrição capilar

A nutrição capilar é um dos tratamentos mais indicados para acabar com o ressecamento. Ela é responsável por repor os lipídios dos cabelos, gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo (sebo), conferindo-lhes uma camada protetora, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas.

Assim, a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis. Ela pode ser feita de três formas diferentes:

  • Máscaras de nutrição: cremes de hidratação compostos por óleos e manteigas para repor a oleosidade dos fios rapidamente.
  • Umectação com óleo vegetal: tratamento de banho de óleos vegetais antes de lavar, por 30 minutos e, em seguida, a lavagem.
  • Umectação noturna: tratamento feito com óleos vegetais ou maionese capilar, aplicados nos cabelos “sujos” para agir durante a noite inteira, lavando no dia seguinte.

Principais princípios ativos na nutrição:

  • Óleo de Rícino: de ação fortalecedora e combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e dá brilho;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E, que promovem a regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides, reduzindo pontas duplas e fortalecendo os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Leia mais: Óleo de amêndoas doce: para que serve?

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar é o melhor caminho para a restauração da fibra capilar danificada pela química da progressiva. A reconstrução vai repor a proteína dos fios, especialmente a queratina, uma substância produzida pelo organismo, que representa cerca de 90% da constituição do fio. É ela que garante a força, elasticidade e resistência da fibra capilar por ser rica em aminoácidos.

Por ser um tratamento potente, ela deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, estando os fios extremamente danificados e elásticos, precisando recuperar toda a massa capilar perdida. Sendo assim, ela pode ser feita semanalmente em casos mais graves de danos ou a cada 15 dias.

Principais princípios ativos na reconstrução:

  • Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Para não se perder em meio a tantos tratamentos, crie um cronograma capilar para a sua rotina. Veja abaixo:

Cronograma capilar

Uma das formas mais simples de aprender como cuidar do cabelo com progressiva é montando um cronograma capilar bem específico.

O intuito do cronograma capilar é alternar os processos de nutrição, hidratação e reconstrução da fibra capilar para manter os cabelos saudáveis, mais resistentes e fortes para o próximo retoque da progressiva.

    • 1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução
    • 2ª semana: nutrição + hidratação + nutrição
    • 3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução

Como cuidar do cabelo com progressiva: Produtos específicos

É preciso usar os produtos certos para saber como cuidar do cabelo com progressiva.
É preciso usar os produtos certos para saber como cuidar do cabelo com progressiva.

Aprender como cuidar do cabelo com progressiva também envolve fazer uso de produtos específicos depois de criada essa rotina de tratamentos capilares. Isso significa que você deve incluir shampoos, condicionadores e finalizadores específicos para o seu tipo de cabelo e estado atual para restaurar as fibras internamente.

Os ideais são os específicos para cabelos quimicamente tratados, que não retiram a pigmentação dos fios, prolongando o efeito da progressiva.

Esses produtos, além de ajudarem na restauração capilar, eles também vão ajudar a fixar bem a progressiva nos cabelos. Além disso, vão dar uma ajuda extra no preenchimento da fibra capilar, encorpando os fios e restaurando a força deles.

Uma opção é usar produtos com proteínas hidrolisadas de seda, caxemira e queratina, que são de origem animal, e portanto absorvidas mais rapidamente pelos fios danificados.

Mas isso não significa que os produtos de origem vegetal, como trigo, amêndoas e aveia também podem colaborar bastante para essa recuperação.

Outro componente essencial é a provitamina B5, que mantém a água dentro dos fios, melhorando a formação das fibras capilares.

Dica importante: Além de todos esses cuidados, o principal deles é a alimentação saudável, que vai ser capaz de nutrir o organismo, que por sua vez irá beneficiar o couro cabeludo, influenciando no crescimento dos cabelos no bulbo capilar. Portanto, mantenha a sua alimentação rica em nutrientes variados. As proteínas da gema de ovo, carne de porco e frutos do mar auxiliam muito na recuperação do cabelo tratado quimicamente, por exemplo.

Como cuidar do cabelo com progressiva: O que evitar

Para saber como cuidar do cabelo com progressiva é preciso evitar certos hábitos.
Para saber como cuidar do cabelo com progressiva é preciso evitar certos hábitos.

Da mesma forma que há como cuidar do cabelo com progressiva com tratamentos, produtos específicos e uma alimentação saudável, existem também cuidados para evitar alguns hábitos que podem prejudicar a progressiva ou deixar os fios com uma aparência pior ainda.

Veja o que evitar para não prejudicar a progressiva:

Não prenda ou coloque os cabelos atrás da orelha

Não se pode prender os cabelos ou colocá-los atrás da orelha por muito tempo logo nos primeiros dias após a progressiva. Isso porque o cabelo fica mais sensível, podendo ficar marcado facilmente ao longo do comprimento.

No caso do elástico e das presilhas, o cabelo pode marcar, e ao prender atrás das orelhas, a mecha pode acabar ganhando uma ondulação diferente ao redor do rosto. Nada isso afetará a ação da progressiva nos cabelos, mas poderá afetar a aparência dos fios.

Não faça hidratação com limpeza profunda

Quando fazemos escova progressiva, os fios são encapados por uma espécie de verniz que impede a absorção de outros produtos pelas cutículas do cabelo. Tente tratar os fios com queratina 10 a 15 dias antes de fazer a progressiva, para que o cabelo seja impermeabilizado com o hidratante.

Após cerca de um mês, os cabelos começam a perder a capa da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito outra vez. Mas não use shampoos de limpeza profunda, anti-resíduos e reequilibrantes, pois eles abrem as escamas da fibra capilar e aceleram o processo de retirada da química responsável pelo efeito liso.

Não lave os cabelos todos os dias

Caso você não saiba, não são apenas shampoos de limpeza profunda que podem retirar o efeito liso dos cabelos, mas as lavagens constantes também. Até os nutrientes naturais dos cabelos podem ser retirados durante as lavagens.

Sem falar que quanto mais você lavar, mais você estimulará a produção de óleos na raiz. O ideal é alternar as lavagens e lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, isso vai controlar a oleosidade e ajudar a manter o liso por mais tempo.

Não pinte os cabelos logo depois

O cabelo após a progressiva fica bem mais frágil e se quebra mais facilmente. Por isso, outros procedimentos químicos por cima como luzes ou tintura poderão enfraquecê-los ainda mais. Descoloração bem pensar. O ideal é fazer isso uma semana antes do alisamento.

Não durma de cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado além de incentivar a oleosidade e a proliferação de fungos, pode modificar também a estrutura dos fios, com ou sem progressiva. O quadro pode piorar ainda mais se você prender os cabelos com elástico, que além de marcar, podem quebrar os fios. O ideal é secá-los para retirar todo o excesso de umidade antes de dormir.

Evite abusar da piscina

Sabemos que a maior vantagem da progressiva, além dos fios lisos, é não precisar perder tempo arrumando o cabelo. Mas o contato constante com o cloro ou com o ozônio, presentes na água da piscina aceleram o desgaste da progressiva.

O mesmo acontece com a água do mar, pois cada vez que você molhar os cabelos, vai precisar lavar com shampoo, condicionador e aplicar cremes que vão eliminando o efeito liso da progressiva pouco a pouco.

Enfim, saber como cuidar do cabelo com progressiva não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir as dicas acima e evitar alguns hábitos inadequados que você vai recuperar os fios danificados, prolongar o efeito liso e ainda mantê-los saudáveis.

Faça logo um teste, e volte pra nos contar os resultados!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais