Take a fresh look at your lifestyle.

Como Aumentar o Leite Materno Urgente e Natural!

O leite materno tem sido considerado um presente dos deuses desde a Grécia Antiga.

O leite materno tem sido considerado um presente dos deuses desde a Grécia Antiga – e com boas razões. Dessa forma, nada mais natural do que muitas mães se preocuparem em saber como aumentar o leite materno.

Trata-se, na prática, de um superalimento para o bebê, pois ele cria um escudo que protege o sistema imunológico e evita que o organismo contraia doenças. Para algumas mulheres, funciona como mágica: tudo o que elas têm de fazer é colocar o recém-nascido no peito.

Entretanto, para outras mães não é tão fácil assim. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações para que você saiba como ter mais leite materno. Boa leitura!

Como aumentar o leite materno urgente?

No decorrer da amamentação podem ocorrer situações que tornam essencial, para a mãe, saber como produzir mais leite rapidamente, a fim de ser capaz de suplementar a nutrição do bebê. Essas situações podem ser muito variadas, por exemplo:

  • O bebê perdeu peso, sendo necessário oferecer-lhe um suplemento e a mãe decide evitar as fórmulas infantis;
  • A mãe decide voltar a amamentar após um período de ausência, motivado por escolha própria ou influências externas;
  • Mães de bebes prematuros ou internados que são solicitadas a ter aumentar o leite materno oferecido aos filhos.

Técnica de extração poderosa

A técnica de extração poderosa foi desenvolvida nos Estados Unidos com o objetivo de auxiliar as mulheres que desejam aumentar o leite materno rapidamente.

Consiste em estimular os seios, preferencialmente ambos, realizando extrações de 10 minutos com a bomba de tirar leite (5 minutos por mama) a cada hora ou a cada 45 minutos durante, pelo menos, 24 horas, estabelecendo um descanso noturno de, no máximo, 4 horas.

Se você aplicar essa técnica, não desanime nas primeiras tentativas, pois, é absolutamente normal que nas primeiras extrações os resultados sejam nulos ou mínimos. Lembre-se de que os esforços empreendidos para aumentar o leite produzido geram resultados no longo prazo e não imediatamente.

Na maioria das vezes, com a aplicação da técnica de extração poderosa, é possível obter um volume aceitável de leite maternos antes do segundo dia. A quantidade de leite tende a ser duplicada de um dia para o outro.

Como funciona?

A hiperestimulação das mamas com uma bomba de tirar leite produz picos frequentes de prolactina que ativam as glândulas mamárias que, por sua vez, fazem com que a mulher possa aumentar o leite materno em pouco tempo.

O que comer para aumentar o leite materno?

As mães, especialmente as de “primeira viagem”, preocupam-se muito em ter mais leite materno, a fim de produzir o suficiente para alimentar bem os seus filhos.

Se você também deseja saber como aumentar o leite materno através da alimentação, confira a lista que apresentamos a seguir:

Farinha de aveia

A farinha de aveia é um alimento lactogênico, possui alto conteúdo de beta-glucanos que atuam diretamente na prolactina, hormônio responsável pela produção do leite materno. Trata-se do alimento ideal para o café da manhã. Você pode consumi-la quente, em shakes, panquecas ou biscoitos.

Erva-doce

A erva-doce é rica em fitoestrogênios, que são estrogênios naturais encontrados em alguns vegetais. Para aumentar o leite materno, você pode incluir a erva-doce diretamente em suas saladas ou em chás.

Similarmente, vegetais crucíferos, como espinafre, brócolis e couve possuem grandes quantidades de fitoestrogênios que ajudam a aumentar a produção do leite materno.

Alho

O alho apresenta muitos benefícios à saúde, sendo mundialmente reconhecido por ajudar a regular o fluxo e a pressão sanguínea. Embora nem todos saibam, sua ingestão regular também contribui para que as mulheres possam aumentar o leite materno.

Salmão

O salmão é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e de ômega-3, que é altamente nutritivo e crucial para as mães que amamentam, pois, ele não só faz com que o leite materno aumente, mas também o deixa mais saboroso para o bebê.

Você pode optar pelo salmão no vapor, cozido e, até mesmo, grelhado. Todavia, evite consumi-lo defumado, pois, nessa apresentação ele pode ser prejudicial.

Vários alimentos ajudam a aumentar o leite materno.

Remédio para aumentar o leite materno

Os remédios comumente indicados para que a mãe possa aumentar o leite materno são chamados de galactogogos. Tratam-se de fármacos que agem estimulando a secreção de prolactina.

Cumpre ressaltar, no entanto, que eles só devem ser utilizados em situações muito específicas, segundo expressa recomendação médica. No restante dos casos, geralmente os galactogogos não são indicados como primeira medida, isto é, só podem ser administrados quando todos os métodos fisiológicos falharem.

Os galactogogos mais utilizados para que a mulher aumente o leite materno são a domperidona, a metoclopramida e a sulpirida. Na opinião dos especialistas, esses medicamentos são comprovadamente eficazes e seguros.

Chá para aumentar leite materno

Há uma grande quantidade de ervas e sementes que, devido às suas propriedades únicas, sua utilização em chás e infusões podem ajudar ajudar na tarefa de como aumentar o leite materno.

Chá de anis

O anis em semente é melhor para melhorar a produção do leite materno do que o anis estrelado, sendo conhecido por suas propriedades curativas que contribuem, inclusive, para reduzir o aparecimento de cólicas no bebê.

Para preparar o chá de anis, leve uma panela ao fogo com 1 litro de água. Quando atingir o ponto de ebulição, coloque uma colher de chá de anis e desligue imediatamente o fogo, deixando descansar por 10 minutos.

Chá de lavanda

A lavanda tem propriedades digestivas para a mãe, de modo que tudo o que você comer não irritará ou provocará cólicas em seu bebê. Se você estiver com vontade de comer algo que pode ser potencialmente indigesto, basta tomar uma xícara desse chá após a refeição.

Chá de manjericão roxo

Ao contrário do manjericão verde, a variante roxa é muito eficaz para ajudar você a aumentar o leite materno, além de ser indicado para tratar resfriados e tosses contínuas

Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é altamente recomendável para tratar desconfortos estomacais e as cólicas – tanto da mãe quanto do bebê.

Embora não exista comprovação científica de que o chá de hortelã-pimenta tenha como aumentar o leite materno, muitas mães relatam que notaram uma substancial elevação de sua produção. Como não há contraindicações, vale a pena tentar, não é mesmo?

Alguns chás são muito saborosos e ajudam a aumentar o leite materno.

Canjica faz aumentar leite materno?

Está fortemente arraigada a crença popular segundo a qual comer bastante canjica contribui para que a mãe tenha mais leite materno. Entretanto, essa afirmação não tem nenhum fundamento.

Em vez de seguir o conselho da vovó, priorize beber, pelo menos, 3 litros de água por dia, pois, quando você está amamentando, seu corpo entende que está perdendo líquido. Além de beber bastante água, procure descansar sempre que o seu bebê estiver dormindo.

Outros mitos sobre o leite materno

Confira a seguir, alguns mitos sobre o leite materno que poderão interessa-la:

  • “O leite materno varia de uma pessoa para outra”. Existe uma crença generalizada de que a composição do leite materno varia muito. Isso não é verdade. Na verdade, o leite materno humano tem uma composição quase constante;
  • “O leite em uma mama é diferente do leite na outra mama”. Ao contrário de algumas crenças, o leite de ambas as mamas tem os mesmos elementos;
  • “O leite materno fermenta nos seios com o calor, tornando-se nocivo para o bebê”. Quando o leite materno está nos seios é perfeitamente seguro, independentemente das condições climáticas;
  • “O leite materno pode ser danificado nos seios”. Como não fermenta nos seios, o leite materno não é danificado de qualquer outra forma.

Como produzir leite materno na gravidez?

Para aumentar o leite materno na gravidez você não deve fazer nada diferente daquilo que é normalmente recomendado pelos médicos, exceto se preparar psicologicamente para amamentar o seu bebê.

Isso a motivará a aprender, também, sobre a importância de manter uma dieta saudável e um bom cuidado com os seios. Com relação à alimentação durante a gravidez é preciso obter elementos nutricionais para o desenvolvimento da gravidez e para o período de lactação.

Nesse sentido, é essencial que o seu suplemento de cálcio seja suficiente para que você tenha as reservas necessárias, de modo que, quando seu bebê nascer e você começar a amamentar, não corra o risco de passar por uma descalcificação óssea.

Evite, nesse momento, adotar qualquer tipo de dieta de baixa caloria e recorra às massagens como outra forma de aumentar o leite materno durante a sua gravidez.

Preparar-se psicologicamente para alimentar o bebê é importante.

Massagens

Antes de iniciar a amamentação, é fundamental que você prepare o seu corpo para essa nobre tarefa. No momento da amamentação, você pode aplicar algumas das sugestões já mencionadas neste artigo e, também, aproveitar os benefícios oriundos da massagem para aumentar o leite materno.

Você pode estimular os seus mamilos, massageando-os suavemente com os dedos e toques muito delicados.

Algumas mulheres consideram útil estimular a produção de leite com massagens feitas com as pontas dos dedos, ao passo que outras preferem pressionar com o punho cerrado, rolando-o em direção ao mamilo. Experimente e encontre os movimentos mais adequados e confortáveis para você.

Outra maneira de fazer massagens que colaborem para que você tenha como aumentar o leite materno durante a gravidez consiste em colocar os seios na palma da mão e, em seguida, realizar um movimento de balanço sem, no entanto, mover a pele.

Na sequência, coloque as duas mãos nas laterais dos seios e massageie-os com movimentos verticais para cima e para baixo.

Alguns especialistas indicam que as massagens mamárias devem começar dentro de algumas semanas antes do parto, para que as mães estimulem o máximo possível a produção do leite, no intuito de oferecer uma nutrição adequada ao recém-nascido.

Extração

Como você pôde perceber, existem algumas massagens indicadas para estimular a amamentação e outas que são voltadas a oferecer melhores condições para que a mulher tenha como aumentar o leite materno por meio de sua extração.

É crucial que todo esse processo seja efetuado em um local tranquilo e bastante confortável para a futura mamãe. Afinal de contas, esse é um momento que requer altos níveis de relaxamento – o que não pode ser obtido caso algo ou alguém fique constantemente a incomodando.

Antes da extração é recomendável fazer uma massagem suave nos seios – o que pode ser realizado de duas maneiras:

  • Pressionando os seios com uma toalha embebida em água quente, movimentando-a em direção à aureola;
  • Comprimir os seios entre as duas mãos, a fim de empurrar o conteúdo para a aureola, primeiro na vertical e, depois, na horizontal.

Em qualquer caso, a massagem para extrair o leite materno deve ser sempre muito suave e não deve causar dor ou vermelhidão na pele.

Experimente as massagens que estimulam a produção do leite.

Cuidados com os seios

Cuidar adequadamente dos seios refere-se à limpeza regular e à utilização de um sutiã adequado (tanto no tamanho quanto na forma) à medida que as mamas forem crescendo.

Nesse contexto, os seios serão os meios de alimentar o seu bebê durante os primeiros meses de vida, portanto, cuidar deles desde o primeiro dia beneficiará tanto você quanto a sua filha ou filho.

Uma das primeiras decisões que você deve tomar é, de fato, comprar um bom sutiã. É muito importante que os seus seios tenham o suporte adequado durante a gravidez, caso contrário, será mais difícil aumentar o leite materno.

Afinal, as mamas terão volume e peso maiores do que o habitual, podendo esticar os ligamentos, fazendo com que eles se tornem flácidos com o passar do tempo. Como eles são muito sensíveis ao toque e ao movimento, ter um apoio adequado podem aliviar eventuais desconfortos.

Garanta que os sutiãs escolhidos caibam no tamanho dos seus seios, pois não é aconselhável que você os pressione demais, sobretudo, no contorno da mama ou na axila. As roupas em geral devem ser confortáveis, leves, fáceis de vestir e não podem atrapalhar ou dificultar seus movimentos

É possível encontrar no mercado sutiãs especiais, que se ajustam à medida que os seios se tornam mais volumosos, sendo fáceis de ajustar e ainda mais confortáveis do que um sutiã normal.

Ao tomar banho, evite utilizar sabonetes “antibacterianos”, pois eles podem ressecar muito a pele dos seios e aumentar a sensibilidade do local. Prefira utilizar apenas água morna e sabonetes neutros. Após o banho, use sempre um creme hidratante.

Se, por volta do quinto mês, aparecer o colostro, não tente estimular esse escoamento. Caso pequenas crostas se formarem, remova-as suavemente com auxílio de compressas mornas.

Lembre-se que qualquer forma de manipulação dos mamilos é contraindicada caso surjam sintomas de parto prematura, pois, um mecanismo neuro-reflexo pode produzir contrações uterinas.

2 Comments
  1. Elaine says

    Adorei seu artigo, bem explicado com certeza vou recomendar

    1. matheus says

      Obrigado pelo comentário Elaine!

Leave A Reply

Your email address will not be published.