Take a fresh look at your lifestyle.

Como Acabar Com o Frizz do Cabelo? 14 Dicas!

Em se tratando de cabelos, um dos maiores desafios para as mulheres é saber como acabar com o frizz. Sejam os cabelos lisos, cacheados, curtos ou compridos, esses fios desalinhados insistem em se destacar no visual de maneira desagradável.

Não importa o que façamos, se os fios permanecem arrepiados em pé no topo e no meio da cabeça, eles são capazes de arruinar com qualquer aparência, mesmo que você esteja impecavelmente maquiada ou vestida com a sua melhor roupa.

Por isso, o frizz incomoda tanto. No entanto, não é só isso. Cabelos com frizz é sinal de que os seus cabelos não estão saudáveis. As causas podem ser diversas, desde exposição solar, vento, umidade e químicas em excesso, até falta de cuidados e negligências.

Quando isso acontece, as cutículas dos fios se abrem, provocando uma perda de umidade e proteínas, resultando no ressecamento e na aparência arrepiada de aspecto “frisado”, por conta dessa falta de nutrientes e desidratação.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados, por exemplo, precisam de muito mais cuidados por terem mais dificuldades de se manter hidratados, por isso são mais suscetíveis ao ressecamento e ao frizz.

Embora não possamos controlar o clima, é possível tomar algumas precauções e algumas medidas para amenizar o problema. No caso de frizz por desidratação, bons cremes de hidratação, nutrição e reconstrução ou cauterização podem funcionar. No entanto, há casos em que uma escova progressiva ou relaxamento pode ser uma solução.

Se você quer saber como acabar com o frizz no cabelo para mantê-los sempre saudáveis e alinhados, continue lendo o artigo abaixo que vamos contar tudo! Confira!

O que é frizz?

É possível aprender como acabar com o frizz.
É possível aprender como acabar com o frizz.

O frizz é uma resposta natural ao estado de saúde debilitado dos fios de cabelo, apresentando uma aparência de fios arrepiados. Isso acontece quando as escamas permanecem abertas, perdendo umidade e nutrientes, tornando-os opacos, secos e quebradiços.

Essas escamas são chamadas de cutículas, a parte mais externa visível da fibra capilar que podemos tocar. Quando enfraquecidas, não conseguem se fechar mantendo-se no sentido correto e se arrepiam.

As causas podem ser várias, mas as mais comuns são provenientes de processos químicos, como tintura, alisamento e permanente em excesso ou muito frequentes. Tudo isso deixa os fios mais porosos, por conta das cutículas dilatadas, quebrando com facilidade.

Outros fatores que também podem contribuir para o seu aparecimento é a umidade do ar, vento e exposição solar em excesso que desidratam os fios. Cabelos brancos também ficam mais suscetíveis ao frizz, por conta da falta de melanina nos fios, responsável pela pigmentação, e por ter menos substâncias emolientes, que garantem a maciez.

Assim, os fatores que mais contribuem para o aparecimento do frizz são:

Clima

Um clima extremamente úmido em que a umidade do ar aumenta acaba provocando a eletricidade dos fios e arrepiando. Da mesma forma, um clima muito seco também danifica a estrutura, causando ressecamento, dando aquele efeito espetado.

Ferramentas de calor

Ferramentas como secador, chapinha e babyliss desgastam as cutículas, deixando os fios ressecados e desidratados por conta das altas temperaturas, favorecendo o aparecimento do frizz.

Química

As químicas que submetemos os fios também abrem as cutículas capilares, provocando perda de queratina e umidade. Isso piora a aparência dos cabelos e aumenta a quantidade de fios arrepiados.

Falta de cuidados

A falta de cuidados com os cabelos, como escovar de qualquer jeito, não proteger os fios do calor das ferramentas, usar produtos de baixa qualidade e a falta de hidratação também podem enfraquecer os fios e provocar o aumento do frizz.

Dicas de como acabar o frizz

Para entender como acabar com o frizz no cabelo é preciso tomar algumas medidas.
Para entender como acabar com o frizz no cabelo é preciso tomar algumas medidas.

Apesar de não ser possível controlar o clima, é possível tomar algumas medidas para aprender como acabar com o frizz dos cabelos e até evitar essa situação. Veja como abaixo:

1 – Não escove os cabelos secos

A escova ou o pente nos cabelos molhados passa facilmente pelos fios sem gerar atrito. Ou seja, a água neutraliza as cargas elétricas que fazem os fios ficarem espetados. Já quando os fios estão secos, o atrito da escova eletriza os fios aumentando os fios e os riscos de quebras.

2 – Não exagere na química

Sempre devemos respeitar os intervalos entre as químicas, como tinturas e alisamentos. Cuidado também aos procedimentos e produtos incompatíveis, e sempre faça as pausas necessárias intercalando com hidratações para preparar os fios antes de voltar a realizá-los.

3 – Use toalhas de algodão

Para secar os cabelos, opte sempre por toalhas de algodão ou microfibra, e nunca esfregue ou enrole a toalha na cabeça. O certo seria pressionar levemente os fios sobre o tecido para tirar o excesso de água.

Isso porque o frizz é um fenômeno estático, e o atrito é o principal responsável pelo aumento dos fios arrepiados. Evite também desembaraçar o cabelo com os dedos, preferindo os pentes de madeira.

4 – Evite altas temperaturas na lavagem

A temperatura da água do banho também influencia o aparecimento do frizz. Portanto, prefira lavar os cabelos com água morna e fazer um último enxágue com água fria para fechar as cutículas do cabelo.

Quanto menos fissuras na superfície da fibra capilar, menos atrito será feito, consequentemente, menos frizz. Se a água for filtrada ou mineral, melhor ainda, pois o cloro também danifica os fios.

5 – Faça tratamentos específicos

Se você quer saber como acabar com o frizz, saiba que existem produtos específicos para isso. No caso dos cabelos lisos, sprays de cabelo para pentear podem ajudar a reduzir o frizz. Já os cabelos cacheados podem usar cremes de pentear que acaba com o frizz e potencializa o brilho.

6 – Atenção à fronha do travesseiro

Assim como a toalha de banho, o travesseiro também pode ajudar a como acabar com o frizz ou aumentar. No caso das fronhas de algodão, por exemplo, elas tiram a umidade dos fios e aumentam a eletricidade estática, sua maior causadora.

Para saber como acabar com o frizz, substitua a fronha de algodão por uma de cetim, que não tira a oleosidade natural do cabelo e ainda ajuda a manter os cachos mais definidos no dia seguinte.

7 – Mantenha o cronograma capilar

Todo cabelo hidratado não tem frizz, mas quando eles estão sem seus óleos naturais, água ou queratina, o frizz aumenta. Para repor todos esses nutrientes essenciais aos cabelos, inclua na sua rotina o Cronograma Capilar.

No cronograma capilar, os cabelos passam por três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução capilar. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição os óleos e vitaminas e a reconstrução repõe proteínas.

8 – Abuse dos óleos vegetais

Durante a hidratação caseira, procure sempre acrescentar óleos vegetais ao seu creme de tratamento. Os óleos de coco, óleo de abacate, gérmen de trigo, óleo de rícino e amêndoas ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios.

Além disso, sempre que fizer escova passe um óleo reparador de pontas para ajudar a fechar as escamas e diminuir o atrito.

Leia mais: Umectação noturna: Como obter os benefícios para hidratar os cabelos!

9 – Evite usar shampoos com sulfatos

A maioria dos shampoos são feitos de surfactantes fortes, substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. No entanto, eles ressecam os fios aumentando o frizz. Sendo assim, prefira shampoos mais suaves sem sulfato.

10 – Utilize o condicionador

O shampoo abre as cutículas para poder limpar os fios limpem, e o condicionador tem a função de fechar estas cutículas, evitando o frizz. Você pode também utilizar a técnica de co-wash para lavar os cabelos apenas com condicionador no caso de cabelos muito ressecados.

11 – Utilize vinagre de maçã nos cabelos

O vinagre de maçã também tem o poder de selar as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo com mais brilho. Para a utilizá-lo, dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água, e utilize como último enxaguante, sem lavar.

Leia mais: Hidratação com Vinagre de Maçã! Diversas Dicas!!

12 – Use produtos anti-frizz específicos

Existem muitos produtos específicos anti frizz, como pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in. Alguns reparadores, tem a função anti-frizz e podem ser aplicados a todo momento. Já o leave-in também ajuda a controlar o volume e o frizz dos fios mais rebeldes, principalmente os cacheados.

Os cacheados podem utilizar um creme modelador ou ativador de cachos para os fios ainda úmidos. Basta aplicá-lo amassando-os com as mãos para ajudar a formar as ondas.

No caso dos lisos ressecados por mechas ou luzes, o ideal é finalizar com cera ou balm, e os mais finos exigem produtos com textura mais leve, como sprays. Já os cabelos de fios mais grossos podem usar um leave-in com uma dose de óleo de argan, de abacate ou de ojon.

13 – Escolha as ferramentas certas

Para entender como acabar com frizz tem que saber escolher as ferramentas certas para usar no cabelo. Se o cabelo for cacheado ou crespo, opte por um pente de madeira ao invés de escova, apenas passando nos fios molhados. O pentes de madeira com dentes mais largos são melhores, para manter a estrutura natural dos cachos e não quebrar os fios.

Se for usar uma escova, a melhor opção é a escova com base reta, estilo raquete, e não aquela de enrolar o cabelo. E no caso do secador, invista em um difusor e, depois de seco, finalize com um jato de ar frio. Mas lembre-se de aplicar um protetor térmico antes.

14 – Relaxamentos e alisamento

Bem, se nada acima funcionar e você achar que o frizz faz parte da sua estrutura capilar, os relaxamentos e procedimentos de alisamento definitivo, como a escova progressiva pode ser uma solução, mas isso vai alisar os fios permanentemente até que cresçam novamente. Mas isso apenas se você quiser ter os cabelos lisos.

Outros cuidados para manter se livrar do frizz

Para saber como acabar com o frizz, faça a limpeza corretamente.
Para saber como acabar com o frizz, faça a limpeza corretamente.

Todos os procedimentos e medidas acima vão ajudar você a entender como acabar com o frizz, mas isso não significa que você deva abandonar por completo as químicas.

Depois de uma certa idade, isso nem é possível, pois muita mulher precisa tingir os cabelos por conta dos fios brancos até chegar o momento de assumi-los ou não.

Se este é o seu caso, basta manter alguns cuidados para tanto prevenir como combater o frizz.

  • Para começar, adote táticas adequadas de limpeza, como lavar os cabelo somente em dias alternados, com água morna, usando shampoo duas vezes e encerrando com condicionador. Sempre enxágue bem os cabelos, não deixando resíduos.
  • Faça hidratação caseira semanal para garantir a sua umidade natural e nutrição.
  • Quando for retocar a química, não aplique o produto sobre a área já afetada, para evitar danificar os fios e agravar o problema.
  • Evite sair com os cabelos molhados e ao vento, que aumenta o frizz e deixa os fios armados.
  • Cuidado com as colorações muito claras, como o loiro platinado, que dão carga negativa aos fios, provocando um efeito mais suscetível ao frizz.

Receita caseira anti-frizz

A umectação caseira e outros tratamentos são ótimas opções de como acabar com o frizz.
A umectação caseira e outros tratamentos são ótimas opções de como acabar com o frizz.

Nada como acabar com o frizz com uma boa hidratação caseira. Mas antes, faça uma limpeza no couro cabeludo, para mantê-lo saudável e não atrapalhar o crescimento dos fios.

Para isso, receitas caseiras são excelente. Basta bater no liquidificador 1 copo (200 ml) de água mineral com um punhado de folhas de hortelã. Depois coe e aplique no couro cabeludo com a ajuda de um algodão. Em seguida, faça massagens suaves com a ponta dos dedos.

Já para hidratar os fios, utilize uma máscara rica em óleos para ajudar a recuperar a umidade natural e nutrientes. Uma boa receita é misturar 1 colher (sopa) de óleo de gergelim, 1 colher (sopa) de mel de laranjeira e 2 colheres (sopa) de polpa de abacate, batendo tudo no liquidificador até formar uma pasta homogênea.

Depois aplique nos fios em toda a extensão e cubra com uma toalha quente e úmida ou touca térmica, deixando agindo por 15 minutos. Por fim é só lavar com água corrente e finalizar com 1 copo de água de coco gelada, para ajudar a selar as cutículas.

Leia mais: Hidratação Caseira para Cabelos: Lisos e Crespos

Pronto! Agora você sabe como acabar com o frizz nos cabelos, experimente tratá-los com as nossas dicas e nunca mais se preocupe com isso.

Leave A Reply

Your email address will not be published.