Take a fresh look at your lifestyle.

Com Quantos Dias Posso Saber se Estou Gravida? Guia Completo!

A mulher quando planeja engravidar não quer perder nenhuma oportunidade, e quando ela se apresenta é preciso contar com testes confiáveis, que forneçam resultados precisos e que não deixem dúvidas. A angústia que antecede essa confirmação é grande, e tem muita mulher que ainda fica confusa e se pergunta: com quantos dias posso saber se estou grávida?

A forma mais simples de diagnosticar uma gravidez é através de simples testes. Os métodos mais confiáveis utilizam a dosagem sanguínea ou urinária do hormônio hCG (Beta-hCG) através de análises laboratoriais da urina e do sangue, e exame de Ultrassonografia do útero.

Além disso, há testes de gravidez de farmácia muito eficazes e baratos que também utilizam a urina para diagnosticar uma gestação em poucos minutos.

Qualquer outro método, como exame físico, atraso menstrual, enjôos, aumento do volume abdominal e relação sexual recente sem método contraceptivo podem até sustentar uma suspeita, mas não são suficientes para determinar um diagnóstico preciso e adequado, principalmente quando a gravidez está bem no início. Testes de gravidez caseiros, então, nem pensar!

Então, para que você não fique na dúvida se perguntando: com quantos dias posso saber se estou grávida, reunimos abaixo todas as informações necessárias para que voc6e saiba todas as respostas quando chegar a hora.

Então, vamos lá!

Com Quantos Dias Posso Saber se Estou Grávida?

com quantos dias posso saber se estou grávida fazendo testes de gravidez
Os testes de gravidez servem para diagnosticar a gravidez.

Apesar dos testes de gravidez estarem amplamente disponíveis, eles ainda geram muitas dúvidas para as mulheres, seja quanto à eficácia, como quanto ao melhor momento para fazê-los e até quanto ao modo de interpretar seus resultados.

No entanto, a grande maioria dos testes utiliza a medição do hormônio beta hCG para diagnosticar a gravidez em curso, seja na urina ou no sangue. Isso porque o hormônio beta hCG começa a ser produzido pelas células do embrião logo que o óvulo é fecundado durante a concepção.

Normalmente, o primeiro sinal de uma possível gravidez em curso é o atraso na menstruação. Por isso, muitas mulheres costumam procurar pelo teste de gravidez quando a menstruação atrasa.

Os especialistas também recomendam o mesmo, pois é nesse período que os níveis de beta hCG estão altos o suficiente a fim de serem detectados através da urina. Nesse sentido, se o teste é feito antes de detectar o atraso menstrual, ele pode até  dar um falso-negativo.

Ou seja, a gravidez pode existir, mas ainda pode não ter sido consolidada. Por outro lado, se o teste é  feito com pelo menos um dia de atraso, a sua eficácia chega a ser maior que 99%.

Quando não se sabe a data da última menstruação ou de quando ela deveria vir, o teste deve ser feito após 3 semanas da última relação sexual. Caso tenha tido múltiplas relações neste mesmo período, considere a última relação desprotegida.

Por que esperar o atraso da menstruação?

com quantos dias posso saber se estou grávida: espere o atraso menstrual
Se você se pergunta com quantos dias posso saber se estou grávida, melhro esperar o atraso menstrual.

Para quem não sabe, a ovulação acontece no meio do ciclo menstrual. Portanto, a maioria das mulheres costuma ovular cerca de 14 dias antes de terminar o ciclo. Já o óvulo tem um curto tempo de vida (apenas 24 horas) e, por isso precisa ser fecundado logo. Assim, quando uma mulher engravida, isso significa que o óvulo foi fecundado cerca de 14 dias antes da menstruação descer.

No melhor dos cenários

Ao ser fecundado, óvulo leva de 6 a 12 dias para migrar das trompas para o útero e se transformar em embrião. Nesse período, o embrião desenvolve o trofoblasto, um grupo de células que além de darem origem à placenta, produzem o hormônio hCG, assim que ele se implanta na parede do útero.

Sendo assim, calcula-se que, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação ou 12 dias depois da fecundação. Por isso que não adianta fazer o teste de gravidez logo depois de uma relação sexual. Pois, caso a produção de hCG não seja iniciada, não há como o teste detectar a gravidez.

Além disso, é preciso ainda alguns dias de produção de hCG para que o sangue tenha uma concentração suficiente para ser detectada pelos exames. Portanto, mesmo que o embrião já esteja implantado no útero, por volta do do 6º dia após a concepção, são necessários mais 2 a 4 dias para alcançar as quantidades necessárias de hCG no sangue ou na urina. Assim, o hCG só será detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer.

Leia também: Gravidez semana a semana

No pior dos cenários

O caso é que em 99% dos casos, o embrião não é implantado logo, e o hCG torna-se detectável com apenas 1 ou 2 dias antes da próxima menstruação. Sem falar que há casos também de implantação tardia, em que o hCG só é detectado após o atraso da menstruação.

Por esta razão, recomenda-se esperar pelo menos um dia de atraso menstrual para se ter uma maior certeza para a confirmação da gravidez com as quantidades adequadas de beta hGC.

Quais os testes de gravidez mais confiáveis?

com quantos dias posso saber se estou grávida: exame de sangue e teste de urina.
Os testes de gravidez mais confiáveis são o exame de sangue o teste de urina.

Como já dissemos, existem dois tipos de testes de gravidez, os que analisam a urina e o exame de sangue. Os dois detectam os níveis do hormônio “gonadotrofina coriônica humana” (hCG) produzido quando há fecundação.

Só existem 2 tipos de teste de gravidez confiáveis e cientificamente validados pela eficácia de resultados: a dosagem sanguínea do beta hCG por exame de sangue e os testes de gravidez de farmácia que fazem a dosagem do beta hCG através de uma amostra de urina.

Dentre esses dois, o exame de sangue é o melhor e mais confiável. Isso porque os exames de sangue conseguem detectar concentrações de beta hCG menores que os testes de urina, pois para que o hormônio apareça na urina, é preciso que a sua concentração no sangue já esteja alta. Por isso, é normal que o exame de sangue se apresente positivo alguns dias antes do teste de urina, mesmo antes do atraso da menstruação.

No entanto, isso não desvalida o teste de farmácia, que é muito mais simples e rápido de ser feito, capaz de fornecer um resultado instantâneo, sem picadas de agulha, e precisar marcar consulta no laboratório.

Em geral, faz-se o teste de farmácia primeiro, e caso seja o resultado positivo, faz-se o exame de sangue posteriormente para confirmar o resultado.

Tipos de testes de gravidez

com quantos dias posso saber se estou grávida: tipos de testes de gravidez
Existem alguns tipos de exames de gravidez, mas os testes Beta hCG e o de farmácia são os mais utilizados.

Para que não hajam mais dúvidas e você não fique se perguntando “com quantos dias posso saber se estou grávida”, vamos explicar mais à fundo todos os tipos de testes de gravidez disponíveis, como devem ser feitos e a maneira como podem ser interpretados.

Confira abaixo:

1. Beta hCG sanguíneo

com quantos dias posso saber se estou grávida: exame beta hcg
O exame Beta hCG de sangue é o mais confiável.

Esse é o método mais confiável para diagnosticar uma gravidez. O exame tem como objetivo a dosagem sanguínea do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) através apenas da fração da molécula beta do hCG, por isso o nome beta hCG (BhCG).

Essa dosagem é feita através da coleta sangue em um laboratório de análises clínicas. Para tanto, existem dois tipos: o exame qualitativo, que detecta a presença do hormônio, ou quantitativo, que mede a concentração do hormônio no sangue, permitindo uma melhor estimativa do período de gestação.

Atenção: o exame quantitativo traz um resultado em números, apontando a concentração de hCG (por exemplo, 30 mUI/mL), junto a uma tabela que indica as concentrações de probabilidade de gravidez. Os valores costumam variar muito para cada mulher, não sendo possível estabelecer uma relação linear entre tempo de gravidez e valor do hCG. Assim, para saber exatamente de quantas semanas é a gravidez, consulte o seu médico e informe a data da última menstruação, ele vai poder calcular as semanas também através da ultrassonografia fetal .

Como já mencionamos acima, o BhCG começa a ser produzido 6 a 8 dias após a fecundação, no momento da implantação do óvulo fecundado na parede útero. Assim, conforme o embrião e a placenta vão se desenvolvendo, mais hCG é produzido e lançado na circulação sanguínea.

Nas primeiras semanas de gestação, os níveis de hCG dobram a cada 2 ou 3 dias, podendo chegar até mais de 250.000 mIU/ml por volta da décima semana, momento em que os níveis atingem o seu valor máximo.

Então, no caso do teste beta hCG, com quantos dias posso saber se estou grávida? Os exames beta hCG mais modernos conseguem detectar o hormônio até 1 semana antes do atraso menstrual.

Porém, para evitar a ocorrência de falso-negativos, sugere-se que o exame seja feito somente após a menstruação ter atrasado. O exame de sangue custa, em média, R$ 50 e pode ser realizado sem pedido médico em qualquer laboratório.

Como interpretar os resultados do beta hCG:

  • Valores de beta hCG abaixo de 5 mIU/ml são negativos, ou seja, não há gravidez;
  • Valores entre 5 e 25 mIU/ml são indefinidos, podendo significar gravidez muito recente, ou seja, sem tempo suficiente para a produção do hormônio significativa para ser detectada. Nestes casos, recomenda-se repetir o teste após três a cinco dias;
  • Valores acima de 25 mIU/ml são positivos, indicando gravidez em curso.

2. Testes de gravidez de farmácia

com quantos dias posso saber se estou grávida: teste de farmácia
O teste de farmácia é perfeito para determinar com quantos dias posso saber se estou grávida

Embora o beta hCG dosado em laboratório seja o exame mais confiável de diagnosticar a gravidez, a maioria das mulheres prefere fazer primeiro o teste da farmácia por razões práticas.

Os testes de gravidez de farmácia existem desde a década de 1970, mas apenas há algumas décadas que eles se tornaram mais acessíveis e economicamente viáveis a todas as mulheres. Do ponto de vista clínico, por exemplo, já evoluíram bastante desde então e são considerados confiáveis.

Atualmente no mercado farmacêutico podem ser encontradas dezenas de marcas diferentes de testes de farmácia, sendo que todos eles podem ser feitos em casa rapidamente e de forma simples, fornecendo resultados em poucos minutos. Algumas versões digitais trazem até resultados por escrito de forma mais clara e inequívoca.

Como o teste de farmácia deve ser feito?

A maioria dos testes trazem uma fita reativa que detecta a presença do BhCG pela urina. Apesar disso, cada teste traz instruções diferentes de como utilizá-los para coletar a urina, assim como a forma de apresentar os resultados. No entanto, o princípio é o mesmo, basta a urina entrar em contato com uma das fitas e esperar pelo resultado da reação.

Em geral, as concentrações de hCG na urina são menores que no sangue, por isso os testes de gravidez de farmácia levam mais tempo para dar positivo. Então, no caso do teste de farmácia, com quantos dias posso saber se estou grávida?

Os testes de farmácia serão mais eficazes se forem feitos após o atraso da menstruação (pelo menos 1 dia). É verdade que alguns testes de farmácia mais modernos prometem resultados com até 4 dias antes da próxima menstruação, mas o ideal ainda é esperar pelo atraso.

Além disso, após uma semana de atraso menstrual, a sensibilidade dos testes de farmácia aumenta em até 99%. Assim, caso o seu teste for feito após 1 ou 2 dias de atraso e der negativo, mas a sua suspeita ainda for grande, repita após 1 semana. Se der positivo, o resultado deve ser confirmado com o beta hCG sanguíneo ou através da ultrassonografia obstétrica.

Se o teste for feito precocemente (antes do atraso da menstruação), o ideal é utilizar a primeira urina do dia, para aumentar as chances de detectar a presença do hormônio. Caso o teste seja feito após o atraso da menstruação, pode ser qualquer urina. Em geral, os preços dos testes de farmácia variam de R$ 10 a R$ 50.

3. Ultrassonografia obstétrica

com quantos dias posso saber se estou grávida: ultrassonografia
A ultrassonografia obstétrica é feita com a gravidez em curso.

Em geral, a ultrassonografia obstétrica é feita quando a gestação já tenha avançado algumas semanas. Neste caso, com quantos dias posso saber se estou grávida? Através da ultrassonografia é possível identificar o saco gestacional (estrutura que abriga o embrião) pulsando, sendo este o primeiro sinal de gravidez em curso.

Existem duas formas de se fazer a ultrassonografia: a ultrassonografia transvaginal (vagina), capaz de detectar o embrião a partir da  4ª ou 5ª semana de gravidez (1-2 semanas de atraso menstrual), ou ultrassonografia abdominal (abdômen), a partir da 7ª semana de gravidez.

4. Exame físico

Por mais incrível que pareça, algumas mulheres obtêm o diagnóstico da gravidez após fases avançadas da gestação. Normalmente isso acontece quando não há sintomas anteriores, quando a menstruação não é regular, em idade avançada quando não se espera mais engravidar, ou ainda por falta de instrução.

Então, no caso de uma gravidez já desenvolvida, com quantos dias posso saber se estou grávida? É possível identificar a gravidez através do exame físico de palpação do útero, a partir de doze semanas, apesar do útero começar a se transformar a partir da 4ª semana de gestação.

Após 20 semanas já é possível identificar os batimentos cardíacos do feto com o estetoscópio e perceber seus movimentos através da palpação abdominal. Mesmo assim, a gravidez deve ter o seu diagnóstico definitivo através da ultrassonografia ou através do BhCG sanguíneo.

5. Testes de gravidez caseiros

Se você nunca ouviu falar em testes caseiros de gravidez, a internet está cheia de informações que ensinam a fazer esse diagnóstico de forma caseira, os mais diversos utilizando utensílios e ingredientes diferentes.

No entanto, não caia nessa roubada. Como já dissemos, os testes de farmácia são uma das maneiras mais eficazes de diagnóstico preciso. Além disso, testes de farmácia são acessíveis, rápidos e baratos.

Dito isso, nenhuma receita maluca de teste de gravidez caseiro tem embasamento científico ou comprovação. E, na pior das hipóteses, ainda pode prejudicar a sua saúde ou do bebê.

Portanto, descarte qualquer teste de fervura de urina, teste do cloro, da água sanitária, da agulha ou qualquer outra dica caseira, nada disso é confiável para diagnosticar ou descartar uma gravidez, e você pode correr sérios riscos.

6. Diagnóstico através de sintomas

com quantos dias posso saber se estou grávida: sintomas
Mesmo apresentando sintomas, faça o teste de gravidez.

Normalmente, os sintomas de uma possível gravidez só servem para levantar a suspeita, portanto não são suficientes para dar um diagnóstico preciso, seja a confirmação da gravidez ou o descarte da hipótese.

Em geral, os sintomas mais comuns da gravidez são primeiramente o atraso menstrual, acompanhado de ganho de peso, aumento do volume abdominal, alterações na aparência dos seios, náuseas, alterações de humor e cansaço.

No entanto, um ou mais sintomas como esses podem estar simplesmente associados à fase pré-menstrual ou até alguma outra doença.

Além disso, existe também a chamada gravidez psicológica, em que a mulher acredita estar grávida e acabar desenvolvendo todos esses sintomas típicos de uma gravidez em curso.

Outras mulheres, por exemplo, podem nem apresentar sequer sintomas durante várias semanas ou até meses em alguns casos.

Portanto, não há como descartar nem confirmar uma gravidez apenas baseando-se nos sintomas. Eles são apenas uma alerta e servem de estímulo para fazer o teste de farmácia ou de sangue.

Teste de gravidez falso positivo

A possibilidade do teste apresentar um resultado de “gravidez falso positivo”, ou seja, quando o teste dá positivo mesmo que a mulher não esteja grávida é quase impossível.

Por isso, normalmente quando um teste de gravidez, seja de urina ou sangue, apresentar um resultado positivo, a mulher realmente está grávida.

No entanto, uma mulher pode produzir hCG durante o ciclo menstrual, e mesmo em concentrações muito baixas, podem alterar os resultados e ser detectadas pelos testes.

É possível também que alterações hormonais e doenças levem o corpo a produzir mais hCG que o normal. Nestes casos, há uma pequena possibilidade de um teste dar positivo, mesmo a mulher não estando grávida. Veja mais abaixo:

Causas de gravidez falso positivo

  • Paciente em tratamento para infertilidade com remédios que contenham hCG;
  • Paciente em pós-parto recente ou que tenha abortado há menos de 8 semanas;
  • Presença de doenças raras que produzem hCG, como mola hidatiforme, um tumor do tecido placentário.

Teste de gravidez falso negativo

Ao contrário do falso positivo, é bem mais comum um teste de gravidez apresentar um resultado “falso negativo”, ou seja, um resultado negativo mesmo a mulher estando grávida, principalmente se o teste tiver sido feito antes do atraso menstrual.

Nestes casos, o resultado pode dar negativo pelo fato do nível de hCG produzidos pelo embrião ainda estar baixo, impedindo que os exames façam as dosagens corretamente, devido a uma gravidez ainda no início. No entanto, os resultados “falsos negativos” são mais comuns em exames de urina que em exames de sangue.

Como explicamos, os testes de sangue costumam dar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção (1 a 6 dias antes do atraso menstrual), sendo que a partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance de positivo aumenta em 99%.

Portanto, se a sua menstruação está atrasada um dia ou mais e o teste der negativo, a chance de gravidez é muito baixa, para não dizer nula. Caso esteja com sintomas de gravidez e estiver convencida de que está grávida, repita o teste após 5 dias.

Muitas vezes, a mulher erra o cálculo do seu ciclo menstrual achando que a menstruação está atrasada quando não é verdade, muito comum de acontecer com mulheres de ciclo irregular.

Causas de gravidez falso negativo

  • Consumo de álcool em excesso;
  • Uso de antibióticos e/ou anti-inflamatórios;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Uso de citrato de clomifeno.

Com quantos dias posso considerar um atraso menstrual?

Existem mulheres que possuem ciclos menstruais diferentes, isto é, mulheres com ciclo menstrual extremamente regular e previsível e outras com intervalos diferentes a cada mês.

Para quem tem ciclo menstrual regular, um dia de atraso já é suficiente para levantar a suspeita. Por outro lado, se o ciclo menstrual variar a cada mês, talvez 5 dias de atraso possa ser normal. Dessa forma, fica difícil determinar um período universal para o atraso menstrual.

Mesmo assim, alguns médicos consideram atraso apenas após 5 dias, outros 10 dias, e há que sugira um atraso maior de 15 dias. Ma em geral, a definição de menstruação atrasada é quando ela não aparece após completar 35 dias de ciclo menstrual.

Porém, para efeito de diagnóstico da gravidez, se você está se perguntando com quantos dias posso saber se estou grávida, a partir de 1 ou 2 dias de atraso, você já pode fazer o teste de gravidez. Caso o primeiro der negativo e a menstruação continuar atrasada, repita o teste após 5 dias.

Outras dúvidas comuns

Se você menstruou recentemente e mesmo assim acha que está grávida, não custa fazer o teste. Algumas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento vaginal no momento da implantação do embrião no útero, confundido esse sangramento com uma menstruação fraca.

Se você teve uma relação desprotegida e tomou a pílula do dia seguinte, mas não menstruou, recomenda-se fazer o teste de gravidez, principalmente se a menstruação não tiver descido após 3 semanas do uso da pílula. Isso porque a maioria das mulheres menstrua em torno de 1 semana após o uso da pílula do dia seguinte.

E aí, tirou as suas dúvidas? Se precisar esclarecer mais alguma coisa sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo.

Referências externas:

Natural limits of pregnancy testing in relation to the expected menstrual period – JAMA.

Symptomatic patients with an early viable intrauterine pregnancy: HCG curves redefined – Obstetrics and Gynecology.

Comparison of accuracy and certainty of results of six home pregnancy tests available over-the-counter – Current Medical Research and Opinion.

Clinical manifestations and diagnosis of early pregnancy – UpToDate.

Pregnancy Diagnosis – Medscape.

Pregnancy Tests – The National Women’s Health Information Center.

Understanding Pregnancy Tests: Urine & Blood – American Pregnancy Association.

Leave A Reply

Your email address will not be published.