Take a fresh look at your lifestyle.

Como Clarear o Cabelo com Canela?

0 9

Já faz um tempo que as tonalidades de loiros são tendência absoluta entre as mulheres, principalmente com a chegada do verão. Os cabelos levemente mais claros em contraste ao tom natural das raízes dão uma aparência moderna, jovem e iluminada à qualquer cor de cabelo. Por isso, o clareamento dos fios tem sido amplamente utilizado em inúmeras técnicas de coloração. Mas você sabia que é possível clarear o cabelo com canela?

O clareamento dos cabelos com canela tem sido utilizado como opção por mulheres que desejam mudar o visual com os fios mais claros, mas que preferem não submetê-los às agressões químicas dos tradicionais produtos de coloração.

A maioria desses produtos possuem fórmulas e descolorantes agressivos que tiram a pigmentação dos fios e destróem as cutículas, deixando-os ressecadas, opacos e quebradiços. Isso acaba exigindo maiores cuidados e hidratações frequentes para devolver o brilho, a umidade natural e a sedosidade dos cabelos.

Com isso, lá se vão mais gastos com produtos para os cabelos e horas marcadas no salão de beleza para recuperar os estragos. Por esta razão, muita mulher tem preferido tratamentos com receitas naturais, fáceis de fazer e de custo baixo. Como por exemplo, clarear o cabelo com canela em casa, sem risco de agredir os fios.

Quer saber como é possível? Continue lendo o artigo abaixo que vamos ensinar tudo sobre como clarear o cabelo com canela de forma rápida e prática!

Por que clarear o cabelo com canela?

Clarear o cabelo com canela é bom prara hidratar os fios e fortalecer ocouro cabeludo.
Clarear o cabelo com canela é bom prara hidratar os fios e fortalecer ocouro cabeludo.

A canela é uma especiaria muito versátil, utilizada na culinária no mundo inteiro por séculos. Chegou ao Brasil na época do descobrimento pelos portugueses que traziam essas especiarias de volta das expedições às Índias, e nunca mais deixou o país.

As utilidades da canela são muitas, que vão além da culinária. Além de dar aroma e sabor especial às receitas, a canela possui inúmeros benefícios para a saúde, como acaba com mau hálito, previne e combater o diabetes e a acne, controlar a glicemia, ajudar a aumentar a imunidade e a emagrecer.

Além disso, suas propriedades termogênicas, antioxidantes e anti-inflamatórias colaboram para a prevenção e tratamento de muitas doenças degenerativas, problemas inflamatórios, envelhecimento precoce, tumores e até resfriados.

Mas neste caso, vamos nos concentrar nos benefícios da canela para os cabelos. A verdade é que a canela tem poder para ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios, hidratar a fibra capilar danificada, restaurar as pontas duplas, combater a caspa e a queda, dar brilho aos cabelos e remover o mau cheiro.  

Portanto, além desses benefícios todos, a canela ainda é capaz de colorir os cabelos, devido às suas propriedades clareadoras. Assim, além de clarear os fios, a canela ainda vai contribuir para a saúde dos fios e mantê-los saudáveis.

Canela clareia o cabelo, mito ou verdade?

clarear o cabelo com canela naturalmente
É possível clarear o cabelo com canela naturalmente.

A canela pode sim, clarear os cabelos naturalmente e ser usada em todas as cores de cabelo: pretos, castanhos, ruivos e loiros. No entanto, esse clareamento é gradativo, tendo que ser repetido várias vezes, dependendo do resultado que deseja obter e da tonalidade natural do cabelo.

Além disso, por ser progressivo, tem a vantagem de poder controlar o clareamento conforme for repetindo as aplicações. Desse modo, você pode ir clareando os fios naturalmente por toda extensão do cabelo até atingir a tonalidade desejada ou aplicar apenas nas pontas para um efeito de mechas californianas bem estilosas e natural.

Como a canela é natural e tem várias outras propriedades benéficas para o cabelo, essas aplicações não irão agredir a fibra capilar. Pelo contrário, vão clarear os fios e ainda hidratá-los e fortalecê-los. Muito diferente de outras técnicas de clareamento e coloração convencionais que causam inúmeros danos aos cabelos devido às químicas.

Caso o seu objetivo seja clarear o cabelo com canela de forma sutil, aplique apenas uma ou duas vezes a receita. Já para obter clareamentos mais intensos, serão precisas de 04 a 05 aplicações.

Dicas para clarear o cabelo com canela

Antes de clarear o cabelo com canela é fundamental entender alguns pontos importantes e seguir algumas dicas para não errar e obter os melhores resultados. Seguem abaixo:

  • Mulheres grávidas não podem clarear o cabelo com canela;
  • Deve-se evitar a exposição ao sol enquanto a mistura estiver no cabelo;
  • Recomenda-se aplicar o clareamento, no máximo, uma vez por semana;
  • Ao aplicar, utilize uma capa ou mangas longas para evitar que o produto manche, queime ou irrite a pele;
  • O clareamento é recomendado a todos os tipos de cabelos e tonalidades
  • Ao retirar a mistura, lave bem os cabelos retirando qualquer resíduo.
  • Tenha paciência, o clareamento é natural e gradativo, dependendo da tonalidade do cabelo só apresentará resultados visíveis após a quarta aplicação.

Receita de Como Clarear o Cabelo com Canela

clarear cabelo com canela e mel
É possível clarear co cabelo com canela misturada ao mel potencializa o clareamento.

Para clarear o cabelo com canela de forma 100% natural em casa, reúna os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de canela em pó ou cardamomo, caso seja alérgica à canela;
  • 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinho branco;
  • 1 xícara (chá) de mel de abelhas (o peróxido de hidrogênio do mel é ativado em contato com a canela, clareando mais os fios);
  • 2 tabletes de vitamina C ou ampola para nutrir e potencializar o crescimento e o fortalecimento dos fios, enquanto clareia;
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação (de preferência branca) ou azeite de oliva para uma receita ainda mais natural.

Importante: O azeite é um hidratante excelente, mas não deve ser usado em cabelos oleosos. Além disso, a mistura fica bem mais difícil de enxaguar. No entanto, o azeite é excelente substituição para cabelos cacheados e fios ressecados, para ajudar na hidratação.

Como preparar a mistura:

Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma mistura homogênea e bem concentrada. Como é uma mistura natural, faça apenas a quantidade que vai usar e no momento em que for aplicar para não perder as propriedades dos ingredientes e aproveitar todos os seus benefícios.

Como aplicar a mistura:

1º passo: Lave os cabelos com shampoo habitual ou clareador (com camomila, por exemplo), enxaguando bem para retirar o excesso. Depois, com a ajuda de uma toalha, seque os cabelos pressionando-a sobre os fios, deixando-os ainda úmidos.

2º passo: Umedeça novamente os fios com uma mistura de água ou soro fisiológico e condicionador com um spray borrifador. Isso vai ajudar a fechar as cutículas e a fixar mais a canela nos fios, distribuindo tudo de forma homogênea.

3º passo: Aplique a mistura em toda a extensão dos fios, mecha a mecha, evitando apenas o couro cabeludo. Você pode usar um pente fino para separar as mechas e aplicar a mistura aos poucos, ou apenas nas pontas. Use um pincel de tintura para uma melhor aplicação.

4º passo: Depois de aplicada a mistura, prenda o cabelo em um coque no alto da cabeça e cubra com uma touca plástica ou térmica. E deixe a mistura agir nos cabelos por 5 horas.

5º passo: Após o período de clareamento, enxágue os cabelos com água fria ou morna, retirando toda a mistura sem deixar resíduos. Espere alguns minutos para que a canela continue hidratando e nutrindo os fios.

6º passo: Em seguida, aplique o shampoo clareador ou com camomila para potencializar ainda mais os resultados, enxágue e finalize com o seu condicionador de costume, enxaguando novamente até tirar todos os resíduos.

Clarear o Cabelo com Canela: Resultados

Clarear o cabelo com canela pode ter efeitos suaves e gradativos.
Clarear o cabelo com canela pode ter efeitos suaves e gradativos.

Já dissemos que clarear o cabelo com canela é um método lento e progressivo. Sendo assim, os resultados bem diferentes de clarear com água oxigenada. No entanto, o ingrediente é natural e capaz de trazer outros benefícios, como hidratar ao mesmo tempo que vai clareando.

A água oxigenada, tintura e outros produtos para clarear os fios são mais eficazes e trazem resultados mais visíveis. No entanto, são produtos químicos que podem danificar a fibra capilar, deixando os fios secos e quebradiços, necessitando depois de hidratação.

O clareamento costuma funcionar melhor em cabelos de tons mais escuros, aos castanhos claros até os mais pretos, trazendo resultados após a quinta aplicação, dependendo da tonalidade do cabelo. Os retoques vão garantir melhores resultados e efeitos mais visíveis.

A grande vantagem de clarear o cabelo com canela é não agredir os fios, pois o métodos não quebra, nem resseca ou deixa os fios soltos com frizz. A cada aplicação, os fios vão clareando ainda mais, ficando com uma aparência natural e brilhante, sem que o efeito seja arrebatador.

  • Cabelos loiros: clarear o cabelo com canela vai deixar os fios com reflexos avermelhados ou castanhos, semelhante à cor da canela.
  • Cabelos pretos: clarear o cabelo com canela vai deixar os fios pretos com reflexos avermelhados ou castanhos escuros.
  • Cabelos ruivos: clarear o cabelo com canela deixa os fios ruivos com reflexos em tons de castanho claro e canela.
  • Cabelos castanho-claros: clarear o cabelo com canela deixa os fios castanhos-claros com reflexos em tons avermelhados e loiro escuro.
  • Cabelos castanho-escuros: clarear o cabelo com canela deixa os fios castanhos-escuros com reflexos em tons avermelhados, castanho-claros ou chocolate.

Clarear o cabelo com canela dura?

Na verdade, o clareamento com canela não costuma durar muito. Como a técnica é natural, é semelhante aos clareamentos feitos com chá verde e chá de camomila, e assim, costuma durar apenas algumas semanas, após as lavagens.

Portanto, caso não sejam feitas novas aplicações, o efeito é diluído e acaba saindo, como qualquer outro tipo de coloração sem amônia.

Outras formas de clareamentos naturais

É possível clarear o cabelo com canela e outros ingredientes naturais.
É possível clarear o cabelo com canela e outros ingredientes naturais.

Existem milhares de receitas diferentes para clarear o cabelo naturalmente, com ingredientes caseiros e sem usar química. Todos eles possuem efeitos progressivos e suaves, similares ao clareamento com canela. Veja alguns exemplos abaixo:

Como clarear o cabelo com camomila

A camomila é uma erva medicinal com muitas propriedades calmantes e digestivas, mas que também pode clarear o cabelo naturalmente. Tanto é que a camomila é ingrediente muito comum na formulação de shampoos clareadores.

Além disso, a camomila também tem ação adstringente, e com isso reduz a oleosidade do couro cabeludo.

Para clarear o cabelo com camomila, basta preparar o chá da camomila, tanto com a flor ou com os saquinhos. A proporção pode ser de 1/4 de xícara de flores ou 3 a 4 saquinhos do chá da erva seco.

Ferva a água e abafe por alguns minutos. Em seguida, deixe esfriar e aplique a solução de em toda a extensão do cabelo, deixando agir por cerca de 5 minutos, enxaguando em seguida. É possível também clarear apenas algumas mechas, separando as partes do cabelo.

A diferença de clarear o cabelo com canela pra camomila é que esta última pode ser feita durante a exposição ao sol para acelerar o processo. Basta aplicar a solução e ficar no sol até que o cabelo esteja seco. A camomila reage mais rápido ao calor do sol.

Depois, é só lavar os cabelos como de costume, podendo repetir a aplicação até que o tom desejado seja obtido.

Como clarear o cabelo com leite

O clareamento com leite também funciona, mas de forma suave, apenas acentuando os reflexos e nuances mais claras. A vantagem é que a receita, por ser natural, pode ser usada quantas vezes quiser, até atingir o tom desejado.

Para a mistura, ferva 1 copo de leite integral, adicionando 3 sachês de chá de camomila e abafando em seguida. Depois, aplique a solução nos cabelos limpos e secos, fio a fio, com o auxílio de um borrifador.

Em seguida, penteie delicadamente os cabelos para ajudar a espalhar a mistura de forma mais homogênea e coloque uma touca plástica, deixando agir por 20 minutos. Como na receita anterior, a exposição do sol potencializa a ação da camomila e do leite. O calor do secador também pode funcionar.

Por fim, é só lavar o cabelo com seu xampu e condicionador de costume. O tratamento pode ser repetido até duas vezes por semana, até obter a tonalidade desejada.

Como clarear o cabelo com sal

Para clarear os cabelos com sal, basta misturar uma colher de sopa de sal a cinco colheres de sopa de água e aplicar sobre os cabelos limpos e ainda úmidos. Em seguida, deixe agir por 15 minutos e enxágue. A receita pode ser repetida por pelo menos 2 vezes na semana.

Como clarear o cabelo com vinagre

Para clarear os cabelos, basta misturar uma xícara de vinagre de maçã a seis xícaras de água e mergulhar os cabelos limpos e ainda úmidos nesta solução, deixando agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, enxágue e repita o processo por pelo menos 2 vezes por semana.

Como clarear o cabelo com mel

Como vimos, o mel é ótimo para clarear os cabelos, pois contém peróxido de hidrogênio. Assim, quando aliado ao vinagre e ao azeite de oliva, é uma excelente opção de tratamento clareador.

Para a mistura, acrescente uma xícara de mel a duas colheres de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de vinagre de maçã.

Com os cabelos limpos e ainda úmidos aplique a mistura massageando toda a extensão dos cabelos e deixando agir por pelo menos uma hora. Em seguida, lave os cabelos normalmente, podendo repetir o processo por pelo menos 1 vez na semana.

Leave A Reply

Your email address will not be published.