Take a fresh look at your lifestyle.

Chá de Oliveira: Veja as mais diversas formas e benefícios

Os benefícios do azeite de oliva são conhecidos por todos, mas você já ouviu falar em chá de oliveira? Há milhares de anos diferentes ervas e plantas medicinais são usadas para combater diversos males e promover a saúde. A medicina fitoterápica hoje é incorporada em inúmeros tratamentos médicos e até de beleza como opção de ingredientes naturais.

Suas poderosas propriedades trazem diversos benefícios à saúde do organismo. A forma mais comum de utilizar esses ingredientes é através de infusões com a própria planta. O chá de oliveira, por exemplo, se tornou uma das mais recentes descobertas quando se trata de manter o peso ideal e o organismo funcionando de maneira saudável.

Os benefícios trazidos pelas folhas de oliveira, normalmente descartadas na produção de azeites, são inúmeros quando incorporadas na dieta alimentar em forma de chá, extrato ou até mesmo se consumidas em receitas. Assim, as folhas de oliveira podem auxiliar no emagrecimento, na diminuição do colesterol, no controle da pressão arterial e no fortalecimento do sistema imunológico, entre muitos outros benefícios para a saúde.

Neste artigo vamos falar um pouquinho sobre essa planta “milagrosa” para que você, se ainda não conhece, possa usufruir de todos os benefícios do chá de oliveira e ter uma vida muito mais saudável. Vamos lá!

A Milagrosa Oliveira

A oliveira é a árvore que dá a azeitona e se extrai também o azeite de oliva. O chá de oliveira é feito com as folhas descartadas na sua produção.
A oliveira é a árvore que dá a azeitona e se extrai também o azeite de oliva. O chá de oliveira é feito com as folhas descartadas na sua produção.

A oliveira (Olea europaea L.) é uma árvore da família das Oleáceas, nativa da região do Mar Mediterrâneo e do norte do Irã, também presente em Israel. É uma das espécies mais antigas que existem na face da Terra, com exemplares espalhados pelo mundo inteiro que datam de mais de 2,5 mil anos de idade.

Foi trazida para o Brasil por volta de 1800 por imigrantes europeus para o Rio Grande do Sul. Mas hoje pode ser encontrada em Minas Gerais e em Campos do Jordão, em São Paulo.

Por milhares de anos o cultivo das oliveiras foi realizado para inúmeras finalidades, desde como uma fonte de proteção como para cuidados com a saúde. Civilizações antigas como o Egito e outros povo mediterrâneos utilizavam as folhas de oliveira para tratar uma série de condições de saúde há milhares de séculos atrás.

Duas das finalidades mais conhecidas são a utilização de seus frutos, a azeitona e a extração de óleo para fabricar o azeite de oliva. O que muita gente não sabe é que suas folhas também podem ser utilizadas para fazer o chá de oliveira e o seu extrato.

Da mesma forma que as azeitonas e o azeite fazem bem à saúde, as suas folhas também possuem os mesmos componentes químicos de efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e redutores de colesterol, entre outros.

Assim, o chá de oliveira não chega a ser uma novidade contemporânea. A sua grande vantagem é que boa parte desses compostos permanecem na bebida, mesmo expostos ao calor. Sendo que o seu extrato é ainda mais concentrado.

Propriedades do Chá de Oliveira

Tanto o extrato, o azeite, o pó e o chá de oliveira feitos com suas folhas possuem inúmeros compostos bioativos (oleína, ácido palmítico, aracluina, estearina, colesterina, cicloartenol, ácido benzóico e manitol) presentes em sua composição de propriedades antioxidantes, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas, entre muitas outras.

Benefícios do Chá de Oliveira

Os benefícios do chá de oliveira são muitos, mas o principal é ajudar no em
Os benefícios do chá de oliveira são muitos, mas o principal é ajudar no emagrecimento, entre outros.

Já dissemos que as folhas de oliveira podem trazer muito benefícios à saúde. Porém, o seu principal benefício está relacionado ao emagrecimento. Por isso, a grande comoção ao redor do chá de oliveira atualmente!

O fato é que o chá de oliveira é capaz de acelerar o metabolismo e incentivar a queima de gorduras. Suas propriedades anti-inflamatórios e hipocolesterolêmicas diminuem as inflamações e o colesterol promovendo a perda de peso e da gordura no corpo.

O chá de oliveira também é um diurético natural poderoso que contribui para a eliminação de líquidos e inchaço do corpo, evitando a sua retenção, e assim facilitando também a perda de peso com a eliminação de toxinas do corpo.

Além disso, essas mesmas propriedades e muitas outras contribuem para o controle da pressão arterial, prevenção dos problemas de coração, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de infecções e outras doenças inflamatórias.

Por esta razão, entre muitas outras, o chá de oliveira se tornou um enorme aliado quando incorporado nas dietas alimentares. Veja abaixo todo os benefícios do chá de oliveira e quais as suas propriedades que se destacam para cada finalidade:

1. Chá de Oliveira Auxilia no Emagrecimento

Já dissemos que este é um dos seus principais benefícios. Se não for o principal, pelo menos é o mais popular entre as mulheres, por motivos óbvios.

O primeiro deles é que a folha de oliveira é rica em diversos compostos, como polifenóis e oleuropeína, presentes em quantidades bem maiores que no azeite de oliva, por exemplo.

Esses componentes possuem diversas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem a resistência à insulina, diminuem as inflamações e aceleram o metabolismo energético.

Diminuição das inflamações:

De acordo com uma pesquisa sobre os efeitos da folha de oliveira no emagrecimento realizado pela Universidade Australiana de Southern Queensland, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá de oliveira feito pode ajudar a emagrecer graças às suas propriedades anti-inflamatórias, uma vez que as inflamações contribuem demais para o sobrepeso.

Durante o estudo, grupos de ratos foram submetidos a uma dieta rica em gorduras e carboidratos, que os levou a desenvolverem um aumento de gordura abdominal, no fígado, hipertensão e alteração na tolerância à glicose.

Em seguida, apenas um grupo passou a ser tratado com extrato de folha de oliveira, além da mesma dieta hipercalórica. Ao final do estudo, o grupo que recebeu somente a dieta continuaram com os sintomas.

Porém, o grupo que ingeriu o extrato de folha de oliveira apresentou uma redução nos níveis de gordura abdominal, normalização da tolerância à glicose e das funções do fígado e do coração.

Redução na resistência à insulina:

Outro estudo feito com pessoas obesas mostrou que a suplementação com extrato de folhas de oliveira foi responsável por uma redução considerável na resistência à insulina, devido a alta concentração de oleuropeína e hidroxitirosol na planta.

Assim, a ingestão do chá de oliveira com suas folhas, ajuda a baixar o açúcar no sangue, diminuindo a quantidade de insulina na circulação e fazendo cair os níveis de glicose no sangue, controlando assim a glicemia sanguínea.

Com isso, há um menor acúmulo de gordura na região abdominal e um melhor controle do pico glicêmico, gerando uma menor necessidade de consumir mais calorias para regular os níveis de glicose.

Aceleração do metabolismo:

Acredita-se que o chá de oliveira estimula o metabolismo através da sua ação na glândula tireoide e nas catecolaminas, neurotransmissores secretados pela glândula suprarrenal, que podem acelerar a queima de gorduras. Através dessa aceleração de metabolismo o organismo exige mais energia, e consequentemente retira do excesso de gordura.

2. Chá de Oliveira Ajuda na Digestão

Devido às suas propriedades anti inflamatórias, o chá de oliveira alivia as irritações e inflamações do estômago, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica.

Além disso, o chá de oliveira estimula o fluxo de bile e assim, ajuda a eliminar agentes corrosivos em caso de intoxicação e a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar. Além disso, pode também ser usado para fazer enemas e aliviar a prisão de ventre.

3. Chá de Oliveira Reduz a Pressão Arterial

Os compostos fitoquímicos polifenóis presentes no chá de oliveira, como a oleuropeína por exemplo, possuem efeitos anti-inflamatórios.

Por isso, são capazes de reduzir as inflamações que causam doenças cardíacas, e estimular a circulação, relaxando as artérias e causando a vasodilatação e uma diminuição na pressão arterial.

Com isso, o chá de oliveira pode ser eficaz no combate à hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios e cardíacos.

Segundo especialistas, as doenças cardiovasculares são causadas por inflamação crônica, que lesa a parede das artérias e prejudica a microcirculação. O chá de oliveira tem efeito cardioprotetor ao reduzir a pressão arterial.

4. Chá de Oliveira Evita Infecções

As folhas de oliveira possuem compostos fenólicos que combatem agentes infecciosos causadores de infecções vaginais, intestinais e respiratórias (laringite, gripes, resfriados, etc.). O chá de oliveira é capaz de aumentar a transpiração e auxiliar na regulação da temperatura corporal, ajudando a baixar a febre.

5. Chá de Oliveira Reduz a Incidência do Câncer

O chá de oliveira possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir inflamações e diminuir os riscos de desenvolvimento de células cancerígenas. Além disso, possui antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pela destruição das células.

6. Chá de Oliveira Trata Infecções de Pele e Mucosas

O chá de oliveira pode ser usado para tratar e prevenir vários problemas de pele, como furúnculos, eczema, herpes, pele seca, unhas quebradiças, mordidas e picadas de inseto e queimaduras. Além disso, o chá pode ser usado em gargarejos para dor de garganta, e como desinfetante bucal para combater microorganismos, estancar o sangramento e infecção das gengivas.

7. Chá de Oliveira Combate a Diabetes

O pó, extrato ou chá de oliveira podem ajudar no combate e controle da diabetes, uma vez que os efeitos hipoglicêmicos da folha de oliveira ajudam a regular os níveis de glicose, reduzindo o açúcar no sangue, diminuir a gordura e a manter o peso corporal.

8. Chá de Oliveira Combate o Envelhecimento

As folhas de oliveira contêm efeito antioxidante, como o resveratrol, tirosol, oleuropeína e hidroxitirosol, que combatem a ação dos radicais livres, que lesam as células, tecidos, órgãos e prejudicam o metabolismo. Seus antioxidantes evitam o estresse oxidativo das células, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

O hidroxitirosol, por exemplo, tem uma capacidade de absorção de radicais livres 10 vezes maior que a do chá verde e 400 vezes maior que da vitamina C, outro potente antioxidante natural.

10. Chá de Oliveira Diminui o Colesterol

O consumo do chá de oliveira tem efeitos hipocolesterolêmicos que ajudam na redução do colesterol ruim. Isso porque a oleuropeína, uma das substâncias encontradas na folha de oliveira, inibe a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade – ou LDL, o colesterol ruim.

Quando oxidada, a molécula de colesterol cai diretamente na corrente sanguínea e se prende na parede das artérias, estimulando o acúmulo de células inflamatórias e causando o entupimento do vaso sanguíneo, podendo provocar arteriosclerose e até um infarto.

Assim, ao diminuir a quantidade de colesterol ruim no sangue, o chá de oliveira também reduz os riscos de complicações cardíacas, evitando que ele seja depositado nas paredes das artérias.

11. Chá de Oliveira Protege o Fígado

O chá de oliveira também possui propriedades hepatoprotetoras capazes de manter o bom funcionamento do fígado, evitando o acúmulo de gordura (esteatose hepática) e permitindo que as toxinas sejam eliminadas de forma eficiente.

12. Chá de Oliveira Fortalece o Sistema Imunológico

Os compostos presentes na folha de oliveira (oleuropeína, hidroxitirosol, flavonóides e polifenóis) são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico de defesa do organismo contra vírus, fungos e bactérias.

Assim, o chá de oliveira quando consumido regularmente pode fortalecer o sistema imunológico e auxiliá-lo na prevenção e combate a diversas doenças, como herpes, pneumonia, gripe, infecções dentárias e de ouvido.

13. Chá de Oliveira Combate a Osteoporose

Um estudo publicado na revista “Osteoporosis International” mostrou que o antioxidante oleuropeína presente nas folhas de oliveira é capaz de estimular o aumento do número quanto de células ósseas (osteoblastos) e da sua atividade.

Isso vai fazer com que haja uma diminuição de perda de massa óssea que ocorre durante o envelhecimento, prevenindo assim a osteoporose.

14. Chá de Oliveira reduz a Retenção de Líquidos

Novamente, a oleuropeína tem capacidade para atuar como um diurético natural, devido às suas propriedades diuréticas, que ajudam a reduzir o edema dos tecidos e a retenção de líquido, aumentando a eliminação de toxinas dos tecidos pelo organismo e combatendo os inchaços.

Suas propriedades antibacterianas e antivirais também atuam na prevenção e tratamento das infecções urinárias e dos cálculos biliares.

15. Chá de Oliveira Reduz Inflamações

Os mesmos flavonoides e polifenóis do chá de oliveira também possuem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem as inflamações no corpo ajudando a diminuir as causas e sintomas de inúmeras doenças, como a dor crônica, artrite, doença cardíaca e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como Obter os Benefícios do Chá de Oliveira

O chá de oliveira pode ser ingerido diariamente.
O chá de oliveira pode ser ingerido diariamente.

Para obter todos os benefícios das folhas de oliveira você pode incluir a sua ingestão diária através do chá, do pó e do extrato em diversas receitas, até combiná-las a outras ervas para potencializar ainda mais os seus efeitos.

No caso do chá de oliveira, recomenda-se a ingestão de 3 a 4 xícaras da bebida por dia, durante um período de 3 a 4 meses.

Para emagrecer, é essencial aliar uma dieta equilibrada e hipocalórica, ou seja, com menos calorias que o seu metabolismo costuma utilizar ao longo do dia. Além disso, é bom aumentar o gasto energético através de uma atividade física.

Além do chá, as folhas de oliveira podem ser acrescentadas na dieta em pratos quentes, principalmente em sopas, sem cozimento, apenas por infusão, assim como no chá.

Como Fazer o Chá de Oliveira

  • Em uma panela ferva 1 litro de água;
  • Após a fervura, desligue o fogo e acrescente 10 colheres (sopa) de folhas de oliveira secas;
  • Tampe e deixe abafado por 10 minutos (infusão);
  • Depois de frio, coe e tome sem açúcar ou adoçante.

Para disfarçar o gosto forte e acrescentar um sabor, misture algumas raspas de gengibre ou folhas de hortelã, se necessário. E se quiser potencializar ainda mais os efeitos do chá de oliveira combine-o com outros ingredientes e igual ação ou de diferentes propriedades. Basta acrescentar algumas folhas ao chá, por exemplo:

Chá de Oliveira com Gengibre

O gengibre é um excelente ingrediente aliado ao chá de oliveira devido as suas propriedades anti inflamatórias, descongestionantes, anti microbiana, anti-histamínicas, termogênicas e desintoxicantes.

Chá de Oliveira com Cavalinha

A erva cavalinha também tem propriedade diuréticas que ajudam a combater a retenção de líquidos. Com disso, favorece o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo), facilitando a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e ajudando o organismo a responder melhor à dieta.

Chá de Oliveira com Hibisco

O hibisco é uma planta de ação termogênicas, com efeito que auxilia na queima de gordura, auxiliando na aceleração do metabolismo e aumentando a queima de calorias.

Receita de sopa de tomate com folhas de oliveira

Como já dissemos, as folhas de oliveira podem ser consumidas em receitas variadas, na sua forma de pó ou folhas secas trituradas. Veja abaixo como preparar:

Ingredientes:

  • 1 quilo de tomates maduros sem pele e picados;
  • 1 colher de linhaça;
  • 1 litro de água;
  • 1 cebola grande picada;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 4 colheres de sopa de polpa de tomate sem sal;
  • 1 ramo de salsa picado;
  • 1 ramo de coentro picado (opcional);
  • 1 ramo de hortelã picado (opcional);
  • 2 colheres de sopa de orégano desidratado;
  • 2 colheres de sopa de pó de folha de oliveira;
  • Azeite de oliva a gosto;
  • Sal e pimenta branca a gosto;
  • Açúcar mascavo (se for preciso corrigir a acidez).

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite até amolecer e acrescente o alho. Quando começarem a dourar, adicione os tomates e refogue-os até começarem a soltar água. Em seguida, adicione as ervas, como exceção do orégano e da oliveira), deixando cozinhar por cinco minutos.

Acrescente a água, o sal e a pimenta e deixe ferver por alguns minutos. Depois adicione a polpa de tomate e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar para depois bater tudo com um mixer ou liquidificador.

Por fim, acrescente o orégano desidratado, o pó de oliveira e o açúcar mascavo, caso estiver muito ácido o gosto.

Cuidados e Possíveis Efeitos Colaterais

Tome cuidado ao ingerir o chá de oliveira para não exceder na quantidade.
Tome cuidado ao ingerir o chá de oliveira para não exceder na quantidade.

Os inúmeros benefícios proporcionados pelo chá de oliveira vão depender do seu consumo adequado e consciente, variando pessoa a pessoa.

Embora sejam raros, alguns efeitos colaterais podem ocorrer em forma de hipotensão arterial, alterações no fígado e na vesícula biliar e diarréia, se o chá de oliveira for consumido em excesso ou por pessoas sensíveis ou alérgicas a determinadas substâncias presentes no chá.

Não recomenda-se o chá de oliveira à grávidas, lactantes e crianças, apenas sob supervisão médica.

Lembre-se: o tratamento eficaz de doenças exige doses ideais de medicamentos ou ervas, sempre prescritos por um médico especialista. A inclusão das folhas de oliveira na dieta é meramente preventiva, sendo que a sua composição pode variar conforme a época do ano e região, e ser contaminadas por cobre, por isso prefira os orgânicos. O extrato é sempre mais forte do que o chá ou a decocção das ervas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.