Take a fresh look at your lifestyle.

Chá de Fraldas: O Guia Completo!

O Chá de fraldas vem de uma tradição já bastante antiga que nunca saiu de moda. Antigamente, o Chá de fraldas ou Chá de bebê era oferecido pela futura madrinha do bebê para celebrar a sua chegada junto aos seus familiares.

Semelhante ao Chá de panelas, oferecido aos noivos antes do casamento, o Chá de bebê tinha o intuito de reunir familiares e amigos para arrecadar presentes para ajudar nas despesas com o bebê da futura família.

Hoje nem sempre o evento tem os mesmos objetivos que não celebrar a chegada desse bebê tão esperado. Mas a tradição continua, apenas com um foco maior nas fraldas, por isso a variação Chá de fraldas! Afinal, quem é que não vai querer garantir uma boa quantidade de fraldas e ainda receber presentes, reunir a família e amigos por um motivo tão especial?

Assim, o Chá de Fraldas tomou proporções infinitas em termos de decoração e temas, comes e bebes, lembrancinhas, brincadeiras, convites… Ufa! É tanta opção que deixa qualquer mamãe gestante doida querendo de tudo. E os futuros papais bastante preocupados com esse orçamento. Sabemos bem como é, rs!

Mas muita calma nessa hora! Da mesma forma que existem muitas opções e decisões para serem tomadas na hora de organizar um Chá de Fraldas perfeito, também existem diversas maneiras de não gastar muito e ainda assim conseguir fazer um Chá de Fraldas super bacana. Assim, todo mundo fica contente! Quer ver?

Confira abaixo dicas e ideias para você se inspirar e organizar um chá de fraldas simples, barato e PERFEITO, para papai nenhum botar defeito!

COMO PLANEJAR UM CHÁ DE FRALDAS BARATO

planejar chá de fraldas simples sendo organizada
Planejar um chá de fraldas pode ser simples se você se manter organizada.

A organização do Chá de Fraldas é um momento para compartilhar alegria com familiares e amigos. Mas para que seja inesquecível, essa organização não pode ser estressante, principalmente para a gestante. Para não ficar exausta com tantos preparativos e manter-se dentro do orçamento, é fundamental seguir com um bom planejamento.

Se você é organizada, flexível e for eficiente na divulgação, planejar o seu Chá de fraldas ou de qualquer outra pessoa será fácil e descomplicado. Assim, um bom planejamento requer a organização de tudo envolvido em detalhes e com antecedência.

Só assim você vai conseguir diminuir os custos e minimizar os riscos de possíveis imprevistos, tendo ainda tempo hábil para dar outras soluções, caso aconteçam. Planejar com antecedência ainda facilita os pagamentos, pois muita coisa pode ser dividida e começar a ser paga antes.

Portanto, o principal é planejar o Chá de fraldas com pelo menos 60 dias de antecedência. Com isso você tem tempo de escolher uma data com calma, pesquisar preços, fornecedores, serviços, produtos, mandar fazer e enviar convites, entre muitas outras coisas.

Só assim também você terá como fazer uma análise mais abrangente de valores, para depois buscar as opções que mais se adequarão ao seus desejos e orçamento.

Comece por uma “checklist” – uma lista com todos os detalhes que precisam ser feitos para o Chá de fraldas. A lista vai ajudar na organização e a não esquecer de nada, de quebra vai controlar os gastos e pagamentos para não sair do orçamento planejado. Vá limando da lista tudo aquilo não parecer viável ou resolvido!

Orçamento para o Chá de fraldas

orçamento para chá de fraldas
É fácil montar um orçamento para o chá de fraldas e manter-se dentro dele.

Preparar o orçamento para o Chá de fraldas não é mesmo nada divertido, mas se o seu objetivo é manter-se dentro de um valor estipulado, preparar o orçamento é realmente  necessário.

De posse de um orçamento real, é possível ter uma ideia de quantas pessoas poderão ser convidadas, onde poderá fazer o chá, qual o buffet contratar ou não, etc. Assim, para preparar o orçamento do Chá de Fraldas, considere as seguintes categorias:

  • Buffet (comida e bebidas)
  • Bolo e sobremesas (doces);
  • Louças e descartáveis (copos, pratos, utensílios, guardanapos, etc.);
  • Decoração (centros de mesa, flores, balões, etc.);
  • Música (ambiente, Dj, etc.);
  • Jogos e atividades (prêmios incluídos);
  • Convites (criação, impressão e envio);
  • Fotos e vídeo;
  • Aluguel de equipamentos (mesas, cadeiras, toalhas, etc.);
  • Local (salão, restaurante, parque, etc.);
  • Gorjetas (serviço de catering, copeira ou garçons);
  • Imprevistos.

O ideal é começar com um valor estipulado que poderá gastar e depois dividir isso entre as categorias. Outra forma é calcular o preço das categorias mais importantes, como comida, bolo, bebida e local, para depois ver o que sobra para o restante menos importante (decoração, lembrancinhas, etc.).

Embora o Chá de fraldas quando feito em casa, à princípio, é uma opção mais em conta, se tiver que alugar mesas, cadeiras, louças para servir e serviço de catering, pode ser mais conveniente optar por um restaurante ou salão que inclua algum desses itens.

Dicas para fazer um Chá de Fraldas Simples e Barato

chá de fraldas simples e barato
Seguindo algumas dicas é possível fazer um lindo chá de fraldas barato.

Ninguém disse que para fazer um Chá de fraldas perfeito é preciso gastar muito dinheiro. O mais importante é celebrar a chegada do seu novo bebê, com momentos agradáveis e junto daqueles que você ama e deseja estar perto. Para fazer um Chá de fraldas maravilhoso sem sair do orçamento, siga estes conselhos antes de tudo:

  • Se possível, divida o custo com um ou mais anfitriões, ou quem sabe com entes mais chegados da família que possam ajudar;
  • Dispense a refeição completa e opte por lanches mais leves, aperitivos simples ou sobremesas e café;
  • Para decorar, pense em objetos que possam desempenhar uma função dupla. Como por exemplo, lembrancinhas para os convidados que sejam peças decorativas durante a festa. Outra opção é usar presentes ou objetos já comprados para o bebê como enfeite de mesa;
  • Peça objetos ou outras coisas emprestados. Como por exemplo, louças e objetos decorativos;
  • Mantenha uma lista de convidados pequena e íntima. Como por exemplo, apenas familiares e amigas íntimas. Isso vai reduzir o custo de praticamente tudo e facilitará o planejamento;
  • Feche com fornecedores e faça as compras com antecedência. Além de ganhar tempo ao procurar por tudo o que precisa, pode ir pagando com mais calma;
  • Não tenha vergonha de seguir uma tradição antiga e pedir que cada convidado (ou apenas os mais íntimos e familiares) tragam um prato de comida;
  • Para decorar, use flores da estação ou vasos que você já tenha em casa no jardim;
  • Marque um horário que não inclua as refeições;
  • Se fora de casa, tente escolher um local que não necessite de muita decoração. Os parques, ao ar livre são perfeitos e econômicos.

Mas você pensa que acabou? Nada disso! Tem muita coisa ainda que cabe dentro desse planejamento. Por isso, vamos falar sobre cada uma delas mais a fundo abaixo:

1 – Defina a data e o horário do chá de fraldas

chá de fraldas barato
Dependendo da data e do horário, o seu orçamento de chá de fraldas pode ficar mais barato.

Definir primeiro a data e o horário do Chá de fraldas já vai determinar muita coisa e adiantar a organização. Pois a partir disso, você consegue decidir outros detalhes da festa, como lista de convidados, tema, objetos decorativos, comida e bebidas. Claro, o local e a quantidade de pessoas também são cruciais, mas vamos falar sobre isso mais à seguir.

Para que o chá de fraldas fique dentro de um orçamento razoável, uma opção é fazer o evento na hora do lanche da tarde. O brunch (a partir das 10h) também pode funcionar, o problema é o evento se estender mais no horário. Eventos em horário de almoço e jantar costumam custar bem mais por conta das refeições completas.

Porém, quando o chá de fraldas é feito à tarde ou na hora do brunch, os alimentos podem ser mais leves, em forma de pequenos lanches, saladinhas e aperitivos. Esse cardápio costuma ser mais barato e mais simples de fazer. Escolha pratos e ingredientes com inteligência.

Com relação à data, escolha um dia mais fácil de reunir as pessoas, como um final de semana. Um sábado de preferência, quando a maior parte das pessoas não trabalham. Verifique se a data não coincide com feriados, para que não fique desfalcada.

O domingo funciona também, dependendo do horário é uma boa opção para não estender muito o evento. Em geral, as pessoas gostam de estar de volta em casa cedo nos domingos.

Chá de fraldas pós parto ou pré parto

Nunca ouviu falar? A maioria das pessoas marcam o Chá de fraldas durante a gravidez (pré parto), antes do nascimento do bebê, mais ou menos no último trimestre ou oito semanas antes da data marcada para o parto.

Mas tem gente que prefere marcar o Chá de fraldas depois que o bebê nasce (pós parto), um ou dois meses depois do nascimento dele.

De fato, o Chá de fraldas de hoje está bem diferentes dos antigos chás de bebê do século XIX em que eram oferecidos para celebrar o nascimento de um bebê, depois que ele havia nascido. Isso porque naquela época, as novas mamães “estado de boa esperança” não podiam aparecer em público. Outras culturas também possuem a tradição de celebrar a chegada do bebê depois do seu nascimento.

Faz sentido.

No entanto, isso é muito particular, e vai da gravidez e estado de espírito de cada mamãe. Sem dúvida, os meses anteriores e posteriores ao nascimento de um bebê são turbulentos, e cada gravidez é diferente. Portanto, a futura mamãe é quem decide!

Lembre-se também que apesar de haver uma data prazo de partos, os bebês costumam chegar quando querem, por isso se programe com antecedência. Principalmente as mamães de gêmeos ou mais!

2 – Defina a lista de convidados

chá de fraldas lista de convidados
A lista de convidados do chá de fraldas determina o seu orçamento.

A lista de convidados é uma etapa muito importante para a organização do chá de fraldas, pois é ela que vai decidir a quantidade de comida, bebida e o local. Não adianta fazer uma lista sem fim se o local não puder comportar essa quantidade de gente.

O mesmo acontece com a comida e a bebida. Se você convidar muita gente, não há como manter um orçamento enxuto. Ninguém quer que os convidados passem fome ou fiquem desconfortáveis.

Quem convidar?

No caso de um Chá de fraldas de orçamento apertado, o importante é decidir quem vai poder participar da festa: somente familiares e amigos mais íntimos, só mulheres ou homens incluídos, colegas de trabalho, crianças inclusas ou apenas adultos.

Não tem problema convidar homens, inclusive a presença do futuro papai está cada vez mais comum em Chás de fraldas. Afinal, estamos em tempos de igualdade e eles também querem participar desse momento.

No entanto, a presença masculina exige uma organização mais cuidadosa para que todos se divirtam. O papai vai querer companhia masculina também, portanto incluir outros maridos e amigos dele faz parte. E o custo acaba aumentando também (bebida alcoólica, outras opções de comida, etc.). Reflita sobre isso.

Uma maneira de enxugar a lista é limitar os círculos sociais. De repente você pode excluir os colegas de trabalho da lista e convidá-los para algo mais simples, num outro dia, como um almoço durante o trabalho ou intervalo.

A lista deve te dar uma ideia exata do total de pessoas que gostaria de convidar. É importante também não esquecer de ninguém. Nesse sentido, o RSVP para o chá de fraldas para acompanhar a lista e confirmações é fundamental para se organizar melhor.

3 – Decida sobre os convites

chá de fraldas convites
Decidir se o convite para o chá de fraldas será impresso ou virtual é importante para poder enviar logo.

Hoje é possível convidar pessoas para o chá de fraldas de diversas formas diferentes. O convite é um carinho e organiza melhor o Chá de fraldas.

É uma forma de convidar fazendo a pessoa se sentir especial, informar todos os detalhes sem perder tempo com telefonemas e mensagens, e ainda controlar as confirmações e desistências com o RSVP.

Convite impresso X virtual

Portanto, decida primeiro se o convite do Chá de fraldas será físico ou virtual. Se o foco é um Chá de fraldas barato, a melhor opção é o convite virtual. Para economizar, uma ótima alternativa é o convite online. Você pode criar você mesma o seu convite virtual em programas como o Canva.

O aplicativo para celular fornece templates grátis ou bem baratinhos, muito fáceis de customizar. Depois de prontos, é possível fazer o download direto e enviar para as pessoas pelo Whatsapp, Messenger ou por e-mail. Rapidinho e sem custo!

O arquivo salvo também pode ser impresso, mas a qualidade não será a mesma, devido a baixa resolução da imagem, mas funciona.

Se você não for dessas mamães tecnológicas, não tem problema. Uma rápida pesquisada em imagens na internet ou no Pinterest já vai solucionar o seu problema. Logo você encontra mil inspirações que podem ser levadas a uma gráfica para que os profissionais criem uma versão e imprimam ou não para você (gráficas também criam convites virtuais).

Existem também websites que oferecem templates grátis de convites para serem impressos em casa ou na gráfica. Por fim, há os convites tradicionais prontos vendidos em casas de artigos para festa.

Caso você queira algo mais personalizado e único, vale a pena investir nos convites feitos a mão. Se você for dessas mamães criativas e habilidosas, você pode também criar o seu.

Informações para o convite:

O mais importante é não deixar nenhuma informação de fora:

  • Nome do convidado (pessoa, casal ou família);
  • Data e horário da festa;
  • Local da festa com endereço e mapa;
  • Sugestão para o site de chá de fraldas online ou tamanho da fralda;
  • Telefone de contato e/ou o endereço de e-mail para RVSP com data prazo.

Confirmações de presença

Quando organizamos Chá de fraldas é importante saber quantas pessoas irão atender ao evento. Dessa forma, fica mais fácil calcular a quantidade de comida, bebidas, mesas e cadeiras, etc. Portanto, não deixe de incluir um telefone de contato para RSVP no convite do Chá de Fraldas.

Para quem não sabe, as siglas RSVP significam “Répondez s’il vous plaît” em francês, que em português significa “responder por favor”. Por padrão, os convidados devem informar à anfitriã se vão comparecer ou não.

Existe ainda uma outra versão mais simples conhecida por “unicamente responda se não puder comparecer”, em que a pessoa apenas comunica o anfitrião que não vai. Assim, caso você não receba notícias dos seus convidados, presume-se então que todos comparecerão.

No entanto, RSVP são mais confiáveis, pois espera-se que todos respondam , ao invés de você ter que imaginar quem esqueceu de responder ou quem não virá de fato.

Acompanhamento de confirmações

Mesmo com RSVP no convite é comum as pessoas não confirmarem a presença, por isso, você ainda pode tentar um último contato para obter a confirmação, caso quiser. Você pode também imprimir uma lista de convidados para ir riscando da lista quem for confirmando ou não poderá ir.

Veja alguns modelos para se inspirar:

Modelo de convite para chá de fraldas feminino.
Modelo de convite para chá de fraldas feminino.
Modelo de convite para chá de fraldas feminino.
Modelo de convite para chá de fraldas feminino.
convite de chá de fraldas unissex
O convite de chá de fraldas pode ser unissex quando não se sabe o sexo.
Modelo de convite para chá de fraldas de menina.
Modelo de convite para chá de fraldas de menina.
Modelo de convite para chá de fraldas de menino.
Modelo de convite para chá de fraldas de menino.

4 – Escolha o local

chá de fraldas em casa, restaurante, parque ou escritório.
O chá de fraldas pode ser em casa, no parque, no restaurante ou no esceitório

O Chá de fraldas não precisa ser em casa, caso você não tenha estrutura suficiente ou espaço para receber seus convidados. O importante é acomodar à todos de forma confortável.

O Chá de fraldas pode ser realizado no salão de festas do prédio, na casa de amigos ou parentes, em um salão de Buffet, restaurante, parques entre outros.

1. Chá de fraldas em casa

O Chá de fraldas em casa é ideal, pois é um local privado, confortável e íntimo. Sem falar que é mais tranquilo para a gestante, estar em casa (desde que haja estrutura e meios de limpar a bagunça depois). No entanto, para organizar um Chá de fraldas em casa perfeito, tenha em mente o seguinte:

Na porta principal:

Coloque um conjunto de balões na frente da casa para sinalizar aos convidados sobre o local. Pode também decorar a frente da casa ou o jardim.

A entrada:

Disponibilize um local para os convidados deixar os casacos e bolsas ao chegar, assim como onde devem deixar os presentes.

Área da festa:

Não importa onde será a festa, a disposição habitual dos móveis terá que ser mudada para acomodar melhor os convidados e abrir o espaço para a circulação e a decoração. Mantenha a passagem para a cozinha desimpedida para o serviço, e espalhe mesas com aperitivos. Se possível, tente criar áreas diferentes para a comida e bebidas para evitar que todos aglomerem em um único local.

Mesas e cadeiras:

Organize as mesas e cadeiras formando pequenos “grupos de conversa” para favorecer o bate-papo, e espalhe pelo local (sala, jardim, varanda). Priorize um local confortável para a futura mamãe se sentar na hora de abrir os presentes. Pode decorar uma cadeira com balões, laços ou fitas criando uma espécie de trono divertido e demarcar o local.

O banheiro:

Dê uma atenção ao banheiro dos convidados. Coloque toalhas extra, um sabão com perfume agradável, flores e velas para dar um toque especial. Não esqueça um difusor de ambientes para aromatizar e dissipar o cheiro. Ramos de eucalipto junto das flores funcionam muito bem, pois absorvem os odores ruins.

2. Chá de fraldas em restaurante

Para fazer um Chá de fraldas em um restaurante, basta ligar com antecedência para reservar o local e informar o número de convidados. É importante tentar acomodar as preferências de todos ao escolher um restaurante, e isso quer dizer não escolher algo muito excêntrico, como um Tailandês.

São tantas as opções diferentes de restaurantes que, com certeza não será difícil encontrar um que melhor se adapta ao seu estilo e orçamento. Pergunte ao gerente se há um salão de festas ou área separada para maior privacidade e intimidade.

Considere também uma área para colocar os presentes e as lembranças. Caso queira organizar alguns jogos, verifique se há espaço suficiente. Não esqueça também de considerar a localização, o estacionamento e os banheiros.

Certamente, se você escolheu o local, já provou a comida. Se não for o caso, tente provar a comida antes de tomar a sua decisão final. Em geral, a comida pode ser servida de duas maneiras: com os convidados sentados ou de pé em torno de um bufê.

Caso os convidados fiquem sentados, considere a possibilidade de oferecer uma opção de dois ou três pratos, em vez de oferecer o menu completo. O gerente pode trabalhar com você nessas opções, e até fechar um pacote.

Contrato para evento:

Ao escolher o restaurante, confirme todos os detalhes, preferencialmente por escrito, incluindo os seguintes itens:

  • Data e Hora de início e fim do evento;
  • Área reservada;
  • Menu;
  • Custo (estimativa, um valor mínimo ou um preço por pessoa);
  • Depósito ou pagamento parcial, se necessário;
  • Prazo para o cálculo definitivo de convidados;
  • Pedidos especiais (flores ou velas para as mesas, música);
  • Política de cancelamento (importante no caso de antecipação do nascimento do bebê!).

Para evitar confusões ou incômodo ao final do evento, informe ao gerente sobre quem deverá receber a conta no final do evento ou combine de pagar adiantado. Tente saber a respeito da política de gorjeta (em caso de grupos maiores as gratificações são incluídas automaticamente).

O Chá de fraldas em restaurante pode parecer uma opção mais cara comparada ao chá de fraldas em casa, mas dependendo da situação, você pode acabar economizando em tempo e energia, custo com decoração, aluguel de mesas e cadeiras, etc. Assim, pode ser que valha a pena.

3. Chá de fraldas no escritório

Quem disse que o local de trabalho não pode comportar um Chá de fraldas? Neste caso, o Chá de fraldas é mais simples e o tempo é mais limitado. Mesmo assim, dá pra dar uma pausa e celebrar com os colegas do escritório.

Se não der para ser dentro do escritório na hora do expediente, reserve a hora do almoço no pátio ou organize um pequeno coquetel depois do trabalho. Se o escritório tiver uma sala de conferências, veja com o supervisor se pode ser reservada com antecipação.

Não precisa de decoração elaborada, afinal não é um local para isso. Alguns balões e um cordão de bandeirolas deve ser o suficiente para dar o tom ao ambiente.

Esqueça os jogos e vá direto para a confraternização e os comes e bebes. Alguns mini sanduíches, pãezinhos de queijo e canapés são mais adequados para uma celebração no escritório. Você pode incluir uma torta e alguns docinhos, opções de suco, chá e café.

Normalmente, o Chá de fraldas em escritório é organizado pelos colegas de trabalho, por isso é comum a coleta de dinheiro para dividir os custos.

É possível também todos se organizarem para comprar um único presente grande ou dar um certificado de vale-presente, ao invés de trazer presentes individuais, especialmente se a maioria não conhece intimamente a futura mamãe.

Seja qual for a escolha, o evento deve ser agradável e breve, já que os convidados provavelmente terão de voltar ao trabalho ou para casa para suas famílias quando terminar o evento.

4. Chá de fraldas ao ar livre

À princípio o Chá de fraldas ao ar livre pode parecer uma opção mais barata, mas é preciso planejar com cuidado. Fica muito lindo e evita a decoração, mas precisa de estrutura pra funcionar bem todo mundo ficar confortável.

Pra começar o local. Não é todo lugar ao ar livre que pode-se fazer um evento sem pedir permissão.

Outro ponto importante é a estrutura e banheiros. Por isso, o local deve ser escolhido com atenção a esses detalhes. Outro ponto importante, é que dependendo da epoca do ano, costuma chover, portante deve-se pensar em caso de ser descoberto.

O problema do parque ou praça sem estrutra é ter que levar tudo – mesa, cadeiras, almofadas, toalha, descartáveis, toldo. A comida também deve ser limitada, bebidas idem, por conta de armazenamento e refrigeração. Enfim, fica lindo, mas pode acabar dando mais trabalho e encarecendo se tudo isso tiver que ser comprado.

5 – Escolha o Tema para o Chá de fraldas

chá de frladas com tema ou padrão de cores
O chá de fraldas pode seguir um tema ou apenas um padrão de cores.

Apesar de não ser necessário, muita gente gosta de escolher um tema para o Chá de fraldas. O tema ajuda na atmosfera do ambiente e na decoração. Depois de escolher o tema, siga com ele nos convites, nos enfeites e lembrancinhas, na decoração da mesa e de todo o ambiente.

No entanto, o tema não precisa combinar todas as peças. Escolha um esquema de cores e elementos mais neutros, que vão bem juntos. O tema também não precisa ser sobre bebês, pode misturar diferentes designs, texturas, flores e tudo o que você quiser e gostar.

O importante é refletir a personalidade, as preferências ou o estado de espírito da futura mamãe, ou ser centralizado da decoração do quartinho do bebê.

Caso o sexo do bebê já tenha sido revelado, o tema pode seguir a linha feminina ou masculina. Caso ainda não se saiba o sexo, limite-se aos temas unissex ou nas preferências da mãe.

Para economizar no Chá de fraldas, utilize objetos que já tenha em casa e itens de decoração do próprio quarto do bebê. Peça objetos emprestados ou faça você mesma alguns detalhes artesanais.

Veja algumas imagens para se inspirar:

Chá de fraldas com tema unissex.
Chá de fraldas com tema unissex.
Chá de fraldas tema menino
Chá de fraldas tema menino
Chá de fraldas tema menina.
Chá de fraldas tema menina.

6 – Defina o cardápio para o Chá de fraldas

cardápio chá de fraldas
O cardápio do chá de fraldas é determinado pelo horário do evento e quantidade de convidados.

O cardápio para o Chá de fraldas é muito importante para que todos os convidados saiam todos satisfeitos do evento. O principal para um Chá de fraldas perfeito e barato não é economizar na comida, mas optar por alimentos menos elaborados.

No entanto, o que vai definir o cardápio do Chá de fraldas é o horário (manhã, tarde ou noite) em que ele será realizado. Outros fatores como tipo de festa, convidados e preferências também devem ser levados em consideração.

Brunch e Lanche

Caso o Chá de fraldas seja realizado após às 10h, o cardápio pode seguir a linha de um brunch, com refeições leves e um pouco mais completas. Como por exemplo, tortas salgadas, quiches, omeletes, lanches de metro, pães variados, frios e queijos.

Normalmente, as bebidas servidas neste caso podem ser sucos variados, bebidas achocolatadas, chás gelados, mimosas (suco de laranja com prosecco), café, água aromatizada.

No caso do chá de fraldas seja à tarde, os lanches e salgadinhos estão liberados. As opções são inúmeras e vai do gosto do freguês. Já as bebidas podem incluir refrigerantes, e até bebida alcoólica, cerveja, vinhos (branco e rosé) e prosecco. Afinal, nem todos os seus convidados estarão grávidos, não é mesmo?

Para opções de doces em ambas as ocasiões, ofereça petit fours, docinhos variados, bolos caseiros e doces caseiros, tortas, mousses, pavês, cupcakes, salada de frutas, entre outras opções.

O importante é calcular bem toda a comida e a bebida baseando-se na quantidade dos convidados. No caso das bebidas alcoólicas, determine quantas pessoas irão consumir e conte com o horário do evento. Considere também pratos vegetarianos, alergias alimentares e necessidades dietéticas especiais.

Veja algumas imagens para se inspirar:

chá de fraldas sanduiches e paes
Mini sanduiches e pequenso pães variados são boas opções de cardápio pra chá de fraldas.
cardápio leve pra chá de fraldas
Sanduiches leves e patês costumam agradar a todos no chá de fraldas.
chá de fraldas com sobremesas leves
Sobremesas levas para chá de fraldas fazem sucesso.
cardápio para cha de fraldas
Mini tomatinhos com mussarela de búfala é ótima opção para chá de fraldas.
chá de fraldas brunch de cardapio leve
Um cardápio leve para um brunch é ideal para o chá de fraldas.
chá de fraldas cardapio macarrons
Macaroons são ótimas opções de doces para um Chá de fraldas brunch.
sucos e salada de fruta para chá de fraldas
Sucos e saladas de frutas sãp essenciais em um chá de fraldas.

7 – Escolha as brincadeiras para o Chá de fraldas

As brincadeiras no chá de fraldas são divertidas
As brincadeiras no chá de fraldas são divertidas

Apesar de não serem necessárias, as brincadeiras são muito comuns no Chá de fraldas. As brincadeiras são divertidas e acabam integrando os convidados e promovendo uma maior interação. É uma ótima ideia quando se tem grupos diferentes no evento que não necessariamente interagem.

Uma opção é brincar com fotos dos convidados quando crianças. Peça para que os convidados tragam fotos deles de criança e deixarem em uma caixa na entrada da festa. Em um determinado momento, pegue a caixa e brinque de adivinhar quem são as pessoas das fotos.

Inclua brincadeiras sobre conhecimentos gerais, danças de casal, perguntas sobre bebês e adivinhação de presentes. Distribua prêmios e evite as brincadeiras de pintar o rosto, nem sempre elas são confortáveis. É preciso que todos os convidados estejam à vontade com as brincadeiras. Portanto, se sentir que os convidados não aderiram, não force a barra.

8 – Defina as lembrancinhas para o Chá de fraldas

chá de fraldas lembrancinhas
As lembrancinhas são formas de agradecer a presença mas também enfeitar o chá de fraldas.

As lembrancinhas no final da festa são um clássico em todo Chá de fraldas. Isso demonstra o cuidado e o carinho com cada convidado presente. É uma forma de agradecimento e de eternizar os momentos alegres que todos passaram juntos.

No entanto, se o orçamento não permitir, não é uma regra que não pode ser quebrada. Além disso, há muitas opções que possuem um custo baixo.

Aposte em lembrancinhas que possuem uma função dupla, ou seja, que podem servir de decoração durante a festa. Assim você economiza na decoração e ainda pode presentear os convidados. Uma boa opção são as lembrancinhas com guloseimas, em forma de vidrinhos com doce, potinhos de confeitos e balas e caixinhas de cupcakes.

Outra alternativa são os aromatizadores de ambiente, sabonetes ou velas, esmaltes para as convidadas, tercinho, entre tantas outras opções. Tudo vai depender do orçamento para o chá de fraldas.

9 – Decoração do chá de fraldas

decoração do chá de fraldas no tema escolhido
A decoração do chá de fraldas costuma seguir o tema escolhido.

Agora chegamos ao ponto em que toda mamãe se perde e acaba extrapolando o orçamento. A ideia aqui é manter o foco e tomar decisões inteligentes. A decoração do Chá de fraldas é bastante semelhante às festas de criança, por isso pode facilmente sair do prumo.

Depois de escolher o tema, a decoração será definida em torno dele. Caso você não tenha um tema, escolha apenas uma paleta de cores para nortear toda a decoração. Isso vai trazer harmonia ao ambiente e deixar a festa muito bonita.

Feito isso, temos alguns itens que podem ser incluídos na decoração ou não. Uns mais importantes, outros nem tanto. É o caso da mesa do bolo e doces, que não pode faltar, e outros itens decorativos, como painel de trás da mesa, flores, bolo de fraldas, entre outros, que ficam à critério da anfitriã.

Use a sua criatividade! Valem bexigas, vasos de flores, louças, caixas enfeitadas, docinhos, e até produções de empresas especializadas em decoração. Tudo vai depender do seu orçamento.

Mesa do bolo

mesa do bolo na decoração do chá de fraldas.
A mesa do bolo do chá de fraldas pode conter os doces e outras decorações.

A mesa de bolo é o foco principal que vai chamar mais atenção. Normalmente, é onde irá se concentrar toda a decoração. Tem gente que foca apenas nessa mesa e nada mais, e mesmo assim o Chá de fraldas fica lindo. Portanto, capriche!

Se a sua mesa for de vidro ou de madeira, bem bonita, nem precisará de toalha. Talvez apenas caminhos de mesa já ficam lindos. Aqui, o bolo já é o grande protagonista. O resto em volta vai apenas compor a mesa para dar harmonia aos elementos.

Bolo e docinhos

Aposte em um bolo temático e coloque-o no centro da mesa. Dependendo da quantidade de convidados, ele pode ser até de 2 a 3 andares – mais que isso é exagero!

Invista em doces decorados e cupcakes modelados de acordo com o tema da festa. Espalhe-os em forminhas coloridas (colorplus) decoradas com palitinho e tags impressos no tema da festa.

Misture potinhos ou garrafinhas de vidro ou de plásticos com confeitos e balinhas coloridas ou nas cores da festa. Elas servirão como lembrancinhas também além de enfeitar a mesa.

Decoração da mesa

Utilize objetos que já tenha em casa, como peças de louças, pedestais, vasos e bandejas. As caixas forradas em tecido também são lindas e servem para dar diferentes níveis na mesa. Objetos do quartinho do bebê também podem entrar na decoração da mesa.

Os balões também funcionam e podem ser usados em cada ponta da mesa, na frente ou nas laterais ao lado do bolo.

Existem pedestais de diferentes tamanhos e alturas para prender os balões. E hoje em dia, os balões estão cada vez mais incríveis, decorados e coloridos. Você pode até usar glitter dentro deles e colocar uma bexiga dentro da outra para um efeito melhor ainda!

Veja mais imagens apra se inspirar:

mesa de chá de fraldas com comida e bebidas
A mesa do chá de fraldas pode ser decorada com as comidas e bebidas.
Bolo temático e docinhos pra chá de fraldas.
Bolo temático e docinhos pra chá de fraldas.
bolo e cupcakes para chá de fraldas
Bolo e cupcakes enfeitam qualquer chá de fraldas.

Painel da Mesa do Bolo

painel mesa do bolo do chá de fraldas
O painel atra’s da mesa do bolo do chá de fraldas pode ajudar a decorar ainda mais o local.

O painel da mesa do bolo fica atrás da mesa, e reforça ainda mais a decoração. Mas não é necessário se você já tiver um plano de fundo bonito, como uma linda tela na parede ou um muro de heras, caso a mesa esteja no jardim.

Aqui você pode usar a sua criatividade ou buscar referências na internet, levando em consideração o tema escolhido. As opções são infinitas.

Para economizar, não precisa ser um painel enorme para cobrir uma parede inteira. E para fugir do tradicional meio arco de balões, você pode pendurar balões de gás no teto e deixar as fitas caindo, móbiles, aplicar adesivos ou enfeites de nuvens com passarinhos de origami na parede, cordão de bandeirinhas, um varal com roupinhas de bebê ou fotos do casal e da gestante.

Veja mais opções:

 

cataventos para chá de fraldas
O varal de cataventos para painel é uma opção muito usada em chá de fraldas.
cordão de bandeirinhas para chá de fraldas
Cordão de bandeirinhas fica lindo no chá de fraldas.

Mesas de convidados

mesa de convidados chá de fraldas
As mesas de convidados de chá de fraldas ficam lindas com centros de mesa com flores

As mesas dos convidados serão espalhadas pelo local do evento e podem incluir parte da decoração para integrar o ambiente ao seu tema. Coloque vasos de flores ou pequenas garrafas decoradas com balões.

Faça arranjos variados e misture tudo. As garrafas e os vasos não precisam ser iguais. Só tome cuidado para usar apenas flores da estação. O mosquitinho misturado a algumas gérberas ou astromélias são opções mais baratas. Vá ao CEASA, vale o passeio e tudo é mais barato.

Veja mais opções de centros de mesa:

Decorar garrafas para servir de vaso nas mesas de convidados de chá de fraldas é excelente ideia.
Decorar garrafas para servir de vaso nas mesas de convidados de chá de fraldas é excelente ideia.
vasos de flores chá de fraldas
Os vasos de flores ficam lindos no centro das mesas de convidados do chá de fraldas.
Vasos de flores de cores diferentes para chá de fraldas
Vasos de flores de cores diferentes para chá de fraldas

10 – Bolo de Fraldas

bolo de fraldas para chá de fraldas
O bolo de fraldas é super criativo para decorar o chá de fraldas.

O bolo de fraldas é a grande novidade no Chá de fraldas. Ele pode seguir o tema da festa e dar um charme especial. Pode ser usado na mesa do bolo e substituir o bolo modelado, que então pode ser servido em fatias, ao final da festa, dispensando maiores decorações.

O bolo de fraldas traz um charme maior à mesa, e pode ser usado também como elemento principal na entrada pra já determinar o tom da festa. Ele é muito prático de ser preparado e poderá ser reutilizado, já que é feito com as próprias fraldas descartáveis enroladinhas todas juntas.

Como fazer um bolo de fraldas

Para fazer o bolo de fraldas, o primeiro passo é determinar a quantidade de andares do bolo (de um a três), e separar a quantidade de fraldas para utilizar e a base (prato de papelão, vidro ou porcelana).

O material a ser utilizado é simples, fraldas RN, elásticos pequenos, um rolo de papel toalha e fitas decorativas. Para decorar e deixá-lo ainda mais charmoso, utilize laços de fitas, adesivos decorados, sapatinhos e outros itens de bebê.

O site da Pampers fornece vários tutoriais para fazer bolos de fraldas incríveis, um deles é o Bolo de fraldas de carrinho, com PDF de instruções para baixar e imprimir.

Para fazer um bolo de fraldas tradicional, basta colocar um tubo de papelão no centro de um prato, e ir posicionando rolinhos de fraldas em volta do rolo presas com elásticos até preencher toda a base. Depois, amarre tudo com a fita decorativa. E vá repetindo o mesmo procedimento nos outros andares até o último andar. Por fim, decore com os objetos de bebê.

Veja alguns modelos:

Bolo de fraldas para chá de fraldas de menina.
Bolo de fraldas para chá de fraldas de menina.
Bolo de fraldas para chá de fraldas unissex.
Bolo de fraldas para chá de fraldas unissex.
Bolo de fraldas para chá de fraldas de menino
Bolo de fraldas para chá de fraldas de menino

11 – Lista de presentes para Chá de fraldas

lista de presentes para chá de fraldas
A lista de presentes do chá de fraldas pode ser virtual ou incluir outros itens

Normalmente, o Chá de fraldas é feito para arrecadar fraldas, mas tem gente que também sugere outros itens em uma lista virtual ou não, como nos tradicionais Chás de bebês. Neste caso, o convite pode trazer a informação de onde se encontra essa lista de itens ou não, deixando a pessoa confortável para decidir onde comprar o presente.

Quando o Chá é apenas para fraldas, é muito comum o convite já trazes a informação com a sugestão de tamanho da fralda, para evitar o acúmulo de fraldas de um único tamanho. Para facilitar, faça uma lista com tamanhos e quantidades de fraldas necessárias, dividindo entre o número de convidados.

Em geral o cálculo é de 2700 fraldas até 1 ano e meio, na proporção RN1, P2, M6, G6 . No caso de gêmeos ou mais dobre ou triplique essa quantidade. Para calcular, distribua da seguinte maneira:

  • Tamanho RN até 4,5 kg | sugestão de 10 pacotes;
  • Tamanho P: de 5 a 8 kg | sugestão de 20 pacotes;
  • Tamanho M: de 6 a 11 kg | sugestão de 60 pacotes;
  • Tamanho G: mais de 9 kg | sugestão de 60 pacotes.

Bébé et couche – Lista de presentes virtual

Para quem prefere a praticidade ou não possui muito espaço suficiente em casa para estocar as fraldas, a lista de presentes virtual é uma opção. Por meio dela, os pais criam uma lista online em uma plataforma, compartilham com amigos e familiares no convite e recebem todos os presentes em dinheiro.

Isso funciona também para quem mora em locais diferentes (outra cidade, estado ou fora do país) de onde o Chá de fraldas será realizado.

A lista de presentes virtual também pode ser feita em lojas especializadas com itens de bebê reais ao invés de quantias em dinheiro, que depois podem ser retirados na loja por quem recebeu ou a pessoa que comprou pode trazer o presente para a festa. Como nas listas de casamento e chá de panelas.

É também uma ótima opção para incluir pessoas queridas que moram distante e não poderão estar presentes no dia da festa.

12 – Mensagens de agradecimento

cartão de agradecimento para chá de fraldas
O cartão de agradecimento á para agradecer a presença no chá de fraldas.

As mensagens de agradecimento pelo comparecimento no Chá de fraldas e pelos presentes recebidos são uma forma de agradecer o carinho e faz parte da boa educação da anfitriã.

Como nem todo mundo traz um cartão junto do presente ou da fralda, deixe uma lista na porta de entrada do evento.

Pode ficar em cima de uma mesa (junto ao Bolo de fraldas!) logo na entrada para que a pessoa ao chegar marque a sua presença. Dessa forma, depois que o evento acontecer, você poderá agradecer a todos que compareceram ao seu evento.

Para facilitar, escreva uma mensagem e deixe salva em rascunho, para depois enviá-la para quem estive presente. Se souber o que a pessoa trouxe (casos eja um item especial ao invés de fralda), cite-o na mensagem. E se tiver uma foto com a pessoa durante o chá, envie junto! Com certeza a pessoa irá adorar!!!!

Tá vendo? Preparar um Chá de fraldas incrível não é tão difícil assim. Se você seguir essas dicas, vai se manter no orçamento e conseguir realizar o Chá de fraldas perfeito e ainda economizar! Papai, mamãe e filhinho agradecem!

Leave A Reply

Your email address will not be published.