Take a fresh look at your lifestyle.

Cauterização Caseira: Como Fazer e Quais Produtos Usar?

Quando os seus cabelos dão sinais de fragilidade, apresentando fios com um aspecto poroso, elástico e quebradiço, isso significa que eles estão danificados e precisando de uma tratamento de reconstrução. Neste caso, uma excelente solução seria a cauterização caseira, capaz de reparar os fios e deixá-los mais fortes e protegidos.

A cauterização é um tratamento estético capilar que fecha as cutículas dos fios, reduzindo o frizz, o volume e o aspecto poroso e quebradiço. O resultado é um cabelo mais alinhado, brilhante e macio, além de mais fortes e encorpados, com uma aparência bem mais saudável.

No entanto, por ser um tratamento capilar profundo, o procedimento só deve ser feito uma vez por mês, ou a cada 15 dias, em casos de danos extremos. E embora seja um tratamento normalmente feito por profissionais em salão de beleza, ele também pode ser realizado em casa, desde que tomadas as devidas precauções, seguindo as técnicas adequadas e produtos corretos.

Precisando resgatar a saúde dos seus cabelos, mas não tem tempo para ir ao salão? Então, prepare-se! Segue abaixo um guia completo de como fazer cauterização caseira da forma certa e sem medo. Confira!

Afinal, o que é cauterização caseira?

A cauterização caseira é um tratamento capilar reconstrutor.
A cauterização caseira é um tratamento capilar reconstrutor.

A cauterização é um tratamento capilar à base de queratina líquida, uma substância naturalmente presente na fibra capilar que compõe 90% da constituição dos fios. A sua principal função é fortalecer e proteger os fios.

No entanto, os tratamentos realizados com queratina são indicados apenas para cabelos extremamente danificados, secos, enfraquecidos, com pontas duplas ou que sofreram muitas agressões externas, como descoloração, alisamentos químicos e uso excessivo de ferramentas de calor, entre outros.

A cauterização caseira segue o mesmo procedimento que a cauterização capilar realizada por profissionais em salões de beleza, incluindo os produtos, porém é realizada em casa.

Ela repõe a queratina dos fios e os resultados devem ser os mesmos, como cabelos mais fortes e encorpados, porém com menos frizz e volume, já que a cauterização caseira visa deixar os fios mais alinhados. No entanto, como a cauterização caseira também é um tratamento profundo, ele deve ser feito apenas uma vez por mês ou, no máximo, a cada 15 dias.

Isso porque a queratina, quando usada em excesso, pode endurecer os fios provocando o efeito reverso e fazendo com que eles se tornem quebradiços e até caiam. Portanto, é preciso saber como realizar o procedimento da forma correta, respeitando a frequência, assim como utilizando os produtos adequados.

O que usar para fazer cauterização caseira?

A cauterização caseira inclui vários produtos e um passo a passo que deve ser seguido à risca.
A cauterização caseira inclui vários produtos e um passo a passo que deve ser seguido à risca.

Para fazer a cauterização caseira você vai precisar de um kit de cauterização capilar, encontrado nas principais lojas de produtos cosméticos ou os produtos individuais para o tratamento. Além disso, você vai precisar de um secador de cabelos e uma chapinha.

Alguns marcas famosas possuem kits de cauterização caseira, como por exemplo a Keramax, Niely Gold, Vizcaya, L’Oreal e Vita A. Normalmente, esses kits de cauterização caseira incluem:

  • Shampoo reconstrutor
  • Máscara reconstrutora
  • Queratina líquida
  • Protetor térmico

Dica de expert: A linha Keratina Vizcaya contém shampoo reconstrutor, máscara de tratamento ultra reconstrutora e ampola de queratina líquida, todos com ingredientes como queratina, colágeno, restore complex (um mix de aminoácidos super poderoso), pantenol e água termal. Já a proteção térmica é fornecida por um CC Cream.

Como fazer cauterização caseira: Passo a Passo

A cauterização caseira quando feita da forma correta pode ter resultados fascinantes.
A cauterização caseira quando feita da forma correta pode ter resultados fascinantes.

Assim como o tratamento de cauterização caseira deve ser feito com os produtos corretos, é preciso também seguir os passos corretamente de cada etapa para que os resultados sejam positivos.

Veja a seguir:

Passo 1:

Lave os fios com o shampoo reconstrutor ou anti-resíduos, uma ou duas vezes seguidas, para retirar todo o excesso de resíduos de produtos químicos e abrir bem a cutículas. Massageie bem o couro cabeludo, espalhando bem a espuma por todo o comprimento. Depois enxágue os fios em água morna, enxugando com uma toalha para retirar o excesso de umidade.

Passo 2:

Aplique uma máscara reconstrutora específica para o seu tipo de cabelo, enluvando bem os fios e massageando da raíz às pontas. Aguarde a pausa indicada no rótulo do produto e depois enxágue.

Passo 3:

Retire toda a umidade dos cabelos com a ajuda de uma toalha e separe novamente os cabelos em mechas, para aplicar a queratina líquida. Coloque em um frasco spray 10 ml de queratina + 20 ml de água filtrada ou mineral e borrife por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até às ponta, evitando o couro cabeludo.

Faça massagens suaves nos fios, de cima para baixo, sempre na direção do crescimento dos cabelos, sem friccionar. Aguarde o produto agir por 5 a 10 minutos.

Passo 4:

Desta vez, sem enxaguar os fios, passe o protetor térmico por todo o comprimento e pontas para evitar a agressão do calor e seque os cabelos com o secador em jato quente.

Passo 5:

Para finalizar, passe a chapinha cuidadosamente, separando em pequenas mechas finas para facilitar o processo. O calor da chapinha irá fechar as cutículas dos fios, potencializando o resultado do tratamento. Depois, recomenda-se passar um sérum de silicone em toda a extensão dos cabelos, para diminuir a eletricidade estática e dar uma aparência melhor aos fios novos.

Passo 6:

Aguarde no mínimo 48 horas para lavar os cabelos novamente, para que os fios absorvam bem a queratina nesse período. Pronto!

Para recuperar cabelos muito danificados e obter os melhores resultados, repita o mesmo ritual todos os meses até que os fios voltem ao normal, sempre intercalando com um tratamento de hidratação profunda.

NUNCA faça a cauterização caseira seguidamente por muito tempo, para que o excesso de queratina não endureça os fios e provoque quebras.

E aí, gostou? Você já havia experimentado a cauterização caseira? O que achou do resultado? Conte pra gente a sua experiência!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência AceitarLer mais