Take a fresh look at your lifestyle.

Caspa na Sobrancelha: Veja 10 Dicas parar curar!

Caspa na sobrancelha, isso é possível? Infelizmente sim. A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é uma doença inflamatória que afeta não só o couro cabeludo, mas outras partes do corpo, inclusive a sobrancelha, cílios e até na barba, devido à produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas desses locais.

O problema é que a caspa na sobrancelha causa um enorme desconforto estético, pois é um local de maior visibilidade, não sendo possível esconder. Assim, isso acaba não só comprometendo a boa aparência, como também diminuindo a autoestima da pessoa.

Mas não se preocupe, a caspa na sobrancelha é fácil e rápida de tratar, inclusive com produtos naturais e acompanhamento médico. Para tanto, basta controlar seus agentes causadores e tomar medidas preventivas para evitar a recorrência do problema no futuro.

Caso você sofra desse mal, vamos explicar abaixo tudo sobre a dermatite seborreica, quais as suas causas, tratamentos disponíveis e as melhores formas de evitar a doença, inclusive a caspa na sobrancelha.

Confira!

O que é Dermatite seborreica

caspa na sobrancelha: dermatite seborreica
Dermatite seborreica é o mesmo que caspa na sobrancelha e em outras partes do corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, a dermatite seborreica, seborreia, caspa ou eczema, é uma inflamação cutânea caracterizada principalmente por descamação e vermelhidão no couro cabeludo e em algumas áreas do rosto, como sobrancelhas, cílios, pálpebras, barba, orelhas e cantos do nariz.

Podendo também se manifestar em outras áreas do corpo no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios), onde também é comum um elevado número de glândulas sebáceas e grande produção de oleosidade ou pela presença de fungos.

A doença tem caráter crônico e costuma possuir períodos de melhora e piora dos sintomas. Podendo acometer de 1 a 3 em cada 100 pessoas, tanto adultos como crianças, mais frequentemente em homens que mulheres, de todas as faixas etárias, porém mais comum após a puberdade, devido às mudanças hormonais desta fase.

No entanto, a dermatite seborreica não é contagiosa e tampouco considerada um tipo de alergia ou ser perigosa.

Nos bebês recém-nascidos, a dermatite seborreica é chamada de crosta láctea, uma placa gordurosa amarelada ou marrom que adere ao couro cabeludo, mas que também aparecer nas regiões cobertas das fraldas, acima do bumbum e na virilha. É passageira e inofensiva, não apresentando perigo algum à criança.

Causas da Dermatite Seborreica (caspa na sobrancelha)

caspa na sobrancelha: causas
O excesso de oleosidade é aprincipal causa da caspa na sobrancelha.

Apesar das causas serem um tanto desconhecidas, sabe-se que a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por alguns hábitos e agentes externos, como alergias, fadiga, estresse emocional, ansiedade, mudanças bruscas de temperatura, álcool, hormônios, medicamentos e excesso de oleosidade pelas glândulas sebáceas, que podem agravar o quadro da doença.

A presença de fungos dos gêneros Pityrosporum ovale ou Malassezia também pode provocar a caspa. Em geral, esses fungos se alimentam de restos de pele morta, principalmente de regiões com bastante sebo.

Normalmente, estes tipos de fungos coexistem em nosso organismo sem causar nenhum mal, mas em contato com o sistema imunológico vulnerável acaba proliferando em excesso, desencadeando a dermatite seborreica.

No caso da caspa na sobrancelha, todos esses fatores podem contribuir, mas o excesso de oleosidade pelas glândulas sebáceas é um dos principais motivos para desencadear a doença, assim como banhos muito quentes e o uso excessivo de produtos oleosos nessa região.

Além disso, a caspa na sobrancelha pode ter outras causas comuns como eczema e psoríase. Muitas vezes também, a caspa na sobrancelha pode ser provocada por dermatite de contato devido a ação de algum produto aplicado na pele.

Normalmente, isso causa erupções de pele avermelhadas coceiras e descamação, sendo que casos mais graves podem provocar até a queda de pelos na região.

Porém, é importante ressaltar, que ao contrário que muita gente pensa, a caspa na sobrancelha é uma condição que não possui nenhum tipo de relação com a falta de higiene.

Sintomas da caspa na sobrancelha

Como em qualquer outra região afetada, a caspa na sobrancelha pode apresentar sinais e sintomas comuns de dermatite seborreica:

  • Oleosidade excessiva;
  • Descamação de pele na região das sobrancelhas e ao seu redor;
  • Manchas cobertas por escamas brancas ou amareladas;
  • Flocos de pele seca esbranquiçada soltos nos pelos;
  • Ardência na pele no local afetado;
  • Pele irritada e levemente avermelhada;
  • Coceiras e ressecamento;
  • Perda de pelos, em casos amis severos.

Alguns especialistas acreditam que essa irritação na pele pela oleosidade excessiva é responsável pelo aceleração das trocas celulares que fazem com que as células ainda imaturas se aglomerem na superfície da pele, transformando-se nos flocos de caspa característicos.

Como tratar a caspa na sobrancelha

caspa na sobrancelha: tratamento
O tratamento da caspa na sobrancelha é simples e rápido.

O diagnóstico da caspa na sobrancelha é feito por um exame clínico por um dermatologista ou clínico geral que irá observar a área afetada no relato dos sintomas paciente.

Em alguns casos, faz-se alguns exames clínicos para confirmar de fato o diagnóstico, como por exemplo o micológico, a biópsia e o teste de contato.

Não existe uma cura definitiva para a dermatite seborreica, mas existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os seus sintomas.

Assim, o seu tratamento segue a mesma linha de quadros de dermatite seborreica no couro cabeludo, e o ideal é que seja tratada logo no início do problema.

Normalmente, o tratamento da caspa na sobrancelha irá envolver as seguintes medidas:

  • Higienização do rosto mais frequentes;
  • Interrupção do uso de produtos no rosto;
  • Uso de shampoos que contenham ácido salicílico (anti-caspa), alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos;
  • Uso de cremes/pomadas anti-inflamatórias, antifúngicas, corticosteróides e anti-queratolíticos (substâncias que dissolvem a queratina), dentre outros especificados pelo dermatologista.

Fatores psicológicos da doença

Em geral, os problemas de pele são também acarretados por componentes psicológicos, principalmente nos casos de estresse emocional e ansiedade. Muitas evidências nos levam a crer que grande parte das doenças de pele têm relação direta com o estado emocional do paciente.

Além do estresse e a ansiedade já mencionados, a depressão e o transtorno obsessivo compulsivo possuem fortes influências em casos de dermatite seborreica. Por essa razão, o tratamento da caspa na sobrancelha deve integrar um tratamento psicológico, quando necessário.

Dicas para curar e/ou evitar a caspa na sobrancelha

Como não existe cura propriamente dita, mas um formas de controlar os sintomas e evitar a sua ocorrência, é fundamental adotar algumas mudanças de hábito para acelerar ainda mais esse processo e tratar a oleosidade da pele, já que a maioria dos casos de caspa de sobrancelha se desenvolve em peles oleosas.

Sendo assim, seguem algumas dicas para aliviar os sintomas e/ou evitar a caspa na sobrancelha:

  • Mantenha uma alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos gordurosos, doces e bebidas alcoólicas, que contribuem para o seu aparecimento e agravamento do problema.
  • Evite tomar banhos muito quentes que estimulam uma maior produção de oleosidade.
  • Mantenha sempre a área seca, pois a umidade pode ser fator desencadeante das lesões;
  • Mantenha a higienização do rosto, lavando pelo menos, três vezes ao dia com um sabonete específico para pele oleosa e só utilizar loções e outros produtos específicos para esse tipo de pele.
  • Limpe a área com soro fisiológico, aplicando com algodão em toda a área ao redor das sobrancelhas. O soro fisiológico, além de fazer uma limpeza profunda na pele, hidrata e diminui os poros dilatados.
  • Utilize sempre um shampoo adequado ao tipo de cabelo, principalmente se o for oleoso. A oleosidade do couro cabeludo pode se estender à sobrancelha;
  • Ao lavar os cabelos, retire completamente o excesso de shampoo e o condicionador dos cabelos e não deixe que fique agindo muito tempo na pele;
  • Não use roupas de material sintético que estimulam a transpiração excessiva e não são capazes de reter o suor, especialmente se você tem tendência à dermatite seborreica;
  • Tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade, fatores que podem contribuir para desencadeamento e agravamento da doença;
  • Passe óleo mineral na área afetada.Tanto o óleo de coco quanto o óleo de amêndoas doces também possuem propriedades antifúngicas.

Remédios naturais para caspa na sobrancelha

caspa na sobrancelha: remedios naturais
Existem vários remédios naturais que podem ajudar a tratar a caspa na sobrancelha.

Alguns remédios naturais podem ajudar a tratar casos mais leves de caspa na sobrancelha, se aliados ao tratamento médico convencional, veja abaixo as opções:

1 – Óleo de amêndoas e azeite de oliva

Misture duas colheres (sopa) de óleo de amêndoas e duas colheres (sopa) de azeite de oliva e massageie o local afetado para hidratar e aliviar a descamação e a coceira.

2 – Óleos essenciais

Misture partes iguais de óleos essenciais de lavanda, eucalipto e camomila para massagear o local afetado, hidratar e aliviar a descamação e a coceira.

3 – Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio, água e algumas gotas de azeite de oliva até obter uma pasta e passe no local afetado, deixando agir por 30 minutos e enxágue em seguida.

4 – Vinagre de maçã

Misture 500mL de água morna e com uma parte de vinagre de maçã e passe no local afetado com um algodão, deixando agir por 10 minutos e enxágue em seguida.

5 – Alecrim e camomila<

Ferva 300mL de água com três saquinhos de chá de camomila e duas colheres de alecrim seco. Após a fervura, deixe esfriar e enxágue todo o cabelo após o banho, deixando cair nas sobrancelhas ou passe a solução nelas com um algodão embebido.

6 – Argila

Dilua um pouco de argila em água até obter uma pasta. Em seguida, aplique no local afetado uma ou duas vezes por semana. A argila absorve a oleosidade excessiva, eliminando as células mortas e as impurezas.

Leia mais: Argila branca: Benefícios, Para que serve? Funciona?

7 – Banhos de mar

A água salgada é excelente para aliviar a coceira causadas por dermatites, em geral. Por isso, um bom banho de mar pode aliviar todos os sintomas, devido à sua ação cicatrizante do sal.

Importante: lembre-se que a caspa na sobrancelha é um problema dermatológico, por isso é fundamental consultar um médico especialista. O dermatologista é o profissional mais indicado para prescrever o melhor tratamento e os melhores produtos para tratar a doença, de acordo com cada caso. NUNCA se auto medique!

Gostou? Já sofreu com caspa na sobrancelha? Conte pra gente como fez para se livrar dela!

Leave A Reply

Your email address will not be published.