Take a fresh look at your lifestyle.

Camomila no Cabelo: Benefícios, Como Usar? Funciona?

Aplicar camomila no cabelo é uma forma natural antiga, eficaz e segura para clarear as madeixas.

O verão é a época do ano que faz muitas mulheres desejarem que suas madeixas estejam claras e bem iluminadas, características perfeitas para deixar o cabelo em sintonia com a estação que traz os dias de mais calor e ensolarados do ano. O mercado oferece inúmeras opções de cosméticos que permitem que a gente consiga atingir a tonalidade desejada, mas para quem está procurando uma alternativa natural, passar camomila no cabelo é a saída certa.

Para aquelas que estão interessadas na técnica, esse artigo promete contar tudo o que você precisa saber para clarear os fios com camomila sem que haja surpresas para as comemorações de final de ano e férias na praia ou no campo.

Por que optar por um procedimento natural?

A indústria dos cosméticos está repleta de tonalizantes e tinturas que ajudam as mulheres a atingirem a cor e o brilho que desejam nos fios de cabelo com muita facilidade, praticidade e agilidade, não demorando muito para deixar o salão de beleza com o visual todo repaginado e pronto para o verão.

Porém, são esses mesmos produtos para clareamento de cabelo os responsáveis pelos procedimentos químicos que podem prejudicar bastante a fibra capilar e deixar os cabelos ressecados.

Durante os processos de coloração e descoloração, o contato com substâncias pesadas como tioglicato de amônia – encarregadas de iluminar e clarear os fios instantaneamente – pode agredir a saúde do cabelo de algumas mulheres, e nem todas querem arriscar passar por isso.

Ainda mais no final do ano, quando o sol, a piscina, a praia e o mar tendem a quebrar e ressecar mais facilmente os fios.

Como os procedimentos químicos causam os mesmos efeitos, há uma necessidade de mudar bastante os cuidados diários com os cabelos e muitas mulheres não querem perder tempo com hidratação, máscaras e leave-ins.

Outro problema está na possibilidade de efeito passar dos limites e ficar exagerado por conta de algum fator.

São esses os motivos que fazem com que mulheres busquem alternativas mais naturais e menos agressivas para clarear os cabelos. Uma dessas técnicas é através de receitas caseiras a base de camomila. Falaremos mais sobre elas daqui a pouco.

Quando o assunto é a saúde dos cabelos, todo cuidado é pouco.

Camomila no cabelo funciona mesmo?

A camomila no cabelo não só funciona muito bem, como ainda traz outras propriedades que não conseguimos encontrar nos produtos químicos.

A planta é uma excelente alternativa para clareamento capilar e é utilizada há muito tempo, possibilitando que o procedimento aconteça em casa.

Quase todo mundo sabe que a camomila é um excelente remédio que ajuda a combater muitas doenças e problemas. Porém, poucas mulheres conhecem os poderes que essa erva rica em calmantes e propriedades digestivas pode oferecer quando passada no cabelo.

Existem dois elementos fundamentais na composição da planta que tornam a camomila um tonalizante natural para as madeixas: azuleno e apigenina.

A primeira tem como uma de suas funções neutralizar os efeitos ópticos de alguns raios de cores que colorem de amarelo os fios. Como essas cores se anulam, o branco é produzido e o resultado é a luminosidade do cabelo.

A segunda, por sua vez, é um pigmento amarelo natural que se prende e tinge os fios, sendo o responsável por substituir os produtos químicos e garantir a coloração loira às madeixas.

Sendo assim, passar camomila no cabelo é uma das maneiras de evitar a agressividade de substâncias encontradas em cosméticos, prevenindo a fibra capilar de sofrer danos, assim como os fios de ressecarem ou quebrarem.

Com a erva, ainda é possível atingir tons mais claros do que os as madeixas em suas cores naturais.

Há ainda uma diferença que pode pesar contra o uso da camomila: o tempo do processo.

Diferentemente do clareamento capilar com produtos químicos, que apresentam resultados imediatos após sair do salão de beleza, o método que tem como base a erva é gradativo. Ou seja, não acontecerá do dia para a noite.

Serão necessárias algumas sessões durante um período de tempo para se atingir o clareamento desejado. Por isso, é preciso paciência e compromisso.

O lado positivo desse detalhe é que ele pode te ajudar a se acostumar mais facilmente com a mudança.

Como ela acontece de forma gradativa, os fios de cabelo não vão causar um impacto muito grande repentinamente e a mudança vai acontecendo aos poucos, dando tempo para que você assimile cada etapa da transformação.

Experimente a camomila nos cabelos para clarear os fios.

Quem pode passar camomila no cabelo?

Infelizmente, não são todas as mulheres que podem utilizar a camomila no cabelo como técnica de clareamento.

Muitas morenas questionam se elas estão aptas a fazer a transformação de forma natural e a resposta é não, restando como alternativa somente o uso dos produtos químicos agressivos à saúde capilar.

O caso é especialmente direcionado às mulheres que possuem fios de cabelo castanho-escuros ou pretos. O uso da camomila no cabelo pode não gerar efeito algum. Isso porque a erva não possui força o suficiente para descolorir o cabelo, propriedades que são obtidas com os tonalizantes e as tintas.

O clareamento natural com a planta também não é recomendado para mulheres que possuem alguma química no cabelo. Apenas é possível utilizar essa técnica nas madeixas que estão em suas cores naturais, quando se obtém os melhores resultados.

Sendo assim, a camomila é indicada para aquelas que naturalmente possuem cabelos loiro-escuros e castanho-claros, podendo atingir até dois tons mais claros do que a cor original das madeixas, além de produzir efeito mais brilhoso, como já explicamos.

Além de ser usada nos cabelos, a técnica envolvendo a planta pode ser aplicada em quaisquer pelos do corpo.

Ainda mais no verão, existem muitas mulheres que gostam de aderir ao “banho de lua”, clareando os pelos para que estes apresentem um efeito de pele mais dourada, mas que não querem apelar à água oxigenada.

Aliás, este é um método muito aconselhável às mulheres que estão grávidas. Como a camomila possui muitas propriedades medicinais, ela não apresenta qualquer risco à saúde da gestante e do bebê.

Quais os benefícios?

O clareamento do cabelo com receitas de camomila traz diversos benefícios, tanto para a saúde dos fios como também para a estética deles.

A primeira, é óbvio (já dissemos anteriormente), é trocar um procedimento agressivo com o uso de química por um mais suave e com elementos encontrados na natureza.

Outro ponto é a vantagem de fazer uma transformação gradativa, que dá tempo a você e às pessoas mais próximas de se acostumarem com o novo look, um dos grandes benefícios para as mulheres mais conservadoras e que não querem chamar muita atenção.

A camomila apresenta diversas propriedades adstringentes que possuem uma finalidade importante além de tingir as madeixas. Através delas, há um controle maior do sebo produzido no couro cabeludo, resultando em cabelos menos oleosos naturalmente.

A camomila traz inúmeros benefícios aos cabelos.

Chá de camomila no cabelo castanho-escuro

Explicamos anteriormente que mulheres donas de fios mais escuros não devem optar pela técnica de chá de camomila no cabelo. Isso porque os resultados que se espera, em muitos casos, não são atingidos.

De qualquer forma, como a camomila é natural e não oferece nenhum perigo à saúde capilar, se as suas madeixas não possuem nenhuma química, você pode arriscar em casa para conferir o que acontece.

Provavelmente, o máximo de transformação que conseguirá atingir será o aparecimento de algumas poucas mechas com tons mais claros, mas bem pouco diferentes do que em suas cores naturais.

Use produtos adequados ao seu tipo de cabelo para conseguir mais brilho e realçar bem discretamente a mudança.

Modos de usar camomila no cabelo

Por sorte, existem diferentes receitas para se utilizar camomila no cabelo.

Algumas com menos ingredientes, outras com mais; algumas com itens que quase todas as casas possuem, outras que provavelmente farão você sair de casa para adquirir um ou outro produto.

Seja lá qual for a que você vai escolher (veja a seguir), os resultados obtidos serão os mesmos e o seu cabelo será clareado de forma saudável e natural.

Agora que já apresentamos todos os benefícios que a planta oferece, chegou o momento de aprender o passo a passo da técnica.

Preste atenção aos ingredientes, modos de preparo e dicas que vamos mostrar. Elas devem ser seguidas à risca para que o procedimento caseiro não se torne ineficaz ou traga resultados indesejáveis.

Clarear cabelo com chá de camomila

Ingredientes

  • 1 xícara de camomila (flores) ou 4 sachês de chá;
  • ½ litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e ferva. Depois, acrescente a camomila, tampe a panela e desligue o fogão. É preciso deixar o chá descansando por um período até ele arrefecer antes de aplicar no cabelo.

Como aplicar

Coloque o chá de camomila em um borrifador. Separe algumas madeixas e aplique a mistura, até umedecer todos os fios do cabelo, deixando a infusão agir por uns 20 minutos. Para potencializar o processo, tome um pouco de sol – ele ativa a camomila e faz com que ela acelere o clareamento.

É importante que a exposição aos raios solares dure somente enquanto os fios estão molhados.

A partir do momento em que eles sequem, é hora de partir para o próximo passo, que consiste em lavar o cabelo com o shampoo e o condicionador que você já está habituada a usar no dia a dia.

Depois, é só hidratar o cabelo com alguma receita natural (uma boa pedida é a hidratação com azeite) ou com a aplicação de uma máscara.

Assim que ele voltar a ficar completamente seco, os primeiros sinais da mudança já serão visíveis.

Clarear cabelo com camomila e leite

Ingredientes

  • 1 xícara de camomila (flores) ou 4 sachês de chá;
  • 2 copos de leite integral.

Modo de preparo

Ferva o leite em uma panela. Retire-o do fogo, adicione a camomila e tampe. Espere até que a infusão esfrie completamente antes que possa ir para o borrifador e ser aplicada nos cabelos.

Como aplicar

A aplicação é semelhante à forma como o chá de camomila é aplicado nos fios (eles devem estar secos). Separe algumas madeixas e borrife a mistura sobre elas. Assim que todo o cabelo estiver coberto com a camomila misturada ao leite, penteie os cabelos com muito cuidado e deixe a receita agir por 20 minutos.

O uso de uma touca térmica pode potencializar o efeito, assim como a exposição ao sol (tomando os mesmos cuidados que explicamos anteriormente).

Passado esse tempo, é só lavar o cabelo com o shampoo e o condicionador específicos para o seu tipo de fios.

Escolha sua receita favorita e experimente hoje mesmo.

Shampoo de camomila

Ingredientes

  • 125 ml de água;
  • 1 colher de chá de camomila seca;
  • 1 colher de chá de raspas de casca de limão;
  • 1 colher de chá de calêndula seca;
  • 2 colheres de sopa de shampoo natural sem odor.

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela tampada junto com as ervas e as raspas de limão. Assim que ferver, retire o lume e deixe a mistura descansar por 30 minutos. A seguir, é necessário coar e verter para um recipiente limpo, onde será adicionado o shampoo. Agite bem para que os ingredientes se misturem.

Modo de usar

Aplique no cabelo, massageie os fios e enxague como se estivesse aplicando um shampoo convencional. Ele pode ser utilizado em todos os banhos ao longo do dia.

Use somente no prazo de uma semana – se ele for armazenado em um freezer, esse tempo se estende para um mês.

Dicas para ajudar o processo de clareamento do cabelo com camomila

  • Para conseguir os resultados que se deseja com o clareamento, é preciso dedicar tempo para repetir o procedimento ao menos duas vezes na semana, até que se atinja o tom que se espera;
  • É possível potencializar o efeito do clareamento com camomila através do uso de produtos diários, como um shampoo clareador e demais produtos específicos para os fios mais claros;
  • O verão é uma época de muita exposição ao sol. Por isso, é imprescindível realizar hidratações frequentes no cabelo. Desta forma, evita-se que as madeixas ganhem um ar de ressecado;
  • Por falar nos raios solares, preste bastante atenção com o tempo de exposição a eles. O ideal é que se permaneça sob o sol apenas enquanto os fios de cabelo estão molhados ou úmidos. Permanecer exposta aos raios UVA e UVB durante muito tempo pode resultar em madeixas queimadas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.